Calendário editorial
Marketing Jurídico Digital

Calendário editorial: as razões que você precisa para aplicar na sua estratégia de marketing jurídico

Um bom trabalho de marketing jurídico precisa de planejamento. Por essa razão, é essencial criar um calendário editorial que torna todo o processo de organização das ações muito mais fácil.

A partir da documentação do que será produzido pela equipe de conteúdo do escritório durante todo o ano é possível ter uma noção clara sobre se o que foi previsto é coerente com as estratégias do negócio como um todo. 

Por essa razão, começar um calendário editorial nos primeiros meses do ano é tão importante. Afinal, ele se transformará no guia para que todo o escritório entenda para onde se está caminhando e quais os conteúdos serão os norteadores do trabalho do time de marketing

Para ajudar você e a sua equipe de conteúdo a elaborar um calendário editorial que corresponda às necessidades completas do negócio, nós da ADVBOX reunimos aqui 5 razões para você apostar em um planejamento consistente nesse início de ano. 

Porém, se você estiver lendo esse material no meio ou fim do ano, não se preocupe. Sempre é tempo de fazer a organização necessária para que as estratégias de conteúdo sejam um dos motores para encontrar novos clientes para o escritório. 

O importante é começar! Por isso, anote o que vamos te ensinar nesse post:

  • Como começar um calendário editorial;
  • Quais os indicadores que o calendário editorial deve seguir;
  • Relação do calendário editorial com datas comemorativas;
  • Como definir formatos para os conteúdos?
  • Como colocar em prática?

Vamos entender junto com a gente?

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial nada mais é do que a documentação de todas as estratégias de produção de conteúdo que o seu escritório de advocacia fará durante o ano. 

No entanto, para começar essa produção não basta apenas colocar em uma lista uma série de temas que poderão ser abordados no período. É preciso fazer essa curadoria com muito cuidado e atenção. 

Por exemplo, se você já tem um blog vinculado ao site do seu escritório, um importante passo já foi dado. Afinal, os dados de acessos aos conteúdos já estão disponíveis e é possível fazer uma avaliação a respeito dos materiais e temas que repercutiram mais durante o ano anterior.

A partir dessas informações é possível compreender melhor a respeito do que o público mais consome em relação aos materiais disponibilizados pelo blog e redes sociais do escritório. 

Sendo assim, separe as principais palavras-chave dos conteúdos e entenda quais outros temas que podem surgir a partir delas. 

Estenda essa sua pesquisa histórica também para as redes sociais do escritório e dos advogados que fazem parte do negócio. A partir da análise, veja quais temas de posts que mais chamaram atenção do público.

No caso do setor jurídico, é importante que os perfis pessoais dos advogados também sejam analisados. Afinal, muitas vezes o alcance das redes é ainda mais alto e você pode tirar bons insights para a produção de conteúdos. 

Porém, outro ponto está na análise de concorrentes. Por exemplo, acompanhar o que outros escritórios estão fazendo e quais os conteúdos que geram repercussão também são um bom termômetro para a base do calendário editorial.

No entanto, lembre-se de usar como referência e não produzir materiais iguais. O público certamente vai perceber a similaridade das estratégias. 

Tenha um estudo de personas

No entanto, fazer a estratégia de um calendário editorial exige que você conheça muito bem o público-alvo. Para isso, um estudo de personas pode ser muito estratégico. Com ele, a equipe de marketing do escritório cria o  perfil do cliente ideal. 

Nessa análise muitos dados são compilados. Por exemplo:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Renda;
  • Formas como a persona consome conteúdos;
  • Como essa persona se comporta no trabalho;
  • Quais são as formas de lazer da persona.

Essas são algumas das perguntas que podem ser respondidas pelo estudo de personas. E para começar a fazer essa análise, entrevistas são muito importantes. 

Dessa forma, é recomendado buscar clientes que já fazem parte do escritório e também perfis que representam o cliente ideal. Esse contato está entre os insumos mais ricos para a criação de um calendário editorial que vai atender com muita clareza o que o público do escritório espera a respeito do conteúdo. 

Se as entrevistas não podem ser feitas no volume esperado, a tecnologia pode auxiliar na busca por informações a respeito das personas. Quando o escritório conta com um software jurídico, o time de marketing é beneficiado de muitas maneiras. 

Aliás, entre elas está a possibilidade de analisar métricas sobre acessos a conteúdos e seus formatos, além de dados sobre cliques em newsletters e todo o comportamento dos clientes e prospects no acompanhamento do funil de vendas. 

Tudo isso acontece dentro de um CRM (Customer Relationship Management – ou, em português, gestão de relacionamento com os clientes). Todos esses dados são importantes e vão auxiliar na visão mais completa para o calendário editorial. 

Como elaborar um calendário editorial?

Agora você já tem a base sobre onde encontrar as palavras-chave e os indicadores que vão permitir que o seu calendário editorial seja um sucesso durante todo o ano. 

