Marketing no LinkedIn
Marketing Jurídico Digital

Marketing no LinkedIn: tudo que você precisa saber para começar

As estratégias de marketing digital exigem diversificação dos meios para divulgar conteúdos. E no caso de advogados, ter atenção aos diferentes recursos é essencial. Fazer marketing no LinkedIn é uma das possibilidades. Atrair um público extremamente engajado para a sua base de contatos está entre os benefícios de colocar esta rede social no planejamento do seu negócio. 

Aliás, se você ainda não conhece ou tem dúvidas sobre o que é o LinkedIn, esse post da ADVBOX é para você. Além de trazer algumas dicas super relevantes sobre como produzir conteúdos para a rede social, vamos te mostrar a relevância desse meio para entrar em contato com um público muito segmentado. 

Lembre-se que estratégias de marketing para escritórios de advocacia precisam levar em consideração um olhar 360º para todas as ações. Por exemplo, se você tem um blog corporativo, os posts precisam ser atualizados com frequência. 

No entanto, a distribuição desses conteúdos tão relevantes também precisa acontecer. E é nesse momento que entra o planejamento de redes sociais. E o marketing no LinkedIn é essencial para perfis profissionais que precisam chegar a um público muito específico. 

Isso porque, nessa rede social, totalmente focada para as conexões de trabalho, é possível atingir usuários muito qualificados que estão dispostos a acessar conteúdos nichados. Diferente de outras redes em que a imagem é o mais importante, no LinkedIn a forma como o conhecimento é compartilhado ganha relevância. 

Você quer entender qual o passo a passo para fazer o melhor marketing no LinkedIn para o seu escritório de advocacia?

Continue lendo esse material da ADVBOX. 

Como funciona o marketing no LinkedIn?

Antes de falar sobre como funciona o marketing no LinkedIn para o seu escritório de advocacia, é importante destacar o quanto essa rede social é importante para profissionais que estão em busca de se posicionar como referência em suas áreas. 

Na pesquisa de comportamento do usuário do LinkedIn, lançada em janeiro de 2023 pela Gombo, uma agência especializada em influência, mais da metade das pessoas que acessam essa rede social a consideram a sua preferida. 

Para 87% dos usuários os conteúdos (posts, artigos, fotos ou vídeos) são interessantes e, um dos dados mais interessantes da pesquisa é que, depois da pandemia, para 57% das pessoas passaram a acessar o LinkedIn com mais frequência em comparação ao período pré-pandemia. 

Ou seja, trata-se de uma rede essencial para advogados que precisam posicionar seus escritórios de advocacia para um público muito nichado. Ou seja, pessoas que realmente vão se interessar pelo seu compartilhamento de ideias. 

Aliás, é importante destacar que o LinkedIn conta, atualmente, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países, sendo que o Brasil é o quarto maior país em presença na rede, com 50 milhões de pessoas que se conectam na rede. 

Por isso, com todos esses dados em mãos, fica fácil entender o quanto você como profissional da advocacia e o seu escritório precisam centrar esforços para divulgação dos conteúdos no LinkedIn. 

É nesse cenário que o marketing no Linkedin é tão importante. 

Como usar o LinkedIn para atrair clientes?

Talvez você esteja se perguntando: mas o LinkedIn não é uma rede apenas para procurar empregos? E sim, muitos usuários utilizam a plataforma com o objetivo de acompanhar vagas em companhias que são interessantes e promissoras para suas carreiras.

Por essa razão, você também pode aproveitar a rede social com o objetivo de atrair talentos para o escritório de advocacia. Com as possibilidades de trabalho híbrido ou totalmente remoto, torna-se ainda mais fácil atrair advogados e especialistas localizados em cidades diferentes da sede do seu negócio. 

No entanto, utilizar o LinkedIn para consumir conteúdos de interesse profissional está entre os principais ativos da rede social para os usuários. Por isso, compartilhar conhecimento e fazer marketing no LinkedIn é tão importante para escritórios de advocacia. 

Na rede social voltada para negócios, as pessoas estão dispostas a conteúdos mais densos que vão auxiliá-las a compreender melhor como resolver dores nos seus trabalhos e se conectar com profissionais que podem se transformar em futuros parceiros para auxiliar em questões da empresa. 

Para se ter uma ideia, segundo o Social Media Trends, 80% dos leads de empresas B2B (Business to Business, ou em português, empresas que contratam outras empresas) vem do LinkedIn.

O passo a passo para começar a criar o seu marketing no LinkedIn

Se você ainda não começou nenhum tipo de estratégia para fazer marketing no LinkedIn, não se preocupe. Esse é o melhor momento para dar os primeiros passos e nós da ADVBOX vamos te ajudar com isso. 

Em primeiro lugar, você precisa ter uma conta pessoal. Ou seja, criar um ambiente em que você demonstre toda a sua expertise como profissional da área do Direito. Em uma conta no LinkedIn você inclui informações muito relevantes a respeito da sua trajetória. 

Esses dados precisam ser preenchidos para que as pessoas que encontrem o seu perfil saibam mais sobre sua formação, os desafios que você já enfrentou e a maneira como você se posiciona no mercado. 

No entanto, além do perfil profissional, os advogados precisam estar conectados a um perfil da companhia. Mesmo que o escritório seja pequeno e tenha poucos funcionários, é importante que seja criada uma Company Page

Esta, nada mais é do que uma área exclusiva do escritório para fazer marketing no LinkedIn. Na Company Page todas as informações da companhia são reunidas de maneira organizada e focada em divulgar serviços e de que maneira os clientes podem encontrar o seu negócio. 

