O mundo digital transforma diariamente todas as áreas de atuação profissional do homem, inclusive a advocacia. Surgem constantemente novos campos de atuação, ferramentas que facilitam a rotina e, principalmente, novas legislações. Tudo isso permite advogar no digital.
Segundo o Estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal, estamos próximos de 5 bilhões de usuários ativos na internet. Em outras palavras, isso representa quase 63% da população do mundo.
Já no Brasil, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a internet foi acessada por 81% da população em 2021. Em resumo, é inimaginável pensar no advogado fora dessa nova realidade.
Essa necessidade de advogar digital também é um desafio para os profissionais em atividade. Isso porque esse universo está em constante progresso e exige atualização e estudo diário. Ao longo deste artigo, vamos explorar a importância da advocacia digital e os seus principais desafios.
O que é a advocacia digital?
A advocacia digital é, basicamente, a atuação do profissional em Direito no ambiente digital. Esse campo torna o trabalho do advogado mais eficiente devido a facilidade de automação de vários processos diários, possibilitando facilitar a tomada de decisão e adquirir novos clientes.
Além disso, a advocacia digital engloba novas tecnologias jurídicas, ferramentas e estratégias digitais, como também novas leis que mapeiam o comportamento das pessoas na Internet.
Mas entre saber que a advocacia digital existe, e conseguir colocá-la em prática existe uma distância enorme. Dito isso, como advogar digital?
Como advogar no digital?
Quando falamos de advogar no digital, podemos ter a falsa impressão de que isso é fácil e intuitivo, mas não se engane. A tecnologia traz inovações a todo momento, exigindo de profissionais novatos e experientes uma constante atualização e, sobretudo, adaptação.
Somado a isso, o mercado do Direito é muito competitivo, exigindo que os profissionais que querem obter sucesso nesse campo de trabalho identifiquem as oportunidades para se diferenciar da massa e dos concorrentes. É um desafio e tanto, não é mesmo?
Tudo isso exige que o advogado que deseja advogar digital, esteja sempre alerta para as novas tendências da tecnologia. Acima de tudo, ele precisa saber usar essas novas ferramentas no Direito, uma vez que sem a habilidade de usá-las, elas não funcionarão para o objetivo final.
Em resumo, para advogar digital é necessário prestar atenção nos:
- Novos conceitos;
- Novas estratégias;
- Novas ferramentas.
Tudo isso irá permitir mais produtividade e competitividade ao profissional e ao seu respectivo escritório.
Esses conceitos, estratégias e ferramentas automatizam funções e possibilitam decisões baseadas em métricas mais assertivas. Tudo isso levará ao crescimento do advogado e do escritório, que consequentemente irá se destacar no mercado de advocacia digital.
Inclusive, advogados autônomos que, talvez, ainda estejam no começo da sua carreira também podem se aproveitar da advocacia digital e usufruir de todos os seus benefícios.
O que é uma gestão de tarefas?
Neste ponto do artigo, é importante trazermos um exemplo prático de ferramenta que inova no conceito e estratégia para facilitar o trabalho de advogar digital e pode dar um upgrade no profissional desse campo de atuação.
Uma metodologia que permite a otimização de tarefas em um escritório de advocacia é o Sistema Taskscore, também conhecido como Gestão por Tarefas. Ela pontua os três pontos necessários para advogar no mundo digital, trazendo um novo conceito, estratégia e ferramenta para auxiliar no dia a dia.
O sistema Taskscore, basicamente um pontuador de tarefas, permite visualizar com clareza o aumento na produtividade geral do escritório, apresentando ao gestor e todos os membros da equipe jurídica um resultado em tempo real sobre as tarefas desenvolvidas por todos.
O sistema mostra qual a meta de produtividade que o escritório espera do colaborador e o que ele produziu através de uma pontuação.
Essa é dada previamente a cada tarefa, de 0 a 200 pontos, considerando uma pontuação maior para tarefas mais complexas e uma menor para tarefas simples e rápidas.
A consequência da adoção integral deste sistema em substituição do controle de horários de entrada e saída dos funcionários e colaboradores é excelente.
Quais os principais desafios das relações jurídicas na era digital?
