Gestão de serviços jurídicos: entenda o que é e como exercê-la!
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Cultura organizacional: o que é e qual a sua importância?

A cultura organizacional de uma empresa pode ser utilizada como uma estratégia para melhorar a competitividade dela no mercado. Além disso, ela pode ser um recurso importante para posicionar e diferenciar uma companhia das demais.

Nos escritórios de advocacia, esse fator também precisa ser considerado. Isso porque ela pode servir como um guia para que todos da equipe caminhem em conjunto em direção ao mesmo objetivo.

Acompanhe a leitura, entenda o que é cultura organizacional e veja como aplicá-la nos escritórios de advocacia!

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional pode ser entendida como um conjunto de valores, crenças e atitudes que definem a maneira como uma empresa conduz o seu negócio

Inclusive, pode ser feito uma comparação com a cultura de um determinado povo. Ela é moldada pelos costumes, história, crenças e aprendizados ao longo da convivência entre os indivíduos. 

Desse modo, podemos dizer que dentro de uma organização, a cultura funciona da mesma forma. Sendo assim, ela é um guia de mentalidade e comportamento para todos os indivíduos que nela estão. Ou seja, ela define os hábitos, princípios, comportamentos, dentre outros fatores. 

Tenha em mente que ela não se refere somente ao comportamento que os colaboradores devem adotar na empresa. Ela também serve como parâmetro para definir como os clientes serão tratados. 

Nesse sentido, é possível dizer que a cultura organizacional também pode definir o grau de satisfação dos seus funcionários. Isso porque, além de uma boa remuneração, eles precisam estar motivados para trazer resultados. 

Cultura organizacional

Escritórios de advocacia são empresas como qualquer outra, e não apenas um aglomerado de profissionais que prestam serviços jurídicos. Por isso, é fundamental criar uma cultura organizacional forte para não ficarem fadados ao fracasso.

Qual é a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional reflete os dogmas morais e éticos que a empresa possui. Desse modo, ela serve como uma orientação dos caminhos a serem percorridos. Deve também ser utilizada como um guia para manter a empresa preparada e eficiente. 

Outro fator que a torna importante é que ela contribui para a criação de um ambiente saudável, evitando conflitos e atitudes tóxicas no local. Uma empresa onde os funcionários se sentem bem contribui para a produtividade e satisfação pessoal de cada um. 

Assim como qualquer companhia, os escritórios também devem buscar os melhores profissionais para integrarem suas equipes. Esses colaboradores, quando concordam com a cultura da empresa, podem exercer suas atividades com maior eficácia, permanecendo fiéis ao negócio. 

Através da cultura organizacional, é possível compor uma equipe com indivíduos que compartilham dos mesmos ideais, valores e princípios. 

Qual o objetivo da cultura organizacional?

O objetivo da cultura organizacional é definir o conjunto de crenças e ideais de uma organização. 

Ter uma cultura organizacional é fundamental justamente para que todos caminhem em uma mesma direção. Embora a diferença de ideias seja saudável, já imaginou, por exemplo, um escritório criminalista com mentalidade mais progressista contratar um advogado com ideias totalmente opostas?

Provavelmente não daria certo, não acha? Nesse sentido, ser um guia para encontrar pessoas que se alinhem aos interesses e ideais da empresa também é outro objetivo da cultura organizacional.

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Enquanto a cultura organizacional se refere ao propósito, ações e valores que conduzem uma organização ao seu objetivo, o clima organizacional se relaciona com a percepção que os funcionários possuem sobre a companhia. 

Ou seja, é o que eles pensam em relação ao ambiente de trabalho, a interação com os colegas, a estrutura física, benefícios, remuneração, dentre outros aspectos.

O clima organizacional é a vivência do dia a dia e pode ser influenciado por diversos fatores, desde o relacionamento com os líderes até a satisfação pessoal do indivíduo com seu cargo e salário, por exemplo. 

Desse modo, uma empresa pode dizer que sua cultura organizacional é uma, mas os colaboradores acharem que o clima é totalmente diferente. 

Quando as atitudes tomadas pela empresa são compatíveis com a cultura que ela defende, o clima tende a ser positivo, pois o colaborador sabe o que pode esperar da organização. 

Por outro lado, quando há diferença entre o que se prega e o que se faz, diversos problemas podem surgir, aumentando a insatisfação e diminuindo a confiança na companhia. 

Quais são os 4 tipos de cultura organizacional?