Outro fator interessante de uma Company Page é que os advogados e demais funcionários do escritório podem se conectar ao negócio mostrando que trabalham nesta companhia. Dessa forma, a rede vai expandindo e é possível mostrar aos futuros clientes mais sobre a relevância e posicionamento do escritório para o mercado. 

Essas duas ações são gratuitas e permitem que iniciem as conexões com potenciais pessoas que poderão encontrar no escritório um parceiro de negócios. Seja diretamente para casos de pessoas jurídicas ou pessoas físicas. 

Como montar um LinkedIn chamativo?

Agora que já demos um passo importante com a criação da Company Page e do seu perfil pessoal, vamos estabelecer o planejamento de marketing no LinkedIn para o seu escritório de advocacia. 

E uma das primeiras questões que precisam ser colocadas no check-list desse plano é o de utilizar recursos de SEO. Sim! O LinkedIn tem seu próprio motor de buscas, assim como acontece com o Google. 

Ou seja, é imprescindível realizar uma pesquisa de palavras-chave que são mais buscadas para criar o posicionamento do escritório no LinkedIn. Dessa forma, você vai criar o conteúdo mais relevante para atrair um público muito mais relevante para o negócio. 

É possível que você esteja se perguntando: mas se eu nunca fiz marketing no LinkedIn, como eu vou conseguir ter acesso às palavras-chave?

A resposta mais simples é: faça testes! Caso você esteja começando do zero, inicie com palavras-chave que podem vir de diferentes fontes e teste no seu marketing no LinkedIn. Por exemplo, você pode pesquisar:

  • Quais as palavras-chave que mais aparecem no seu Google Analytics?
  • Os conteúdos mais acessados no blog do escritório;
  • Os e-mails marketing que tiveram melhor resultado. Analise o conteúdo dessas estratégias. 

Esses são apenas três pontos. Mas você também pode se apoiar em dados disponíveis no seu software jurídico. Entenda qual o perfil de clientes que mais engaja com a sua base, faça esse recorte e busque conexões com pessoas que tenham características semelhantes no LinkedIn. 

Aliás, é muito importante lembrar que uma estratégia de marketing no LinkedIn vai depender de tempo, análises e testes. Os resultados são muito relevantes e, possivelmente, você vai encontrar uma boa conexão com futuros clientes na rede social. 

No entanto, criar posicionamento exige tempo e dedicação. Por isso, agora vamos te dar algumas sugestões sobre como criar conteúdos relevantes para o LinkedIn. 

Os conteúdos relevantes para a sua estratégia de marketing no LinkedIn

Como já mencionamos no início desse conteúdo, no LinkedIn as pessoas estão dispostas a consumir materiais mais densos. Elas querem entender melhor como vão solucionar seus problemas e, quem sabe, estabelecer novas parcerias de negócio. 

Após a sua análise de palavras-chave focadas em ter mais relevância para o motor de buscas da rede social, chegou a hora de colocar em ação o planejamento. 

É muito importante usar o LinkedIn para levar fluxo de acessos para o blog do escritório de advocacia. Por isso, prepare os posts para que eles sejam compartilhados por lá também. 

No entanto, não se prenda somente a essa possibilidade. Crie conteúdos que também serão exclusivos para o LinkedIn. Utilize a ferramenta para produzir artigos, fazer enquetes com o público e compartilhar conteúdos mais curtos. 

Por exemplo, se algum profissional do escritório vai participar de um webinar, aproveite o espaço do LinkedIn para divulgar essa ação. É possível até criar um evento e reunir as pessoas interessadas no tema do webinar para enviar perguntas e começar uma discussão antes mesmo do evento ser realizado. 

Aliás, estabelecer grupos no LinkedIn com o objetivo de trocar sobre temas relacionados ao universo do Direito pode ser muito importante para a sua estratégia de marketing na rede social. Afinal, você estará conversando diretamente com pessoas que poderão se tornar clientes no futuro. 

Porém, lembre-se que existem regras muito pontuais da OAB com relação ao marketing jurídico. Não é possível, por exemplo, mercantilizar a profissão e oferecer diretamente os serviços. 

Não esqueça do seu perfil pessoal

Estamos falando de uma rede social focada em negócios, certo? Então, não esqueça que o seu perfil pessoal no LinkedIn também é muito importante para a estratégia de marketing do escritório. 

Utilize todo o seu engajamento na página pessoal para levar acessos à página do escritório e, também, para o site da companhia. 

Não esqueça que, como advogado, você também pode compartilhar a sua expertise e produzir artigos autorais que vão permitir que aumente o posicionamento do seu perfil na rede. Mostre suas ideias, estabeleça conexões e entenda que a sua imagem também é muito relevante para que o escritório consiga novos clientes. 

Conte com a tecnologia para o seu planejamento jurídico

Agora que você já tem um caminho para fazer marketing no LinkedIn, lembre-se que toda a estratégia precisa se conectar com recursos inteligentes que vão auxiliar toda a sua equipe do escritório a monitorar de onde vem os potenciais clientes. 

A ADVBOX está no mercado para te ajudar com o gerenciamento completo do negócio. Descubra como o CRMBOX, nosso recurso de acompanhamento da base de clientes vai permitir que a sua prospecção online seja ainda mais eficiente.

Faça um teste e entenda a tecnologia na prática.  

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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