Metas de marketing no escritório: faça um planejamento promissor!
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Metas de marketing no escritório: faça um planejamento promissor!

O mercado jurídico é altamente competitivo, tornando fundamental que se invista em estratégias e metas de marketing no escritório.

É importante lembrar que o marketing não é algo estático. Conforme chegam novas informações e inovações, o comportamento do consumidor também muda.

Por isso, é crucial adotar estratégias eficazes. Nesse contexto, vamos falar sobre alguns pontos que são mais relevantes para metas de marketing no escritório.

Quais são as formas de atingir metas e objetivos de marketing?

A depender das metas e objetivos estipulados pelo escritório será preciso pensar em estratégias específicas. Contudo, há algumas opções que podem ser utilizadas em todas as ocasiões.

Acompanhe a seguir as 4 principais!

1. Revise suas metas e métricas

A revisão das metas e métricas do ano anterior é um ponto muito importante no processo de planejamento e o escritório não deve deixá-lo de lado.

Nesse momento do processo, a equipe avalia o que funcionou e o que não funcionou no ano anterior. Essa parte é essencial para que, ao traçar o novo planejamento, não cometam os mesmos erros. Por outro lado, também podem continuar repetindo e melhorando as estratégias que deram certo.

É ideal fazer esse tipo de análise com constância, para que as mudanças ocorram gradativamente. Além disso, é vital certificar-se de que as novas metas possam ser alcançáveis.

Criar metas irrealistas para o momento do escritório pode causar frustração e fazer a equipe se perder no caminho.

Nesse sentido, as metas de marketing no escritório devem estar primeiramente alinhadas com os objetivos do negócio. Dessa forma, as metas serão uma orientação para guiar os esforços da equipe em busca de atingir um objetivo maior.

Trabalhe metas tangíveis e intangíveis

Ao falar sobre metas de marketing no escritório, é importante ter em mente que nem todas as metas podem ser medidas.

As metas tangíveis são aquelas que conseguimos dados para visualizá-las com precisão. Já as intangíveis são mais subjetivas, não conseguimos dados para avaliar suas métricas.

Trabalhando com metas tangíveis, é possível analisar mais certamente alguns dados, como o número de novos clientes, a receita desejada ou o aumento desejado de visitantes no site.

Por outro lado, ao trabalhar com metas intangíveis, é mais difícil quantificar. Mas elas podem incluir melhorias na sua marca, melhorar o reconhecimento do escritório ou estabelecer uma reputação positiva, por exemplo.

Ambas as metas são igualmente importantes. Cada uma tem seus papéis positivos para medir o progresso da empresa, criar um senso de propósito e direcionar as metas de marketing no escritório.

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2. Acompanhe os dados 

É bem comum, quando se trata de marketing, que as pessoas se concentrem apenas em estar nas redes sociais. Consequentemente, acabam esquecendo um fator muito determinante: a importância dos dados.

Ao elaborar uma estratégia sólida para as metas de marketing no escritório é crucial analisar a relação entre investimento e retorno.  

É preciso lembrar que os clientes pagantes atuais sustentam o escritório. Por isso, acompanhar os resultados do investimento financeiro é crucial na estratégia de marketing. 

Algumas de suas vantagens são:

  • Identificar o que funciona e o que não funciona;
  • Redirecionar os recursos de modo mais eficiente;
  • Analisar melhor o perfil do cliente;
  • Realizar campanhas mais direcionadas e eficazes;
  • Avaliar o ROI.

A partir disso, verifique quais mudanças podem ser feitas de modo estratégico. Dessa forma, será possível avaliar posteriormente o retorno financeiro dos investimentos em marketing.

Em outras palavras, saberá se os investimentos feitos geram lucro ou prejuízo.

O acompanhamento tem como objetivo principal fazer os ajustes necessários. Não se desanime se algo parecer não estar indo bem.

É positivo identificar ações erradas e alterá-las conforme necessário. 

Assim, é possível garantir a sustentabilidade financeira do negócio e também garantir um bom funcionamento do marketing.

Metas de marketing no escritório: faça um planejamento promissor!

3. Crie conteúdo dinâmico

Como mencionamos anteriormente, o marketing está sempre mudando e se adaptando às mudanças do ambiente externo. Isso tem levado ao surgimento de novos métodos e oportunidades para a criação de conteúdo personalizado para o público.

Nesse contexto, o conteúdo dinâmico tem se tornado uma ferramenta de sucesso nas estratégias de marketing atuais.

Esse tipo de conteúdo oferece maior interatividade e uma experiência imersiva para os usuários, fugindo do conteúdo tradicional. 

Entre suas vantagens, podemos destacar que eles chamam a atenção do público, geram maior engajamento e transmitem informações complexas de forma clara e atrativa.

Atualmente, é comum vermos esses tipos de conteúdo, como publicações interativas, infográficos e transmissões ao vivo.

Além desses, existem outros dois tipos de conteúdo dinâmico com grande potencial, que vamos ver agora.

Vídeos curtos 

Os vídeos curtos possuem um grande potencial para o marketing de conteúdo, considerando que já é um tipo de conteúdo amplamente consumido atualmente.

Os vídeos oferecem diversos benefícios, como a melhora do SEO do site e um aumento no envolvimento do público com o conteúdo.

Isso se deve ao fato de que os algoritmos de busca consideram os vídeos como conteúdo de alto valor e os usuários em geral também têm essa percepção.

Além disso, essa estratégia é eficiente para influenciar potenciais clientes a escolherem o seu escritório em relação à concorrência. Também podemos afirmar que esse tipo de vídeo possibilita apresentar o serviço de forma mais clara e envolvente.

Vale ressaltar algumas dicas excelentes:

  • Intitule os vídeos com precisão, assim o público saberá o que esperar;
  • É essencial que os vídeos sejam curtos, já que a maioria das pessoas tem pouco tempo;
  • Seja sucinto e direto ao assunto, este é o ponto-chave desse tipo de conteúdo;
  • Ofereça conteúdos de valor, isso ajuda a garantir o interesse do público no assunto do vídeo;
  • Seja sempre sincero no conteúdo, pois assim poderá conquistar mais facilmente a confiança do público.

Podcast

Para quem não sabe, o podcast é um conteúdo em áudio que é possível baixar ou transmitir online. Sua acessibilidade e possibilidades o levaram a um grande crescimento no consumo de conteúdo. 

De acordo com uma pesquisa da eMarketer, estima-se que o número de ouvintes de podcast aumente para meio bilhão até 2024.

O fator acessibilidade do podcast o torna muito promissor. Levando em conta que muitas pessoas têm rotinas cheias, é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de consumir conteúdo de valor.

Quando falamos de suas possibilidades, podemos dizer que o podcast permite a criação de conteúdo sobre diversos temas. 

Além disso, seu formato de áudio é envolvente e permite que informações sejam transmitidas de forma compreensível e atrativa, oferecendo conteúdo de valor.

A oportunidade que o podcast oferece quando falamos de metas de marketing no escritório é um ponto muito relevante.

Além dos benefícios já citados, através do podcast o escritório pode fortalecer sua imagem e se destacar como líder em seu setor.

Vale ressaltar que atualmente o Brasil é o terceiro país do mundo com mais ouvintes de podcast. Esse crescimento tem sido contínuo, tornando o podcast uma oportunidade valiosa para aumentar a visibilidade da marca e alcançar novos potenciais clientes.

4. Use o marketing de conteúdo

Além dessas estratégias, o marketing de conteúdo continua sendo uma das estratégias mais eficazes para atingir as metas de marketing no escritório. Uma dica importante para agregar valor aos seus conteúdos é a produção de conteúdo fechado.

Essa técnica consiste em oferecer materiais de valor ao público, como e-books, newsletters e outros conteúdos exclusivos. Geralmente, esses conteúdos exclusivos são acessados após o potencial cliente fornecer um endereço de e-mail.

Com essa técnica, o escritório tem a oportunidade de aumentar a base de dados com potenciais clientes

É válido lembrar que esses conteúdos fechados devem ser bem planejados e produzidos, levando em consideração as necessidades e interesses do público-alvo.

Assim, é possível criar um material de alto valor, gerar engajamento e aumentar as chances de conversão em clientes.

Use a inteligência artificial a favor do seu escritório

A inteligência artificial possui diversas funcionalidades e está presente no cotidiano de pessoas e escritórios. Vamos falar agora de sua utilidade na criação de conteúdos.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar na hora de criar conteúdo, o segredo é escolher uma e personalizá-la para seu escritório.

A IA pode ajudar de muitas maneiras técnicas, facilitando o trabalho na produção de conteúdo. Ela é capaz de analisar dados, algoritmos e aprendizado de máquina para determinar quais conteúdos são mais adequados para o segmento.

Além disso, a mesma é capaz de criar textos em larga escala de maneira rápida e eficiente. Para tornar esse método ainda mais eficiente, experimente juntar criatividade com a inteligência artificial.

Com isso, o escritório pode ter conteúdos mais bem direcionados e escritos, além de ajudar a melhorar o conteúdo para seu marketing.

Trabalhe sempre com SEO

Otimizar a prática de SEO significa aumentar a qualidade e autoridade de um site para direcionar tráfego orgânico e melhorar sua classificação nos resultados de busca.

Para isso, é necessário considerar diversos fatores, como escolher palavras-chave adequadas e estruturar corretamente as informações, como títulos e subtítulos, no conteúdo.

A otimização de conteúdo para SEO pode ser aprimorada com o auxílio da inteligência artificial. Considerando que a mesma pode sugerir palavras-chave e estratégias para melhorar o posicionamento dos conteúdos nos mecanismos de busca.

Além disso, a análise de dados pode ajudar a entender melhor o comportamento dos usuários na interação com o conteúdo e fornecer dicas valiosas sobre como melhorá-lo.

Para melhorar ainda mais a otimização de conteúdo, é importante mantê-lo atualizado e relevante para o público-alvo. Dessa forma, aumenta-se a probabilidade de manter a atenção dos visitantes na página e converter mais leads.

O SEO é uma estratégia fundamental e o trabalho contínuo pode gerar resultados significativos a longo prazo.

Conclusão

Em suma, como todas as empresas de sucessos, para alcançar as metas de marketing no escritório, é preciso adotar as estratégias de marketing.

No entanto, considerar as novas tendências e estratégias que estão surgindo para alcançar resultados significativos é fundamental. É necessário alinhar isso com o perfil do público-alvo e as particularidades do escritório.

Não se esqueça de definir bem seus objetivos principais e acompanhar sempre as mudanças no marketing. 

Se possível para seu escritório, conte com uma equipe especializada em marketing para oferecer suporte no processo e garantir que as metas estabelecidas sejam alcançadas com eficiência.

Dessa forma, ao seguir a dica apresentada neste artigo e investir em um planejamento promissor, o escritório poderá aumentar sua visibilidade no mercado, conquistar novos clientes e consolidar sua posição como referência em sua área de atuação.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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