Muitos advogados que estão começando a sua carreira têm dificuldades com relação à definição da área em que vão atuar. Entretanto, é natural que o caminho para uma advocacia especializada seja escolhido.
Quando falamos no conceito de advocacia especializada, pensamos em profissionais que estão muito mais conectados a uma das especialidades do Direito.
Na prática, isso torna o seu escritório muito mais confiável. Além disso, os clientes que buscarem seus serviços já terão muito mais clareza sobre quais são as suas entregas.
Neste artigo vamos abordar como posicionar-se no mercado como uma advocacia especializada. Continue a leitura!
O que significa advocacia especializada?
Em uma advocacia especializada, o profissional determina uma área em que vai atuar com mais destaque. Dessa forma, deixará claro para os clientes qual seu posicionamento perante ao mercado de atuação.
Atualmente, ao observar o trabalho de advogados que atuam sem escolher uma área, percebe-se o quanto essa falta de foco pode ser prejudicial em um contexto muito mais amplo.
Sem uma área de atuação definida, os advogados que estão no atendimento dos processos podem ficar sobrecarregados e terem dificuldades em resolver as questões relacionadas ao processo.
Imagine um cenário em que não há uma escolha e os clientes chegam com casos muito diferentes. Os advogados sem tanta experiência podem ter dificuldades para atuar nas situações que surgirem.
Com isso, o profissional que está há mais tempo no escritório acaba recebendo muito mais demandas. Isso reflete em um excesso de trabalho e frustração para o time.
E, além dos reflexos internos, é muito provável que o cliente também perceba essa dificuldade no atendimento.
Comunicação difícil, prazos apertados e falta de alinhamentos podem ser corriqueiros em um escritório que não opta por atuar a partir de uma visão de advocacia especializada.
Quais as especialidades na advocacia?
Agora que já falamos sobre os problemas que podem acontecer quando não há um foco no trabalho do escritório de advocacia, chegou o momento de detalhar mais sobre o que é a advocacia especializada.
Quando o seu escritório opta por uma advocacia especializada, isso não quer dizer que você atuará de forma única. Significa que há um aprofundamento em uma área para uma atendimento global das necessidades do seu cliente.
Tem sido cada dia mais comum ouvir o conceito de “hiperespecialização” na advocacia. E, na prática, essa visão de negócio determina que o escritório encontre uma área de atuação e siga com ela com o foco de atender um perfil de cliente.
Na hiperespecialização há um aprofundamento técnico sobre quem são as pessoas que procuram o escritório de advocacia.
Ou seja, a advocacia especializada, mas com um olhar muito mais global sobre as necessidades que o cliente tem.
Combinando outros elementos, que podem ir desde a região geográfica até regimes de contratação e tributação, o seu escritório mostra um diferencial no atendimento, aumentando as chances de satisfação e excelência para quem contrata os serviços.
Como definir as áreas?
Talvez agora que você entenda um pouco mais sobre as vantagens de uma advocacia especializada, tenha surgido a dúvida sobre como definir por uma área que seja mais rentável para o seu escritório.
E mesmo que você já esteja atuando no mercado, é sempre possível fazer mudanças na rota e alterar o planejamento e objetivos do negócio como um todo.
Nesse sentido, a recomendação é conhecer muito bem o potencial de atuação do seu escritório. E essa visão precisa ser completa para que o plano seja executado da melhor forma possível.
E, para tomar decisões assertivas, dados são essenciais. Ter informações sobre o seu negócio, quais os principais clientes e onde estão os gargalos que mais afetam o seu atendimento, é o primeiro passo.
É por isso que, a recomendação é contar com um software jurídico desde o início do seu trabalho na advocacia.
Com o uso de uma ferramenta desenvolvida com exclusividade para o universo jurídico, você ganha em agilidade e confiabilidade das informações.
Dessa maneira, fica muito mais simples enxergar se já existe algum ramo que o seu escritório mais atua para definir por uma advocacia especializada.
Com os dados sobre quais clientes mais rentáveis, quais as ações que o escritório é procurado com mais volume e o tempo que os profissionais levam para atender cada cliente torna-se muito mais assertivo tomar decisões.
Qual a melhor área da advocacia?
É por isso que definir pelo caminho da advocacia especializada exige estudo e muita informação para tomar as decisões.
De forma prática, se você conta com recursos do Business Intelligence (ou inteligência de negócios), o seu escritório recebe dados muito precisos que vão auxiliar nas definições sobre o caminho do negócio.
As ferramentas de business intelligence fazem o cruzamento de dados que mostram um cenário e as respostas sobre qualquer situação que o escritório precise definir.
Inclusive, para a definição de qual caminho seguir ao optar por uma advocacia especializada.
Com as informações compiladas e organizadas em um painel de business intelligence, você tem uma visualização confiável sobre o perfil de personas que mais são atendidas pelo escritório.
A partir do recorte de personas, por exemplo, é possível determinar quais os clientes que mais procuram, quais os mais rentáveis e elaborar o perfil de cliente ideal para o escritório.
Com esses dados em mãos, você transforma os números em informações que serão interpretadas e usadas como respostas para muitas das perguntas que a gestão do escritório pode estar fazendo para definir qual caminho seguir na advocacia especializada.
Como utilizar o BI da melhor forma?
A quantidade de informações que circulam em um escritório de advocacia todos os meses é enorme. Por isso que uma ferramenta de business intelligence é tão importante.
A partir da ferramenta você terá muito mais organização para toda a gestão do negócio. Inclusive nos momentos de tomada de decisão sobre novos rumos, como por exemplo, na definição sobre qual área de advocacia especializada deve-se seguir.
É importante ressaltar que, sem o suporte da tecnologia para fazer o cruzamento dos dados fica muito mais difícil ter uma interpretação segura sobre o que está acontecendo no escritório.
Isso porque um software jurídico concentra todos os dados em um único local de maneira segura.
Ao tentar fazer essa análise de forma manual, as chances de acontecerem erros são muito grandes. Principalmente quando pensamos no volume e na sensibilidade dos dados que um escritório está exposto.
Um recorte errado pode levar o seu escritório a um problema de interpretação e, como consequência, à tomada de decisão equivocada.
É por isso que um software é tão importante nesse contexto. A inteligência artificial da ferramenta faz todo o trabalho de cruzamento de dados e entrega para a sua equipe de estratégia tudo pronto.
Dessa maneira, o time que está responsável pelas análises e novos rumos do escritório de advocacia só precisa interpretar as informações e definir o planejamento.
É por isso que, para uma advocacia especializada, contar com recursos de business intelligence é fundamental para:
- Tomar boas decisões sobre o negócio;
- Organizar os dados importantes do escritório;
- Otimizar e melhorar aspectos da empresa;
- Pensar e elaborar estratégias para a companhia;
- Realizar a gestão da organização, etc.
Isso tudo sem contar o tempo que a sua equipe economiza ao receber os dados prontos para a análise.
Tudo isso ainda fortalece o seu escritório perante à concorrência. Afinal, o seu negócio estará muito mais preparado para atender às necessidades do mercado.
Deixando de lado o “achismo” para as tomadas de decisão, o seu escritório ganha em recursos de análise e planejamento.
Por isso, se você está em um momento de definir por um caminho de advocacia especializada e quer entregar diferencial para os seus clientes, dê um primeiro passo escolhendo a tecnologia.
A ADVBOX pode ajudar o seu escritório a ter muito mais assertividade no atendimento com os clientes e posicionamento estratégico no mercado.
Com o nosso software, pensado de maneira exclusiva para o setor jurídico, você otimiza tempo, garante que todas as informações do escritório estejam reunidas em um único ambiente e, ainda, torna seus processos muito mais eficientes.
E, como resultado, com os dados de qualidade, toma decisões que serão estratégicas para a sua advocacia especializada.
É por isso que um escritório de advocacia não pode deixar de lado a implementação de recursos como as ferramentas de business intelligence. Somente com esses recursos que o seu negócio se tornará muito mais forte e consolidado no mercado.
Teste agora mesmo, durante 7 dias gratuitos, as possibilidades que a ADVBOX oferece para escritórios de advocacia. Não perca mais tempo!