Foto de um bonequinho lego com semblante preocupado e usando roupas formais sentado em frente a uma escrivaninha com um computador.
Gestão na advocacia

Seu escritório de advocacia vai fechar no próximo ano?

Existe um burburinho pelo mundo judiciário de que um terço dos escritórios que existem no país fechem em no máximo dois anos. Depois de publicadas pesquisas da Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae de 2017, junto com algumas pesquisas do IBGE em relação as empresas existentes no Brasil, também se acredita que quase nada dura mais do que cinco anos no Brasil.

Dados preocupantes

Cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas já fecharam as portas. A constatação é da pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo IBGE. Do total de 733,6 mil empresas que nasceram em 2010, 277,2 mil (37,8% do total) sobreviveram até 2015.

Na advocacia, não distante da realidade de empresas, isso também vem acontecendo. É assustador, mas você precisa estar atento a isso.

Se você já tem visto muitos escritórios físicos fecharem e está preocupado se o seu está nesse caminho, essa publicação é para você.

Como identificar problemas?

Montamos um quiz com algumas perguntas. Responda com sinceridade:

1) Você recebe visitas de clientes todos os dias?
2) Você nota que a procura pelos seus serviços está aumentando com o passar do tempo?
3) As pessoas marcam com você e comparecem?
4) Os custos do escritório físico cabem no seu bolso?
5) Seus clientes vêm até você?

Se as suas respostas foram positivas, parabéns! Você não deve fechar e nem pertencer a essa estatística.

Se você respondeu o contrário, pode começar a se preocupar. É uma verdade que os custos de manter um escritório físico estão cada vez mais caros. Aliás, isso vem sendo debatido constantemente até por profissionais de outras áreas que também precisam ter um escritório.

Outra verdade inegável é que as pessoas estão cada vez com menos tempo. E no que isso exatamente influencia?

  • As pessoas marcam e não comparecem;
  • A entrega de documentos demora o triplo do tempo;
  • Os clientes não vem até você, mas você precisa encontrar maneiras de ir até eles.

Você notou o quanto é importante tomar decisões a partir de agora para que o próximo escritório a fechar não seja o seu?

Digital pode ser a solução

Uma das maneiras que vem ganhando adeptos é a conquista da clientela através do escritório digital. Transformar o seu escritório em digital pode aliviar muitas dores de cabeça. Isso porque você não precisará necessariamente ter um local físico. As pessoas tratarão com você, via de regra, através do computador ou smartphone.

Notório que isso facilita a vida das pessoas que não tem muito tempo, não é mesmo? É mais fácil escanear um documento e enviar pro seu advogado do que ir de fato em algum lugar.

Trabalho remoto e redução de despesas

Além do mais, você vai diminuir em até 90% as despesas sem um escritório físico. Aluguel, água, luz, funcionários, vale transporte e vale refeição podem ser transformadas em trabalho remoto.

Todo mundo sai ganhando. Até o planeta, já que menos gente precisando sair de sua casa evita a necessidade de uso de meios de transporte poluentes como os carros.

Internet como aliada

E você sabia que atrair a clientela pela internet é muito mais fácil do que sair correndo de porta em porta falando sobre seu trabalho? A internet está ao alcance das nossas mãos e tudo o que precisamos procuramos nela.

Você já deve ter se pego pesquisando o endereço ou telefone de algum mecânico por exemplo. Ou algum outro serviço que você precisou muito e não sabia para onde correr. Isso acontece quando alguém precisa de um serviço seu. As pessoas vão te procurar nas redes e você precisa estar lá.

Qualidade de vida

Transformar o seu escritório em um escritório digital ainda pode te trazer muitos benefícios pessoais, como a qualidade de vida com a otimização do tempo que você vai estar trabalhando.

Já pesou que sua insatisfação pode estar colocando tudo a perder? Coloque numa balança o que é importante pra você. Outro experimento interessante de fazer é colocar em um papel os pontos positivos e negativos que você está vivendo na sua profissão.

Se a maioria dos pontos negativos tem relação com as perguntas do quiz, você já sabe que atitude tomar ao final da leitura desse texto.

Todos os caminhos levam o direito a se reinventar e caber no novo mundo tecnológico. Faça parte dessa transformação e seja você também um profissional com escritório digital.

Fale conosco e saiba mais!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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