Gráficos, caderno e notebook sobre uma mesa preta, representando o plano de marketing do escritório de advocacia
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Plano de marketing para o escritório de advocacia: veja como fazer na prática!

Elaborar um plano de marketing para o escritório de advocacia é fundamental para que o seu negócio prospere. Não importa o porte e a área, é imprescindível buscar maneiras de se diferenciar da concorrência e atrair clientes.

Guarde essa frase: quem não está no meio digital, não está em lugar nenhum. Ou seja, se você não quer que o escritório seja invisível para a sociedade, é importante olhar principalmente para as estratégias de marketing digital.

Nesse artigo, você entenderá a importância de se ter um plano de marketing para o escritório de advocacia e verá dicas para montar o seu na prática. Sem mais delongas, acompanhe a leitura!

Como fazer o marketing de um escritório de advocacia?

Há alguns anos, era comum encontrar profissionais que diziam que conquistavam os seus clientes principalmente por meio de indicações. Inclusive, alguns escritórios e advogados autônomos ainda investem muito nessa tática.

Embora ela seja eficiente, atualmente é impossível um negócio viver apenas de indicações. Agora, é fundamental estabelecer a sua presença e se posicionar no mercado para conseguir viver em um mercado altamente competitivo.

Nos últimos anos, os advogados e os escritórios de advocacia perceberam a importância de se estabelecer no meio digital para se aproximar do público, atrair possíveis clientes e se manter presente na vida dos atuais clientes.

Quando se aplica estratégias de marketing eficientes, é possível crescer muito e obter ótimos índices. 

Porém, para conseguir bons resultados e fazer o negócio crescer, é crucial se planejar. Diante disso, desenvolver um plano de marketing para o escritório de advocacia é fundamental para definir estratégias, criar objetivos e mapear ações para que as metas sejam alcançadas. 

Ademais, o planejamento contribui para identificar o que torna o seu escritório diferenciado da concorrência. Logo, ao fazer uma análise do negócio e do mercado jurídico, a sua equipe pode encontrar os seus diferenciais para usá-los a favor do negócio.

Outrossim, com um plano de marketing para o escritório de advocacia, torna-se mais simples acompanhar a evolução das metas de maneira eficiente, bem como se o escritório está crescendo como o desejado.

Assim, a sua equipe consegue identificar as ações e estratégias que mais trouxeram resultados. 

Dessa maneira, o escritório aumenta as possibilidades de fazer a carteira de clientes crescer e consequentemente, os lucros melhorarem. Por isso, todo escritório e profissional autônomo que deseja prosperar e ter bons resultados precisa criar um plano de marketing. 

Qual a definição de um plano de marketing?

A princípio, um plano de marketing para o escritório de advocacia é extremamente importante para esclarecer o processo, evitar desvios no objetivo e manter a organização na aplicação das estratégias de marketing. 

Conforme mencionado, esse planejamento também contribui para que o escritório entenda os seus resultados, monitorando-os e encontrando as práticas que funcionaram e as que não funcionaram. 

Tenha em mente que um escritório ou um advogado autônomo que possui um plano de marketing tem mais possibilidades de prosperar e crescer. Para qualquer negócio ou carreira ter bons resultados, o planejamento é fundamental e deve envolver a definição de metas, objetivos, as ações e estratégias que deseja aplicar para obter o sucesso almejado.

Atualmente, todo e qualquer tipo de empresa, independente do segmento de mercado, precisa pensar em estratégias de marketing para atrair clientes. Com os advogados, isso não é diferente. Logo, tal plano deve ser pensado logo no início do negócio.

Em síntese, o plano de marketing é tão essencial que deveria ser uma das primeiras etapas no momento de planejar um negócio ou uma carreira. Trata-se de algo extremamente vantajoso para crescer de forma inteligente, atingir as metas desejadas e utilizar os recursos financeiros de maneira eficiente.

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O que deve conter um plano de marketing?

O plano de marketing deve envolver, além da definição de metas e objetivos, todas as estratégias que o escritório deseja aplicar. 

