advocacia em tempos de quarentena
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A advocacia em tempos de quarentena

Em parceria com a comunidade da advocacia, a ADVBOX volta a divulgar artigos de advogados em nosso Blog!

Desta vez, a Advogada Ana Carolina Bessa vai trazer informações para ajudar a nos situarmos melhor na advocacia em tempos de quarentena.

Ana Carolina é Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Extensão em Planejamento Tributário pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Advogada. Membro da Comissão Especial de Assuntos Tributários da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Professora e Sócia-Proprietária do ACB Advogados.

A advocacia em tempos de quarentena nos gera muitas perguntas e poucas são as respostas.

De um lado, a sociedade demonstra preocupação com os efeitos da pandemia, de outro, o governo federal tenta minimizar as consequências apresentando medidas econômicas de contenção.

A carga tributária, que já era o maior entrave para a evolução do empresariado brasileiro, torna-se, mais uma vez, pauta.

Aos atuantes na área, resta o desafio de apresentar soluções viáveis aos clientes, dentro do vasto panorama apresentado pelo Ministro da Economia (prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais que integram o regime do Simples Nacional, renegociação de dívidas, desoneração temporária de IPI para bens produzidos internamente ou importados, necessários ao combate do COVID-19, dilação do prazo de validade das Certidões de Regularidade Fiscal e etc.).

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Diante do cenário de caos, há dois tipos de advogados:

  • 1) os preocupados com o desfazimento de contratos;
  • 2) os preparados para o aumento da demanda.

Na teoria, é sabido que as empresas necessitam de salvaguarda, os empregadores proteção e os empregados respeito, mas, e na prática, como oferecer o serviço de advocacia de forma adequada?

Entender que não é o momento de oportunizar honorários advocatícios exorbitantes e nem aviltantes pautados no medo, saber ser crítico diante das inúmeras informações veiculadas, recorrer à doutrina para desmistificar conceitos, investir em cursos de aprimoramento.

Explorar a área de consultoria, estabelecer parcerias com profissionais de áreas afins focando na troca de conhecimento e, sobretudo, oferecer suporte ao cliente considerando o caso específico.

Lembre-se, o que é conveniente para o seu cliente restaurante, não é apropriado para o seu cliente lojista.

Toda crise oportuniza o crescimento, na medida em que enquanto uns choram, outros vendem lenços.

Diante do exposto, o dever do advogado é conter as lágrimas dos que choram e redirecionar o business plan do vendedor de lenços. Esteja preparado.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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