petições ADVBOX

Revisional de alimentos fixação no salário mínimo

Acesse a palavra chave. E saiba como manter seu banco de modelos de petições atualizado e de forma rápida e fácil. E o melhor, nunca perder uma atualização!

Através da advocacia digital, você pode aproveitar os diversos benefícios e ainda utilizar software jurídico que amplia os recursos do seu escritório como:

Veja como a ADVBOX pode te ajudar a organizar a controladoria jurídica digital.

Revisional de alimentos fixação no salário mínimo novo CPC

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da nº Vara de Família e Sucessões da Comarca ___________

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do menor, menor impúbere, neste ato representado por sua genitora Nome completo, nacionalidade, estado civil, pro  ssão, portadora do RG nº e do CPF nº, residentes e domiciliados endereço completo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu advogado infra-assinado, propor AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS em face de Nome completo do requerido, nacionalidade, estado civil, pro  ssão, residente e domiciliado endereço completo, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

Dos Fatos

1 – Por sentença proferida nos autos da Ação de Alimentos de número nº, que tramitou perante o Juízo de Direito da Comarca de especi  car, o Requerido foi condenado a pagar, a título de pensão alimentícia, ao seu   lho menor, o equivalente a % de seus rendimentos líquidos

todo dia de cada mês.

2 – Sem embargo disso, o recebimento dos alimentos se torna di  cultoso em razão do exercício de atividade sem vínculo empregatício pelo alimentante, ora Requerido, e, nos períodos que trabalha sob registro, oculta acintosamente o fato, bem como se recusa a informar a identidade de sua empregadora e os rendimentos mensais auferidos.

3 – Denota-se, pois, a manifesta necessidade de   xação alternativa do encargo, com referência no salário mínimo em caso de desemprego ou exercício de trabalho sem vínculo empregatício, preservando-se, ainda, a   xação anterior.

4 – A genitora do menor, por sua vez, não dispõe de recursos para o sustento do Requerente, que necessita de alimentação, vestuário e demais cuidados.

Do Direito

Consoante a dicção do art. 1.699, do Código Civil, in verbis: “Se,   xados os alimentos, sobrevier

mudança na situação   nanceira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo”.

Tendo em vista que o Requerente necessita de recursos   nanceiros para o seu sustento e bom desenvolvimento físico e mental e a boa situação econômica do Requerido permite que este suporte tal encargo, embora trabalhe sem registro em carteira, pleiteia-se o estabelecimento da pensão alimentícia prestada pelo Requerido na proporção de nº salários mínimos mensais, enquanto estiver trabalhando de maneira informal e, no caso de emprego com registro, seja mantida a condenação da ação supramencionada.

Nesse sentido, citar doutrina e jurisprudência.

Do Pedido

Diante do exposto, requer digne-se Vossa Excelência em determinar:

1. A citação do Requerido, para, querendo, apresentar resposta à presente ação, sob pena de revelia nos termos do artigo 344, do CPC.

2. A manifestação do representante do Ministério Público, nos moldes do artigo 178, I, do CPC.

3. A total procedência do pedido ora exposto, para condenar o Requerido ao pagamento da pensão alimentícia ao   lho Nome completo do autor no valor de % ou nº do salário mínimo se desempregado ou trabalhando sem vínculo empregatício, e de % de seus rendimentos líquidos em caso de atividade laborativa desde que não inferior a mesma porcentagem atribuída em relação ao salário mínimo].

4. A condenação do Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Pretende provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente a juntada de documentos e a oitiva das testemunhas abaixo arroladas.

Atribui-se a presente causa o valor de valor em reais correspondente a 12 vezes o valor pedido como alimentos.

Nestes termos,

Pede deferimento.

[Local] [data]

__________________________________

[Nome Advogado] – [OAB] [UF].

Artigos jurídicos recentes

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.