Atualmente, com a força da internet, os escritórios e advogados têm apostado muito mais nas estratégias de marketing digital. Contudo, algumas práticas do marketing tradicional, ou marketing offline, também são válidas e podem ser eficientes, se fizer sentido para o negócio.

Veja abaixo os principais aspectos que devem constar em um plano de marketing para o escritório de advocacia!

1. Site

O site é fundamental para todo profissional autônomo ou escritório de advocacia. Isso porque ele é um dos primeiros contatos que o público tem com o seu negócio. 

Muitos profissionais cometem o erro de não montar o site e acreditam que ter perfil nas redes sociais é o bastante. Contudo, muitos internautas, antes de contratar serviços ou adquirir produtos, avaliam o site da companhia ou do profissional para tomar a decisão.

Não ter um site profissional transparece amadorismo e descaso. Por isso, deveria ser um dos primeiros investimentos quando se planeja um negócio.

Lembre-se também de que as pessoas costumam julgar as empresas pelo site delas. Diante disso, busque ter um site atraente, responsivo e de fácil navegação. 

2. Blog e SEO

Além do site, o plano de marketing para o escritório de advocacia precisa incluir a criação de um blog e principalmente, da estratégia de Search Engine Optimization (SEO). 

Engana-se quem pensa que o blog e os conteúdos escritos não funcionam. Muitos escritórios conseguiram crescer e atrair muitos clientes com essa estratégia. Inclusive, esse é o caso da Koetz Advocacia e da Ingrácio

Esse mecanismo é eficiente porque as pessoas, ao procurarem por respostas para os seus problemas, utilizam os mecanismos de busca (principalmente o Google) para isso. Na grande maioria das vezes, elas se deparam com conteúdos, como os artigos de blog, que informam o que elas desejam. 

Outrossim, é muito comum as pessoas encontrarem primeiro um conteúdo do seu blog e somente depois olhar a página do site. 

O blog, ao contrário das redes sociais, é um espaço somente seu. Assim, você não corre o risco de tê-lo apagado e não fica a mercê dos algoritmos. 

Contudo, não basta apenas criá-lo. As pessoas só encontrarão os seus conteúdos e o seu blog se ele estiver com uma estratégia de SEO bem formulada.

3. Redes sociais

As redes sociais são fundamentais para fortalecer a estratégia de marketing de qualquer companhia. Diante disso, o seu escritório de advocacia precisa ter perfil em algumas delas para aumentar a visibilidade e fortalecer a presença na internet.

Embora muitos escritórios apostem nas redes sociais mais usadas do momento, como o Instagram, é importante pensar na persona e ter presença nas que ela mais utiliza. 

O perfil da persona deve ser criado antes de aplicar as estratégias de marketing. É isso que guiará as suas ações, sempre com foco de atraí-la para o escritório. 

4. Estratégia de conteúdo 

Da mesma forma que o plano de marketing para o escritório de advocacia precisa incluir um blog e perfil nas redes sociais, é importante também que ele abarque uma estratégia de conteúdo para essas plataformas.

Isso significa que será preciso definir as palavras-chave que serão trabalhadas, criar um calendário editorial, definir a frequência de postagens e quais os formatos de conteúdo que serão criados. 

De início, o que você mais utilizará será o em texto, para os artigos do blog, e os que mesclam imagens e textos, para as redes sociais.  Contudo, conforme o decorrer do tempo, você pode avaliar a produção de conteúdo em outros formatos, como vídeo, imagens e áudio.

5. Email marketing

O email marketing é uma estratégia que nem todos os escritórios utilizam, mas ela pode melhorar muito a prospecção de clientes. Isso porque você só enviará emails para quem solicitou o seu contato, seja por meio do download de um ebook ou por ter se inscrito em uma newsletter.  

Assim, é possível criar conexão com esses contatos, deixando-os mais próximos da contratação dos seus serviços jurídicos.

6. Anúncios 

Por fim, os anúncios são essenciais para atrair mais possíveis clientes para ler algum conteúdo do blog ou entrar em contato. Enquanto o SEO trabalha o tráfego orgânico, que costuma ser demorado, o tráfego pago pode suprir a necessidade imediata de conseguir clientes mais rápidos. 

