Desde o início da pandemia de coronavírus, que começou em março de 2020, certamente você alterou a maneira como contrata e realiza alguns serviços que fazem parte do seu dia a dia.
Na sua carreira como advogado não é diferente e, se você ainda não realiza o atendimento jurídico online, talvez essa possa ser uma maneira interessante para alcançar novos públicos e aumentar a carteira de clientes do escritório.
Com a popularização de recursos de comunicação digital como o WhatsApp, Zoom, Google Meets, as reuniões online tornaram-se ainda mais fáceis e com a possibilidade de um agendamento rápido e eficiente.
Porém, antes de começar a oferecer o atendimento jurídico online para seus clientes, é importante que você entenda exatamente como funciona e conheça todas as vantagens de implementar esse benefício.
Como faço para falar com advogado online?
Essa é uma das perguntas que os advogados que estão online mais recebem dos seus clientes. É importante que, ao começar a oferecer atendimento jurídico online, você estabeleça os métodos de atendimento com toda a equipe.
Recomendamos que você e seus colegas de escritório utilizem as mesmas ferramentas para garantir uma padronização durante as consultas.
Estabelecer um atendimento jurídico online pode garantir ainda mais produtividade para a equipe do escritório. Para acompanhar os ganhos em produtividade, recomendamos a utilização de um software jurídico.
Quando o escritório conta com uma ferramenta planejada pensando na realidade de advogados, fica muito mais fácil acompanhar o trabalho de todo o grupo.
A ADVBOX, por exemplo, oferece, entre seus recursos, a metodologia de Taskscore.
A ferramenta permite que as tarefas de cada processo sejam quebradas em atividades menores e, a cada etapa cumprida o advogado confirma a entrega daquela etapa.
Em um atendimento jurídico online o uso da metodologia pode auxiliar na organização e compartilhamento do status de cada demanda com gestores do escritório e outros integrantes da equipe que poderão ser envolvidos no trabalho. Ou seja, mesmo com o atendimento acontecendo de forma digital, todos ficam sabendo das etapas e os combinados.
Com o taskscore, além de permitir que as consultas jurídicas aconteçam de forma muito mais organizada com os clientes, também torna mais fácil o trabalho da equipe de advogados em qualquer lugar do mundo.
Essa realidade tornou-se ainda mais comum depois da pandemia de Coronavírus que permitiu que muitos profissionais passassem a trabalhar fora dos escritórios, adotando o home office como uma realidade.
Outro ponto fundamental que você deve levar em consideração ao iniciar um atendimento jurídico online é ter ferramentas que vão facilitar etapas importantes de acompanhamento do processo. Por exemplo:
- Um software jurídico que permite o envio digital de boletos de cobrança;
- Um ambiente seguro e em nuvem para que você possa acessar os dados dos clientes de onde precisar;
- Uma ferramenta que permita compartilhar as informações com toda a sua equipe;
- Possibilidade de enviar mensagens automatizadas para os clientes para a atualização sobre a ação.
Para entender como uma ferramenta pode auxiliar o seu atendimento jurídico online teste a ADVBOX durante 7 dias gratuitos.
Quais os benefícios de fazer o atendimento jurídico online?
Agora que já falamos sobre como você e seu escritório devem se organizar para iniciar o atendimento jurídico online, chegou a hora de destacar os benefícios de iniciar essa estratégia com seus colegas.
1. Satisfação dos clientes
Esse é um dos pontos principais. Investir no atendimento jurídico online é uma maneira que o seu escritório pode encontrar para oferecer uma experiência inovadora para o cliente. Afinal, com um atendimento virtual seu cliente ganha em praticidade e conforto, eliminando a necessidade de encontros presenciais recorrentes.
Além da consulta jurídica, também é possível que o seu escritório estenda todo o atendimento com o cliente para os meios digitais. Com uma ferramenta de software jurídico é possível, por exemplo, padronizar o envio de mensagens por e-mail ou SMS para seus clientes todas as vezes que houver alguma alteração ou andamento no processo.
Essa ação certamente facilitará muito o entendimento do cliente durante toda a ação e acompanhamento do escritório e minimizará a necessidade de reuniões constantes.
2. Conquiste mais clientes
Com a possibilidade de atendimento jurídico online você quebra barreiras geográficas e amplia o alcance do seu escritório.
De maneira geral, ao contar somente com o escritório físico, seus clientes se restringem à população da sua cidade e arredores. Já com o atendimento online, é possível receber pessoas em todo país e, até mesmo, brasileiros que vivem no exterior mas que têm pendências judiciais no Brasil.
Com esse alcance você aumenta a receita do escritório a partir de um investimento baixo. Com poucos funcionários, um site e estratégias de marketing jurídico para a divulgação dos seus serviços, já se pode realizar o atendimento na internet.
3. Reduza gastos e ganhe segurança
Além de beneficiar o cliente com uma experiência prática na hora de um atendimento jurídico online, as reuniões digitais também garantem segurança e economia para advogados.
Imagine trocar horas no trânsito para encontrar um cliente e os riscos de todo o percurso até chegar lá, por fazer a reunião online e resolver as principais questões a partir do seu home office ou do escritório.
Você reduz custos operacionais, ganha tempo e ainda pode trabalhar com horários flexíveis, garantindo mais comodidade tanto para clientes quanto para profissionais.
Mas lembre-se de que, ao fazer o atendimento jurídico online, busque estar em um ambiente adequado, com boa iluminação, sem ruídos externos e dedique toda a sua atenção ao caso do cliente. Com essas dicas aplicadas na prática temos certeza que o seu trabalho online será um sucesso.