Já pensou em escrever um livro jurídico? Embora possa parecer um grande trabalho, ele pode trazer diversas vantagens para a sua carreira. Afinal, ser autor de uma obra pode chamar atenção e atrair visibilidade para um profissional.
A elaboração de uma obra passa por diversas etapas e pode levar um tempo longo até ser finalizada. Contudo, pode valer muito a pena no final.
Por isso, se você nunca pensou antes em escrever um livro jurídico, continue a leitura desse artigo e veja como isso pode alavancar a sua carreira!
O que pode ser um livro jurídico?
Um livro jurídico pode ser escrito para os mais diversos fins. A maioria dos advogados elaboram obras que são vendidas por editoras, cujo público final são outros advogados e estudantes de Direito.
Tais livros costumam ser didáticos. Isto é, explicar uma determinada disciplina ou tema para auxiliar profissionais nos seus estudos e no dia a dia da profissão. A grande maioria dessas obras são vendidas no formato físico. Contudo, já existem editoras que também as oferecem no formato digital.
Outro tipo de livro jurídico que pode ser feito são aqueles escritos para explicar o direito para o público final. Estes são menos comuns. De fato, existem poucos livros que explicam o direito para leigos, ou seja, para a população geral.
Independente do objetivo, escrever e comercializar uma obra pode ser muito positivo para a sua carreira e até para o seu escritório.
Quais são as vantagens de publicar um livro?
Existem diversas vantagens em publicar um livro. Veja abaixo algumas delas que demonstram que pode valer muito a pena trabalhar em um projeto desses.
Autoridade
Um livro pode demonstrar ao mercado que você tem autoridade em um assunto. Desse modo, você pode passar a ser visto como um especialista em um determinado tema. Em um mercado jurídico competitivo, esse pode ser um diferencial para você se destacar.
O livro pode fazer o público do seu escritório ver você como um profissional apto e que entende da área em que atua e os seus colegas de profissão verem que você é qualificado.
Networking
Ao divulgar e vender o seu livro, outros colegas de profissão podem ver o que você escreveu. Isso pode aumentar a sua visibilidade entre os advogados. O livro pode ser uma boa maneira de fazer networking, o que pode resultar em parcerias para negócios futuros.
Novos clientes
A sua carteira de clientes pode aumentar depois de você ter publicado um livro, principalmente se ele for direcionado para a persona do seu escritório. Ao ter contato com o que você escreveu, essas pessoas podem lhe conhecer e entrar em contato para solicitar os seus serviços.
Inclusive, a obra que você escreveu pode tornar o seu público ainda mais consciente dos problemas que possui e lhe contratar sabendo melhor da solução que precisa.
Novas oportunidades
Advogados que escrevem livros, principalmente para outros advogados e estudantes, podem ganhar visibilidade e serem contratados para dar aulas em cursos, pós-graduações e em universidades, de modo geral.
Isso também pode ser interessante para a sua carreira e melhorar o seu networking, conhecendo novas pessoas e profissionais da sua área.
Além disso, você também pode ser convidado para palestras e eventos relacionados a sua área de atuação.
Autoconfiança
Ao estudar e se aprofundar em um tema para elaborar o esboço da sua obra, você pode adquirir ou melhorar a sua autoconfiança, principalmente para atuar ou lecionar sobre o tema que você se especializou.
Aprendizado
Escrever um livro jurídico contribui para o seu aprendizado. Dessa forma, além de escrever, você deve estudar e se atualizar sobre os assuntos abordados para evitar lançar um livro obsoleto.
Renda extra
O livro pode lhe render uma renda extra ou até gerar um lucro interessante, que pode ser utilizado para melhorar o seu escritório, aprimorar os seus conhecimentos ou em aspectos da sua vida pessoal.
Negócio a parte
Por fim, se você gostar do processo de escrever um livro, poderá pensar em outras obras, o que pode lhe render um negócio à parte ou até, uma carreira de escritor no futuro.
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O que é preciso saber antes de escrever um livro?
Antes de escolher um tema para escrever, é essencial se atentar a algumas questões importantes para garantir que o seu processo de escrita seja eficiente e que o seu trabalho não seja em vão. Veja abaixo algumas considerações.
O seu livro não é sobre você
O livro jurídico não deve ser escrito com o objetivo de autopromoção. Por isso, não é para elaborar uma obra se bajulando, demonstrando o seu currículo e os seus casos vitoriosos.