Por isso, utilizar o Google Ads, bem como o Instagram/Facebook Ads, dentre outros, pode contribuir muito para os seus resultados. 

7. Estratégias de marketing offline

O planejamento do escritório precisa incluir as estratégias de marketing digital mencionadas anteriormente. Contudo, você pode também definir algumas estratégias offline. 

Dentre as possibilidades, o networking ainda é uma boa maneira de conseguir indicações e parcerias para projetos futuros. Por isso, crie uma rede de contatos, não apenas com outros advogados e escritórios, mas com profissionais de outras áreas do conhecimento.

Os eventos, seminários e workshops também são interessantes para fazer contatos e conhecer novas pessoas. Portanto, participe tanto de eventos da sua área quanto daqueles em que a sua persona participa.

Por fim, a assessoria de imprensa também é outra estratégia que pode contribuir para aumentar a exposição do escritório e criar a autoridade dele. 

Aproveite e veja um vídeo rápido que ajuda a organizar o marketing jurídico do seu escritório com eficiência:

Como fazer o marketing de um escritório de advocacia?

Você pode iniciar o plano de marketing do escritório seguindo alguns passos. Confira quais são eles abaixo!

1. Analise o mercado

O primeiro passo é entender o mercado jurídico. Logo, pesquise as maiores autoridades na sua área de atuação, o que eles fazem ou fizeram para conseguir obter bons resultados e avalie a concorrência como um todo. 

Nesse momento, realizar uma estratégia de benchmarking pode ser interessante para entender o que os grandes escritórios fazem para se destacar. 

Além disso, é importante entender a sociedade e como ela se comporta, principalmente a forma como utiliza a internet para encontrar soluções, produtos e serviços. Entenda como as pessoas se comunicam, que tipo de informações buscam sobre os seus serviços, dentre outros aspectos. 

2. Defina a sua persona

Muito se fala em público-alvo e pouco sobre personas. A persona é um perfil semi fictício que representa o seu cliente ideal. Dessa forma, é preciso formá-la da maneira mais completa possível, com dados como: nome, profissão, desejos, renda mensal, dentre outros. 

É fundamental criá-la e ter um perfil bem definido para que o seu escritório tenha clareza de quem deseja atrair. 

3. Defina as estratégias

Após entender o mercado, analisar os seus concorrentes e definir a persona, o passo seguinte é planejar as estratégias de marketing. Você viu anteriormente os elementos essenciais que ela precisa ter, como o blog, perfil nas redes sociais e o marketing de conteúdo

4. Monte um cronograma 

O cronograma é fundamental para que o escritório se mantenha organizado em relação à frequência de postagens. 

A princípio, o seu escritório pode iniciar com um orçamento apertado, o que pode impedir de manter uma constância maior de publicação no blog e nas redes sociais. Mesmo que seja o seu caso, é importante manter essa consistência para fazer a estratégia funcionar.

5. Defina metas

É importante que o plano de marketing para o escritório de advocacia seja elaborado considerando as suas metas e objetivos. Enquanto o objetivo é importante para manter o foco nas estratégias, as metas são fundamentais para metrificar os resultados e entender se as ações estão funcionando.

6. Determine o orçamento

O plano de marketing precisa ter um orçamento. Isso é importante para ajudar o escritório a entender o quanto pode investir e o quanto possui para utilizar em cada uma das estratégias.

Outrossim, é ele que vai definir qual será a melhor maneira para realizar algumas das estratégias, seja por meio da contratação dos serviços de uma agência ou de alguns freelancers, por exemplo. 

Sobre isso, confira os artigos abaixo:

7. Busque orientação

Por fim, elaborar um plano de marketing para o escritório de advocacia pode ser complexo e envolve diversas etapas. Por isso, conversar com uma agência ou profissional que entenda do tema pode ser importante para garantir um planejamento de qualidade.

Em conclusão, o plano de marketing para o escritório de advocacia é essencial para que o negócio prospere e realize estratégias inteligentes para atrair clientes e crescer. Por isso, se você ainda não realizou o seu, comece agora mesmo esse planejamento para manter-se organizado e melhorar os seus resultados! 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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