CRM jurídico: entenda as reais vantagens de contratar
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CRM jurídico: quais as vantagens reais de contratar o serviço?

Desde o momento inicial do seu escritório de advocacia é essencial que todos os contatos de clientes sejam mapeados e acompanhados. É nesse cenário que entra a necessidade de um CRM Jurídico

É possível que você ainda não tenha ouvido falar a respeito de CRM. Em inglês, a sigla significa Customer Relationship Management. No entanto, podemos traduzi-la para gestão do relacionamento com os clientes. 

Em resumo, podemos destacar que contar com o suporte de uma ferramenta que faz o acompanhamento do relacionamento com clientes é fundamental para qualquer negócio. 

No caso da advocacia, registrar as informações de quem está interessado nos serviços auxilia a compreender como está o contato com os clientes, fazendo o gerenciamento de forma personalizada.

Esse acompanhamento permite que o escritório trace uma jornada para cada cliente, focando na melhor experiência durante todo o período em que essa pessoa contar com os serviços jurídicos.

Por essa razão que, neste post, a ADVBOX explica como o CRM jurídico é capaz de levar os escritórios para outro nível de acompanhamento e priorização dos clientes. 

Continue lendo esse conteúdo para entender em detalhes como a tecnologia é capaz de tornar a visão dos clientes muito mais clara e eficiente. 

CRM Jurídico: como começar?

O CRM Jurídico pode ser sintetizado em organização e relacionamento. Com o acompanhamento de um sistema desde o início das atividades do escritório, advogados, sócios e demais integrantes conseguem visualizar exatamente a trajetória dos clientes. 

Desde o momento inicial de contato e interesse do cliente até o acompanhamento do processo, todas as etapas ficam registradas no CRM Jurídico. 

Aliás, com o uso da ferramenta, é possível enumerar vantagens competitivas com relação aos concorrentes. Por exemplo:

  • Ter organizados os dados dos clientes desde o primeiro contato com o negócio;
  • Fazer o registro histórico de todas as atividades realizadas com o cliente;
  • Realizar o agendamento de tarefas e acompanhamento dos processos dos clientes;
  • Elaborar ações de encantamento com base em segmentação e necessidades dos clientes;
  • Automatizar processos;
  • Realizar uma gestão eficiente e proativa de todos os contratos do escritório. 

Esses são apenas alguns dos pontos que beneficiam o escritório a partir do uso do CRM Jurídico. No entanto, para começar, é importante destacar que, ao contratar uma ferramenta, é essencial que esta tenha sido desenvolvida pensando nas atividades e rotina do escritório.

Existem inúmeras ferramentas de CRM no mercado, no entanto, a realidade de escritórios jurídicos exige um detalhamento e cuidados específicos. Por essa razão, ao buscar por um software eficaz para a sua necessidade, procure por opções planejadas para a realidade de advogados. 

Para que serve CRM jurídico?

Ao entender a importância de implementar um CRM jurídico nas ações do escritório de advocacia, gestores conseguem uma visão muito mais clara a respeito de todo o trabalho que é feito – e também o que precisa ser realizado – com os clientes. 

Por exemplo, ao utilizar o CRM, gestores conseguem ter uma visão concreta a respeito de onde estão os potenciais clientes e se há alguma etapa em que os contratos não são fechados com recorrência.

Além disso, após o fechamento dos contratos, os recursos do CRM permitem aos gestores manter o acompanhamento dos clientes. Entender quais os pontos de atenção e de que maneira é possível manter o encantamento dos serviços.  

Aliás, essa visão tão clara a respeito de todas as etapas do processo acontece porque o CRM jurídico é segmentado. Uma visão de funil – termo muito utilizado no marketing jurídico – permite análises precisas feitas com dados seguros. 

Os clientes da ADVBOX conseguem fazer essa divisão do funil desde os primeiros contatos com o cliente, feitos por meio de estratégias de marketing, até o arquivamento do cliente. 

No total, são 9 fases de movimentação dos processos que são acompanhadas pelos profissionais. 

Em cada etapa é possivel determinar tarefas e atividades que se relacionam a partir de cada uma das etapas. Reuniões com os clientes, ações necessárias para o andamento dos processos, todos esses dados aparecem no CRM. 

setor comercial

Como escolher um CRM?

A contratação de um CRM Jurídico precisa estar vinculada a uma verdadeira transformação digital para o escritório de advocacia. 

Contar com a ferramenta sem utilizá-la da melhor maneira não vai resultar no atendimento das expectativas e metas  do escritório. Afinal, os dados sozinhos não nos dizem muitas coisas.

É necessário que a gestão do negócio ressalte para a equipe a importância de manter o CRM atualizado em cada uma das suas etapas. Somente dessa forma é que as informações tornam-se relevantes. 

