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Parcerias e Filiais

Confira 4 dicas de como fazer parcerias na advocacia!

O profissional que souber como fazer parcerias na advocacia pode conseguir bons negócios ao longo de sua carreira na advocacia. Essa estratégia, embora ainda muito pouco comentada nas faculdades de Direito, é muito interessante e pode ser utilizada desde o início na advocacia.

Quando feita com bons colegas de profissão e de maneira adequada, as parcerias podem durar por muitos anos, além de render bons frutos. Além disso, a parceria pode ser responsável por iniciar amizades duradouras, o que também ajuda a ampliar o networking. 

Mas como fazer parcerias na advocacia? Essa é uma tarefa muito difícil? Continue a leitura desse artigo, entenda melhor como funciona essa estratégia e descubra como realizá-la com outros advogados para obter ótimos resultados!

O que é parceria com advogado?

A parceria na advocacia consiste em se unir profissionalmente e criar uma relação com outros advogados autônomos ou então com escritórios de advocacia. O objetivo desse relacionamento é preencher lacunas que você possui na sua atuação profissional.

O modelo mais comum de parceria consiste em direcionar clientes para outro profissional jurídico especializado em uma área diferente do Direito. Assim, o colega indicado atenderá esses clientes em alguma área do Direito em que o advogado que o indicou não é especialista.

Por exemplo, imagine que você seja um advogado previdenciário e, portanto, atende somente casos relacionados a essa área. Contudo, torna-se cada vez mais comum que muitos de seus clientes possuam demandas de Direito de Família. 

Por outro lado, você tem um colega que atende somente nesta última especialidade, mas recebe questionamentos frequentes sobre a previdência. Nesse caso, vocês podem fazer uma parceria para que ele receba clientes na área previdenciária e você na da família.

Desse modo, tanto você quanto ele têm a possibilidade de aumentar a sua base de clientes. Isso porque no momento em que um cliente entrar em contato com seu escritório e ser indicados para outro profissional irá saber da sua área de especialidade, podendo lhe indicar para terceiros.

Outro objetivo comum das parcerias consiste em montar uma base de correspondentes de confiança. Dessa maneira, eles podem representar você em processos que correm em outras cidades ou em outros estados. Nesse último caso a parceria é capaz de lhe ajudar a economizar tempo e recursos financeiros. 

Como fechar parceria com advogados?

Em um primeiro momento pode ser que alguns profissionais pensem que a fazer parcerias pode tirar a oportunidade de obter lucros maiores. Mas é fundamental compreender que isso não é verdade.

Para se obter uma margem significativa de lucro, é preciso pensar em maneiras mais eficientes de receber seus honorários advocatícios. A especialidade em uma área específica pode lhe trazer mais resultados do que a advocacia generalista.

A parceria precisa do esforço mútuo, ou seja, os dois lados precisam se esforçar de maneira equilibrada para que a parceria funcione satisfatoriamente. Caso contrário, é muito possível que a confiança e a relação entre os profissionais jurídicos possa sair deteriorada da experiência.

Contudo, quando levada com a devida seriedade pelos advogados envolvidos, a parceria jurídica traz muitas vantagens para os profissionais.

Arte listando as vantagens das parcerias na advocacia em um fundo azul
Vantagens de fazer parcerias na advocacia.

Como funciona parceria de advogado?

Cada um dos ramos jurídicos necessita de muito estudo até que o profissional tenha a possibilidade de realizar uma atuação que seja satisfatória. E uma coisa é certa: é impossível ser especialista em todos os segmentos do Direito.

Na prática, isso acaba acarretando problemas. Por exemplo, digamos que um advogado especialista na área da Família e que atua somente nesse nicho receba, por diversas vezes, demandas relacionadas ao Direito Penal e que não se sente habilitado para essa atuação.

Ao fazer uma parceria jurídica, esses percalços passam a ocorrer de maneira menos frequente.

O advogado que se encontrar diante de um cliente com alguma demanda que não é de sua especialidade poderá entrar em contato com algum de seus parceiros para atuar conjuntamente no caso.

Sendo assim, com essa estratégia seu cliente recebe um bom serviço e você também participa dos ganhos no processo. 

Possibilidade de atender somente na área de especialidade

As parcerias na advocacia permitem que qualquer advogado consiga atuar somente na sua área de especialidade, adquirindo, dessa forma, mais clientes que tenham demandas relacionadas exclusivas a ela. 

Isso ocorre porque existem advogados parceiros que indicam clientes para outros colegas patrocinarem causas sem precisar realizar um contrato em conjunto de maneira muito mais independente.

Ou seja, se você atua em uma especialidade totalmente diferente, seus parceiros podem lhe mandar casos relacionados a ela quando se deparam com pessoas que precisem de seus serviços.

Atuação em outras localidades

Realizar parcerias com profissionais de outras cidades ou estados permite que você tenha casos em outros locais do país, evitando a necessidade da exclusividade geográfica.