Você deve elaborar algo com o objetivo de educar e levar ensinamentos, seja para outros colegas ou o público que atende no escritório. Sendo assim, não adianta também escrever de forma difícil. Escreva de forma simples, com uma linguagem acessível para o público-alvo do livro.
Outro aspecto importante que deve ser lembrado antes de escrever o seu livro é que você precisa ensinar algo de valor para o leitor. Isso significa que não pode escrever sobre o que deseja e acha que é importante, mas sim sobre o que é essencial para o leitor.
Lembre-se disso: o livro não é sobre você, mas sim sobre o seu leitor.
Um livro pode demorar
A preparação de um livro pode ter diversas etapas, como: pesquisa, separação do que é importante, escolha de materiais como fonte, esboço, escrita, correção, publicação, dentre outras.
Sendo assim, pode ser que demore para que ele fique pronto. O ideal é não se apressar e muito menos, cortar etapas fundamentais.
Faça o livro no seu tempo. Não se pressione, pois isso pode prejudicar o resultado final. Uma dica é estabelecer um horário ou um local para realizar esse trabalho.
A pesquisa é essencial
A pesquisa é fundamental para o seu livro. Aqui, não se fala apenas das pesquisas relacionadas ao conteúdo da obra, mas também aquelas relacionadas ao público, se o tema é relevante e se existem outras obras que tratam do mesmo assunto.
Inclusive, verifique os outros livros que existem sobre o tema escolhido para fazer algo diferente ou mais completo.
Como escrever o seu livro jurídico? Veja o passo a passo!
Escrever um livro jurídico pode ser muito proveitoso. Contudo, é uma tarefa complexa que exige diversas etapas. Veja abaixo de forma simplificada o que você precisa fazer para escrever a sua obra!
1.Pesquise o mercado
Um dos primeiros passos, senão o primeiro, é pesquisar o mercado. Nesse momento, veja obras e outros materiais disponíveis sobre o tema que você deseja escrever.
Verifique o que cada um dos livros aborda, a forma como tratam o tema e para quem eles são destinados.
Por exemplo, se você é um advogado de Direito de Família e trabalha muito com divórcio, procure livros sobre o tema, veja o que cada um dos autores aborda e se são destinados para outros advogados ou para o público que deseja saber sobre divórcio.
A segunda pesquisa a ser feita é se o tema que você deseja escrever tem demanda. Utilize sites como: ubersuggest e Answer de Public para verificar o que as pessoas pesquisam em relação ao tema que você deseja abordar.
Outra ferramenta que pode ser útil é o planejador de palavras chaves do Google Ads. Se o seu escritório utiliza estratégias de tráfego pago, poderá ter informações interessantes com a ferramenta, pois ela possibilita verificar o volume de pesquisas das palavras-chaves.
Utilizando o mesmo exemplo, veja se o público para o qual você deseja escrever quer mesmo saber sobre divórcio. Entenda o que eles precisam saber sobre o assunto e como você deve elaborar o seu livro. Essa pesquisa é fundamental para decidir sobre qual será o tema central dele.
Caso queira escrever livros para advogados, outra dica é pesquisar o tema das obras da sua área de atuação em grandes sites, como Amazon, e no site das editoras jurídicas, como Lujur, JusPodivm, Juruá, dentre outras. Assim, você pode ter uma ideia se o tema tem demanda ou não.
2.Pesquise sobre o assunto
Após definir o tema, o segundo passo é pesquisar sobre tudo o que você precisa abordar na obra. Selecione os melhores materiais, sejam doutrinas, artigos científicos, notícias, dentre outros.
Se você domina muito sobre o tema ou o seu livro for sobre algo mais “generalista”, o ideal é que também separe materiais para consulta no momento de escrever, para lhe dar mais segurança.
Um livro mais generalista seria, por exemplo, um “Manual de Direito Previdenciário”. Por outro lado, livros mais focados em um determinado tema seriam, por exemplo, “Aposentadoria especial”, “Guia do auxílio-acidente”, “Manual da aposentadoria do pescador”, dentre outros.
No momento de pesquisar o assunto, tenha em mente se o seu objetivo é um livro mais generalista ou específico. Ademais, é importante que nesse momento você também já saiba o público final do seu livro.
Determine também o seu objetivo, que pode ser, por exemplo, ensinar outros advogados a trabalharem na prática com o assunto abordado, esclarecer os direitos do seu público sobre o tema, dentre outros.
