Marketing online para advogados: como fazer?
Marketing Jurídico Digital

Marketing online para advogados: como fazer?

Hoje em dia, as redes sociais são ferramentas fundamentais para quem quer ganhar visibilidade e não é à toa que inúmeros escritórios, grandes bancas ou advogados autônomos, estão nesses espaços. Além das jurídicas, pessoas físicas também passaram a usar redes sociais com fins profissionais.

Tanto é, que não é difícil encontrar nutricionistas, psicólogos, arquitetos e outros profissionais liberais nestes canais. Os profissionais do direito, por sua vez, também não estão de fora dessa atual e boa tendência.

No entanto, é importante ressaltar que o marketing online para advogados pode ter restrições. Diante disso, então, para investir nesta estratégia é essencial saber o que e como deve-se fazer.

Se você não sabe os passos que precisa seguir, leia esse artigo até o final!

O que é marketing digital no Direito?

Apostar no marketing online para advogados é opção para muitos profissionais: tanto os que acabaram de se formar quanto os que já estão no mercado. Essa é uma estratégia que tem sido bem utilizada já que se resume na promoção de serviços jurídicos e garantir visibilidade ao escritório.

Dessa forma, como o próprio nome indica, o marketing online acontece por meio das mídias digitais. Neste cenário, podemos citar algumas plataformas que, de fato, são poderosas na internet, como: Youtube, Instagram e LinkedIn.

Ter e investir em visibilidade por meio das mídias digitais costuma ser fundamental para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Isso porque estar em evidência faz com que ótimos frutos possam ser colhidos, tais quais: prospecção e aproximação com os clientes.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Por que investir em marketing jurídico?

O marketing realizado por meio das mídias digitais, de uma forma geral, costuma trazer ótimos benefícios para quem investe nesta estratégia. As principais vantagens da promoção de serviços e marcas na internet são o aumento do tráfego orgânico e, com isso, economia no tráfego pago.

Além disso, quem aposta no marketing digital também tem melhora do posicionamento, especialmente em sites de busca, e geração de leads. Não podemos esquecer que o marketing digital gera aumento de vendas, seja de produtos ou serviços, e maior fortalecimento de marca.

Levando isso em consideração, em relação ao marketing online para advogados, tais benefícios se estendem aos profissionais do Direito e escritórios. Segundo o blog Inside Digital, o marketing digital no setor jurídico pode proporcionar cerca de ótimas vantagens.

Confira a seguir as principais!

1. Aumento da visibilidade do escritório e do profissional

Atualmente, estar presente nas redes sociais, bem como na internet, é fundamental.

Além disso, para profissionais do Direito e escritórios jurídicos, essa importância também é válida. Nestes espaços, é possível ampliar a rede e alcançar o maior número de pessoas em poucos segundos.

Isso, claro, contribui – e muito! – para aumentar a visibilidade dos advogados e dos escritórios.

2. Atração e prospecção de novos clientes

Ao atingir mais pessoas por meio das mídias digitais, advogados e escritórios jurídicos podem atrair mais clientes.

Nesse caso, é importante saber como prospectar clientes na advocacia.

3. Autoridade e reconhecimento do profissional e do escritório

A publicidade de serviços jurídicos não é proibida desde que o marketing de conteúdo seja o principal. Ao produzir conteúdos para mídias digitais, o profissional do direito e/ou escritório de advocacia pode se mostrar como uma autoridade na área.

Se portar como uma autoridade faz com que o reconhecimento do trabalho seja ainda maior. Além disso, o cliente costuma se sentir mais seguro e confiante em um determinado profissional.

4. Aproximação com os clientes

Investir no marketing jurídico também ajuda na aproximação com os clientes.

Mais que prospectar novos, estar presente e traçar estratégias nas mídias sociais ajuda na fidelização de quem já acompanha o trabalho do advogado. Isso também serve para os escritórios de direito.

Marketing online para advogados: como fazer?

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

O marketing de conteúdo, como citamos anteriormente, é essencial à esfera jurídica.

No entanto, para isso, é fundamental seguir alguns passos e dicas que são, de fato, essenciais. Dessa forma, confira, abaixo, o que se deve fazer para ter um bom marketing online para advogados.

1. Definição do público-alvo

O primeiro passo para ter um bom marketing jurídico é definir o público-alvo.

Nesse caso, é muito importante ter conhecimento sobre as necessidades e as principais angústias do cliente que deseja alcançar. Assim, fica mais fácil se aproximar dele bem como ter uma relação com ele.  

2. Determinação do objetivo

Após definir o público-alvo, o segundo passo para ter um bom marketing online para advogados é a determinação de objetivos. Nessa etapa, é importante pensar qual a principal meta que deseja alcançar: fechar mais contratos, aproximação com o público ou prospecção de clientes?

Essa é uma pergunta que deve ser respondida para que, assim, seja possível criar metas realistas. A partir disso, o time de marketing fará planejamentos para se organizar e colocar a mão na massa.

3. Escolha dos canais digitais e formatos

O terceiro passo para ter bons resultados por meio do investimento do marketing jurídico é a escolha dos canais digitais. Hoje em dia, há uma grande variedade de canais, como blogs, Instagram, Twitter, Tiktok, LinkedIn, Youtube e outros.

Além disso, há diversidade nos formatos.

A escolha dos canais digitais e dos formatos de conteúdo para produção e compartilhamento de conteúdos não deve se basear na intuição. O time do marketing pode – e deve! – fazer uma pesquisa com o público-alvo para saber quais plataformas consomem conteúdo e os formatos.

4. Definição da linguagem para elaboração de conteúdos

Como a escolha dos canais digitais e formatos, a definição da linguagem para elaboração de conteúdos não deve ser a toa. Para produzir conteúdos que, de fato, agradem o público-alvo e alcance objetivos desejados, é necessário se expressar de forma objetiva, acessível e precisa.

Sempre que der, utilize palavras do dia a dia e, quando não der, explique as principais e difíceis expressões jurídicas. Isso ajudará com que o público entenda a mensagem que deseja passar.

5. Estabeleça orçamento

É fato que, hoje em dia, as mídias podem alcançar pessoas e contribuir para o marketing jurídico de maneira orgânica. No entanto, ainda assim, estabelecer um orçamento, seja para criação de sites, contratação de designers, turbinação de publicações e outros, é fundamental para a tática.

6. Produção de conteúdo

A etapa da produção de conteúdo envolve todas as dicas anteriores. Lembre-se que, dependendo do canal de veiculação, fotos e vídeos curtos costumam viralizar mais facilmente. Além disso, hoje em dia, é possível recorrer às tendências digitais, como usar músicas em alta.  

7. Medição de resultados

As atividades da equipe de marketing online para advogados não acabam quando as publicações estão na internet. É que, além de todo planejamento e da produção de conteúdo, é necessário acompanhar os resultados que se atingiu com determinada estratégia.

Se os resultados estão positivos, então, entende-se que as ações realizadas foram, de fato, ideais para alcançar as metas traçadas. Caso os resultados não sejam tão bons, é possível mudar o rumo e, assim, apostar no que costuma dar bons frutos no marketing online para advogados.  

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas