AUTORA: MICHELLE MACHADO.
Em início de carreira, os advogados podem ter dificuldade em encontrar novos clientes, pois ainda não possuem reputação ou referências que os ajudem a se destacar.
Sendo assim, é importante que façam um bom trabalho para criar uma boa reputação em seu nome.
Pensando nisso, destacamos abaixo algumas dicas para prospecção de clientes respeitando os limites impostos pelo Código de Ética da OAB:
Referências
Referências diretas de um cliente satisfeito são uma excelente forma de prospectar novos clientes.
Por isso, tente construir relacionamentos de longo prazo com os seus clientes, pois eles podem recomendar seu escritório a outras pessoas.
Redes Sociais
As mídias sociais podem ser uma ótima fonte de prospecção de clientes, pois permitem que você se conecte com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Assim sendo, use as redes sociais para compartilhar conteúdo informativo e demonstrar todo o seu conhecimento jurídico.
Publicidade
A publicidade é outra ótima alternativa de prospectar clientes.
Através dela você pode anunciar seu escritório em mídias impressas ou online, bem como criar campanhas publicitárias em canais como o Google Ads ou o Facebook Ads.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo pode ser uma ótima forma de mostrar o seu conhecimento e criar autoridade na área.
Sendo assim, escreva artigos informativos e interessantes sobre temas ligados à advocacia e publique-os em seu blog ou em outros sites.
Participação em eventos da advocacia
Participar de eventos de advocacia é outra alternativa de construir relacionamentos e conhecer potenciais clientes.
Por isso, não deixe de participar de seminários, conferências e eventos da área buscando encontrar novos clientes.
Como prospectar mais clientes?
Compreender as dificuldades de encontrar clientes na advocacia exige tempo, paciência e esforço. Aliás, a competição entre diferentes escritórios de advocacia pode ser acirrada, exigindo que os advogados se destaquem da multidão.
Assim sendo, é necessário descobrir novas maneiras de se conectar com potenciais clientes, tais como a criação de conteúdo relevante, divulgação, parcerias e mídias sociais.
O resultado final é que, com o tempo, é possível construir uma base de clientes fiéis através da construção de relacionamentos e confiança.
Ademais, com essas dicas, você pode prospectar novos clientes e impulsionar o seu escritório de advocacia. Lembre-se de que o marketing jurídico é um trabalho contínuo, e que as melhores fontes de prospecção de clientes podem ser diferentes para cada escritório.
Artigo por Michelle Machado, advogada, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, Empreendedorismo, Gestão e Marketing Digital Jurídico. Eleita Top 100 Advogados mais Digitais 2022 (ADVBOX), referência Nacional pela qualidade nos serviços prestados no meio jurídico. Criadora de conteúdo no perfil @_michellemachadoadv.