Gestão na advocacia

Planejamento para o escritório de advocacia: 3 conselhos para colocar em prática

Muitas vezes associamos o planejamento somente ao período de final de ano com o objetivo de organizar as metas para o próximo ano.

Esse hábito é comum em várias empresas, incluindo escritórios de advocacia. Mas, o que é importante ressaltar é que não é necessário esperar o início de um novo período para fazer um planejamento para a sua companhia. 

Por isso, não importa em que momento você está lendo esse conteúdo: se você sentiu necessidade de iniciar ou reorganizar o planejamento da sua empresa, essa é a hora de colocar em prática o que está no papel.

Por isso, mais do que falar sobre a importância do planejamento para escritórios de advocacia, nós queremos te trazer 3 conselhos sobre como aplicar os objetivos colocados no plano em ação. 

O que é um planejamento e qual a sua importância?

Em uma empresa de advocacia um planejamento vai trazer um norte para que sócios e todas as pessoas integrantes da equipe entendam onde o escritório vai chegar e o plano de ação para isso acontecer. 

Para que isso aconteça é importante que o planejamento seja documentado e nele estejam escritas as metas mensuráveis. Por exemplo, se o objetivo é conquistar num período de 6 meses 20 novos clientes, é fundamental que todos os passos para que isso aconteça sejam escritos. 

Mas lembre-se que para chegar nesse número, todos os integrantes do escritório devem fazer uma análise criteriosa das metas e estabelecer marcos para as conquistas que estão sendo previstas.

De nada adianta listar a meta e não incluir todas as pessoas responsáveis pela realização daquele objetivo e, principalmente, determinar uma periodicidade para o acompanhamento. 

Se o prazo para alcançar os 20 novos clientes é de 6 meses, não é saudável esperar o 5° mês de execução do planejamento para realizar uma análise de como o plano está sendo trabalhado. 

Como planejar advocacia?

Para continuar compreendendo como fazer um planejamento estratégico para o seu escritório de advocacia, vamos te explicar uma das técnicas que podem ser aplicadas para esse momento tão importante da empresa. 

Planejamento

Assim sendo, talvez você já tenha ouvido sobre a análise SWOT, uma técnica que tem como objetivo levantar aspectos internos e externos da organização com foco em se inserir em um mercado, estabilizar-se no negócio e ainda destacar-se entre os concorrentes. A sigla quer dizer:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Vamos entender como analisar cada um desses 4 pontos?

Forças

Aqui você e a sua equipe devem listar quais as vantagens competitivas que o escritório possui, considerando o ambiente interno. Por exemplo: o escritório conta com profissionais de destaque em uma área específica do Direito. 

Fraquezas

Agora chegará a vez de encontrar os pontos fracos do escritório.

Lembrem-se que vocês precisam ser extremamente francos neste momento e avaliar com muita cautela quais os desafios que a empresa enfrenta e descrevê-los detalhadamente. É importante buscar o máximo de sinceridade nesse momento porque, ao reconhecer as fraquezas, sua equipe poderá enxergar como combater esses problemas e encontrar pontos de melhoria. 

Ademais, um exemplo aqui podem ser reclamações constantes recebidas pelo escritório no atendimento aos clientes. Talvez as pessoas estejam insatisfeitas com a forma como a comunicação com os clientes acontece e a demora no repasse de informações sobre os processos. 

Oportunidades

Esse é o momento de olhar para o mercado e enxergar as oportunidades que existem e ainda não foram exploradas pelo escritório.

Aqui é possível incluir a possibilidade de contratar uma nova ferramenta de tecnologia que vai ajudar na análise da operação ou considerar algum ramo de atuação que está em uma crescente na área do Direito e que ainda não é atendido pela empresa. Importante: nesse momento é fundamental ter atenção e não se perder em “tendências passageiras”. 

Ameaças

Aqui vale um cuidado redobrado ao preencher essa etapa da análise SWOT. Observe junto com seu time se há alguma crescente de escritórios concorrentes que podem se tornar uma ameaça ou alguma nova legislação que pode interferir no seu negócio caso você não esteja capacitado para isso.

Ao terminar a lista de todas as etapas da análise SWOT, basta cruzar os dados e iniciar o seu planejamento estratégico. Acredite! Esse é um primeiro passo importantíssimo para construir os objetivos e determinar as metas que deverão ser alcançadas pelo escritório. 

Quais são os objetivos de um planejamento?

Talvez depois do que explicamos acima sobre a importância do planejamento você esteja se perguntando como fazer o acompanhamento de todas essas etapas que citamos para alcançar os objetivos. 

A resposta é: com tecnologia! Ao contar com um software jurídico, desenvolvido com foco no mercado de escritórios de advocacia, acompanhar em tempo real como estão sendo trabalhados os objetivos da empresa fica muito mais fácil. 

Com a ADVBOX, por exemplo, todas as atividades do escritório podem ser distribuídas utilizando a metodologia inteligente de Taskscore.

Com esse formato, as equipes do escritório recebem as tarefas separadas e organizadas de acordo com uma pontuação e as entregas das tarefas ficam documentadas. O mesmo acontece com os relatórios de término das atividades que são visualizados de maneira ágil. 

Taskscore e a gestão por tarefas aumenta a produtividade no seu escritório

Dessa forma, toda a equipe de gestão consegue acompanhar o status de cada uma das demandas e enxergar se as entregas estão correspondendo às expectativas para o cumprimento do que foi planejado. 

Faça um teste de 7 dias gratuitos da ADBOX e entenda na prática como um software jurídico é decisivo para um planejamento de qualidade para a sua empresa.

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas