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Atendimento jurídico: como fazer para ter uma maior satisfação do cliente

Desde sempre o atendimento jurídico é importante e tem muita força. Apesar disso, agora temos uma força maior devido a uma maior propagação das redes sociais e internet, pós pandemia.

Contudo, muitas pessoas não têm noção do que é e quais são os principais pontos na hora de fazer um bom atendimento jurídico. Neste texto, vamos ilustrar o que é e como fazer visando uma maior satisfação do seu cliente.

O que é atendimento jurídico? 

O atendimento jurídico é a prestação de aconselhamento, representação ou outro tipo de apoio a indivíduos ou organizações que lidam com questões/disputas na justiça.

Ele pode ser oferecido por advogados ou outros profissionais da área que tenham experiência e conhecimento para ajudar os indivíduos ou organizações a reivindicarem seus direitos, dentro do conceito profissional.

A prestação deste serviço também é uma ação prestada por um escritório de advocacia. Ela é de suma importância para escritórios bem sucedidos e deve receber seu devido investimento. 

E para isso, a internet ajuda e muito hoje, e deve ser uma ferramenta usada de forma sábia para conseguir prestar esse serviço. 

1. Atendimento jurídico online

O atendimento jurídico online é uma excelente solução e traz uma série de benefícios. O principal talvez seja a eliminação de limitações de distância e deslocamento de um atendimento presencial, sendo mais eficiente e prático. 

Essa modalidade facilita a prestação do serviço e pode levar seu escritório para um nível maior e muito mais amplo do que o presencial, que se restringe à clientela local.

Os ganhos financeiros também são maiores, pois você amplia o número de clientes, mas com um gasto bem menor. Poucos funcionários, um bom site e páginas nas redes sociais você já pode prestar um atendimento jurídico online. 

Então, afinal, como fazer um atendimento jurídico de boa qualidade?

Como fazer um bom atendimento jurídico? 

Um atendimento jurídico de boa qualidade requer um bom acolhimento e boas informações. 

Um processo judicial é naturalmente muito estressante e é preciso ficar atento a isso na hora de prestar um atendimento ao cliente. Sem dúvida, é importante compreender a situação do cliente e não tratar de forma ríspida.

Em geral, alguns clientes não sabem como funciona o processo jurídico e podem ficar ansiosos. Sendo assim, cabe a quem estiver fazendo o atendimento, acolher e tranquilizar o cliente, além de oferecer as informações possíveis.

Além disso, é essencial mostrar que o processo está em boas mãos, passando confiança, credibilidade e tranquilidade. 

E como já dito, é imprescindível o fornecimento de informações, para não haver quebra de confiança e mais ansiedade para o cliente. 

Caso a pessoa do atendimento jurídico não tenha as informações há uma grande chance do cliente duvidar da capacidade do escritório.

Portanto, trate bem seu cliente e forneça as informações necessárias. 

1. Presença nas redes sociais

As redes sociais têm um papel fundamental no nosso dia a dia atualmente, portanto é essencial que o escritório ou o advogado faça presença nestes importantes meios de comunicação.

Além disso, não existe uma rede social que seja a melhor para os advogados. O importante é fazer presença onde o seu cliente está. E assim, fazer seus anúncios de forma discreta e moderada, a fim de captar e se comunicar com os clientes.

Contudo, cada rede social tem suas particularidades e vamos falar sobre algumas aqui.

2. Whatsapp

Esta rede social é uma das mais utilizadas como meio imediato de comunicação. Pelo fato de ser famoso e bem disseminado, é uma das plataformas mais simples de fazer contato com um cliente pela internet.

Por isso, é importante ter um número de telefone celular e entrar para o aplicativo. Após isso, basta fazer a divulgação para seus clientes para que eles entrem em contato através do app para obter as informações desejadas. 

Além disso, existe a versão Business do Whatsapp, que você pode colocar informações de horário de trabalho, mensagens automáticas e outros, a fim de melhorar o atendimento jurídico.

3. Facebook

Uma das redes mais disseminadas atualmente, o Facebook também pode ser uma ferramenta de contato com o seu cliente. Com isso, é importante criar um perfil na rede com foco neste quesito.

Você pode delegar a uma secretário(a) ou algum(a) colaborador(a) para que fique responsável por responder os chats de conversas, o que também pode ser feito no Whatsapp.

Portanto, sua equipe deve estar preparada para fazer um bom atendimento jurídico, alinhado a uma boa divulgação das redes, para que assim seu cliente fique satisfeito.

4. Instagram

Um último exemplo de rede social que você pode adotar para seu escritório de advocacia é o Instagram. O app também é uma das redes mais disseminadas nos dias de hoje e pode ser mais um ponto de contato com seu cliente.

Por meio dos chats você também pode estar em contato imediato com seu cliente, além de ter a possibilidade de divulgar as outras redes sociais, blog, e outras informações.

Com atenção para não ultrapassar os limites de marketing impostos para os advogados, esta é mais uma rede para você explorar e fazer um bom atendimento jurídico.

Em suma, todas essas redes visam um contato que seja melhor e mais rápido para o cliente, visando a satisfação dele. 

5. Satisfação do cliente

O atendimento jurídico online, por meio das redes e outros, pode oferecer para seu cliente uma experiência inovadora, e com mais conforto e praticidade. 

A possibilidade de não precisar sair de casa para conseguir as informações desejadas pode aumentar o nível de satisfação deste cliente. 

Por exemplo, ao invés de encontros presenciais, você pode fazer videochamada com o cliente, enviar documentos via e-mail ou redes sociais. A agilidade desse tipo de contato também é maior.

Dessa maneira, o escritório e o cliente economizam tempo no dia realizando este contato pelo computador ou celular, e até dinheiro de deslocamento da parte do cliente.

Já a modalidade presencial também pode fazer seu cliente bem satisfeito. Neste caso, assim como no online, o importante é oferecer todas as informações desejadas pelo cliente, quando possível, e tranquilizá-lo, como já foi falado no texto.

A satisfação do cliente vai ser alcançada quando você consegue deixá-lo informado e tranquilo, com um bom atendimento jurídico.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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