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Adwords para advogados: otimize a prospecção de cliente

Atualmente já não é possível contar apenas com a sorte para conseguir novos clientes. Ou seja, é necessário ter uma estratégia de marketing para poder se manter no mercado de trabalho e conseguir prosseguir.

E na era da internet é onde encontramos as melhores oportunidades para promover  qualquer tipo de negócio, especialmente se for uma advogado. Adwords para advogados é uma ótima maneira de conseguir mais clientes.

O Adwords para advogados é uma estratégia de marketing jurídico que oferece benefícios para os profissionais de advocacia.

Uma das principais vantagens que se destacará nesse post é como o Adwords facilita a chance do seu site de ficar em primeiro lugar nas pesquisas do Google.

Afinal, quando se pesquisa algo no Google, o que irá chamar atenção, na maioria das vezes, serão os primeiros colocados.

Um detalhe que merece se compartilhar é o fato de que desde de 2018 o Adwords passou a se chamar Google Ads, porém, ainda pode se utilizar o nome Adwords para Advogados.

Outro ponto a se destacar é que o Adwords para advogados traz mais visibilidade para o seu escritório. Ou seja, é uma estratégia de marketing jurídico para advogados que nunca sairá de moda.

Com isso em mente, iremos falar um pouco mais sobre Adwords para advogados e como é uma ferramenta essencial para o seu marketing jurídico.

Além disso, traremos dicas sobre como utilizar o Adwords para conquistar as suas metas o mais rápido possível

Como usar Google Ads para advogados?

Antes de aprofundar no tema, é importante que se explique exatamente o que é Adwords para advogados.

Em termos simples, essa é uma plataforma disponibilizada pelo Google que permite criar anúncios sobre o seu negócio nos seguintes canais de comunicação:

  • Youtube;
  • Gmail;
  • Playstore;
  • Redes de Display;
  • Google Shopping;
  • Rede de pesquisa.

O Adwords para advogados funciona da seguinte forma: coloca-se crédito na plataforma Google, logo em seguida, se disponibilizará palavras-chave que permitem que se crie campanhas segmentadas para que, assim, se atraia mais clientes ou espalhe mais conhecimento.

Lembrando que há palavras positivas e negativas, ou seja, faça uma pesquisa das palavras que deseja associar com a sua marca e as que não são necessárias.

Como se disse dito acima, o Adwords para advogados requer uma estratégia, além de comunicação com o seu mercado e público alvo. Uma boa comunicação com os seus leitores ajuda na captação de clientes.

Por isso é bom que se ressalte que o Adwords para advogados não é para se usar levianamente. É necessário que se tenha uma estratégia de marketing jurídico para que assim as suas palavras chaves ofereçam mais chances de sucesso.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

É permitido fazer anúncio patrocinado de seu escritório de advocacia?

Muitas profissões seguem regras e códigos de acordo com as respectivas áreas de trabalho e não é diferente com a carreira de advocacia.

Muitos advogados acreditam que usar o Adwords para advogados não é permitido, porém, não é apenas possível, como está de acordo com as normas da OAB.

A OAB não permite que se venda os serviços como se fossem produtos, pois um serviço de advocacia não é a mesma coisa que uma loja oferecendo uma promoção de sabonete. No entanto, é aceitável criar posts informativos sobre a área em que o advogado atua.

E para auxiliar a vida dos advogados nesse quesito, foi criado o provimento 205/2021 que concede o uso do marketing jurídico. Contudo, estabeleceram-se alguns limites que devem ser respeitados:

  • Não se pode criar conteúdos que provoquem a mercantilização do exercício da profissão de advogados;
  • Não se pode criar chamadas de ação apelativas;
  • Não se pode fazer captação de novos clientes de forma explícita;
  • Não se pode oferecer serviços que não estejam na sua área de profissão.

Como fazer Tráfego pago para advogados?

Não há mistério para usar o Adwords para advogados. Em primeiro lugar, é preciso criar um anúncio na plataforma e, assim, começar a fazer a divulgação. Os anúncios podem  ser vídeos, fotos, textos ou uma mistura dos 3.

Pode-se dividir o Adwords para advogados da seguinte maneira:

  • Os donos de sites parceiros disponibilizam os seus espaços para anúncios e controlam o que pode se exibir nos sites;
  • Os anúncios que possuírem os maiores lances terão maiores chances de serem exibidos no site. Para isso, se realiza um leilão em tempo real e os anúncios com maior receita são os vencedores;
  • Os donos do site recebem o pagamento. Ele se faz através do Google e não é necessário que o advogado entre em contato direto com o dono do website.

Porque um advogado precisa de tráfego?

Como falamos acima, o Adwords para advogados é uma ferramenta do Google, além de ser uma das opções mais rentáveis para o Marketing jurídico. Acompanhe a seguir algumas outras vantagens:

  • Cerca de 97% da receita do Google vem exclusivamente pelo Google Ads;
  • É possível criar leads em grandes quantidades com o Google Ads;
  • O SEO, embora útil, perde espaço para o Google Ads;
  • 65% dos usuários que veem os anúncios estão dispostos a comprar os serviços ou produtos oferecidos;
  • 80% das compras de um certo tipo de serviço ou produto acontecem pelo Google.

Além isso, é possível que se meça o nível de sucesso da sua campanha, pois o Google disponibiliza métricas para se estudar o que está dando certo e o que precisa de melhoria.

Como fazer marketing digital na advocacia?

Como mencionamos antes, é vital que conheça o seu público alvo para assim utilizar o Adwords para advogados e montar uma estratégia de marketing jurídico.

Com certeza você não será o único advogado nesse país, por isso, é necessário saber como se destacar e se comunicar com os seus possíveis clientes.

Faça um bom alinhamento, ou seja, se você é um advogado não faz sentido se alinhar com sites de beleza ou entretenimento.

Ou seja, não adianta pensar que se um site tem mais seguidores e engajamento será perfeito para o seu anúncio. O seu anúncio e o site precisam estar em harmonia em relação a mensagem ou então irá confundir os seus leitores.

Faça um estudo da palavra chave. Para utilizar Adwords para advogados é preciso saber qual palavra chave utilizar, pois palavras como “advogado” ou “escritório” pois são muito genéricas e podem acabar fazendo com que você perca dinheiro sem necessidade.

Negative palavras chaves, basicamente são palavras que você não quer que sejam associadas ao seu anúncio porque podem prejudicar a sua estratégia.

E segmente a sua campanha, ou seja, pense nas informações que você possui do seu público alvo. Onde moram? Quanto ganham? O que precisam? E uma vez que tenha as respostas para essas perguntas o seu anúncio terá mais chances de ser um grande sucesso.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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