Antes de tudo, é importante notar que não existe uma única classificação da cultura organizacional. No entanto, a divisão mais conhecida e utilizada é a criada pelo filósofo irlandês Charles Handy. 

Ele definiu 4 modelos de cultura organizacional e as relacionou com 4 deuses gregos: Zeus, Apolo, Dionísio e Atenas. Veja abaixo sobre cada uma. 

1.Cultura do poder 

Essa é a representada por Zeus, o deus supremo da mitologia grega. Nesse modelo, a empresa possui alta centralização de poder em um indivíduo, o responsável por realizar a divisão de tarefas, baseando-se nas funções de cada um.

Conforme o autor, em empresas com essa cultura, as pessoas se conectam mais por empatia do que por uma relação formal. 

Esse exemplo pode ser comum em empresas pequenas, em que o poder de decisão está centrado em uma única pessoa, o que pode gerar muitos conflitos. 

2.Cultura de papéis

Representada por Apolo, a cultura de papéis tem como foco principal as funções desempenhadas por cada pessoa na empresa.

Nesse modelo, o poder é definido pela posição da pessoa na estrutura hierárquica da empresa. A cultura de papéis é orientada por cargos, funções e regras muito bem definidas. Sendo assim, a flexibilidade pode ser muito baixa ou nula no momento de executar tarefas. Isso porque cada pessoa realiza apenas o que lhe foi designado. 

Assim, os profissionais podem ficar mais acomodados, sem perspectiva de crescimento na companhia. Esse modelo pode ser parecido com o fordista em alguns aspectos. 

3.Cultura de tarefas

A cultura de tarefas é representada pela deusa Atenas. Nesse caso, a empresa possui profissionais específicos para cada tarefa. Desse modo, o desempenho pode ser maior, extraindo o máximo do potencial deles para a empresa.

Dentro dessa cultura, há liberdade de expressão e ações. Assim, os funcionários podem se sentir mais motivados, aumentando o foco na resolução dos problemas. 

Ao contrário do primeiro modelo, na cultura de tarefas não teria uma pessoa supervisionando o colaborador para garantir a realização de atividades. 

Essa cultura pode ser comum em empresas que permitem que seus colaboradores atuem à distância, por exemplo. 

4.Cultura de pessoas 

Representada pelo deus do vinho, Dionísio. A cultura das pessoas coloca o colaborador sempre em primeiro lugar, independente da função que ele exerce. 

As companhias que utilizam esse modelo costumam valorizar muito o trabalho dos seus funcionários, bem como a integração de todos e o crescimento pessoal e profissional de cada um.

Nesse sentido, as pessoas sabem que a empresa existe porque elas estão ali sendo constantemente valorizadas e motivadas. A cultura de pessoas é utilizada por diversas organizações inovadoras no mercado. 

2 exemplos de cultura organizacional

Após entender os tipos de cultura organizacional, confira abaixo 2 exemplos muito conhecidos no mercado.

Netflix

A Netflix possui uma cultura organizacional focada nos funcionários. A empresa defende a importância de manter os processos e as condutas flexíveis, de modo a evitar gastos com controles excessivos. 

A empresa dá a liberdade para que os seus colaboradores resolvam os próprios problemas, assumam responsabilidades e coordenem suas tarefas da maneira que acharem correta, desde que atenda as necessidades da companhia. 

Nubank

A Nubank é uma startup que possui uma cultura organizacional muito forte e conhecida no mercado. Ela optou por criar uma cultura mais criativa e descontraída. Nos últimos tempos, vem focando também na inclusão. 

Seus colaboradores ficam à vontade, podendo trabalhar da maneira que desejarem, seja na forma de se vestir e até na possibilidade de levar seu animal de estimação ao local de trabalho. 

Convite: confira a nossa live sobre cultura organizacional!

Toda quarta-feira, a ADVBOX realiza lives com especialistas para conversar sobre diversos temas fundamentais para os advogados e escritórios de advocacia. 

A live dessa semana no #FomedeSaber foi sobre cultura organizacional. Confira o que conversamos sobre o assunto e aprenda a aplicar esse conceito no seu escritório de advocacia!

A cultura organizacional define o conjunto de crenças e práticas em uma empresa. Os escritórios de advocacia também precisam defini-la para poder montar uma equipe alinhada com os objetivos do negócio e manter todos os colaboradores motivados em seus trabalhos. Portanto, confira a live e veja as dicas do artigo para implementá-la no seu escritório!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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