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Marketing Jurídico Digital

Como conseguir clientes com marketing jurídico de forma eficiente?

Um dos desafios dos escritórios de advocacia é aumentar e manter a cartela de contratos vigentes. O que muitos não percebem é que conseguir clientes com marketing jurídico pode ser uma saída importante para alcançar públicos que, talvez, não chegassem ao escritório.

O marketing jurídico, quando realizado de acordo com as regras e determinações da OAB, é essencial para que sejam descobertos novos públicos. E essas possibilidades aumentam quando sócios e gestores abrem-se para as possibilidades de um escritório digital. 

Aliás, transformar o escritório para um conceito 100% digital, implica em realizar todas as estratégias de marketing jurídico por meio das redes. Como consequência, toda a negociação e fechamento dos contratos também é feita online. 

No entanto, é importante destacar que também existe a possibilidade de um conceito de escritório online, que se beneficia do escritório digital. Porém, ainda há a possibilidade de contratação de forma pessoal, sem ser exclusiva pela internet. 

Esses dois pontos são importantes quando falamos da captação de novos clientes. Ao fazer marketing jurídico, o escritório abre-se para um novo universo de possíveis contratos. Não existem mais limitações geográficas para encontrar pessoas que possam precisar dos serviços do escritório. 

Aliás, é nesse ponto que entra em cena o marketing jurídico. O escritório pode escolher se posicionar como referência em determinada área ao fazer o planejamento de todas as ações que podem ser realizadas. 

Ou seja, pessoas de diferentes lugares do país – e até do mundo – vão encontrar o seu negócio e poderão fazer a contratação. Por essa razão, é importante que o escritório esteja preparado para atender de maneira digital.

Como conseguir clientes com marketing jurídico?

Agora que já falamos sobre a relevância de começar a planejar o posicionamento do escritório para alcançar novos contratos, chegou o momento de destacar na prática como conseguir clientes com marketing jurídico. 

Entre as estratégias mais conhecidas está o planejamento por meio de marketing de conteúdo. Ou seja, a produção de materiais – vídeos, áudios, textos – com o objetivo de posicionar o escritório. 

Ações de conteúdo permitem que os negócios na área do Direito ganhem relevância e sejam conhecidos pelo público. No entanto, para que isso aconteça, é importante que o time de advogados conte com uma equipe para auxiliar nessas produções. 

Publicar textos na internet pode parecer algo simples. Existem várias técnicas e ações que precisam ser realizadas para que o conteúdo ganhe importância.

Por exemplo, textos muito complexos ou com muitos termos da área do Direito podem ter a leitura dificultada. Por essa razão, os conteúdos devem ser amigáveis e próximos da realidade do leitor. Isso é feito para que sejam compreendidos.

O mesmo vale para áudios e vídeos. Se você deseja conseguir clientes com marketing jurídico, precisa lembrar de focar na acessibilidade destas produções. Deixe o “juridiquês” de lado!

Como conseguir clientes jurídicos?

Talvez você esteja se perguntando de que maneira os clientes vão chegar por meio da produção de conteúdos. A resposta para isso é: por meio da construção de relevância e da identidade do escritório.

Com o marketing de conteúdo jurídico é possível posicionar o escritório nos temas que mais são importantes para o negócio. Por exemplo, se você trabalha com Direito Empresarial, imagine quais os temas que são mais comuns aos clientes que procuram os serviços. 

A partir dessa listagem de temas é possível começar um plano de conteúdos que serão disponibilizados pelo escritório. 

Ao oferecer esses materiais com constância e qualidade, o escritório está investindo na educação desta base de futuros clientes. Por consequência, quando essas pessoas precisarem de serviços jurídicos, é possível que elas procurem o escritório como primeira opção. 

No entanto, lembre-se que a publicação destes materiais deve ser feita em uma rede própria. Ou seja, invista em um blog jurídico. 

O blog pode ser um dos espaços do seu site. É importante que esse espaço seja construído para que ele seja o ambiente centralizador das comunicações e estratégias de marketing digital. 

Isso porque as redes sociais podem ser importantes impulsionadoras dos seus conteúdos digitais. No entanto, elas devem ser vistas como espaços para divulgação e nunca para centralizar toda a produção.

Esse alerta é importante porque, se uma rede social deixa de existir ou perde a relevância, o seu conteúdo ainda estará publicado em um ambiente seguro, que pertença ao escritório. 

Mas afinal, como começar o blog jurídico e conseguir clientes?

Para que ele se torne relevante, é importante que seja considerado o público-alvo. Como mencionamos no decorrer do texto, é importante que a escrita seja fluida, sem exagero no uso de termos técnicos, e feita com constância. 

Ou seja, é necessário que exista uma programação mensal de conteúdos que estejam alinhados à estratégia do negócio. Todo esse planejamento deve ter como foco o público-alvo com o objetivo de conseguir clientes com marketing jurídico. 

No entanto, para ter certeza sobre qual o público potencial de tornar-se cliente do escritório, é importante que sejam analisados dados. 

