Instagram na advocacia: veja como atrair clientes nessa rede!
Marketing Jurídico Digital

Como ganhar clientes pelo Instagram: 8 dicas para advogados e escritórios de advocacia

O Instagram emergiu como uma plataforma de marketing formidável para advogados e escritórios de advocacia, e é por isso que cada vez mais profissionais jurídicos buscam saber como ganhar clientes pelo Instagram.

E nesse ponto você deve estar se perguntando: “Mas o “Insta” não é uma rede social, não? Como assim ‘plataforma de marketing digital’?”

A resposta é que, exatamente por ser uma rede social, esse espaço é uma das mais incríveis plataformas de propaganda de toda a internet na atualidade.

Neste artigo, exploraremos o poder dessa rede social e compartilharemos dicas valiosas sobre como ganhar clientes pelo Instagram. 

Desde já, tenha em mente que a presença online tornou-se essencial para os advogados, e nossa abordagem se concentra em estratégias eficazes para atrair um público qualificado para esses profissionais. Continue lendo!

O que colocar no perfil do Instagram advogado?

No Instagram, produzir um conteúdo relevante e envolvente é a chave para atrair a atenção. Trazendo mais para o mundo dos advogados, é válido afirmar que postagens visuais e informativas sobre tópicos jurídicos pertinentes destacam-se.

Além disso, ter uma abordagem pessoal e autêntica é uma forma mais eficiente de construir conexões com futuros clientes.

É importante destacar ainda que no perfil de um advogado no Instagram, alguns itens que chamam a atenção são uma foto de perfil profissional, um nome de usuário relevante e uma biografia informativa, por exemplo. Tudo isso vai fomentar uma imagem de autoridade no profissional, passando segurança e confiança ao público.

Ademais, um conteúdo visual de alta qualidade relacionado à área jurídica, legendas envolventes, uso de hashtags relevantes, interatividade com seguidores, destaque de conquistas profissionais, links e informações de contato, consistência e autenticidade, também são detalhes a se destacar.

Em resumo, diferentemente do que acontece noutros tipos de perfis do Instagram, o perfil de um advogado deve passar a ideia de que ele é capaz de encabeçar uma peleja jurídica em nome de alguém. Essa é a chave!

Como atrair clientes para o escritório de advocacia?

Depois desses breves tópicos introdutórios, chegamos à parte que lhe interessa. Nos subtópicos a seguir, apresentamos um guia prático com estratégias de como ganhar clientes pelo Instagram. Preparado? Vamos lá!

  • Crie uma presença profissional no Instagram;
  • Poste conteúdo relevante e estratégico;
  • Construa uma comunidade de seguidores engajada;
  • Promova seus serviços jurídicos;
  • Use publicidade paga;
  • Mensure o seu êxito e ajuste estratégias;
  • Faça estudos de caso e siga exemplos de sucesso;
  • Siga os termos de ética e as regulamentações para o marketing jurídico no Instagram.

1. Crie uma presença profissional no Instagram

Para começar, vamos recapitular uma ideia que já citamos anteriormente: para tornar seu Instagram atraente a novos clientes, escolha um nome de usuário profissional que reflita sua marca. 

Paralelamente, a sua foto de perfil deve ser apropriada e sua biografia informativa e impactante. Isso estabelece a primeira impressão e atrai seguidores em potencial!

2. Poste conteúdo relevante e estratégico

E lá vamos nós citar, mais uma vez, algo que já foi pincelado antes! 

Você quer saber como ganhar clientes pelo Instagram? Então, antes, identifique tópicos jurídicos relevantes para seu público, planeje uma estratégia de conteúdo consistente e publique dicas legais úteis e informações jurídicas. 

Para tanto, vale postar conteúdo educativo, postar Reels discorrendo sobre assuntos comuns, etc. Tudo isso é de grande valia e costuma atrair seguidores interessados.

3. Construa uma comunidade de seguidores engajada

De nada adianta se interessar em como ganhar clientes pelo Instagram se não tiver ninguém lá, não é mesmo? 

Dessa forma, você precisa investir na construção de um público e no engajamento desse público, que deve acessar o seu perfil, assistir os seus Stories e muito mais.