Por exemplo, ao utilizar o CRM para as ações de marketing jurídico, a equipe do escritório tem informações detalhadas de quais os conteúdos e ações que mais geram interesse entre os futuros clientes. 

Com isso, é possível utilizar os dados para continuar produzindo materiais assertivos e adequados às necessidades do público. Tudo isso, é claro, respeitando as regras da OAB para ações de marketing jurídico. 

Um CRM também permite ao escritório ter controle sobre todas as atividades, conseguindo, entre outras demandas, ter uma visualização a respeito das etapas que correspondem ao ciclo de vendas e atração de novos clientes. 

Ter todos os dados em uma única ferramenta é decisivo para facilitar os processos dentro do escritório. Se o negócio conta com uma área de controladoria jurídica, o CRM vai facilitar a análise de cada perfil de cliente, auxiliando em questões como:

  • Definição do perfil de cliente ideal para o escritório;
  • Estabelecer metas e objetivos para o planejamento do negócio;
  • Determinar as estratégias de marketing jurídico;
  • Ter informações a respeito do financeiro de cada um dos clientes. 
CRM jurídico: entenda as reais vantagens de contratar

O que é CRM pessoa jurídica?

Por causa das razões citadas acima, um CRM Jurídico vai muito além de um sistema. Trata-se de uma estratégia completa que vai levar o escritório de advocacia para outro nível em relação à concorrência. 

Um exemplo disso é o uso do CRM para permitir a automação do contato com os clientes. Esse tipo de ação é fundamental para estreitar o relacionamento com as pessoas que já estão na base de contatos. 

Quando o escritório oferece um acompanhamento automatizado que permita uma atualização constante do time, a relação entre advogados e clientes melhora muito. 

Isso acontece porque ao manter o cliente conectado com o andamento dos processos, feito com uma linguagem clara e efetiva, a satisfação aumenta. Como consequência, a indicação para outros possíveis clientes também cresce. 

Ao usar o CRM para automatizar essa comunicação, os advogados e gestores conseguem ganhar tempo na realização das suas atividades. Reduz-se significativamente o tempo gasto em reuniões para que estas aconteçam somente nos momentos necessários. 

Como consequência, a produtividade aumenta e as metas do escritório são acompanhadas com muito mais precisão. 

Um CRM jurídico permite que o setor de controladoria do escritório conecte todas as informações necessárias para tirar suas dúvidas, para implementar novos processos e reorganizar atividades com o objetivo de alcançar os resultados planejados. 

Conexão do CRM jurídico com Business Intelligence

Como mencionamos durante esse post, o CRM Jurídico se conecta diretamente com o mapeamento de tudo o que acontece no escritório, permitindo decisões mais assertivas. 

Por essa razão, clientes que contratam a ADVBOX têm a vantagem de conseguir reunir as informações centradas no CRM e fazer a análise inteligente por meio dos recursos do BI. 

O método permite que sejam feitos recortes das informações com o objetivo de entender melhor o cenário do negócio. Por exemplo, por meio dos dados analisados pelo Business Intelligence, é possível que os gestores compreendam quais os tipos de processos ou clientes que são mais vantajosos. 

A partir de análises como essas, todo o escritório ganha em cumprimento dos objetivos. Sabendo dessa informação, o time responsável pelo marketing jurídico pode voltar suas estratégias para atender às necessidades de clientes mais promissores.

Do mesmo modo que a equipe responsável pelo comercial do escritório recebe uma visão estratégica a respeito de como atender determinados clientes, quais os pontos de atenção e entende como atender determinados perfis com excelência. 

Toda essa preocupação, que se estende no pipeline de vendas e atendimento, garante que o cliente tenha uma melhor experiência em todos os seus processos durante o período que conta com o atendimento do escritório. 

Mais do que contratar serviços, os clientes buscam resultados e o diferencial de atendimento. Por isso a importância de um CRM jurídico que possa atender às necessidades e especificações de atendimento do negócio. 

Comece agora mesmo a revolução de dados do seu escritório jurídico

A análise de informações dos clientes e futuros clientes do escritório de advocacia precisa começar no primeiro dia de atuação do negócio no mercado.

No entanto, se essa não é a realidade do seu escritório, entenda que sempre é momento de começar e aprimorar a gestão. Por isso, a ADVBOX te convida a testar a ferramenta de maneira gratuita durante 7 dias. 

Os recursos do nosso software vão permitir que todas as pessoas envolvidas no escritório tenham uma percepção clara a respeito do que acontece e de qual caminho a seguir. 

Diferenciar-se em um mercado tão competitivo quanto o da advocacia exige uma visão completa a respeito do que acontece. O reflexo está na produtividade e no atendimento. Por essa razão, comece agora mesmo a mostrar o quanto seu escritório pode se diferenciar.

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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