Um software jurídico pode ser um importante aliado do time de marketing para alcançar esses dados. Vamos a alguns exemplos. Os clientes da ADVBOX conseguem informações como:

  • Média de idade dos clientes;
  • Região geográfica onde estão localizados;
  • Sexo;
  • Tipos de processos mais rentáveis. 

A partir de dados relevantes como esses é possível realizar um estudo de personas para o escritório. Essa análise elabora um “perfil ideal” de clientes com o objetivo de compreender quais conteúdos e formatos são mais adequados para essas pessoas. 

Sem esse tipo de dado, o time de marketing fica no escuro com relação à produção de conteúdos.  

Como fazer marketing digital jurídico?

Outro passo que pode ser dado para conseguir clientes com marketing jurídico é contar com uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) ou, em português, um suporte de gestão da relação com os clientes. 

Escritórios jurídicos que contam com um CRM têm um acompanhamento muito mais preciso, podendo mapear exatamente como acontece cada ponto de contato com os futuros clientes e também com as pessoas que já estão com contrato fechado. 

Esses dados são valiosíssimos para conseguir mais clientes com marketing jurídico. Afinal, a equipe responsável pela execução desse planejamento terá muito mais insumo para realizar produções ainda mais assertivas. 

Por exemplo, com o CRM é possível mapear quais os formatos de conteúdos mais vistos pelos contatos, quais as redes que eles mais acessam e que temas foram mais acessados. 

Unindo essas informações aos dados do Google Analytics (ferramenta gratuita do Google que pode ser colocada no blog com o objetivo de mapear estatísticas das visitas), forma-se a dupla perfeita para conseguir clientes com marketing jurídico. 

Além do mais, os próprios clientes que já estão com o escritório podem ser beneficiados pela estratégia de conteúdos publicados. 

Por exemplo, é possível criar uma newsletter para enviar aos clientes com informações segmentadas de acordo com macro-áreas de interesse dessas pessoas. Da mesma forma, aqueles que ainda não são clientes, podem receber outros conteúdos que tenham o objetivo de trazê-los para a carteira. 

Ou seja, ações bem desenhadas de marketing jurídico vão fazer com que o escritório e os profissionais possam:

  • Garantir autoridade no mercado;
  • Fidelizar os clientes atuais;
  • Aumentar a visibilidade do escritório.

O que não pode no marketing jurídico?

Por muito tempo, conseguir clientes com marketing jurídico era considerado um tema complexo, quase um tabu entre advogados. 

Isso acontecia por causa das restrições impostas pela OAB para evitar a mercantilização da profissão. Existem regras que devem ser seguidas para que o escritório e os profissionais não sejam penalizados. 

Por essa razão, é essencial que o escritório contrate profissionais de marketing que saibam como lidar com a produção de conteúdo e entendam exatamente quais são as exigências da Ordem. 

Um exemplo é o uso de CTAs (Calls To Action) ou, em português, chamadas para ação. Você provavelmente já foi impactado por uma CTA em algum conteúdo. Basicamente, tratam-se de botões colocados no meio de sites ou de textos com o foco de converter o contato. 

“Faça sua reserva”, “Agende um horário”, “Compre agora”. Citamos três exemplos de CTAs utilizadas no marketing digital. No entanto, em blogs, sites e divulgação de conteúdos jurídicos, lembre-se de utilizadas com cautela e não de forma tão direta. 

O direcionamento de uma CTA para ações de marketing jurídico deve levar para que a pessoa busque mais informações. O foco, mais uma vez, está na educação do público. 

“Acesse o conteúdo”, “Receba mais conteúdos na nossa newsletter”, “Aprenda mais sobre Direito Empresarial”. Esses são modelos de CTAs que podem ser utilizadas em blogs e outras fontes de divulgação de marketing digital para escritórios. 

Além do exemplo das CTAs, negócios jurídicos também ficam impedidos de divulgar questões referentes a honorários ou parcelamento do pagamento dos serviços, assim como oferecer consultas gratuitas ou anunciar em catálogos. 

Use a tecnologia para conseguir clientes com marketing jurídico

Escritórios de advocacia que contam com softwares jurídicos saem na frente quando o assunto é a organização de conteúdos e estratégias para conseguir clientes com marketing jurídico. 

Aliás, quando todas as informações sobre o que acontece no escritório estão disponíveis em um único ambiente torna-se muito mais efetiva essa organização e planejamento do time de marketing. Por exemplo:

  • Dados gerais a respeito dos clientes;
  • Os temas mais consumidos pelo público;
  • Os tipos de processos mais rentáveis;
  • Regiões não atendidas pelo escritório até o momento.

Tudo isso se torna insumo de relevância para estabelecer critérios do time de marketing jurídico. 

A ADVBOX está pronta para ajudar a sua equipe a conseguir clientes com marketing jurídico. Conheça nossas opções de planos e faça um teste gratuito durante 7 dias para entender como a ferramenta funciona na prática. 

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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