Para chegar a esse objetivo, use hashtags relevantes da área jurídica para expandir seu alcance, interaja com seguidores, responda a perguntas e colabore com outros profissionais jurídicos.

Inclusive, uma boa dica para engajar seu público é criar momentos interativos com as pessoas. Um bom exemplo são as caixinhas de perguntas nos Stories e as lives para tirar dúvidas ao vivo. Faça um teste!

4. Promova seus serviços jurídicos

Depois de calcificar a sua presença no “Insta” e conseguir uma boa base de seguidores, você estará pronto para a “hora boa”: a divulgação dos seus serviços!

Nessa etapa, destaque suas áreas de especialização, compartilhe estudos de caso e histórias de sucesso e ofereça consultas gratuitas (elas de novo, porque não?). 

Fazendo tudo isso, você estará demonstrando expertise, e demonstrar expertise atrai potenciais clientes!

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5. Use publicidade paga

Você já ouviu falar no Google Ads? Pois bem, o Instagram possui um sistema de tráfego pago semelhante, que é o Facebook Ads, ferramenta de anúncios patrocinados do grupo Meta.

Para impulsionar a sua presença na rede social, explore opções de anúncios direcionados para alcançar seu público-alvo. Planeje seu orçamento e estratégia de anúncios com cuidado e acompanhe e otimize suas campanhas para resultados eficazes.

E, claro, aqui vale ressaltar que, antes de tudo isso, você precisa entender qual é o seu público-alvo. Afinal, de nada adiantará tentar alcançar pessoas interessadas em assistência jurídica em processos de divórcio se a sua especialidade é em Direito Previdenciário, por exemplo. Fique ligado!

6. Mensure o seu êxito e ajuste estratégias

Quer saber como ganhar clientes pelo Instagram? Então monitore métricas de desempenho, faça ajustes com base em dados e avalie o ROI (Retorno sobre Investimento). 

Essas análises, quando feitas de forma contínua, são fundamentais para o êxito do seu escritório na rede social a longo prazo. Isso porque, por meio delas, você tem condições de aferir quais estratégias estão sendo mais exitosas e quais estão sendo um desperdício de tempo e dinheiro.

7. Faça estudos de caso e siga exemplos de sucesso

Para conseguir mais clientes por meio do Instagram, nada melhor do que aprender com casos reais de advogados que conquistaram clientes através da rede social. 

Portanto, eleja alguns cases de sucesso, estude-os a fundo e destaque as estratégias eficazes utilizadas por esses colegas, adaptando-as à sua própria abordagem. E claro, não se esqueça de ser totalmente original. Nada de cópias!

8. Siga os termos de ética e as regulamentações para o marketing jurídico no Instagram

Por fim, não podíamos encerrar essa lista sem ressaltar que para conseguir captar clientes via Instagram é vital respeitar os códigos de ética profissional, evitando divulgação excessiva ou enganosa, dentre outras normas do Código de Ética da OAB.

Nesse sentido, ao fazer as suas campanhas na rede social, mantenha a confidencialidade e a privacidade de clientes eventualmente utilizados nelas, garantindo uma prática jurídica ética.

Como você sabe, as normas éticas que envolvem a prática jurídica são bastante rígidas e têm um motivo de sê-lo. Permaneça sempre atento a isso!

Você pode usar o Instagram a favor do seu escritório; experimente!

Em resumo, o Instagram oferece um vasto potencial para advogados e escritórios de advocacia ganharem clientes, como você pôde notar lendo nosso texto. 

Fatores como presença profissional, conteúdo relevante e estratégico, engajamento da comunidade, promoção de serviços e o uso eficaz de publicidade, são elementos-chave para o sucesso

Porém, caso você ainda tenha dúvidas sobre como ganhar clientes pelo Instagram, salve este artigo nos favoritos do seu navegador para voltar sempre que precisar e continue navegando pelo blog da ADVBOX. 

Aqui, temos muitos conteúdos relevantes que vão ajudar você a aumentar e melhorar a sua presença não apenas no Instagram, mas em todo o vasto mundo digital!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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