como captar clientes na advocacia previdenciária
Marketing Jurídico Digital

Advocacia previdenciária: importância e como captar clientes

A Previdência Social, ou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ainda é uma área de forte interesse da população brasileira e um nicho de atuação importante para advogados. Desta forma é fundamental que os profissionais do setor jurídico saibam como captar clientes na advocacia previdenciária.

Nesse sentido, as ferramentas são muitas e passam, por exemplo, pelo networking em eventos jurídicos, divulgação de artigos e conteúdos relevantes, participação em redes sociais e presença na internet, participação em associações, referências de clientes anteriores e atendimento a clientes potenciais.

Desta forma, este texto vai te explicar melhor: 

  • O que é a advocacia previdenciária?
  • Qual a importância da advocacia previdenciária?
  • Como um advogado pode prospectar clientes?
  • Como definir o perfil do cliente ideal na advocacia previdenciária?
  • Como atuar na advocacia previdenciária?
  • Como captar clientes na advocacia previdenciária?
  • Conteúdo previdenciário traz resultado?

Siga a leitura do artigo e saiba como conquistar clientes e atuar com excelência na área da advocacia previdenciária.

O que é a advocacia previdenciária?

A advocacia previdenciária se dedica aos processos relacionados à seguridade social e benefícios previdenciários aos segurados.

Ou seja, ela garante proteção social e financeira a todo e qualquer cidadão por meio de aposentadorias por idade, invalidez, auxílio-doença e pensão por morte, por exemplo.

O advogado previdenciário é o profissional que atua nesse ramo, garantindo que os segurados tenham acesso a tais benefícios. 

Para isso, necessita conhecer todas as leis previdenciárias usadas pelo INSS para a concessão de benefícios, além da legislação específica dos servidores com regimes próprios.

Qual a importância da advocacia previdenciária?

A advocacia previdenciária é importante pelo simples fato de ser uma ferramenta de apoio aos cidadãos na garantia de seus direitos previdenciários junto ao INSS. 

Ademais, ela é fundamental porque a solicitação desse direito é complexa e, por vezes, muito burocrática. Portanto, tal pedido encontra na advocacia previdenciária e nos advogados especializados na área uma base segura.

Como um advogado pode prospectar clientes?

O advogado especializado na área previdenciária pode prospectar clientes de várias formas, sendo que as principais envolvem marketing jurídico, rede de relacionamento e atendimento qualificado

Inegavelmente, a tecnologia é uma forte aliada dessa prospecção, modernizado escritórios, o trabalho do advogado e possibilitando uma abrangência do serviço. Como resultado, advogados e escritórios tendem a conquistar mais e mais clientes e aumentar seus lucros.

Importante destacar que os clientes não devem ser pressionados a procurar determinado advogado, já que esta escolha é livre e por iniciativa própria. 

Dentro do contexto tecnologia, a ADVBOX oferece serviços de ponta, como o CRM ADVBOX, um sistema que organiza todas as pessoas interessadas em contratar seu escritório, mas ainda não fecharam contrato. Com ele, pode-se montar uma sequência de etapas de atendimento a estes potenciais clientes, aumentando a organização do comercial do escritório com procedimentos padronizados e triplicando os fechamentos de contratos.

Na sequência, veja com detalhes como os advogados podem captar clientes  na advocacia previdenciária.

Networking em eventos jurídicos

Captar clientes na advocacia previdenciária é possível com o networking em eventos jurídicos. 

Em suma, ao participar de seminários e feiras do setor jurídico, trocar experiências, firmar parcerias e identificar oportunidades de negócios, o profissional alavanca a carreira e, consequentemente, a carteira de clientes.

Participação em associações e grupos profissionais

A participação em associações e grupos profissionais permite uma conexão com colegas da área jurídica e uma expansão das redes de contato.

Assim sendo, surgem novas oportunidades de negócios e, como resultado, novas captações de clientes. Portanto, a participação em uma associação reflete na progressão significativa da carreira.

Publicação de artigos e conteúdo relevante

O marketing jurídico é uma das principais formas atuais de captar clientes na área jurídica previdenciária.

Só exemplificado, por meio dele, é possível publicar artigos ou blogs em seu site com assuntos de interesse jurídico a qualquer pessoa que pesquise por eles, despertando o interesse dela para o seu serviço.

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Redes sociais profissionais

As redes sociais são imprescindíveis para captar clientes, sendo que elas também fornecem um espaço importante para o marketing jurídico por meio de vídeos e postagens informativas sobre o direito previdenciário, por exemplo.

Porém, é importante sempre escolher a melhor rede social para esta ação, seja Facebook, Linkedin, Instagram e outros, a fim de compartilhar conteúdo relevante, mostrar sua experiência na área e interagir com possíveis clientes.

Marketing de conteúdo

O Provimento 205/2021 transformou a publicidade em marketing jurídico e instituiu o marketing de conteúdos jurídicos, que é outra forma de captar clientes na área previdenciária.

Em resumo, ele permite que advogados criem e divulguem conteúdos educativos e informativos sobre direito previdenciário e disponibilizem na internet de forma geral.

Parcerias com outros profissionais

Fazer parcerias com outros profissionais ou empresas também é uma forma de captar clientes interessados na advocacia previdenciária. As parcerias visam ampliar a área de atuação e oferecer um atendimento adequado ao cliente. 

Dessa maneira, as oportunidades de negócios se expandem.

Participação em webinars e workshops

Fazer parte de eventos jurídicos como webinars, seminários, simpósios e workshops são ótimas oportunidades para incrementar sua carteira de clientes. Ademais, para o aperfeiçoamento profissional, de forma a estar por dentro de novidades, como as tecnologias na área.

Contudo, a participação é importante também em eventos de outras áreas, como a empresarial. Afinal, o assunto previdência é de interesse de vários segmentos.

Oferecimento de consultorias gratuitas ou workshops

Oferecer consultorias gratuitas, de forma ética, é um modo de conquistar a futura clientela. Por isso, ofereça suporte jurídico básico e gratuito na área previdenciária.

Como resultado você passará uma imagem positiva de solidariedade e de confiança, chamando a atenção de potenciais clientes.

Anúncios pagos

Anúncios pagos são permitidos na captação de clientes na advocacia previdenciária desde que sejam seguidas as regras do Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Nesse sentido, a mercantilização da profissão é proibida, ou seja, a divulgação é informativa  nunca persuasiva e evita-se anunciar valores dos serviços.

No entanto, se seguidas essas regras, o anúncio pago traz uma série de vantagens como o aumento da visibilidade e geração de leads assertivos.

Referências de clientes anteriores

Trazer mais clientes para o seu negócio depende também de como você é lembrado pelo seu serviço. Ou seja, os depoimentos de clientes satisfeitos com o atendimento é uma forma de captar outros clientes.

Em outras palavras, a construção da credibilidade e confiança determinará a ampliação da clientela.

SEO (Otimização para motores de busca)

O SEO (Search Engine Optimization) é ferramenta fundamental atualmente para que seu negócio seja visto pela maior quantidade de pessoas possível, incluindo a advocacia que pode ampliar ainda mais a clientela que busca serviços jurídicos previdenciários.

Por meio dele, seu escritório aparece nos primeiros resultados de pesquisa orgânica, saindo na frente da concorrência conquistando novos clientes e consolidando-se no mercado.

Atendimento a clientes potenciais por e-mail e telefonema

Seja por e-mail ou telefonema é possível captar clientes potenciais na advocacia previdenciária . Entretanto é necessário considerar o perfil do cliente, a clareza e objetividade na comunicação e usar gatilhos mentais que o estimulem a tomar uma decisão.

Importante destacar que para o atendimento por e-mail existem algumas dicas como, por exemplo, a linguagem e gramática. Por outro lado, no telefonema é fundamental ter um discurso bem ensaiado.

Criação de um site profissional e otimizado

Um site profissional que traga informações claras sobre o seu escritório jurídico e todos os serviços oferecidos, inclusive na área previdenciária, é um apoio importante para captar clientes. 

Além disso, ele deve ser bem construído e otimizado, trazendo ainda conteúdos relativos ao marketing jurídico, como artigos e blogs.

Presença em diretórios de advogados

A presença de profissionais em plataformas online como diretório de advogados traz credibilidade, destaque e, consequentemente, uma possibilidade maior de captar clientes que estejam em busca de uma advocacia previdenciária.

Muitas delas oferecem cadastro gratuito, basta incluir informações como: nome ou nome social, inscrição na OAB, contato telefônico, endereço, área de atuação, e-mail e site.

Promoção de depoimentos e casos de sucesso

Apresentar depoimentos de clientes satisfeitos com seu trabalho em processos previdenciários é uma forma interessante de captar outros interessados em serviços neste segmento. Isso porque tais relatos emprestam credibilidade e qualidade ao trabalho feito.

