Gráfico em barras do desempenho dos colaboradores
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Como medir o desempenho dos colaboradores em um escritório de advocacia

A motivação e o seu reflexo no desempenho dos colaboradores é um tema recorrente entre quem se dedica a conhecer mais sobre  questões relacionadas à administração. E se você tem como objetivo gerir um escritório de advocacia de destaque, também deve se atentar a essas questões. 

Aliás, oferecer um ambiente seguro para que os profissionais possam desenvolver suas carreiras é determinante para que o seu negócio na área jurídica conquiste um time com pessoas capacitadas. 

São esses profissionais que serão estratégicos para o escritório e, como consequência, vão realizar entregas importantes, valorizadas pelos clientes

Ao focar em estratégias que levem em conta a avaliação e estimulem o desempenho dos colaboradores, o seu escritório de advocacia reduz de maneira significativa os índices de rotatividade. 

Quanto menores forem esses índices, melhor para o seu negócio. Afinal, pedidos de demissão tornam-se caros para o escritório. E manter boas equipes é uma segurança de bom atendimento. 

Por essa razão que nós da ADVBOX preparamos esse conteúdo especial para falar sobre métodos de avaliação de desempenho dos colaboradores. 

Se você é gestor de um escritório de advocacia, atente-se ao fato de que estabelecer critérios de avaliação, oferecer feedbacks e acompanhar de perto a produtividade das equipes fazem parte das ações que devem ser tomadas.

Continue a leitura deste post blog para compreender como colocar cada um dos critérios em prática. 

Vamos juntos?

gestao por tarefas em 6 passos para escritórios de advocacia

O que é desempenho do colaborador?

É muito recorrente a situação em que o desempenho dos colaboradores aumente ou diminua de acordo com a postura dos seus gestores. 

Apesar de não ser um tema muito abordado em escritórios de advocacia, essa cena pode ser muito mais comum do que se imagina. 

E isso acontece, entre muitas razões, porque advogados que lideram equipes não tiveram a oportunidade de estudar a melhor maneira de fazer elogio, ou seja, dar o reconhecimento e aplicar a crítica construtiva quando necessário.

Os principais pesquisadores a respeito de gestão de pessoas destacam uma regra básica. Todo elogio deve ser feito em público. E toda crítica deve ser feita em particular.

Caso essa regra seja descumprida o desempenho dos colaboradores pode ser afetado. 

Feedbacks que são feitos de maneira desestruturada e sem argumentações com base em fatos, podem desestimular os colaboradores, deixando-os confusos sobre o que efetivamente motivou aquela análise. 

Por isso que, como líder, você deve estimular que essas trocas aconteçam entre a equipe, com foco na evolução de cada profissional e, como consequência, de todo o time. 

Como medir o desempenho dos colaboradores?

Além dos feedbacks, avaliações de desempenho dos colaboradores podem se tornar um importante meio de verificação de desenvolvimento. Aliás, é fundamental destacar a relevância de realizar estas análises de maneira estruturada e com periodicidade.  

Ou seja, é importante que se tenha uma rotina que auxilie os profissionais a entender como está o seu desempenho e quais os caminhos para aprimorar o desenvolvimento. E todos esses critérios precisam ser comunicados com clareza aos colaboradores. 

As avaliações de desempenho podem ser feitas de diferentes maneiras. Aliás, os feedbacks que comentamos anteriormente, fazem parte de uma das estratégias de realizar as avaliações. 

No entanto, existem outras formas de medir o desempenho dos colaboradores. Uma delas é a autoavaliação

Por meio dela – e como o próprio nome já sugere – o integrante do escritório de advocacia realiza uma análise da sua performance, considerando pontos que devem ser sugeridos pela gestão. 

Porém, essa é uma avaliação que precisa ser debatida com os líderes. Afinal, podem existir casos em que o colaborador não se avalie de maneira coerente a partir das suas entregas.

Também há um modelo muito utilizado, o de avaliação 360 graus. Neste formato, considerado um dos mais completos, todo o círculo de contato do colaborador faz parte da análise. 

Isso inclui, além de uma autoavaliação, também os gestores, colegas diretos e indiretos, e em alguns casos, clientes e fornecedores. 

Independentemente do método escolhido, é importante ressaltar que todos os critérios de avaliação devem ser esclarecidos antes de iniciar a análise de desempenho dos colaboradores.

Além disso, o escritório deve oferecer, com base nos resultados, oportunidades para que os advogados possam se desenvolver. 

Como medir o desempenho dos colaboradores em um escritório de advocacia
Como medir o desempenho dos colaboradores em um escritório de advocacia

O que é produtividade dos colaboradores?

Falamos sobre métodos de avaliação para análise do desempenho dos colaboradores. No entanto, outra forma de verificar como as pessoas estão realizando suas entregas se dá a partir de um acompanhamento de produtividade. 

É fato que em todos escritórios existem colaboradores com produtividades diferentes, alguns rendem mais, outros rendem menos.

