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Marketing Jurídico Digital

Saiba o que é a mercantilização da advocacia

Com o passar dos anos, todas as áreas do mercado de trabalho passam por transformações. Entretanto, a mercantilização da advocacia tem se tornado cada vez mais presente devido ao desenvolvimento do universo digital. 

Por isso, é comum encontrar escritórios de advocacia presentes nas mais variadas redes sociais e canais de comunicação. Essa mudança ajuda a conquistar novos clientes e trabalhar com novos serviços jurídicos, mas é preciso cuidados e requer diretrizes.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre a mercantilização da advocacia. Entenda o seu conceito, os benefícios desse processo e o que diz a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O que é mercantilização da advocacia?

De modo geral, a mercantilização da advocacia é a transformação da prática jurídica em um negócio, visando maiores lucros e tratando os serviços jurídicos como produtos. Por isso, são utilizadas estratégias comerciais para fortalecer a atração de clientes e tornar os escritórios mais competitivos. 

Consequentemente, o crescimento da mercantilização tem criado cada vez mais cuidados perante os órgãos reguladores. Assim, regras e códigos de ética são fundamentais para evitar a exploração de clientes e manter a equidade no mercado. 

Afinal, a possibilidade de maior atração de clientes e diversidade na maneira de apresentar os serviços jurídicos podem criar ainda mais dúvidas para o público. Assim, para garantir a competitividade sadia e evitar distorção de valores, a mercantilização da advocacia é seguida de perto pela OAB.

Quais as vantagens de fazer advocacia?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito por trás da mercantilização da advocacia, que tal conhecer seus benefícios? Um dos principais é a diversificação dos serviços jurídicos. 

Afinal, a partir do desenvolvimento dos escritórios e da maior competitividade, é possível ofertar aos clientes uma gama maior de serviços. Consequentemente, aumenta o número de casos, clientes e lucro.

Além disso, o mergulho dos escritórios no universo digital é excelente para a valorização da tecnologia e das práticas comerciais. Com isso, o marketing jurídico se torna cada vez mais essencial, sendo fundamental para a atração e conversão de clientes. 

Em paralelo a esse crescimento digital, a maior facilidade de encontrar profissionais e escritórios especializados ajuda no processo de escolha do cliente. Para auxiliar nesse processo, a transparência de preços é fundamental, possibilitando muito mais informações aos clientes, antes, durante e após os processos.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Por que a OAB é tão rigorosa quanto à publicidade na advocacia?

Embora a mercantilização da advocacia seja um processo natural e benéfico, ele apresenta uma série de desafios. Por isso, a OAB estabelece uma série de normas éticas para padronizar e igualar o contato com os clientes. 

Entre os princípios éticos apresentados pela OAB, podemos destacar a ética e independência, na qual o advogado deve sempre atuar em benefício do cliente. Assim, o lucro não pode impactar o desenvolvimento e comprometer os resultados dos processos.

Além disso, é proibida a captação indevida de clientes, através de aliciamento ou oferta de serviços de maneira abusiva. Para isso, é obrigatório a transparência de honorários, na qual o profissional apresente os custos e honorários de forma clara e objetiva.

Os anúncios, principalmente em veículos de comunicação, devem conter informações que ajudem o entendimento do cliente. Com isso, é proibida a divulgação de informações falsas ou com sentido dúbio. 

Como fazer a mercantilização da advocacia?

O processo da mercantilização da advocacia de forma correta é lento mas pode significar grandes conquistas para o escritório. Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como entrar nesse universo, sem infringir regras e atrair de forma orgânica novos clientes.

  1. Crie um planejamento;
  2. Estude seus serviços e clientes;
  3. Invista em marketing jurídico;
  4. Desenvolva uma gestão financeira;
  5. Invista em tecnologia.

1. Crie um planejamento

O primeiro passo para o processo de mercantilização da advocacia é desenvolver um planejamento estratégico. Para isso, é preciso entender as possibilidades de crescimento e as oportunidades que o mercado apresenta. 

Desse modo, é importante determinar metas e objetivos que ajudem a direcionar as ações diárias e mensais dentro do escritório. Entretanto, é essencial que esses planos sejam realistas e condizentes com a equipe e tamanho do escritório. 

Para facilitar o desenvolvimento procure estabelecer algumas metas de curto e longo prazo, sejam elas de investimento em melhorias, conversão de clientes, entre outras. 

2. Estude seus serviços e clientes

Com o planejamento estratégico desenvolvido é a hora de entender como e com quem o escritório deve se comunicar. Por isso, é fundamental entender por completo os pontos fortes do escritório, compreendendo bem todos os serviços jurídicos oferecidos. 

A partir disso, desenvolve-se uma pesquisa de mercado para entender qual o público-alvo do escritório, facilitando na produção e aumentando na conversão dos conteúdos. Essa iniciativa é fundamental para o sucesso da mercantilização e atração de novos clientes. 

Esse conhecimento será essencial para facilitar o entendimento da importância do atendimento ao cliente. Com isso, ajudar a desenvolver uma comunicação mais direta e com maior suporte, oferecendo diferentes canais de contato. 

De modo geral, as principais informações para o processo de mercantilização são: vontades, dores e dúvidas dos clientes. Assim, é possível desenvolver conteúdos mais direcionados, tanto em assunto como para o público ideal.

3. Invista em marketing jurídico

Agora que você já tem o conhecimento claro sobre as características e necessidades dos seus clientes, chegou a hora de tornar o seu escritório mais presente digitalmente. Para isso, é fundamental o investimento em marketing jurídico. 

Assim, com o público-alvo desenvolvido crie diferentes canais de comunicação, como site, perfis em redes sociais e e-mail marketing. Essa estratégia será fundamental para conquistar novos clientes e aumentar a autoridade do seu escritório no mercado. 

Entretanto, é fundamental que os conteúdos desenvolvidos estejam de acordo com a característica de cada canal e que tenham, acima de tudo, qualidade e relevância. Desse modo, é interessante investir, por exemplo, na otimização de mecanismos de busca (SEO) e aumentar exponencialmente a visibilidade dos serviços jurídicos e do escritório.

Assim como, investir na criação de um site profissional e informativo que apresente de forma objetiva os serviços jurídicos, a história e a equipe do escritório. Quanto mais informações os clientes tiverem, mais confiantes estarão na qualidade do escritório.

4. Desenvolva uma gestão financeira

A gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e não seria diferente no ambiente do Direito. Por isso, além de praticar preços competitivos e apresentá-los de maneira transparente, administre bem o escritório. 

Para isso, é importante implementar ferramentas que auxiliem no controle do faturamento e pagamento dos honorários. Uma gestão de qualidade é fundamental para o controle total de todas as áreas do escritório, possibilitando uma alta produtividade.

5. Invista em tecnologia

Por fim, o quinto passo para a mercantilização da advocacia é o incentivo de ferramentas tecnológicas na rotina do escritório. Como o sistema Taskscore da ADVBOX, ideal para o controle de desempenho e administração das atividades e etapas de cada processo.

A automação de processos internos é fundamental para que o escritório consiga atingir a produtividade máxima, com tarefas mais simples e ágeis. Consequentemente, é possível reduzir os custos e o tempo de execução, garantindo maior satisfação dos clientes e diminuição de erros, devido a padronização. 

Portanto, softwares de gestão de documentos, segurança de dados e controle de desempenho são cruciais para o sucesso do escritório. Afinal, o fluxo de informações sigilosas é alto e a necessidade de cumprimento de prazos é fundamental para o êxito nos diferentes tipos de serviços jurídicos.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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