Conseguir novos clientes pode ser um grande desafio para os advogados, a grande concorrência e a própria natureza do trabalho jurídico contribui para este cenário. No entanto, com a implementação de ideias criativas para captação de clientes pode-se conquistar resultados surpreendentes.
Em seu Código de Ética e Disciplina, a OAB expressa a possibilidade de publicidade na advocacia. Porém, a área conta com algumas restrições que podem se tornar obstáculos a se superar. Na prática, todavia, se encontram diversas oportunidades, como, por exemplo, o marketing jurídico.
A diversidade crescente no campo do Direito também abre caminho para novas oportunidades. Por um lado existem diversas especializações que expandem a concepção de trabalho. Assim como a possibilidade de prospecção de novos clientes na advocacia.
Na outra margem estão o advento da publicidade e da tecnologia.
Esses fatores são cruciais no momento de decidir quais as ferramentas deve-se usar ao captar clientes na área jurídica. Entenda melhor como ampliar as oportunidades de prospecção de novos clientes na advocacia com este artigo.
Boa leitura!
Onde encontrar clientes para advogados?
Com todas as regras do marketing jurídico, é preciso buscar ideias criativas para captação de clientes. Só assim é possível seguir as instruções da OAB e se destacar na área jurídica ao mesmo tempo.
O primeiro passo é identificar os problemas que quem busca por serviços de um escritório de advocacia que resolver.
A internet pode ser uma grande aliada nesta tarefa e, por isso, o marketing digital tem crescido cada vez mais como solução. A partir dele se implementam estratégias que podem, por exemplo, educar potenciais clientes sobre quais serviços um advogado pode oferecer.
Se pode fazer tanto a identificação dos problemas como a oferta de soluções através da internet.
Após localizar leads, ou seja, contatos identificados através de ações de marketing, é hora de dar o próximo passo.
É preciso então entrar em contato com essas pessoas por meio de ações que visem captar clientes de forma eficiente.
Como captar clientes na área jurídica?
Captar clientes na área jurídica pode ser desafiador dado à grande concorrência.
Para que se contorne esse problema pode-se usar diferentes estratégias que envolvem desde especialização até estratégias voltadas para públicos segmentados.
Eventos jurídicos, por exemplo, continuam a ser um cenário interessante para implementar estratégias de captação de clientes para advogados. A grande diferença atualmente é que essas oportunidades podem se apresentar de diversas formas, como webinars por exemplo.
Para obter resultados expressivos é importante ter diferentes frentes de divulgação.
Combinar estratégias garante que o escritório de advocacia se destaque de forma eficiente. Como forma de educar seus clientes o escritório pode investir em um site com mais informações, enquanto um blog corporativo ajuda a criar autoridade.
O acesso a informação ajuda a empoderar pessoas. Sendo assim, elas podem se sentir mais informadas sobre seus direitos e que tipo de serviços devem buscar. Para chegar até a esses clientes é preciso que advogados ofereçam seus serviços de forma eficiente.
Como o advogado pode oferecer seus serviços?
Os serviços oferecidos por escritórios de advocacia são altamente especializados e por isso mesmo seguem regras específicas.
Portanto, é importante ter em mente que fórmulas seguidas em outras áreas podem não ser aplicáveis quando se trata do marketing jurídico. Para tanto use ideias criativas para captação de clientes.
Outras áreas como a psicologia e a medicina também passam por dilemas semelhantes. Apresentam serviços essenciais mas que necessitam de cuidados específicos para que se apresentem ao público. Umas das abordagens mais eficientes nestes casos é focar no serviço oferecido.
O alvo vai além da relação com o cliente e a solução de problemas. É preciso também trabalhar para construir uma base sólida de informações para fins de informação. Materiais de divulgação, folders de apresentação e cartões de visita não apenas trazem visibilidade mas educam o público.
A junção de diferentes fontes de informação criam um leque de possibilidades para a captação de clientes na advocacia.
Para tanto, é possível somar todas as fontes citadas até agora, como os materiais impressos, o marketing de conteúdo e o marketing digital jurídico. Entenda a seguir como usar essas estratégias na prática.
O que fazer para captar mais clientes?
Confira a seguir 5 ideias criativas para captar clientes de forma efetiva na área jurídica!
1. Tirar dúvidas e oferecer consultas
Nem todos os advogados gostam desta prática, porém a mesma pode ser uma boa ferramenta para a captação de clientes na advocacia.
É importante determinar desde o início sua natureza. Portanto, ao oferecer seus serviços o escritório de advocacia deve deixar claro que se trata de uma consulta ou uma sessão para tirar dúvidas..
É importante, durante este contato, criar um vínculo de confiança. Para tanto é preciso dedicar uma janela de tempo, de preferência pré-estabelecida, para esse fim. Com transparência sobre o tipo de serviço que pode ser oferecido fica mais fácil estabelecer limites ao atendimento.
Entre as dicas para melhor aproveitar esse recurso para captar clientes para seu escritório de advocacia estão:
- Cuidado com o uso de linguagem excessivamente jurídica, prefira o diálogo amigável;
- Comece fazendo perguntas, assim pode manejar melhor o seu tempo e criar empatia;
- Use de canais de comunicação para marketing jurídico como WhatsApp.
2. Palestras e eventos
Participar de palestras e eventos é também uma maneira muito eficiente de entrar em contato com possíveis clientes. Feiras de negócios, associações, simpósios estão entre as oportunidades para promover seu trabalho.
Dessa forma é possível adquirir conhecimento, trocar experiências e expandir sua rede de contatos. Nos últimos anos, eventos online também têm ganhado grande destaque. Este é o caso de webinars, que se tornaram ainda mais populares a partir de 2020.
Seguem aqui algumas dicas de como usar eventos e palestras para captação de clientes na advocacia:
- Escolha eventos que permitem expandir sua rede de networking;
- Aproveite essa oportunidade para falar sobre seu trabalho;
- Distribua cartões de visita.
3. Blog corporativo
Blogs corporativos podem ser a porta de entrada para clientes encontrarem um advogado. O conteúdo deve ser relevante para empresas ou pessoas físicas em busca de dicas ou com dúvidas sobre assuntos jurídicos.
É importante criar textos que sigam as técnicas de SEO, dessa forma os artigos podem ser encontrados com mais facilidade no Google e em outros sites de busca.
Também é essencial prezar pela qualidade das informações passadas já que esse pode ser o primeiro contato do cliente com o seu escritório de advocacia.
Para ter um blog corporativo de sucesso siga essas dicas:
- Abordar assuntos relevantes;
- Use técnicas SEO em seus textos;
- Use linguagem acessível ao público.
4. Cadastre seu escritório no Google Places
Mecanismos de pesquisa como o Google usam a localização do usuário em consideração ao apresentar resultados de pesquisa.
Isso significa que ao buscar por palavras-chave como “advogados”, por exemplo, as primeiras posições dos resultados devem mostrar aqueles que estão mais próximos geograficamente.
Portanto, é interessante incluir o seu escritório de advocacia no Google Places.
Dessa forma, potenciais clientes na sua região podem encontrar com mais facilidade. Não esqueça de preencher todas as informações, o que inclui meios de contato como telefone e e-mail.
O Google ainda oferece informações detalhadas sobre o tráfego em sua página.
Isso inclui de onde vieram os cliques e quem são as pessoas que buscam por advogados em sua região. Com esses dados é possível criar estratégias de marketing mais eficientes para seu escritório de advocacia.
Lembre-se, ao cadastrar seu escritório de advocacia no Google Places você deve:
- Preencher todas as informações adequadamente;
- Disponibilizar mais de um meio de contato;
- Usar os dados fornecidos pelo Google para implementar campanhas de marketing.
5. Tenha um escritório digital
Em vários pontos desta lista foi discutido o fato de como ter uma presença online pode ser benéfico para captar novos clientes.
O escritório digital dá um passo a mais e permite que os serviços prestados presencialmente também possam ser executados online.
Além de englobar estratégias de marketing, essas ferramentas também permitem trabalhar fora do escritório.
No entanto, a escolha dos limites dos serviços ofertados pode variar de acordo com seu objetivo. Leia a seguir algumas dicas gerais de boas práticas para um escritório digital de advocacia:
- Compartilhe informações precisas sobre sua área de atuação e os serviços oferecidos;
- Mantenha o site de seu escritório de advocacia atualizado;
- Mantenha canais de contato visíveis.
Como se destacar na área do Direito?
É importante pensar de forma macro e micro quando se trata de estratégias para captação de clientes. Por um lado, é necessário implementar as estratégias de marketing que estão em alta no momento.
No entanto, ao tratar de profissões como a advocacia é necessário ter cuidados específicos.
É essencial pensar em processos que englobam as características únicas da profissão. Dentre as mais importantes estão as restrições contidas no código de ética da OAB. Por isso mesmo, é recomendado seguir estratégias específicas como o marketing jurídico.
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