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Canal no YouTube: afinal, vale a pena para os advogados? Entenda!

Atualmente, ter um canal no YouTube é uma das maneiras encontradas por marcas e profissionais para aumentar a sua visibilidade na internet e atrair clientes. Em muitos casos, essa plataforma é, inclusive, considerada o pilar principal do negócio de muitas pessoas.

Na advocacia, planejar um canal nessa rede para educar o público e atrair possíveis clientes pode ser interessante. Inclusive, já existem advogados que se utilizam do YouTube para esse objetivo.

Mas, será que vale a pena o esforço? Acompanhe a leitura, entenda os prós e contras de ter um canal no YouTube e veja como iniciar o seu!

Quais são as vantagens de ter um canal no YouTube?

É possível mencionar diversas vantagens em ter um canal no YouTube. Veja abaixo algumas considerações importantes que você precisa conhecer antes de planejar o seu canal.

Aumenta a sua visibilidade

O canal no YouTube pode aumentar a visibilidade do seu escritório na internet, o que é fundamental para atrair ainda mais clientes. Se você atende o Brasil inteiro, isso pode ser ainda melhor, pois os vídeos aparecem para pessoas de qualquer lugar do país e até do exterior. 

Desse modo, você pode ser requisitado por mais pessoas, o que pode aumentar a sua carteira de clientes

Educa o seu público

O seu canal deve ter o mesmo objetivo do blog do seu escritório: educar o seu público. Ou seja, você deve fazer vídeos explicando assuntos que a persona precisa e deseja saber. 

Por exemplo, se o seu escritório atende no Direito de Família, os vídeos podem ser de temas que mais possuem demanda ou dúvidas. Desse modo, você pode explicar como pode ser feito um divórcio, os efeitos jurídicos disso, quais os regimes de bens, o direito dos filhos, dentre outros que sejam pertinentes à área.

Gera conexão

Um dos diferenciais do YouTube em relação ao blog com artigos escritos é que você pode gerar conexão e se aproximar mais dos telespectadores do canal. 

Isso porque, ao publicar um vídeo, as pessoas tendem a comentar e pedir mais informações nos comentários. Você pode utilizar o que essas pessoas perguntam para realizar outros vídeos respondendo-as e principalmente, entender ainda mais os seus ouvintes, extraindo informações para elaborar conteúdos cada vez melhores e mais direcionados ao seu público.

Isso gera conexão, pois os telespectadores percebem que você se preocupa em ajudá-los ainda mais.

Atrai clientes

É muito comum em vídeos bastante explicativos aparecer pessoas que relatam que estão enfrentando o mesmo problema e pedirem ajuda. Essas pessoas podem ser possíveis clientes. 

Ao entregar conteúdos que respondem as dúvidas delas, maiores as chances delas procurarem você. 

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Você pode se tornar reconhecido

O seu trabalho nesta plataforma pode resultar no seu reconhecimento por parte de outros colegas da área. Ao fazer bons vídeos e demonstrar conhecimento, muitos podem entrar em contato com o desejo de realizar parcerias, por exemplo. 

Além de se tornar conhecido no seu ramo e melhorar o networking, você pode conhecer pessoas para futuros negócios, o que pode ser muito positivo para a sua carreira na advocacia.

Oportunidade de novos negócios

Um canal no YouTube, além de poder lhe gerar novas parcerias e contribuir para conhecer novos advogados, pode também lhe render novos negócios diferentes. Por exemplo, você pode ser convidado para dar aulas em cursos superiores, pós-graduações, cursos profissionalizantes, dentre outros. 

Ademais, pode ser convidado para palestras, workshops, dentre outros eventos da sua área de atuação.

Aumenta a sua autoridade na área

Tenha em mente que a autoridade não tem a ver com os seus títulos e diplomas, mas sim com a forma como o seu público lhe enxerga. 

Ao compartilhar o seu conhecimento sobre um tema ou área jurídica, os seus ouvintes podem lhe enxergar como um excelente profissional, considerando-o uma autoridade no que explica.

Monetização

Por último, outra vantagem de ter um canal no YouTube é pelo fato de que os vídeos podem ser monetizados, seja pelo número de visualizações ou por anúncios, por exemplo. 

Conteúdos evergreen, ou seja, que não precisam ser atualizados, podem ficar na plataforma por anos, serem assistidos por muitas pessoas e assim, lhe trazer retorno financeiro de forma permanente. 

Exemplos de conteúdos que podem ser considerados evergreen no Direito são: o que é divórcio, o que diz o artigo 5 da Constituição Federal, o que é o direito de ir e vir, dentre outros.

