Estrutura de escritório de advocacia: como conectar autogestão e eficiência
Gestão na advocacia

Empreendedorismo e tecnologia na gestão de serviços jurídicos

Obter resultados positivos é a meta de qualquer escritório de advocacia. Contudo, para que isso se concretize, a visão empreendedora dos profissionais da área aliada ao uso da tecnologia em gestão de serviços jurídicos é essencial.

Isso porque com estratégias bem alinhadas, a análise de dados para gestão do negócio será mais consistente. 

Dessa forma, considerando a relação entre o direito e tecnologia, é importante também avaliar todas as opções de plataforma para advocacia.

Assim, é possível avaliar qual se encaixa melhor em cada tipo de escritório para garantir um trabalho eficiente, bem como auxiliar na prospecção de novos clientes.

Pensando nisso, separamos alguns conceitos de empreendedorismo e dicas de marketing e negociação para a gestão da qualidade e produtividade do serviço jurídico.

Confira!

O que é empreendedorismo jurídico?

Começar a empreender como advogado é uma decisão que traz consigo diversos obstáculos e também muitas dúvidas.

Afinal, a maioria dos profissionais que chegam a esse mercado têm bons conhecimentos técnicos de serviço jurídico. Contudo, muitos não sabem como gerenciar seus negócios, sejam eles um escritório boutique ou um escritório de advocacia contencioso de massa. 

Assim, se você é advogado e decidiu empreender nesta área, saiba que é importante primeiro aprender qual o conceito de empreendedorismo jurídico.

Analisando a realidade do mercado e estudar quais as melhores ferramentas para o marketing digital do seu escritório é muito importante. 

O empreendedorismo jurídico nada mais é que uma forma de planejar a gestão de um escritório de advocacia e colocá-la em prática.

Entretanto, para que funcione é preciso considerar diversos fatores:

  • Orçamento para o setor financeiro do modelo de negócio;
  • Investimento em ferramentas para o marketing digital;
  • Acompanhamento de produtividade;
  • como fazer prospecção de novos clientes.

1. Conceito de gestão de serviços na advocacia

Frequentemente, advogados lidam com os mais variados tipos de atendimento ao cliente.

Dessa maneira, é a partir disso que definem sua tabela de honorários, visando impulsionar seus escritórios e construir um relacionamento de confiança com o público-alvo. 

E é exatamente por isso que todo escritório que se preze precisa fazer a gestão de serviços jurídicos.

Ou seja, é preciso manter a eficiência no trabalho medindo a produtividade da equipe em busca de uma excelência no atendimento ao cliente. Essa gestão de qualidade e produtividade é o que também vai fazer o escritório crescer.

O maior desafio em manter essa gestão eficiente é o advogado adaptar-se ao avanço das tecnologias no universo jurídico.

Essa tarefa demanda uma nova mentalidade desses profissionais na hora de utilizar essas ferramentas de forma analítica, considerando interações multidisciplinares no trabalho.

2. Marketing digital na advocacia

Mais do que seguir o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que constrói a reputação de um escritório de advocacia é a forma como este se ajusta à modernidade e às inovações tecnológicas que surgem o tempo todo. 

Afinal, é inegável que o surgimento de softwares e aplicativos facilitou o trabalho referente às demandas jurídicas.

Além disso, também estreitou a relação entre o Direito e a tecnologia, colocando à disposição de advogados diferentes tipos de sistema para escritórios que buscam gerenciar o tempo de forma produtiva dentro dos prazos dos processos jurídicos.

Como abrir e acompanhar processos, manter prazos em dia e desenvolver proposta de honorários advocatícios acaba sobrecarregando a rotina de advogados, muitas vezes esses profissionais não têm tempo para entender as transformações digitais. 

Foi pensando nessa falta de tempo de quem atua na área jurídica, que a ADVBOX separou uma lista com os principais critérios que os advogados devem considerar na hora de avaliar qual o melhor software jurídico para o seu tipo de escritório. 

Vale ressaltar que a tecnologia vem revolucionando a advocacia há alguns anos, seja otimizando o atendimento ao cliente, seja colocando em prática a controladoria digital 4.0, essencial para o bom funcionamento de qualquer escritório.

3. Prospecção de clientes no setor jurídico

Ter um diferencial no mundo dos negócios é uma característica essencial para aqueles que querem se destacar.

Assim, com o setor jurídico não é diferente. A advocacia baseada em dados trouxe inúmeros benefícios e possibilidades para escritórios que querem obter melhores resultados.

É a partir do processo de análise de dados que advogados conseguem cruzar informações sobre a atuação de seus escritórios, o que permite a definição de estratégias que visem a redução de falhas e leitura de tendências para o futuro do setor jurídico. 

4. Business Intelligence

A complexidade de integrar o Business Intelligence à gestão de negócios jurídicos vai depender muito da estrutura do escritório e da quantidade e variedade de informações que precisam ser monitoradas e coletadas a respeito das atividades da organização. 

Ainda assim, apesar de ser visto por muitos como um desafio, essa técnica se mostra benéfica para a tomada de decisões em diversos setores.

Assim, investir em novas tecnologias como esta é uma alterativa interessante para mensurar escolhas mais assertivas em ações de escritórios e aumentar a base clientes.

5. Tecnologia, empreendedorismo e a advocacia do futuro

É fato que os advogados precisam acompanhar as transformações tecnológicas e aprender mais sobre esse mundo empreendedor de novas práticas em serviços jurídicos.

Neste sentido, certamente os profissionais que se destacarão no futuro serão aqueles que desde já estão aplicando estratégias digitais em suas rotinas. 

O uso de softwares, as técnicas de Business Intelligence e as diferentes formas de empreender são apenas algumas das orientações para desenvolver e inovar a chamada gestão de serviços jurídicos e garantir uma produtividade total no setor.

Em síntese, o mais importante é que os advogados entendam que não basta se atualizar apenas no ramo jurídico.

Afinal, no cenário atual, utilizar a internet e suas principais plataformas de comunicação também é fundamental para quem deseja ter um escritório promissor.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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