Uma mulher sentada em frente ao computador escolhendo fotos e imagens. Demonstra a importância da identificação visual na advocacia digital.
Marketing Jurídico Digital

Como criar uma identidade visual e atrair mais clientes para o escritório de advocacia

Imagine que você precisa contratar um advogado e se depara com uma identidade visual que não transmite confiança e profissionalismo. Pense em outro cenário, você encontra um profissional que apenas distribui cartões de visitas, mas não mantém sua autoridade online. 

Logo, em ambos os casos, você chegará a conclusão que esse não é o melhor lugar para pedir um orçamento. Portanto, o seu cliente terá a mesma percepção. Para que isso não ocorra no seu escritório, é fundamental criar uma identidade visual única. 

Em suma, a identidade visual tem o objetivo de projetar elementos gráficos, de forma consistente, em diversos canais de comunicação. Com isso, é possível transmitir uma mensagem visual coerente e criar uma conexão emocional com o público-alvo.

Para entender melhor qual a importância da identidade visual e o que não pode faltar para criar um design ideal para o seu escritório, leia o artigo completo! 

O que é branding jurídico? 

A identidade visual não é composta por um único elemento, mas, sim, por um conjunto de componentes visuais, que representam a marca ou empresa. Esses elementos incluem cores, tipografias, imagens e outros recursos gráficos.

Isso quer dizer que todos esses pontos formam uma comunicação visual única, que comunica de forma simples e coerente o propósito da marca. A ideia da comunicação visual é justamente essa, transmitir sinais e significados através dos componentes visuais.

No marketing, esse conceito está relacionado ao branding, que nada mais é do que atividades e estratégias desenvolvidas para estabelecer uma identidade única e diferenciada para a empresa. 

Nesse sentido, a construção de uma identidade visual sólida é crucial para estabelecer uma imagem forte e facilmente reconhecível. Assim, a empresa transmite os valores e sua essência.

Ao criar uma identidade visual coesa e atraente, o profissional ou empresa transmite uma conexão visual com o público-alvo. Sendo assim, é uma estratégia que fortalece a marca e se destaca da concorrência. 

1. Qual a diferença entre logotipo e identidade visual?

A identidade visual desempenha um papel fundamental para qualquer empresa, e na advocacia isso não é diferente. Afinal, uma comunicação visual estratégica contribui para a construção de uma imagem sólida e facilmente reconhecível no mercado jurídico. 

Muitos profissionais acreditam que a identidade visual se resume ao logotipo, mas esse conceito vai além, englobando elementos como cores, tipografia e gráficos que transmitem os valores e a personalidade do escritório. 

Além disso, uma identidade visual bem elaborada transmite profissionalismo. Como também, fortalece a reputação e a credibilidade do escritório, deixando uma impressão duradoura nos clientes.

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Como fazer a identidade visual na área jurídica?

A identidade visual é de extrema importância para se posicionar no mercado, afinal, esse é um dos elementos que impactam como o escritório é visto. Portanto, para criá-la é necessário escolher um tipo de comunicação que represente os valores da empresa.

Além disso, escolha um profissional de sua confiança. Para que o escritório seja lembrado de forma positiva, é necessário entender alguns elementos de marketing e um design ou agência de publicidade poderá te auxiliar.

Ao criar uma imagem consistente e memorável, o escritório fortalece o reconhecimento da marca e estabelece uma relação de confiança com os clientes. 

Vale lembrar que, ao cometerem o erro de não dar total importância para a criação da identidade visual, os profissionais jurídicos perdem a vantagem de se destacar no mercado e evidenciar os valores do escritório.

O que precisa ter em uma identidade visual? 

Uma identidade visual eficiente deve transmitir profissionalismo e credibilidade. Por isso, elementos-chave que não podem faltar são: logotipo distinto, tipografia clara e de fácil leitura, além de uma abordagem visual que reflita os valores e a expertise jurídica. 

Esses elementos contribuirão para uma identidade visual sólida, que auxiliará na construção de uma reputação positiva, garantindo destaque no mercado jurídico competitivo. A seguir, confira dicas importantes para construir uma identidade visual profissional. 

1. Encontre o seu tipo de comunicação

O primeiro ponto relevante para criar uma identidade visual eficiente e coesa é definir o tom que a marca irá comunicar. Assim, as cores, tipografia, imagens e demais elementos gráficos devem ser pensados e aplicados de forma cuidadosa.

É fundamental que o escritório de advocacia se posicione no mercado de forma coerente, para isso é necessário transmitir exatamente o que os profissionais oferecem. Isso vale tanto para os serviços quanto para a missão e propósito.

Assim, os clientes serão impactados com a confiabilidade, segurança e profissionalismo do escritório. 

2. Faça diferente

Para se destacar no mercado jurídico, é importante criar uma comunicação visual e verbal única, com isso, o escritório se mostra diferente da concorrência. Porém, na prática, isso não é tão simples. 

Pense quantos escritórios de advocacia buscam criar uma identidade incomum e exclusiva. Muitos profissionais estão mais preocupados em oferecer seus serviços e acabam negligenciando a criação de autoridade online e offline. 

Além disso, buscam inspiração em outros escritórios e o mercado acaba com identidades visuais muito semelhantes. Se você quer fugir disso, não tenha medo de arriscar e criar algo diferente, desde que a identidade visual não fuja do propósito do escritório. 

Por isso, é muito importante participar ativamente do processo de criação da identidade visual, em conjunto com o design e a equipe de marketing. 

3. Participe do processo de criação

Além de escolher um profissional de confiança durante a criação da identidade visual, é necessário que você forneça o máximo de informações possíveis. 

Pensando nisso, passe referências sobre o tipo de serviço prestado no seu escritório, bem como qual é o público alvo. Outros pontos importantes são: como o escritório deseja se posicionar no mercado, quais seus objetivos e profissionais de referência. 

A maioria dos designers e agências fornecem um briefing, ou seja, um resumo para que o cliente liste essas informações. Sobre isso, é de extrema importância passar o máximo de informações, mesmo as que não foram solicitadas. 

Afinal de contas, isso faz total diferença no processo de criação, pois através de dados precisos é mais fácil chegar a comunicação ideal para o escritório. 

Por fim, deixe claro suas preferências, mas, também, abra espaço para a opinião e sugestões do design e demais profissionais contratados. Isso porque, eles têm experiência no assunto e estão dispostos a chegar no melhor resultado. 

4. Escolha um profissional de confiança

Para escolher um profissional capacitado e de confiança, uma dica valiosa é perguntar aos colegas de trabalho. Sendo assim, converse com outros escritórios e pergunte quem fez a identidade visual.

Além disso, você deve avaliar o portfólio do profissional e se está alinhado com sua procura. Por fim, não escolha baseado apenas em preços e tempo de entrega. No fim das contas, sua escolha deve levar em consideração, principalmente, a qualidade na entrega. 

Qual imagem um advogado deve passar?

A imagem que um advogado deve transmitir varia de acordo com o escritório e o serviço prestado. No entanto, alguns princípios gerais são essenciais,como profissionalismo, confiança e expertise jurídica. 

Para alcançar esse objetivo, é recomendado o uso de cores sóbrias e elegantes, juntamente com uma tipografia clara e legível. Esses elementos visuais desempenham um papel crucial na construção da confiança do público. 

Sendo assim, permite que o advogado ou escritório ganhe destaque competitivo no mercado jurídico e fortaleça sua reputação. 

Se você deseja obter mais informações sobre marketing jurídico e saber como posicionar-se no ambiente digital, vale a pena explorar: como se posicionar no digital?

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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