Em parceria com a comunidade da advocacia, a ADVBOX volta a divulgar artigos de advogados em nosso Blog!
Desta vez, a Advogada Ana Carolina Bessa vai trazer informações para ajudar a nos situarmos melhor na advocacia em tempos de quarentena.
Ana Carolina é Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Extensão em Planejamento Tributário pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Advogada. Membro da Comissão Especial de Assuntos Tributários da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Professora e Sócia-Proprietária do ACB Advogados.
A advocacia em tempos de quarentena nos gera muitas perguntas e poucas são as respostas.
De um lado, a sociedade demonstra preocupação com os efeitos da pandemia, de outro, o governo federal tenta minimizar as consequências apresentando medidas econômicas de contenção.
A carga tributária, que já era o maior entrave para a evolução do empresariado brasileiro, torna-se, mais uma vez, pauta.
Aos atuantes na área, resta o desafio de apresentar soluções viáveis aos clientes, dentro do vasto panorama apresentado pelo Ministro da Economia (prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais que integram o regime do Simples Nacional, renegociação de dívidas, desoneração temporária de IPI para bens produzidos internamente ou importados, necessários ao combate do COVID-19, dilação do prazo de validade das Certidões de Regularidade Fiscal e etc.).
Diante do cenário de caos, há dois tipos de advogados:
- 1) os preocupados com o desfazimento de contratos;
- 2) os preparados para o aumento da demanda.
Na teoria, é sabido que as empresas necessitam de salvaguarda, os empregadores proteção e os empregados respeito, mas, e na prática, como oferecer o serviço de advocacia de forma adequada?
Entender que não é o momento de oportunizar honorários advocatícios exorbitantes e nem aviltantes pautados no medo, saber ser crítico diante das inúmeras informações veiculadas, recorrer à doutrina para desmistificar conceitos, investir em cursos de aprimoramento.
Explorar a área de consultoria, estabelecer parcerias com profissionais de áreas afins focando na troca de conhecimento e, sobretudo, oferecer suporte ao cliente considerando o caso específico.
Lembre-se, o que é conveniente para o seu cliente restaurante, não é apropriado para o seu cliente lojista.
Toda crise oportuniza o crescimento, na medida em que enquanto uns choram, outros vendem lenços.
Diante do exposto, o dever do advogado é conter as lágrimas dos que choram e redirecionar o business plan do vendedor de lenços. Esteja preparado.
Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!