automatização de petições

MODELO DE INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMODATO VITALÍCIO

Descubra como automatizar o preenchimento de todos os seus modelos de petição e otimizar o tempo de toda sua equipe.

 

MODELO DE INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMODATO VITALÍCIO

 

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMODATO VITALÍCIO

Por este instrumento particular, Sr. Fulano de Tal, profissão, residente na Rua Tal, Bairro Tal, CIDADE-UF portador do CPF nº 000000 e sua mulher Beltrana de Tal, profissão, residente na Rua Tal, Bairro Tal, CIDADE-UF portadora do CPF nº 000000, Sr. Ciclano de Tal, profissão, residente na Rua Tal, Bairro Tal, CIDADE-UF portador do CPF nº 000000 e sua mulher Fulana de Tal, profissão, residente na Rua Tal, Bairro Tal, CIDADE-UF portadora do CPF nº 000000, aqui designados COMODANTES, e Sr. Fulano de Tal, estado civil, profissão, residente na Rua Tal, Bairro Tal, CIDADE-UF portador do CPF nº 000000, doravante denominado simplesmente COMODATÁRIO, têm justo e acertado o presente Instrumento Particular de Comodato Vitalício, que se regerá pelas disposições do Código Civil e demais cláusulas abaixo, as quais as partes mutuamente se obrigam a cumprir:

CLÁUSULA PRIMEIRA – OBJETO

O presente contrato tem por objeto o imóvel constituído pela fração ideal do solo de TAL, fração essa correspondente ao apartamento residencial sob nº 000000, do 000º andar, e respectiva vaga para estacionamento de um automóvel na garagem do Edifício TAL, construído no referido terreno, devidamente descrito sob o nº 000000, do Livro TAL de Transcrição e Transmissões da 000ª Circunscrição do Registro de Imóveis da Comarca de CIDADE-UF

PARÁGRAFO PRIMEIRO

Os COMODANTES declaram neste ato serem Senhores e legítimos possuidores do bem objeto do presente contrato, o qual encontra-se livre e desembaraçado de todos e quaisquer ônus, inclusive responsabilidade por hipotecas, judiciais ou convencionais e mesmo de impostos em atraso.

PARÁGRAFO SEGUNDO

Os COMODANTES cedem em comodato o bem descrito no caput desta Cláusula e todos os seus acessórios em caráter vitalício ao COMODATÁRIO, unicamente para fins residenciais, de forma irretratável e irrevogável, obrigando-se por si, seus herdeiros e sucessores, a fazerem este contrato sempre bom, firme e valioso.

PARÁGRAFO TERCEIRO

O COMODATÁRIO não poderá destinar o imóvel a quaisquer outras finalidades, sob pena de rescisão do contrato.

CLÁUSULA SEGUNDA – DURAÇÃO

O presente contrato de comodato terá seu início na Data da assinatura da avença e término no dia do falecimento do COMODATÁRIO, Data em que o imóvel e seus acessórios passarão à posse direta dos COMODANTES.

CLÁUSULA TERCEIRA – RESPONSABILIDADES DOS COMODANTES

Os COMODANTES respondem por todos e quaisquer ônus existentes sobre o imóvel objeto deste contrato, pelos vícios incidentes sobre o mesmo, assim como diante da existência de ações pessoais ou reipersecutórias promovidas por terceiros que venham a discutir a posse ou propriedade do bem.

CLÁUSULA QUARTA – RESPONSABILIDADES DO COMODATÁRIO

O COMODATÁRIO, além de comprometer-se pela conservação e manutenção do imóvel objeto da avença e seus acessórios, efetuando por sua conta e responsabilidade todas as despesas que o seu uso exigir, não poderá transferir o presente contrato a terceiros e assumirá o pagamento dos impostos, taxas e demais encargos incidentes, ou que venham a incidir sobre o bem, salvo aqueles anteriores à celebração deste negócio, os quais serão de responsabilidade exclusiva dos COMODANTES.

CLÁUSULA QUINTA – RESCISÃO

No caso de rescisão do presente contrato, por qualquer causa que seja e em qualquer momento, fica certo que não cabe ao COMODATÁRIO qualquer direito à indenização ou retenção por benfeitorias.

CLÁUSULA SEXTA

Os COMODANTES reservam-se no direito de fiscalizar a utilização do imóvel a qualquer tempo, diretamente ou por intermédio de preposto.

CLÁUSULA SÉTIMA – FORO

As partes elegem o foro da Comarca de CIDADE-UF, para dirimir toda e qualquer controvérsia decorrente deste contrato, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E por estarem assim justos e contratados, assinam o presente instrumento em 08 (quatro) vias de igual teor na presença das testemunhas igualmente abaixo assinadas.

CIDADE, 00, MÊS, ANO.

NOME COMPLETO –

NOME COMPLETO –

ASSINATURAS

TESTEMUNHAS

Descubra como ampliar a sua carteira de clientes com MARKETING JURÍDICO DIGITAL e descubra todas as vantagens que o ESCRITÓRIO DIGITAL pode trazer para a sua advocacia garantindo a produtividade da sua equipe, melhorando os resultados e organização com o mais completo SOFTWARE JURÍDICO do mercado brasileiro.

Automatize a Produção de suas Petições - Torne sua Advocacia ainda mais inteligente

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.