A etapa de colocar em prática o planejamento exige um esforço e muitas horas de alinhamento. É importante que, neste momento, a equipe de marketing tenha clareza a respeito de para onde o escritório vai caminhar nos próximos meses. 

Por exemplo, se a diretoria já sabe que, para o segundo semestre, o planejamento contempla passar a atender uma outra área do Direito, a equipe de conteúdo precisa se programar para produzir materiais sobre o tema.

Por isso, o escritório começa a se posicionar como referência na nova área e mostrar aos possíveis clientes que essa passou a ser uma expertise atendida. 

Todas essas particularidades precisam ser previstas para a elaboração do calendário editorial. Da mesma forma datas comemorativas importantes para a área precisam ser mapeadas. 

Maneiras de documentar o calendário

Existem muitas ferramentas que auxiliam na gestão de projetos que podem ser utilizadas no momento de documentar o planejamento do calendário editorial. 

Plataformas como Trello ou Monday são exemplo para fazer a organização dos temas mapeados para o conteúdo. As ferramentas permitem, por exemplo, a inserção do planejamento por mês, separado pelos formatos que serão aplicados e também pela distribuição. 

Porém, é importante que o calendário editorial considere todos os pontos de contato que o escritório de advocacia tem com o público. Por exemplo:

  • Blog;
  • Redes sociais: LinkedIn, Youtube, Instagram, TikTok, etc. 
  • Newsletters; 
  • Assessoria de imprensa. 

Além do mapeamento de distribuição, o calendário editorial também deve fazer a divisão a respeito dos formatos. Ou seja, quantos eBooks, posts para o blog, ações em redes sociais e webinars serão produzidos durante o ano com o objetivo de atingir o público. 

Ter esses dados em mãos é imprescindível, afinal, somente com a clareza dessas informações é que o calendário editorial ganha força e o planejamento torna-se mais consistente. 

Qual a principal função de um calendário?

Por fim, vamos falar sobre quantidade! Muitas vezes essa é a dúvida de muitas equipes de marketing ao produzir um calendário editorial. Talvez você esteja se perguntando: quantos posts para o blog devem ser feitos? 

No entanto, a resposta para essa pergunta depende muito da estratégia e também da capacidade de atendimento por parte da equipe de marketing. Em geral, podemos afirmar que para um escritório de advocacia, um post por semana pode ser suficiente. 

No entanto, tudo vai depender do comportamento dos usuários e também do quanto é possível manter as publicações com qualidade. Lembre-se: volume não representa sucesso do blog

O essencial é que a sua equipe consiga entregar materiais relevantes ao público, que vão permitir que o cliente conheça o escritório, tenha confiança nos profissionais e lembre dele quando precisar de algum auxílio jurídico. 

Por outro lado, deixar o blog ou as redes sociais por meses sem qualquer tipo de atualização pode representar descuido e, como consequência, a estratégia de conteúdo não será atingida. 

O blog precisa ser a sua estratégia principal

É possível que você já tenha ouvido que as redes sociais são muito importantes para disseminar as ideias e conteúdos do escritório jurídico. No entanto, elas não são de propriedade do negócio e podem, por consequência, sumirem ou perderem a relevância ao longo dos anos.

Quando isso acontece, todos os conteúdos que foram produzidos pensados unicamente nas redes sociais vão embora com o encerramento dela. Toda a estratégia deixa de existir.  

Por isso, priorize que toda a ação do calendário editorial esteja centrada no blog jurídico. O site é seu e o seu controle também. 

Sabendo disso, a equipe de marketing deve estabelecer um planejamento que inicie com a publicação no blog e a distribuição por meio das redes sociais, newsletters ou assessoria de imprensa. 

No entanto, quando há um trabalho orquestrado e todas as redes abordam o mesmo tema, os clientes são impactados pelos conteúdos em diferentes formatos. Como consequência, essas pessoas absorvem a informação que o seu escritório é referência naquele determinado tema. 

Aliás, agora que você já sabe tudo a respeito de como montar um calendário editorial, anote nossas 5 dicas finais – caso você ainda não tenha se convencido a respeito da importância desse planejamento:

  1. Com o calendário você vai ter rotina e previsibilidade de processos;
  2. O time de marketing conseguirá provar o valor das produções a partir do acompanhamento dos resultados;
  3. É possível ter uma visualização macro a respeito dos temas e fazer uma divisão coerente durante os meses do ano;
  4. As estratégias de negócio do escritório estarão diretamente conectadas ao time de marketing; 
  5. A equipe pode fazer uma análise comparativa de cada um dos conteúdos e mudar o planejamento conforme for necessário. 

Planejamento e tecnologia

Por isso, para tornar toda a elaboração do calendário editorial ainda mais efetiva, conte com o CRM da ADVBOX. Com o auxílio da tecnologia todos os contatos são mapeados e é possível verificar em tempo real o acesso a conteúdos, o engajamento e o andamento no funil de vendas. 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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