Fechamento de contrato advocacia: você sabe como chegar a essa fase de negociação com o seu cliente? Entender como isso acontece é essencial para melhorar os números do seu escritório, essencial para qualquer advogado.
E, por mais que essa tarefa possa parecer complicada, seguindo o caminho correto, é bem mais simples. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como você pode aumentar o número de contratos de advocacia dentro do seu escritório.
Enfim, para descobrir isso e um pouco mais sobre o assunto, não deixe de ler o texto que preparamos a seguir.
Boa leitura!
Fechamento de contrato advocacia: o que é?
Dentro do ramo jurídico, o fechamento de contrato de advocacia nada mais é do que o encerramento de um processo de negociação.
Ou seja, é quando se atinge o objetivo de uma das partes, quando se consegue ter contato com inicial com o seu cliente. Superar essa primeira barreira, e conseguir agendar uma reunião, é o principal objetivo dessa etapa de conversa.
Não existe nenhum tipo de lista a se seguir aqui, pois cada processo conta com as suas próprias particularidades. O importante é entender que o fechamento de contrato é o fim da negociação entre as duas partes para a prestação de serviço.
Em todo caso, todo advogado, seja ele experiente ou não, precisa passar por um processo de negociações até o fechamento de contrato advocacia. Por isso, saber aumentar o número de contratos do escritório, e como fechá-los, é algo essencial.
Como aumentar o número de contratos na advocacia?
Antes de falarmos sobre como concretizar o fechamento de contrato de advocacia, é preciso descobrir como aumentar o seu número. Basicamente, vamos falar sobre a abordagem que se deve ter com os clientes, para melhorar os seus resultados.
O escritório precisa estar atento a alguns pontos em sua abordagem para que tenha um número de contratos maior a se fechar. Ademais, nos tópicos a seguir, vamos falar um pouco mais sobre como facilitar o fechamento.
Confira!
1. Contato inicial com o cliente
Para alcançar o fechamento de contrato de advocacia, é muito importante fazer um contato inicial com o seu cliente. Superar essa primeira barreira, e conseguir agendar uma reunião, é o principal objetivo dessa etapa de conversa.
Para isso, você pode entrar em contato com o cliente de diferentes formas, como por email, WhatsApp ou qualquer outro meio. Hoje, as redes sociais podem ser usadas dentro dessa estratégia, indo muito além da simples presença no marketing jurídico.
Enfim, durante o primeiro contato, é recomendado mostrar para o cliente tudo o que você pode oferecer. Ou seja, seus serviços jurídicos, casos já solucionados, além de apresentar possíveis ganhos, é sempre um ponto interessante a ser abordado.
Isso pode parecer algo pequeno, porém, estabelecer um primeiro contato para marcar reuniões é essencial. Com isso, o cliente já cria familiaridade com a sua marca, e aumenta as chances de, no futuro, ocorrer o fechamento de um contrato.
2. Conversas frequentes com o público
Depois do primeiro contato, chegou o momento de evitar “vou dar uma olhada e já te retorno”, pois, nessa fase, você pode perder o cliente. E para que isso não aconteça, é preciso manter contato frequente com o seu público.
Mandar mensagens frequentes, dentro de um horário conveniente, é importante para construir uma relação mais proveitosa. Além disso, sempre o mantenha informado sobre como as ações que ele pretende mover podem ser benéficas.
Enviar textos, notícias sobre o meio, e se mostrar sempre disponível para resolver qualquer problema, são muito importantes. É aqui que muitos advogados perdem seus clientes, e para evitar isso, é recomendado estar sempre conversando com a outra parte.
Em todo caso, mesmo se o atendimento for realizado de maneira digital, não se permita perder a qualidade do serviço oferecido. Esteja sempre atento às notificações e não deixe de ser respeitoso e cordial com quem entrar em contato.
3. Deixe o ‘juridiquês’ de lado no contato
Muitas pessoas fora da área jurídica acabam tendo dificuldade em entender o ‘juridiquês’ dos advogados. Isso acaba atrapalhando a comunicação, e, por mais que os profissionais não entendam, esse acontecimento é muito prejudicial para o escritório.
Isso porque o cliente vai acabar procurando outro advogado, que vai se comunicar de maneira mais simples. Só do seu público conseguir compreender a mensagem de maneira clara já é o suficiente para que ele se sinta mais seguro em contratar algum serviço.
Por isso, é interessante manter o atendimento o mais prático possível, facilitando a comunicação entre as partes. Dessa maneira, se usar alguma expressão mais voltada para o meio jurídico, trate de explicar sobre o que ela realmente fala.
Em todo caso, para também facilitar a sua comunicação, é interessante contar com ferramentas de automação de atendimento ao cliente. Isso torna o seu escritório mais rápido e faz com que melhores resultados sejam alcançados.
Como fechar mais contratos na advocacia?
O fechamento de contrato advocacia não se resume apenas a atrair o público para trazer mais pessoas ao escritório. Mas também, em fazer com que os contratos realmente sejam fechados, pois é isso que realmente pode fazer a diferença em seu faturamento.
E para isso, existem algumas estratégias básicas que podem facilitar o seu trabalho. A seguir, separamos 4 técnicas que podem te ajudar no fechamento de contrato judicial, o objetivo de todo advogado que quer aumentar a sua base de clientes. Confira!
1. Tenha opções que atraem o público
Uma boa forma de aumentar o fechamento de contrato advocacia é atraindo clientes para que isso aconteça. E para isso, o melhor caminho a ser trilhado é oferecer ações que possam atrair mais pessoas para o seu escritório.
Ações de aluguel, por exemplo, são muito procuradas pelo público em geral, afinal de contas, são várias as irregularidades nessa área. Questões trabalhistas são outros exemplos de casos comuns que acarretam em processos.
Seja revisando taxas de juros, contratos de aluguel, ou qualquer outra ação, é preciso investir no que os seus clientes podem precisar. Sendo assim, não deixe de investir no que pode trazer uma boa procura para o seu escritório.
Em todo caso, não deixe de buscar a capacitação necessária para garantir a prestação de um serviço advocatício de qualidade. Além disso, conhecer técnicas de atendimento ao cliente também te ajudam a aumentar as chances de fechar contrato.
2. Indicação de clientes é essencial para sua popularidade
A indicação de clientes é essencial para quem pretende ter um número maior de contratos para fechar. Essa estratégia, em muitos casos, pode ser muito mais eficaz do que várias técnicas de marketing que são elaboradas por escritórios.
Isso porque, a indicação vem por parte de uma pessoa que não é o seu escritório, o que pesa na decisão. Muitas vezes, quando alguém indica algo para outro, são indivíduos de confiança, logo, verão o seu negócio como algo positivo.
Por isso, é muito importante investir em estratégias que vão te ajudar a ter uma relação mais positiva com o público. Isso vai acabar trazendo resultados mais expressivos para o seu escritório, afinal de contas, a palavra de alguém de fora conta muito.
De toda forma, a indicação é uma boa forma de aumentar a base de clientes de maneira geral. E para conseguir isso, não deixe de pedir para o seu cliente e investir em técnicas que visam melhorar o atendimento do seu escritório.
3. Pós-venda é essencial para advogados
Como vimos, a indicação de clientes que já te conhecem pode ser essencial para aumentar o número de contratos advocatícios. Contudo, para que isso aconteça, é essencial também investir no pós-venda, para uma melhor relação entre todas as partes.
Uma boa estratégia de pós-venda após o fechamento de contrato advocacia é informar sobre o andamento do processo. A cada 15 dias, por exemplo, você pode enviar para o cliente as novidades sobre o caso, além de outras informações importantes.
Esse tipo de comunicação pode acontecer por email, WhatsApp e até mesmo ligação, ficando a cargo do cliente escolher. O importante é manter as coisas transparentes e com informações frequentes, para que haja uma melhor relação.
Além disso, se algo acontecer dentro do prazo de 15 dias, não deixe de mandar mensagem avisando sobre o ocorrido. A importância do bom atendimento ao cliente não pode ser ignorada por nenhum escritório que pretende crescer mais.
4. Lembre os clientes sobre as suas áreas de atuação
Para conseguir atingir o fechamento de contrato advocacia, é muito importante lembrar o cliente da sua área de atuação. Por mais que possa parecer algo óbvio, pode ser que o seu público não saiba exatamente tudo o que o seu escritório pode oferecer.
Por isso, é interessante manter o público informado sobre os seguintes pontos em relação ao seu escritório:
- Qual é a área de atuação do seu escritório;
- Com que tipo de ação você atua e como isso pode ajudar;
- Quem pode se beneficiar das ações e quais resultados podem conseguir com isso.
Deixar seus clientes cientes disso até para que eles repassem as informações, é essencial. Por esse motivo, não deixe de dialogar com quem pode somar forças e te ajudar a ter mais contratos para fechar.
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