O que a OAB diz sobre advogados que têm canal no YouTube?

Muitos advogados podem ficar receosos em criar um canal no YouTube. Afinal, será que é permitido pelo Código de Ética

Felizmente, já está pacificado que é permitido utilizar canais como blog, YouTube e redes sociais para entregar conteúdos educativos e informativos. Desse modo, você pode criar vídeos explicando como funciona um determinado direito, por exemplo. 

Contudo, vale as mesmas regras para as outras formas de marketing jurídico: não pode mercantilizar a profissão! Ademais, fazer vídeos que parecem uma consultoria para um determinado ouvinte também não é indicado.

No blog da ADVBOX, você pode encontrar conteúdos que ajudam a entender melhor as possibilidades e como você pode fazer o marketing do seu escritório. Confira abaixo algumas indicações de leitura:

Ademais, se você deseja saber mais sobre as regras da publicidade na advocacia, aproveite e confira a live do #FomedeSaber sobre este assunto!

O que é necessário para ter um canal no YouTube?

Engana-se quem pensa que para ter um canal no YouTube, é preciso ter uma câmera fotográfica profissional ou semiprofissional, um estúdio de gravação, um microfone e um cenário atraente e profissional.

Você pode iniciar o seu canal gravando em uma parte do seu escritório e até da sua casa, desde que seja bem iluminada e organizada. Ademais, pode iniciar as gravações com o seu celular e utilizar um microfone simples para melhorar o áudio. 

De fato, um canal no YouTube gera mais trabalho do que um blog. Enquanto que neste último você precisa pesquisar os temas, escrever os artigos de forma otimizada com SEO, corrigí-los e publicá-los, para um canal do YouTube você precisa: 

  • Criar o roteiro;
  • Gravar o vídeo;
  • Editá-lo;
  • Adicionar legendas e outras informações;
  • Publicar no YouTube;
  • Completar as informações necessárias para que a plataforma entenda o tema do vídeo e o entregue para as pessoas.

Ou seja, conteúdos em vídeo exigem muito mais etapas. Pelo menos, o esforço pode ser recompensado no futuro, visto que muito mais pessoas procuram conteúdos em vídeo atualmente. Ainda, lembre-se que o seu vídeo pode ser monetizado. 

SEO para YouTube: o que é e qual a sua importância?

Se você estuda sobre marketing de conteúdo e já possui um blog, sabe que não adianta escrever e publicar os artigos sem a otimização para os mecanismos de busca, mais especificamente para o Google, que é o mais utilizado.

Da mesma maneira que existe o Search Engine Optimization (SEO) para os artigos de blog, existe o SEO para os vídeos do YouTube!

A otimização é essencial para que o Google, no caso dos artigos e o YouTube, no caso dos vídeos, entendam do que se trata o conteúdo e os ranqueie. Desse modo, sempre que alguém pesquisar pelo tema do artigo ou do vídeo em questão, esses mecanismos entregam o que elas procuram.

Sendo assim, é essencial entender como funciona o SEO para o YouTube antes de criar e publicar vídeos. Em alguns aspectos, ele se assemelha ao SEO para o Google. Contudo, lembre-se que existem diferenças e particularidades de cada plataforma que precisam ser consideradas. 

Como criar um canal no YouTube? Veja abaixo as dicas!

Após entender as vantagens de criar um canal no YouTube, ver que é permitido pelo Código de Ética e verificar como você pode iniciar, agora você precisa saber como criar o seu canal na plataforma.

Veja abaixo como começar a sua estratégia de marketing nesse mecanismo de busca que tem crescido muito nos últimos anos!

Crie o canal diretamente na plataforma

Criar um canal no YouTube é simples. Em poucos passos, você já terá ele pronto. No momento de elaborá-lo, lembre-se de seguir todas as etapas e deixá-lo o mais completo possível em informações. 

Sendo assim, insira o nome do canal, que pode ser o da sua advocacia ou o seu próprio nome, a foto ou a logo do escritório, descrição, dentre outros aspectos que são solicitados.

No início, a plataforma pode ser limitada. Conforme for ganhando inscritos, mais recursos são liberados. Por exemplo, ao atingir 100 inscritos, você pode editar a URL do canal. Com 1.000, você pode acessar a aba “Comunidade”. 

Ao atingir 4 mil horas em vídeos em 12 meses, outras ferramentas são liberadas, como: assinaturas, super chat, links externos nos cards e monetização com anúncios. 

Se você conquistar 10 mil inscritos, poderá ter acesso ao YouTube Stories e eventos do YouTube Space. Por fim, com 100 mil, você pode receber suporte especializado e solicitar o selo de verificação. Ademais, você ganha uma placa comemorativa. 