Já está claro a importância do advogar digital, mas em nenhum momento falamos que não existem desafios nesse campo de atuação. E para conseguir superá-los, é necessário estar aberto ao aprendizado de coisas novas para alcançar a adaptação necessária.
Dito isso, os principais desafios são os apresentados a seguir!
1. Atualização constante
O que você aprendeu ao longo do tempo sobre técnicas e gestão pode estar defasado. Pior ainda, o que foi aprendido mês passado já pode estar ultrapassado e você nem percebeu. Dito isso, o primeiro desafio é a atualização constante do advogado.
Isso é importante porque existem várias pesquisas que mostram que os advogados do Brasil são os mais resistentes a mudanças. Consequentemente, eles têm dificuldade de se adaptar ao universo digital.
Em contraste, tudo aponta que aqueles que conseguem se adaptar são os que mais conseguem obter sucesso. Isso só mostra que aqueles profissionais que ainda resistem ao digital, precisam superar essa barreira para se posicionar da melhor forma no mercado.
Um bom exemplo aqui é pensar que muitos consumidores desejam acessar o serviço online, e isso exige que o profissional esteja pronto para entregar essa demanda.
2. Boa comunicação
O universo digital está ligado 24 horas por dia, e sua base é a comunicação. Isso exige que o profissional que seja advogar no digital consiga ter a perícia em se conectar com a outra parte. Isso exige uma boa comunicação.
Milhões de pessoas procuram esse tipo de serviço na internet. Consequentemente, é imprescindível dominar a arte de se conectar com o cliente. Quem não tenta se superar nesse ponto, acaba perdendo clientes para outros escritórios mais preparados nesse campo.
Essa comunicação acontece, muitas vezes, nas próprias redes sociais. Aqui só é necessário tomar muito cuidado para não violar o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, nem cometendo condutas antiéticas no geral. Isso pode custar uma carreira inteira.
Acima de tudo, até no perfil pessoal do profissional é preciso prezar por uma comunicação clara e assertiva, fugindo completamente de um erro que possa manchar a imagem digital e profissional do advogado.
3. Destaque
Por último, como se destacar na advocacia digital, uma vez que a internet está cheia de concorrentes? O Brasil tem atualmente 1,3 milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. A saber, esse número representa um advogado para cada 164 brasileiros.
Ou seja, isso traz uma competitividade enorme, exigindo que o profissional deixe bem pontuado qual é o seu diferencial ou a unicidade do seu serviço. Quem tem dificuldade de mostrar esse diferencial, tem problemas na hora de encontrar clientes e conseguir atuar.
Em resumo, faça um investimento pesado na sua diferenciação com relação aos outros profissionais.
4. Superando os desafios de advogar digital
Colocamos três desafios para o advogado que deseja dominar o campo digital, mas o objetivo não é te desmotivar, e sim expor os pontos que você precisa trabalhar para obter sucesso.
O primeiro passo para superar esses desafios, é encarar com verdade o trabalho que você está desempenhando. Comece a analisar como está o seu desempenho nesse campo de atuação.
Você está estudando e se atualizando constantemente? A sua comunicação na internet é clara e assertiva? Você consegue se destacar dos demais? Se a resposta é sim, parabéns, continue nesse caminho e tente melhorar ainda mais.
Contudo, caso a resposta seja negativa, está na hora de mudar.
Se esforce para colocar todas essas dicas em prática. Além disso, o uso de softwares jurídicos podem auxiliar demais a lidar com todas as questões mencionadas até o momento.
Conclusão
Advogar no digital é uma realidade exigida em um lugar onde mais da metade da população mundial está ativa na internet. Isso exige que o profissional também procure seus clientes online, como também use ferramentas tecnológicas que permitam maior eficiência na rotina.
Para lidar com isso, o profissional precisa estar atento aos novos conceitos, estratégias e ferramentas tecnológicas do mercado. Contar com ajuda da própria tecnologia nesse momento pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.
Também precisa estar ciente dos desafios a serem superados, como sempre se atualizar, manter uma boa comunicação e buscar o destaque frente aos concorrentes no campo digital.
Advogar digital exige muita dedicação, mas o resultado será o mais satisfatório possível!
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