No entanto, se você faz a gestão de uma equipe de advogados, precisa se atentar para o caso de advogados que estão sobrecarregados e, se há situações em que os colaboradores estão ociosos. 

Nenhum destes cenários é interessante para o seu escritório. Afinal, o desempenho deve ser estimulado de maneira igualitária. 

É fato que os profissionais são diferentes e devem receber acompanhamentos a partir das suas necessidades específicas. 

Porém, precisa-se entender que o escritório deve estimular que a produtividade e entregas de projetos de maneira sadia aconteçam. Tudo isso se correlaciona com o desempenho dos colaboradores. 

Um bom primeiro passo está em buscar indicadores precisos de produtividade. Sem um dado exato a respeito das entregas de cada um dos profissionais, fica muito mais difícil estabelecer metas e entender quais integrantes do time estão sobrecarregados, ou não. 

Além disso, com informações sobre profissionais que estão com produtividade baixa, por exemplo, você pode elaborar um feedback consistente para que eles tenham a oportunidade de se desenvolver. 

Veja como medir a produtividade dos colaboradores com o Sistema Taskscore

Agora que já mencionamos a respeito dos indicadores para acompanhar o desempenho dos colaboradores, vamos para a dica de ouro deste post. 

Realizar esse acompanhamento de forma manual pode ser muito trabalhoso. Afinal, você teria que listar todas as tarefas de cada pessoa, fazer um cruzamento de dados e, além disso, entender se prazos estão sendo cumpridos e se a qualidade dessas entregas está adequada. 

Além de dar trabalho, essa função pode incorrer em erros. Por isso, para saber como está a produtividade e o desempenho dos colaboradores, o seu escritório precisa contar com tecnologia. 

Tecnologia para o meio jurídico

Os clientes da ADVBOX, por exemplo, têm à disposição a metodologia de Taskscore. Com ela todas as atividades que precisam ser realizadas no escritório ganham uma pontuação.

Quanto mais pontos, mais relevância para a entrega. Essa organização é fundamental para enxergar quais profissionais estão com as ações mais relevantes e também se os prazos estão sendo cumpridos.

Além de permitir essa visualização, os gestores que aplicam a metodologia podem reconhecer os profissionais a partir das suas entregas. 

Uma das sugestões é, por exemplo, oferecer prêmios – que vão desde folgas à realização de cursos de desenvolvimento – aos advogados que alcançam determinada pontuação no sistema. 

Essa “gamificação” das atividades torna a produtividade mais leve e estabelece uma medida de reconhecimento que, em geral, é muito bem recebida e aumenta o desempenho dos colaboradores. 

Entre os líderes, acompanhar a produtividade com a ajuda de uma ferramenta, permite uma visualização em tempo real sobre o que acontece no escritório. 

Isso é importante porque o líder consegue medir se há tarefas que estão com prazo prestes a vencer e fazer alguma orientação específica em cada caso, para cada advogado. 

Dessa maneira, não é necessário cobrar individualmente de cada profissional o que está sendo feito. Ou seja, uma liderança que pode atuar de forma muito mais pontual, agindo somente nos casos em que é necessário. 

Colocando a produtividade em prática

A ADVBOX quer elevar o nível de produtividade do seu escritório de advocacia por meio da metodologia de Taskscore. Por isso, a nossa sugestão é que você comece agora mesmo com os testes da nossa ferramenta. 

Entenda na prática como o acompanhamento de tarefas e a produtividade de cada colaborador do escritório pode fazer diferença na rotina do seu negócio. 

Aliás, saiba que com o uso da metodologia exclusiva ADVBOX, você elimina problemas recorrentes – e muito graves – relacionados à perda de prazos de clientes. De forma geral, essa é uma das razões que mais fazem com que escritórios de advocacia percam processos em todo o país. 

Além desse motivo, ao iniciar o acompanhamento com o nosso método, o seu escritório ainda ganha em credibilidade e confiança com seus clientes. Eles vão perceber na prática o quanto a organização e o acompanhamento detalhado dos processos vão fazer diferença no atendimento. 

E entre os advogados, o reconhecimento ao trabalho aumentará o desempenho dos colaboradores que se sentirão muito mais pertencentes à organização e terão como meta melhorar suas entregas a partir dos reconhecimentos. 

Você pode testar a ADVBOX de maneira gratuita durante 7 dias. Coloque em prática toda a nossa metodologia e seja ainda mais eficiente. 

Continue aprendendo com a ADVBOX

A ADVBOX lançou uma série de vídeos com dicas especiais do CEO Eduardo Koetz, para fazer as equipes dos escritórios de advocacia produzirem mais. A produtividade depende do desempenho dos colaboradores! 

Todos os métodos sugeridos por ele, já foram testados e aprovados por advogados de todo o Brasil! Então, se você quer ir além deste post, te convidamos a assistir aos vídeos com dicas incríveis sobre gestão e produtividade para escritórios de advocacia. 

Você vai ver o desempenho dos colaboradores do seu negócio aumentar significativamente a partir das informações que reunimos para você.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-nova-trial-1024x309.png

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas