Atender às mudanças tão constantes na área jurídica exige de advogados muito mais do que conhecimento sempre atualizado. Ter uma gestão estratégica de escritório de advocacia tornou-se indispensável.
Tratar o escritório como uma empresa completa é o primeiro passo que você deve tomar para assegurar um crescimento sustentável e orientado às metas propostas.
E é nesse sentido que entra a necessidade de uma gestão estratégica de escritório de advocacia. Afinal, com pessoas olhando para os resultados e acompanhando de perto os objetivos, a empresa ganha em competitividade.
Porém, levar práticas muito comuns da área de administração para o setor jurídico, muitas vezes, pode ser complexo.
Afinal, profissionais da área do Direito muitas vezes não estão conectados a esses conceitos.
Porém, contar com essa visão dentro do escritório permite uma boa gestão que leva a:
- Otimização de tarefas;
- Processos muito mais claros para todas as pessoas que integram a equipe;
- Produtividade;
- Crescimento estruturado com base em dados.
Quer entender mais sobre como a gestão estratégica de escritório de advocacia pode ser um diferencial para a sua empresa?
Continue lendo esse conteúdo da ADVBOX e tire todas as suas dúvidas com a gente!
O que é gestão estratégica de escritório de advocacia?
Ter uma gestão estratégica de escritório de advocacia inclui, de maneira geral, uma visão que torna a empresa jurídica otimizada e focada em controlar falhas.
Nós sabemos que erros são inevitáveis em qualquer empresa. Mas ter uma gestão estratégica permite aprender com essas situações e levar o desenvolvimento do escritório sempre para patamares mais altos.
Quando erros e inconsistências não são corrigidos você tem um problema grave e pode colocar o seu escritório em uma espiral que pode levar a perder clientes e dinheiro.
É por isso que a pessoa – ou equipe – responsável pela gestão estratégica de escritório de advocacia precisa olhar para o todo.
Desde a captação dos clientes, fechamento de contratos e acompanhamento dos processos. Todas as áreas de um escritório estão interligadas e precisam funcionar muito bem juntas.
1. Finanças pessoais x profissional
Por exemplo, é muito comum que advogados que ainda estão estruturando o seu escritório misturem suas finanças pessoais e as profissionais.
Esse é um erro muito comum que pode levar a problemas muito mais sérios de gestão no decorrer do andamento da empresa, ao longo dos anos.
Por isso, desde o início do seu escritório jurídico – não importa o tamanho da empresa – é indispensável definir processos que vão auxiliar nas tomadas de decisão e cumprimento das metas.
Ainda nesse sentido, organizar os custos é outra medida que uma boa gestão estratégica de escritório de advocacia precisa tomar.
Isso porque, quando se tem uma visão de todos os gastos da empresa, torna-se mais fácil compreender onde é possível fazer cortes no orçamento e, também, aplicar os investimentos.
Quais são os passos para uma boa gestão de escritório?
Agora que você já compreendeu de forma geral a importância de uma gestão estratégica de escritório de advocacia, vamos te explicar quais os passos que são decisivos para que o seu escritório se adeque aos processos.
O início do trabalho de gestão está conectado a ter controle sobre o que acontece no escritório de maneira global.
Muitas vezes as pessoas que fazem a gestão estratégica de escritório de advocacia têm dificuldades em compreender quais atividades estão sendo realizadas pela equipe.
Sem essa visão global é muito mais complexo definir quais áreas estão sendo mais produtivas e se existem falhas que podem ser corrigidas de maneira mais estratégica.
Além disso, quando a gestão compreende a produtividade do time, torna-se muito mais fácil fazer as cobranças pontuais e também valorizar profissionais que estão desempenhando bem suas funções.
Nesse sentido, a recomendação é contar com o apoio da tecnologia. Um software jurídico pode garantir uma visão estratégica com relação ao gerenciamento de tarefas.
Taskscore (Pontuação por Tarefas)
A ADVBOX, por exemplo, oferece aos seus clientes a metodologia de Taskscore. A partir dela é possível determinar pontuação para a realização de tarefas do escritório.
Ao estabelecer os pontos, os gestores podem acompanhar a produtividade das entregas sem, necessariamente, ter que fazer cobranças diretas aos colaboradores.
Isso porque todas as informações estão disponíveis no software e o acompanhamento pode ser feito de qualquer lugar, com a segurança necessária dos dados armazenados em nuvem.
Com essa metodologia, fica muito mais fácil acompanhar entregas e evita-se que o escritório perca prazos importantes que podem representar no aparecimento problemas com os clientes.