Faça o planejamento do seu canal

Antes de criar o seu canal, você precisa planejá-lo. Isso significa que não basta decidir o nome, criar uma logo ou foto interessante, uma capa chamativa e colocar todas as informações importantes durante o processo de criação no YouTube.

O preparo do seu canal começa muito antes disso. Você precisa, antes de tudo, saber sobre o que será o seu canal. O ideal é que você se posicione como um especialista em uma determinada área, mesmo que atue em diversos ramos jurídicos. Uma dica é escolher a que você mais se identifica, estuda ou que recebe mais demandas. 

Caso atue em um escritório que trabalhe em mais de uma área, você pode criar listas e separar os vídeos de cada ramo e pedir para um profissional diferente tratar de cada um.

Outro ponto importante é entender quem é a persona do seu canal. Isso é fundamental para definir os conteúdos e evitar confundir as pessoas que chegam até os seus vídeos. Por exemplo, se você trabalha com Direito Previdenciário e atende o público em geral, então a sua persona pode ser os trabalhadores. 

Nesse caso, não adianta fazer conteúdos sobre a área e destiná-los às empresas e aos empregadores. Ao fazer isso, você pode confundir a sua audiência!

Por fim, pense no objetivo do seu canal no YouTube. Você pode criá-lo com o intuito de entregar conteúdos educativos para o público sobre o direito dele. Por outro lado, o objetivo pode ser apenas demonstrar o seu conhecimento para ser contratado por empresas ou até, ensinar outros advogados sobre a sua área de atuação. Ou seja, um canal no YouTube pode ser feito com objetivos diferentes, mesmo no nicho de advocacia.

5 exemplos de advogados e escritórios que utilizam o YouTube!

Uma maneira de iniciar é se inspirar em outros profissionais e escritórios que utilizam o YouTube como estratégia de marketing para atrair clientes e aumentar a visibilidade na internet.

Veja abaixo alguns exemplos!

1.Arraes & Centeno Advocacia

A Arraes & Centeno é uma advocacia previdenciária. Além de um blog e um site, eles também fazem vídeos educativos no YouTube. Uma estratégia que utilizam muito é responder dúvidas de inscritos no final para conseguir se aproximar ainda mais do público. 

Os vídeos são todos educativos e ricos em conteúdo de valor. Embora tratem de temas diversos relacionados ao Direito Previdenciário, o maior foco parece ser nas aposentadorias.

2.Ingrácio Advocacia

A Ingrácio Advocacia possui uma estratégia muito eficiente de marketing de conteúdo. Além de um blog com muitos artigos ranqueados pelos mecanismos de buscas, eles utilizam o YouTube para entregar conteúdos de valor no formato em vídeo. 

3.Anna Luiza Ferreira

A Dra. Anna é uma advogada de Direito de Família que aparece sozinha nos vídeos que produz, pois provavelmente atua em uma sociedade unipessoal. Inclusive, o canal possui apenas o nome dela. Os seus vídeos são destinados ao público em geral que deseja saber sobre os seus direitos nesta área. 

Sendo assim, ela ensina, por exemplo, sobre os direitos em caso de divórcio, pensão alimentícia, guarda, dentre outros temas referentes ao seu nicho de atuação.

4. CHC Advocacia

Outra advocacia que utiliza o YouTube em sua estratégia de marketing, a CHC Advocacia publica vídeos educativos em diversas áreas do Direito, sabendo separá-los muito bem para não confundir o seu público. 

Desse modo, o canal possui vídeos em Direito do Trabalho, Direito Imobiliário, Direito Civil, Direito Contratual, Direito Autoral e Auditoria Jurídica.  O objetivo deles é explicar o direito de forma leve e sem juridiquês. 

5.Fernando Maturi

Outro exemplo de advogado que utiliza o YouTube para explicar sobre assuntos de sua área é o Dr. Fernando Maturi. O objetivo do canal dele, de acordo com a descrição, é explicar o funcionamento da justiça criminal brasileira.

Este é um exemplo iniciante, mas que demonstra que não é preciso ter um canal com milhões de inscritos para conseguir atrair possíveis clientes. 

Ter um canal no YouTube pode ser muito vantajoso para os advogados. Além de aumentar a visibilidade, é possível educar o público, atraindo ainda mais clientes cientes do problema que possuem.

E se você gostou desse artigo, aproveite e confira outro do nosso blog para melhorar as suas estratégias de marketing! Veja agora como criar o seu livro jurídico!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.