Assim, é possível realizar o que é preciso nos processos em outras comarcas sem precisar se deslocar até elas, evitando altos investimentos que seriam necessários com o deslocamento até a comarca específica.

Fazer parcerias permite a aproximação com outros escritórios em cidades diversas ou com advogados correspondentes espalhados pelo país. Esse trabalho é feito de maneira muito mais ágil e cômoda.

Como fazer parcerias na advocacia setor comercial
Como fazer parcerias na advocacia utilizando o Setor Comercial?

Como conseguir parcerias na advocacia?

Agora que você já pôde entender a importância e como fazer parcerias na advocacia, é preciso saber o que é preciso fazer na prática para ser capaz de encontrar bons profissionais e escritórios comprometidos com a boa execução dessa estratégia.

Confira abaixo 4 dicas muito eficazes para realizar parcerias jurídicas que tragam os resultados esperados!

1. Encontre profissionais que possuam os mesmos valores que você

O primeiro passo para conseguir parcerias jurídicas que tragam bons resultados consiste em pesquisar profissionais ou escritórios de advocacia que possuem os mesmos valores que você.

Analise o site deles, busque por referências de outros profissionais e clientes e procure saber se o serviço prestado por eles é de boa qualidade. Além disso, caso eles já utilizem essa estratégia, descubra se eles têm comprometimento com seus parceiros. 

Após essa pesquisa inicial, entre em contato com os escritórios para conversar com eles e conhecê-los melhor.

Tenha em mente que é fundamental buscar parcerias estratégicas com profissionais ou escritórios que realmente lhe trarão resultados positivos. Por último, elabore uma proposta de parceria para as advocacias com as quais você mais se identificou.

2. Apareça para o público e deixe o mercado lhe conhecer

Você precisa estar visível para o público e demonstrar ao mercado que está disponível para a realização de parcerias jurídicas. Por isso, é fundamental empenhar esforço em trabalhar sua imagem profissional e se apresentar como especialista em algumas áreas do Direito, ou então em pelo menos uma. 

Dificilmente você será capaz de encontrar parceiros se não preparar corretamente o seu marketing jurídico. Por esse motivo é essencial investir nisso antes mesmo de cogitar a realização de parcerias. 

É muito importante frisar que aparecer consiste também em ter uma boa estrutura online. Dessa forma, ter um site de qualidade e canais de comunicação ativos para manter-se em contato com os parceiros e os clientes. 

3. Tenha um bom relacionamento com seus parceiros

Estabeleça uma relação de confiança e mantenha-se sempre em contato com seus parceiros. Nunca deixe para entrar em contato somente no momento em que precisa deles.

Você não precisa mandar mensagens diariamente. Porém, é sempre indicado não perder contato ou ficar por semanas sem dar sinal de vida.

Além disso, é importante sempre lembrar que uma parceria necessita de equilíbrio. Portanto, não basta apenas receber as indicações dos seus parceiros, é preciso realizar um esforço para mandar indicações para ele. Essa é a melhor maneira de ter uma parceria satisfatória para ambas as partes.

4. Fique sempre atento ao contrato 

Entender como funciona um contrato de parcerias entre advogados autônomos ou escritórios de advocacia é fundamental.

É possível encontrar modelos na internet, mas procure sempre analisar as possibilidades em conjunto com seu futuro parceiro para que não haja arrependimentos ou aborrecimentos posteriores.

Os contratos de divisão de honorários devem ser acordados sempre previamente e revisados de forma atenta por ambos os parceiros para evitar desentendimentos no momento de recebê-los. 

Como fazer parceria jurídica?

É muito importante ressaltar que as parcerias jurídicas estão totalmente alinhadas às novas tendências jurídicas. Ou seja, advogar em parceria também é possível para o advogado digital. Pode ser, inclusive, mais simples fazer parcerias nesse modelo de advocacia inovadora.

Desse modo, se o seu desejo é ter uma atuação que ocorra totalmente à distância, saiba que você também pode fazer parcerias. E o melhor de tudo é que essas parcerias podem se tanto com outras advocacias digitais quanto com escritórios físicos. 

É interessante ressaltar também que é possível que um advogado faça parcerias com escritórios de advocacia com atuação internacional. Inclusive, isso já vem ocorrendo há algum tempo e muitos escritórios fazem acordos estratégicos que tenham a ver com o serviço que oferecem.

Agora você já sabe como fazer parcerias jurídicas. Elas podem ser muito benéficas, tanto para o advogado iniciante quanto para o profissional jurídico que já possui ampla experiência no mercado.

No entanto, é importante saber como encontrar bons escritórios e advogados que se comprometam com seus parceiros. Por isso, siga as dicas do artigo e comece agora mesmo a realizar boas parcerias que sejam promissoras, duradouras e tragam os resultados almejados!

Continue no blog e descubra quais as vantagens de se usar um CRM para melhorar o marketing jurídico do seu escritório!

Como fazer parcerias na advocacia com crm
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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