3. Selecione o que deve ter no livro
Defina em tópicos tudo o que precisa constar no livro e é importante para o leitor final. Conforme for estudando o assunto e analisando as necessidades do público da obra, já é possível selecionar o que é importante ou não para ele.
Se você já é professor ou tem muitos colegas que possuem certa dificuldade com um determinado tema e deseja escrever um livro para auxiliar esses colegas na prática, é possível descobrir as maiores dificuldades deles e abordá-las no livro conversando com eles.
Por outro lado, se o seu desejo é escrever um livro simples para o público do seu escritório, converse com os clientes para entender o que mais eles desejam saber sobre o assunto do livro.
Caso não queira fazer isso, basta utilizar a internet e verificar as dúvidas mais recorrentes utilizando as ferramentas mencionadas no tópico anterior.
4. Escreva
Após pesquisar o mercado, decidir o tema do livro, o público final, ter anotado o que precisa ter no livro e selecionado os materiais a serem utilizados para consulta, chegou o momento de escrever o livro.
Separe o livro em tópicos para que você se organize no momento de escrevê-lo. Tente estabelecer uma rotina, determinando os dias e os horários dedicados a essa atividade.
Ao separar o que precisa escrever em partes, você consegue se organizar e não fica desesperado com a quantidade de assunto que precisa escrever.
5. Corrija
Após finalizar o livro, deixe-o descansar por alguns dias para depois corrigi-lo. Evite corrigir o que escreveu enquanto está no processo de escrita. Separe muito bem esses dois momentos: hora de escrever é apenas para escrever e os erros ou frases que deseja corrigir somente devem ser vistos na hora da correção.
Descanse por alguns dias para voltar a olhar o escrito com um olhar de corretor. Além de verificar erros de digitação e a gramática, verifique concordância, tamanho das frases, se o que escreveu é de fácil entendimento ou está confuso, dentre outras questões.
Nesse processo, verifique a matéria, para ver se não escreveu nada errado. Mesmo quem é autoridade no tema pode se confundir quando tem muito o que abordar em um livro, palestra, dentre outros. Se puder, peça para outra pessoa corrigir ou pague alguém para lhe ajudar nessa etapa.
6. Finalize
O último passo é elaborar uma capa, fazer a diagramação das páginas, verificar se os textos estão devidamente posicionados, fazer índice, sinopse para colocar no site, dentre outros requisitos.
Registre o seu livro. Verifique o que deve ser feito para protegê-lo de plágio e pirataria. Nessa etapa, pesquise sobre copyright e direitos autorais ou converse com um especialista para lhe auxiliar e tirar todas as suas dúvidas sobre isso.
Publicar por conta própria ou por uma editora?
Muitos advogados publicam livros didáticos e acadêmicos por editoras de livros jurídicos. Se o seu desejo é esse, entre em contato com essas empresas para entender o processo e oferecer o livro, visto que cada uma pode ter regras próprias para publicação.
Existem escritores independentes que realizam a impressão de seus livros e os vendem para livrarias e leitores. Embora seja uma alternativa, ela é arriscada e pode custar caro, visto que você terá que vender toda a tiragem para poder ver o dinheiro investido recuperado.
Contudo, você não precisa publicar a sua obra por uma editora. Graças à tecnologia, é possível publicar ebooks (livros no formato digital) de forma autônoma em diversos sites. O mais conhecido é a Amazon, mas você pode comercializar o seu ebook em plataformas como Eduzz e Hotmart, por exemplo.
A vantagem de publicar sozinho um ebook é que você fica com a maior parte do lucro das vendas e, por serem digitais, podem ser vendidos de forma ilimitada, sem problemas com estoques.
Ambos os formatos costumam vender bem. Entretanto, os infoprodutos são mais simples de entregar ao comprador. Para decidir o melhor formato, veja as preferências do público-final do livro e se você tem condições de oferecer o livro em formato físico.
Dica final
Depois de publicar o seu livro, seja ele no formato físico, digital ou ambos, continue atualizando o que você escreveu! Além de manter a sua obra sempre atualizada, principalmente se é sobre um assunto que muda constantemente, lhe ajudará a manter-se atualizado nos estudos.
Ademais, livros atualizados podem continuar sendo vendidos e gerar lucros recorrentes toda vez que ganha uma nova atualização!
Escrever um livro jurídico, embora seja um trabalho complexo, pode ser muito positivo em diversos aspectos. Por isso, se você tem o desejo de lançar a sua obra no mercado, comece agora mesmo a escrevê-la!
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