Do mesmo modo, apresentar casos de sucesso na advocacia previdenciária demonstra a competência e a confiabilidade no serviço prestado e é capaz de fidelizar a clientela e estimular potenciais consumidores.

No entanto, seja na promoção dos depoimentos seja nos casos de sucesso, a ética deve estar presente. Ou seja, é necessário permissão de clientes para compartilhar suas histórias, assim como os casos de sucesso seguirão as regras da OAB, evitando que os advogados usem tais histórias para ofertar a atuação profissional direta.

Como definir o perfil do cliente ideal na advocacia previdenciária?

Para a definição do cliente ideal na advocacia previdenciária existem diversos fatores, a começar pela análise das características desse público-alvo, como suas necessidades e expectativas. 

Em resumo, o perfil do cliente ideal, ou seja o ICP (Ideal Customer Profile), visa detectar as características dos indivíduos com potencialidades de fechar negócios.

Nesse contexto, ao compreender quem é o cliente potencial, é possível desenvolver um atendimento de qualidade e mais assertivo, conquistando e fidelizando os clientes certos.

Como atuar na advocacia previdenciária?

Em primeiro lugar, e, obviamente, é preciso ser graduado em Direito. Na sequência, passar na prova da OAB e se especializar em Direito Previdenciário. Por último, conta muito ter experiência na área, de forma que possa dar o melhor atendimento possível.

Dentro disso, a atuação ainda depende de:

  • Destacar um nicho entre as ramificações do Direito Previdenciário como aposentadoria especial e benefícios por incapacidade.
  • Buscar especializações após definir o público-alvo e os nichos de atuação dentro do Direito.
  • Por fim, ter conhecimento de todos os tipos de cálculos e índices necessários para verificar as contribuições a que se tem direito.

Como captar clientes na advocacia previdenciária?

Existem algumas formas de captar clientes na advocacia previdenciária que vão da boa e velha indicação até o uso da internet. Muitos advogados em início de carreira têm entre os grandes desafios esta captação, seja por ter seu nome ainda pouco conhecido no mercado, seja pelo medo de infringir o Código de Ética da OAB.

A boa notícia é que dá para contornar essas questões e impulsionar sua carteira de clientes seja com métodos antigos ou com ajuda da tecnologia.

Vamos ver como?

Ferramentas de Impulsionamento

As ferramentas de impulsionamento na internet, como a plataforma de publicidade on-line Google Ads são boas formas de captar clientes na advocacia previdenciária, apesar de serem pouco usadas pelos escritórios jurídicos.

Principalmente pelo assunto Previdência Social estar em alta nos últimos anos em função das reformas, vale a pena apostar em estratégias de marketing jurídico digital.

Networking

Outra grande alternativa de captar clientes é fortalecer as parcerias e relações por meio de networking com profissionais do Direito, mas também outras categorias, com o intuito de criar conexões e, com elas, novas oportunidades.

Neste sentido, bons frutos saem deste networking com sindicatos, líderes comunitários e outros profissionais.

O famoso “boca a boca”

Apesar de antigo, o boca a boca é um método infalível para prospectar clientes na área previdenciária. 

No entanto, para isso é preciso que o advogado prime por seus serviços a ponto de deixar o cliente tão satisfeito que indicará os serviços prestados para qualquer pessoa que faça parte de suas relações.

Conteúdo previdenciário traz resultado?

Qualquer conteúdo na internet, quando bem trabalhado, chama a atenção de possíveis clientes e na área previdenciária não é diferente.

Considerando que este é um assunto complexo e passível de inúmeras dúvidas na sociedade, quanto mais você e seu escritório produzirem conteúdos com informações claras e importantes, mais vão chamar atenção de quem procura serviços jurídicos nessa área.

Conclusão

Considerando o envelhecimento da população brasileira e as constantes reformas da Previdência, sendo a última de 2019, é importante que o setor jurídico tenha claro como captar clientes na advocacia previdenciária.

Muitas são as ferramentas para isso que envolvem networking, marketing de conteúdo jurídico, parcerias profissionais, referências de clientes, consultorias gratuitas, atendimento a  clientes por e-mail e telefone, participações em eventos da área e até anúncios pagos, desde que a ética seja respeitada.

E você? Já sabe como prospectar estes clientes? Saiba mais com o CRM da ADVBOX. Além de ser um sistema de gestão de tarefas na advocacia, ele expande a base de clientes do escritório. Então, tá esperando o que para ampliar seus horizontes?

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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