Outro benefício do uso de pontuação por tarefas para a gestão estratégica do escritório de advocacia está no aumento da receita da empresa de maneira global.
Afinal, ao determinar as tarefas e incluir pontuação para a sua realização, o escritório se torna muito mais produtivo e com foco nas entregas para os clientes.
Com isso, ganha-se em entregas de qualidade, satisfação de quem contratou o escritório e, como consequência, o fechamento de novos contratos.
Outro ponto está na motivação da equipe. Ao ser reconhecida por entregas estratégicas, a qualidade das demandas e a produtividade aumenta.
Quais os setores de um escritório de advocacia?
Entre os setores jurídicos que se tornam indispensáveis para uma gestão estratégica de escritório de advocacia, aparece a controladoria jurídica.
Afinal, para fazer o acompanhamento de todos os processos que envolvem o escritório, é necessário ter uma equipe que realize uma organização eficiente e conecte todos os setores.
A partir da equipe responsável pela controladoria, há uma parametrização de todas as atividades. Por exemplo:
- Contratação de correspondentes;
- Digitalização de documentos;
- Análise de desempenho da equipe;
- Entre outros fatores.
É importante que a pessoa responsável pela controladoria, ou seja, o controller jurídico, tenha um perfil de gestão e que, mesmo com formação em advocacia, também tenha perfil de liderança e habilidades de gestão e administração.
Para que o trabalho da controladoria jurídica aconteça de maneira ainda mais eficiente, é indispensável que os responsáveis pela área contem com um software jurídico.
Afinal, com o auxílio da tecnologia, o trabalho do controller jurídico leva para outro patamar a gestão estratégica de escritório de advocacia.
Esse profissional consegue acompanhar todas as questões relacionadas à produtividade do escritório, como comentamos anteriormente com uma metodologia de pontuação por tarefas.
Outro benefício é ter os dados de todas as áreas disponíveis para fazer comparações, traçar metas, novos objetivos e avaliar se os planos da empresa estão sendo cumpridos.
Clientes ADVBOX, por exemplo, têm os dados necessários disponíveis nos painéis de Business Intelligence (BI ou inteligência de negócios).
A partir dos dados que a inteligência artificial da ADVBOX faz o cruzamento, os profissionais do escritório têm à disposição informações relevantes como:
- Quais tipos de ações renderam mais para o escritório;
- Casos que terminam mais rápido e, consequentemente, geram mais fluxo de caixa para a empresa;
- Qual o custo de aquisição de um novo cliente.
Essas são apenas algumas das respostas que a pessoa responsável pela gestão estratégica de escritório de advocacia alcança ao ter um software que a auxilie na tomada de decisões.
Como organizar a rotina na advocacia?
Para fechar nossas dicas para uma gestão estratégica de escritório de advocacia, também é importante enfatizar sobre a rotina para estabelecer processos.
Manter a qualidade do trabalho depende das ações relacionadas aos critérios estabelecidos desde o início das atividades da empresa.
Por isso, é importante que todo o escritório esteja conectado para que as informações circulem de maneira correta e atendendo aos padrões de qualidade estabelecidos.
Empresas de advocacia que fizeram a transição para um escritório digital ganham – e muito – quando o assunto é gestão estratégica de escritório de advocacia.
Afinal, com todas as áreas conectadas e realizando suas atividades digitais, aumenta a satisfação do cliente e as perspectivas de conquistar novos contratos a partir de um trabalho muito mais organizado.
E para que o seu escritório torne-se digital, é importante salientar que todas as etapas e processos precisam estar digitalizadas e funcionando em nuvem.
De nada adianta, por exemplo, você ter uma excelente comunicação e marketing digital, conquistar clientes por meio das ações e o setor de fechamento de contratos ainda exigir que o cliente vá ao escritório para assinar o início da prestação de serviços.
É nesse sentido que o time da ADVBOX está preparado para auxiliar o seu escritório a dar um passo além no atendimento e benefícios aos clientes e parceiros.
Com a ADVBOX, a equipe jurídica deixa de lado as inúmeras pilhas de documentos e processos para dar lugar à uma organização sistemática digital.
Todas as informações do escritório estão disponíveis de maneira segura e eficiente para serem acessadas de onde – e quando – você precisar.
Para saber mais sobre como a ADVBOX pode auxiliar na gestão estratégica de escritório de advocacia, solicite o teste gratuito da plataforma durante 7 dias. Use e comprove os benefícios.
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar: