Marketing digital jurídico: o que é e quais as regras?
Marketing Jurídico Digital

Marketing digital jurídico: o que é e quais são as regras?

Estar em contato com clientes, tornar o escritório referência no mercado, produzir conteúdos relevantes. Todas essas ações fazem parte de uma estratégia de marketing digital jurídico. 

No entanto, antes de falar especificamente a respeito de como fazer um planejamento de marketing para escritórios de advocacia, é importante destacar no que consiste o planejamento dessas ações. 

Em resumo, o marketing digital é formado por diversas ações que negócios de diferentes setores utilizam para se posicionar na internet. Os objetivos de estratégias de marketing digital podem ser diferentes de acordo com o planejamento

Veja alguns exemplos:

  • Divulgar serviços;
  • Conquistar novos clientes;
  • Alcançar relevância na internet a respeito de um determinado tema;
  • Colocar o negócio – ou uma pessoa – com notoriedade online;
  • Melhorar o contato com a rede de clientes. 

Na advocacia não é diferente. É possível utilizar-se das estratégias de marketing digital jurídico com o objetivo de levar conhecimento para a base de clientes e futuros clientes. 

Como resposta a esse compartilhamento de informações, o que se espera é que essas pessoas tenham o escritório como referência e busquem os serviços quando for necessário. 

No entanto, é importante ressaltar que para começar o planejamento de marketing digital jurídico, algumas regras precisam ser conhecidas. Aliás, a OAB determina uma série de medidas que não podem ser realizadas como marketing. 

Em resumo, para entender como fazer o melhor planejamento de marketing digital jurídico para o seu escritório, continue a leitura deste post. Vamos te explicar de que maneira o seu negócio pode se posicionar na internet e conquistar clientes.

O que é o marketing jurídico?

A base de um planejamento de marketing digital jurídico precisa levar em consideração a educação. Posicionar o escritório como referência na internet é decisivo para que mais pessoas encontrem seus materiais e, consequentemente, considerem o seu negócio para futuros atendimentos.

Ao educar os clientes e futuros clientes a respeito de temas relevantes você está produzindo estratégias de marketing de conteúdo. 

Por exemplo, o trabalho de produção de materiais (posts, ebooks, infográficos, entre outros formatos) permite que o escritório ganhe destaque nas buscas. Afinal, os mecanismos de pesquisa como o Google estão o tempo todo procurando conteúdos relevantes para posicioná-los em destaque nas suas páginas. 

Na prática, isso significa que, quando o seu escritório coloca na internet conteúdos relevantes e autorais, aumentam as chances de que esses materiais sejam melhor ranqueados pelos buscadores. 

Você já deve ter percebido que, ao fazer uma pesquisa no Google, alguns sites aparecem em destaque na primeira página. Esses conteúdos são considerados pelo buscador os mais relevantes de acordo com as informações colocadas no material. 

Em resumo, esse deve ser um dos objetivos da sua estratégia de marketing digital jurídico: estar bem posicionado nas buscas. Aliás, isso vai fazer com que o site do seu escritório receba mais visitas de pessoas em busca dos assuntos abordados. 

Formatos adequados para fazer marketing digital jurídico

Se o seu escritório de advocacia ainda não tem um site próprio, esse deve ser o primeiro passo para começar as ações de marketing digital jurídico. Isso porque ter um domínio próprio na internet torna-se uma garantia de que os conteúdos produzidos estarão publicados. 

Aliás, redes sociais são importantes. Estar presente no LinkedIn, Instagram, Facebook, Spotify,  Youtube e até mesmo o TikTok pode fazer parte da estratégia de marketing digital jurídico do seu escritório. 

No entanto, não considere somente produzir conteúdos para essas redes. Afinal, você não tem controle sobre o momento em que esses espaços serão descontinuados ou quando perderão a relevância entre os usuários. 

Por essa razão, considere a publicação de materiais na sua própria página e utilize as redes sociais como forma de divulgação do seu conteúdo. 

Aliás, por falar em conteúdo, são inúmeras as possibilidades de materiais que podem ser produzidos em uma estratégia de marketing digital jurídico. Anote algumas delas:

  • Posts blog;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • eBooks;
  • Infográficos;
  • Ferramentas (como calculadoras ou tabelas);

Esses são apenas alguns exemplos que podem ser utilizados para oferecer materiais de qualidade para a sua base de clientes e possíveis clientes. Porém, é importante destacar que todos esses conteúdos precisam ser originais. 

Ou seja, devem ser materiais exclusivos que foram produzidos pelo seu escritório. No planejamento de conteúdos, considere quais os temas que o seu time de advogados tem mais conhecimento para compartilhar. 

Também é importante levar em consideração os temas mais buscados e quais as áreas que mais fecham contratos no escritório. Esse tipo de informação é muito valiosa no momento de criar um plano de marketing. 

Marketing digital jurídico: o que é e quais as regras?

Como trabalhar com marketing jurídico?

O trabalho com marketing digital jurídico faz parte de uma construção que exige consistência. A produção de conteúdos precisa ser constante para que o escritório ganhe a relevância online esperada. 

No entanto, para facilitar o planejamento e execução das estratégias de marketing digital jurídico, ferramentas podem ser utilizadas. 

Softwares como a ADVBOX são essenciais na estratégia de marketing digital do escritório. Por meio dos dados que são disponibilizados na ferramenta, vários indicadores podem ser consultados. 

Por exemplo:

  • Entender quais os tipos de processos são mais vantajosos para o escritório; 
  • Descobrir o perfil dos clientes: idade, sexo, cidade onde vivem;
  • Quais os tipos de conteúdos que os clientes mais acessam.

A partir de informações relevantes como essas é possível desenhar estratégias que vão consolidar o trabalho do escritório na internet. 

Portanto, o trabalho de marketing digital jurídico também ganha mais força ao utilizar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) – ou em português, gestão de relacionamento com os clientes. 

setor comercial

A partir de uma visão de funil de vendas e todos os dados dos futuros clientes cadastrados na ferramenta, é possível compreender quais as pessoas mais engajadas e que podem se tornar clientes do escritório. 

As informações a respeito do comportamento das pessoas ao acessar conteúdos do escritório e caminharem dentro do funil de interesse, tornam-se muito valiosas para a equipe responsável pelas vendas e fechamento dos contratos do escritório. 

Negócios jurídicos que têm o suporte de um CRM abrem vantagens importantes com relação aos concorrentes. Afinal, dados e análise de comportamento dos clientes e possíveis clientes é determinante para a elaboração das estratégias de marketing digital jurídico

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

No início deste post blog comentamos que existem algumas restrições da OAB sobre as estratégias de marketing digital jurídico. 

Essas medidas são, basicamente, para evitar a mercantilização do trabalho dos advogados. Por exemplo, não é permitido divulgar valores de honorários ou formas de pagamentos, assim como utilizar nos textos CTAs (chamadas para ação)  que incentivem a venda imediata. 

Ao atentar-se a essas regras, a equipe responsável pelo marketing digital jurídico do escritório consegue elaborar todo o planejamento de maneira segura. 

Outra dica importante é considerar o tom e voz das produções que serão compartilhadas na estratégia. Sabe-se que no universo jurídico muitos são os termos e jargões que podem distanciar as pessoas e impedir o entendimento a respeito dos temas. 

Por essa razão é importante produzir conteúdos que sejam explicativos e auxiliem clientes e prospects a compreender os termos. O objetivo é sempre educar e oferecer materiais relevantes para o público. 

Entre outras estratégias importantes para fazer marketing digital jurídico também entra o envio de newsletters. 

Portanto, essa ferramenta tem ganhado cada vez mais relevância e garante um contato próximo com a base de clientes e também de não-clientes. 

Aliás, o envio de comunicações e conteúdos por e-mail faz com que o nome do escritório esteja sempre presente no dia a dia dos clientes. 

E com a ajuda de softwares de automação focados no meio jurídico é possível determinar, por exemplo, o envio de um formato de newsletter para clientes de determinada área e outro modelo de conteúdo para futuros clientes. 

Integração de conteúdos

Agora que as propostas de marketing jurídico digital já estão mais claras, o passo é colocar em planejamento todas as possibilidades para o escritório. 

No entanto, é importante lembrar que não é preciso estar presente em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Ao fazer isso, é possível que a sua equipe não consiga manter todos os canais atualizados e com conteúdos relevantes. 

A estratégia deve partir de uma análise de quais as redes mais relevantes e onde estão os futuros clientes. A análise de perfil e de persona – que deve ser feita com base no estudo dos dados oferecidos pelo software jurídico – vai ajudar a compreender essas informações. 

Ter assertividade na produção dos materiais passa por uma sequência de testes e avaliações sobre o que dá mais resultado. Por essa razão, aposte no contato com a tecnologia para determinar o comportamento das pessoas que podem se interessar pelo perfil do escritório. 

Para começar hoje mesmo a tornar real a estratégia de marketing digital jurídico, inicie com uma análise gratuita durante 7 dias do software da ADVBOX. 

Aliás, com a ferramenta, desenvolvida exclusivamente para escritórios de advocacia, você sai na frente ao realizar uma pesquisa completa de comportamento dos clientes. 

Lembre-se que sem dados seguros, o planejamento de marketing do escritório é feito às escuras. Isso significa que as chances de acontecerem erros nos processos e inconsistências na produção de materiais é muito maior. 

Aliás, a ADVBOX foi desenvolvida pensando na realidade e necessidades dos escritórios de advocacia. Por isso, comece agora a ter o suporte da melhor ferramenta para advogados. 

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas