Marketing guerrilha para advogados
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Marketing de guerrilha para advogados: estratégias simples para aplicar na prática

Você já ouviu falar sobre marketing de guerrilha para advogados? As técnicas deste formato de atração do público podem ser aplicadas de diferentes maneiras para públicos interessados nos serviços jurídicos. 

Aliás, de maneira especial, no marketing digital, os formatos que priorizam a experiência e o impacto de surpresa aos futuros – e também aos clientes que já fazem parte do escritório. Tudo isso pode ser muito interessante quando o objetivo é surpreender. 

Desenvolver ações que busquem o “fator wow” no seu marketing jurídico podem ser decisivos. De maneira que as pessoas lembrem do escritório no momento em que precisarem de um serviço jurídico. 

Por essa razão, neste post vamos nos aprofundar mais sobre marketing de guerrilha para advogados. Entender quais são os conceitos desse tipo de produção e como podemos aplicá-los na prática. 

É importante lembrar que advogados precisam ter clareza a respeito de quais as limitações com relação ao uso do marketing para a divulgação dos serviços. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem determinações muito claras que têm como objetivo impedir a mercantilização da profissão. 

Por isso, vamos entender juntos o que é marketing de guerrilha?

Como fazer marketing para advogados?

Antes de falar sobre como fazer marketing de guerrilha para advogados, vamos compreender o conceito e como ele nasceu.

O termo surgiu em 1984 com o livro “Guerrilla Advertising” do autor Jay Levinson. O publicitário trouxe em seus estudos uma análise da Guerra do Vietña. Ele pontuou como pequenos negócios poderiam competir com grandes empresas empregando o uso da criatividade. 

Apenas com essa explicação conceitual não fica tão fácil compreender as diferenças entre um marketing de guerrilha em relação ao marketing convencional. No entanto, o objetivo da proposta de guerrilha é que a ação aplicada à marca não seja esquecida pelo seu público-alvo. 

Como consequência, o marketing de guerrilha tem importantes benefícios. Entre eles podemos listar:

  • Reconhecimento da marca;
  • Vantagens estratégicas com relação aos concorrentes;
  • Contato emocional com clientes e prospects. 

Esses são alguns dos pontos que o marketing de guerrilha apresenta como vantagens da sua aplicação. 

No entanto, é possível que você esteja se perguntando como fazer marketing de guerrilha para advogados, considerando tantas restrições com relação à OAB. 

E a resposta está na criatividade e na personalização. Lembre-se que o marketing de guerrilha quer emocionar e levar a melhor experiência para as pessoas que podem se tornar clientes, ou ainda, encantar aquelas que já estão com o escritório, mas podem fazer a expansão dos serviços. 

Alguns exemplos de marketing de guerrilha

Aplicar estratégias de marketing de guerrilha para advogados pode ser muito desafiador. No entanto, considerando a criatividade, ações personalizadas que vão chamar a atenção dos seus futuros clientes podem ser bem vistas. 

Por exemplo, na sua estratégia de marketing digital pode estar incluída a produção de conteúdos em vídeo com foco na educação do mercado. No entanto, você pode tornar esse material muito mais atrativo para um cliente específico – seja ele um decisor de uma empresa que está na sua lista de contas-alvo ou alguém que pode trazer um contrato importante para o seu negócio. 

Imagine que a produção dos vídeos pode ser adaptada para falar diretamente com essa pessoa. O apresentador – ou o advogado que está conduzindo a gravação – pode chamar o contato decisor pelo nome e cumprimentá-lo. 

A própria forma como esse material será divulgado pode passar por estratégias criativas que se conectam ao marketing de guerrilha para advogados. Se você for compartilhar um material rico por meio de uma landing page, pode personalizar essa página com o nome da pessoa ou a marca da empresa que ela representa. 

São detalhes criativos que podem ser replicados em diferentes situações e, com certeza, vão chamar atenção da pessoa que receber. Como consequência, o nome do seu escritório será lembrado com facilidade. 

É claro que, exemplos como esse de marketing de guerrilha para advogados, não são escaláveis. Ou seja, é necessário compreender na lista de possíveis clientes, quais que têm mais chances em converterem para que seja efetiva a criação de conteúdos tão personalizados. 

Como um advogado faz para captar clientes?

Captar clientes, seja com ações de marketing de guerrilha para advogados ou por meio de estratégias de marketing digital tradicionais precisam passar por uma produção de conteúdo consistente. 

É por meio do marketing de conteúdo que o escritório de advocacia consegue alcançar um público estratégico que vai interagir e encontrar no seu negócio uma referência em determinada área do Direito. 

Por essa razão, é importante que a equipe de marketing faça um mapeamento completo a respeito dos temas e formatos que podem interessar às personas do escritório de advocacia. 

Aliás, um estudo completo sobre as personas, seus hábitos de consumo e os critérios que elas estabelecem para definir a contratação de um serviço de advogados é um caminho interessante para determinar ações de conteúdo assertivas. 

Para que isso aconteça, os dados são muito relevantes. Conhecer o público, sua idade, onde moram e os assuntos que já estão acostumados a receber do escritório é um passo importante.

E para auxiliar nesse compilado de informações que vai se transformar no estudo e definição de personas, o escritório que conta com um software jurídico sai na frente dos concorrentes. 

Isso porque a tecnologia garante que dados precisos sejam analisados. Por exemplo, se o seu negócio sabe quais os tipos de processos são mais lucrativos, esse pode ser um caminho para criar materiais ricos que vão atrair públicos semelhantes. 

Da mesma maneira, com um CRM (Customer Relationship Management – ou em português, gestão do relacionamento de clientes) ativo, o escritório consegue monitorar cada uma das ações dos contatos em seus sites.

Com isso, se conhece exatamente conteúdos que são mais interessantes para o público e se há alguma fase do funil de vendas que mereça uma atenção especial. Ou, até mesmo, uma estratégia de marketing de guerrilha para advogados.

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

Como mencionamos anteriormente, um bom marketing digital e marketing de guerrilha para advogados passa por conhecer exatamente quem é o seu público. 

No entanto, aqui não estamos falando somente em atingir pessoas que podem se transformar em clientes. É essencial lembrar que o público que já está com o escritório precisa ser encantado e, por isso, técnicas de marketing de guerrilha para advogados também podem ser aplicadas nestes casos. 

Oferecer a melhor experiência durante o atendimento aos clientes garante a satisfação deste público que, como consequência, tem maior chance de indicar os serviços do escritório para outras pessoas. 

Nesses casos, a comunicação assertiva é essencial. Em atendimentos jurídicos é muito comum que os clientes tenham dúvidas e até uma ansiedade natural para receber informações a respeito dos seus casos.

Para evitar o gasto extra de tempo da equipe de advogados em reuniões individuais, a tecnologia pode auxiliar na automatização do envio de mensagens que permitirão o acompanhamento dos processos por parte dos clientes. 

Dessa forma, cada vez que há uma movimentação da demanda, sistemas como a ADVBOX enviam informações diretamente para o cliente. As mensagens são adaptadas para um fácil entendimento. 

Como consequência, o cliente fica satisfeito por saber que o escritório está acompanhando seu processo e a equipe de atendimento poupa um tempo importante para se dedicar a reuniões necessárias ou ao estudo dos casos. 

ADVBOX te ajuda a oferecer a melhor experiência aos clientes

Da mesma forma que a automação do envio de mensagens proporciona uma excelente experiência aos clientes de um escritório de advocacia. Com isso, a gestão dos negócios jurídicos pode dar um passo no sentido de encantar seus clientes em momentos especiais, como no caso de aniversários. 

Por meio do uso do software jurídico é possível personalizar mensagens de aniversário e enviá-las aos clientes de maneira automática. Dessa forma, o escritório torna-se ainda mais presente na vida da pessoa. Gerando sentimentos de emoção e reforçando a presença de marca no cotidiano das pessoas. 

Porém, outros detalhes práticos no atendimento também facilitam o dia a dia dos clientes e advogados com o uso da tecnologia. Por exemplo, em um escritório totalmente integrado por uma ferramenta específica, é possível emitir boletos de forma automatizada. Além de acompanhar pagamentos dos clientes e compreender como está o andamento de todos os processos. 

Poucos cliques e muitas informações relevantes para oferecer um atendimento de excelência para toda a base de clientes e futuros clientes do escritório. 

Por essa razão, se o negócio ainda não conta com estratégias de marketing de conteúdo ou de marketing de guerrilha para advogados, comece agora mesmo a operacionalizá-las. 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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