automatização de petições

MODELO DE FACTORING

Quer descobrir como automatizar o preenchimento de todos os seus modelos de petição e otimizar o tempo de toda sua equipe? Clique aqui

 

MODELO DE FACTORING

Factoring

Pelo presente instrumento particular, as partes, de um lado (…), sociedade (…) com sede na rua (…), inscrita no CNPJ sob nº (…), neste ato representada por ….(nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF e endereço), ora denominada simplesmente FATURIZADOR, e de outro lado (…), sociedade com sede na rua (…), inscrita no CNPJ nº (…), neste ato representada por (…) (nome, nacionalidade, estado civil, profissão, identidade, CPF e endereço), doravante designada FATURIZADO, considerando que o FATURIZADOR, dedicando-se à prática de operações de faturização e a negócios pertinentes a faturamentos e a direitos creditórios de terceiros, pretende adquirir os créditos do Faturizado, prestando-lhe serviços de garantia, de gestão de crédito e de financiamento; e que o FATURIZADO, cuja atividade está relacionada à comercialização de produtos (…) (identificar os bens a serem comercializados), visa obter aqueles serviços do FATURIZADOR e ceder seus direitos creditórios, decorrentes de compra e venda a prazo ao FATURIZADOR, ajustam entre si o presente contrato, que se regerá pelas cláusulas seguintes:

1.O prazo do presente contrato será de (…) meses, a partir da Data de sua assinatura, podendo ser renovado, automaticamente, por igual período, exceto se qualquer um dos contraentes, com antecedência de (…) dias, antes do vencimento do contrato, apresentar por escrito uma notificação, desistindo da renovação.

2.Dever-se-ão interpretar do seguinte modo, neste contrato, os termos:

a)“devedor do crédito cedido” ou “cliente”, como qualquer pessoa física ou jurídica que venha a celebrar com o FATURIZADO contrato de compra e venda a crédito, originando dívida representada por conta, fatura ou título de crédito;

b)“conta”, como quaisquer quantias registradas na escrituração do FATURIZADO, correspondentes àquela compra e venda a prazo e devidas pelo cliente;

c)“crédito cedido”, como conta aprovada e adquirida pelo FATURIZADOR e devida pelo cliente.

3.O FATURIZADOR terá exclusivamente na aprovação e aquisição dos créditos do FATURIZADO, que, por sua vez, não poderá celebrar faturização com outra empresa.

8.O FATURIZADO, com a aprovação prévia do FATURIZADOR, cederá os créditos decorrentes de compra e venda a termo, celebrada com o cliente, desde que os comprove, devidamente, por contas, faturas ou títulos de crédito.

8.1. O FATURIZADOR deverá ter livre acesso aos livros e documentos do FATURIZADO, alusivos aos clientes, para verificar da conveniência, ou não, de sua aprovação total ou parcial.

8.2. Se o FATURIZADOR não aprovar o crédito, o FATURIZADO poderá solicitar-lhe sua cobrança, e o FATURIZADOR, que agirá na qualidade de mandatário, remeter-lhe-á a quantia recebida.

8.3. Se o FATURIZADOR aprovar as contas, elas deverão ser-lhe entregues mediante borderô, acompanhado de faturas, emitidas pelo FATURIZADO, dos documentos atinentes à compra e venda e dos títulos de créditos endossados pelo FATURIZADO em favor do FATURIZADOR.

5.Se o crédito for aprovado e cedido, o FATURIZADOR subrogar-se-á nos direitos creditórios do FATURIZADO, responsabilizando-se pela sua cobrança, assumindo os riscos daí decorrentes, sem, contudo, ter direito regressivo contra o FATURIZADO, que, por sua vez, terá responsabilidade pela existência do crédito cedido.

5.1. O FATURIZADOR isentar-se-á de responsabilidade por vícios, avarias, diferenças quantitativas ou qualitativas da mercadoria entregue pelo FATURIZADO ao cliente, ou, ainda, pelo fato de o cliente não ter aceito a mercadoria, ante a não-correspondência da fatura à venda efetiva e a existência de vício do crédito cedido. Mas se o FATURIZADOR não receber o crédito devido, dada a ocorrência desses casos, terá direito de regresso contra o FATURIZADO.

6.O FATURIZADOR poderá, ainda, instruir ou orientar o FATURIZADO não só na escolha dos clientes, mas também na solução de questões mercantis, tendo por escopo o êxito dos contratos de compra e venda efetivados entre o FATURIZADO e clientes.

7.O FATURIZADOR, pelos serviços de garantia, gestão de créditos e financiamento, terá direito a uma comissão de ….% (por extenso) do montante global dos créditos e aos juros de ….% (por extenso), calculados sobre os créditos liquidados, devidos ao tempo em que o FATURIZADOR os liquidar.

8.O FATURIZADOR liquidará, antes de seu vencimento, ao FATURIZADO, o valor do crédito, com dedução da comissão e dos juros e títulos de crédito.

9.O FATURIZADOR, ao cobrar os créditos vencidos, agirá em seu próprio nome e terá direito, para receber os créditos, de utilizar quaisquer medidas legais contra o cliente.

10. O cliente, por seu turno, deverá ser informado da cessão de crédito, por meio de notificação por escrito, feita pelo FATURIZADO dentro de (…) dias, contados da Data da entrega das contas ao FATURIZADOR, para que possa prevalecer o pagamento do crédito, ao tempo de seu vencimento, pelo cliente, diretamente ao FATURIZADOR. Se, porventura, o crédito materializar-se em título de crédito, bastará o simples endosso do FATURIZADO em favor do FATURIZADOR.

11. Se um dos contratantes violar qualquer cláusula contratual, o lesado poderá rescindi-lo, mediante notificação, concedendo um prazo de (…) dias, para sanar o dano, sob pena de rescisão contratual.

11.1. Se ocorrer concorData, insolvência ou liquidação do FATURIZADO, o FATURIZADOR poderá notificá-lo, rescindindo unilateralmente o presente contrato.

11.2. A rescisão acarretará a liquidação das operações iniciadas.

12. Competirá ao FATURIZADO a demonstração completa e pormenorizada das vendas realizadas a termo, desde que relativas ao presente contrato, apresentando, no prazo de (…) dias, contados a partir do último dia de cada trimestre, relatório escrito ao FATURIZADOR, especificando o preço e a quantidade dos produtos vendidos.

13. O FATURIZADOR poderá, mediante aviso prévio, inspecionar periodicamente os livros contábeis do FATURIZADO.

18. Os contratantes elegem o foro da cidade de (…) no Estado de (…) para dirimirem eventual questão ou litígio contratual, excluindo qualquer outro, por mais privilegiado que seja, respondendo o culpado por custas judiciais e honorários advocatícios.

E, assim, por estarem ajustadas, as partes assinam o presente contrato em (…) vias de igual teor, juntamente com duas testemunhas, que a tudo assistiram.

Local e Data

FATURIZADOR

FATURIZADO

TESTEMUNHAS (2)

Descubra como ampliar a sua carteira de clientes com MARKETING JURÍDICO DIGITAL e descubra todas as vantagens que o ESCRITÓRIO DIGITAL pode trazer para a sua advocacia garantindo a produtividade da sua equipe, melhorando os resultados e organização com o mais completo SOFTWARE JURÍDICO do mercado brasileiro.

Automatize a Produção de suas Petições - Torne sua Advocacia ainda mais inteligente

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.