Advogado estendendo a mão apra cumprimentar clientes sorridentes, simbolizando a possibilidade de manter a clientela mesmo mudando o escritório de cidade
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Como mudar o escritório de cidade sem afetar a produtividade?

Como manter a produtividade mudando o escritório de cidade? Essa é a pergunta que muitos empreendedores do ramo advocatício fazem atualmente. Afinal de contas, não é tão simples assim continuar produtivo em um cenário de mudanças.

Porém, com as ferramentas certas ao seu lado, é possível se manter produtivo mesmo em um cenário de mudanças para o escritório. No texto abaixo, você vai conferir informações relacionadas à mudança, além de descobrir como manter a produtividade assim. Confira!

Como organizar uma mudança de cidade?

Quando estamos mudando o escritório de cidade, é interessante planejar uma série de pontos essenciais. Dessa maneira, você deve encontrar menos dificuldades em fazer a mudança de local, que costuma ser bastante estressante.

Em todo caso, abaixo listamos alguns pontos que você precisa ficar atento quando for realizar a mudança. Confira!

1. Datas

Antes de mais nada, é preciso definir a data da mudança, sempre verificando o melhor para todo o seu time. Além disso, outros procedimentos que se precisa levado em consideração também precisam de um período pré-determinado para isso.

O andamento de processos continua correndo enquanto as mudanças acontecem, por exemplo. Por esse motivo, é interessante programar também a rotina do seu time, buscando adiantar tudo o que for possível antes da mudança acontecer.

Em todo caso, é inevitável que uma pequena bagunça se forme, e isso é totalmente normal de acontecer. Porém, assim como é importante que se crie um calendário editorial, definir datas para que se faça tudo dentro de determinados prazos, ajuda a manter a organização.

2. Espaço necessário

Outro ponto que não pode ficar de fora do seu planejamento é o espaço necessário para a realização do trabalho. Sabemos que mudanças podem ser estressantes, e que, sempre que possível, queremos um espaço o mais semelhante possível com o anterior.

Porém, nem sempre isso é possível, e nem mesmo o indicado quando estamos falando de um escritório de advocacia. Isso porque, pode ser que não seja necessário um espaço tão amplo quanto o que se utilizava anteriormente, por exemplo.

Pode-se mudar a sala de arquivos, já que você pode upar os documentos todos para um software jurídico, economizando espaço físico, por exemplo. Precisa-se levar em consideração essas e outras mudanças precisam no momento de escolher o espaço.

3. Localização correta

Se você não quer ter problemas para chegar ou sair do escritório, a localização também é um ponto-chave a se levar em consideração. Aqui, você precisa decidir se precisa ser visto pelo público ou se isso não é necessário para o seu funcionamento.

Se o objetivo é atender de maneira tradicional, presencialmente, é inevitável buscar os grandes centros urbanos. Quanto mais pessoas passarem em frente ao seu escritório de advocacia, maiores são as chances de se conseguir prestar serviços.

Porém, se o foco for a atuação digital, não existe necessidade de estar em grandes centros, o que pode ajudar a encontrar aluguéis mais baratos. Porém, é interessante que se tenha acesso facilitado às principais vias da região, para facilitar a locomoção dos colaboradores.

4. Organização do espaço

É muito importante que, já durante a mudança, se comece a organizar o espaço o quanto antes. Essa prática vai ajudar a tornar a adaptação mais rápida, além de garantir que a bagunça atrapalhe o seu time o menos possível.

Uma organização eficiente do escritório é essencial para garantir o melhor rendimento do seu time. Porém, quando estamos mudando o escritório de cidade, sabemos que essa tarefa pode ser um pouco mais difícil do que o habitual.

Justamente por esse motivo, é importante planejar a organização do escritório antes mesmo da mudança acontecer. Esse planejamento vai ajudar bastante no momento de definir onde cada colaborador vai ficar, e auxilia também na otimização de tempo na mudança.

5. Opinião dos colaboradores

Quando estamos mudando o escritório de cidade, é importante também ouvir a opinião dos seus colaboradores. Isso porque, a mudança também os envolve, afinal de contas, eles também terão o local de trabalho, quando no modelo presencial, modificado.

Por isso, mesmo que a decisão final esteja nas mãos do gestor, é importante ter um diálogo com a sua equipe. Solicitar que eles externem opiniões e até mesmo sugestões, é algo que pode ajudar o escritório a encontrar a melhor solução para todos os envolvidos.

De toda forma, mudar para um local de desagrado geral, pode afetar negativamente o desempenho dos colaboradores. Por esse motivo, o diálogo é o melhor caminho a ser tomado, já que mostra para o time que os gestores se importam com a equipe.

Preciso manter os advogados no regime presencial?

Quando a mudança de cidade é feita, é comum se questionar se o escritório precisa mesmo funcionar presencialmente. Hoje, é bem comum que advogados só atuem de maneira digital, prestando um serviço de qualidade mesmo estando disponível apenas na internet.

E o pensamento de muitos trabalhadores, e não apenas dos advogados, é que eles rendem mais dentro de casa. Segundo pesquisa da PwC em conjunto com o Page Group, 68% dos trabalhadores acreditam serem mais produtivos atuando no home office.

Sendo assim, esse modelo de trabalho pode ser mais vantajoso para quem quer manter o time motivado. Atualmente, é interessante ter meios de reter os talentos do mercado, e oferecer esse modelo de trabalho pode ser um bom chamariz.

De toda forma, a transformação digital é sobrevivência no cenário atual, e por isso, é essencial se adaptar a esse cenário o quanto antes. Porém, para que isso seja efetivo, é necessário ter formas de acompanhar a produtividade do seu time no mercado.

Por isso, no próximo tópico vamos falar de uma ferramenta que pode ajudar a manter a produtividade em alta no escritório: o sistema de pontuação por tarefas.

Como o sistema de pontuação por tarefas funciona?

Para manter a produtividade em alta mesmo mudando o escritório de cidade, é preciso contar com ferramentas que auxiliem no processo. Para isso, o taskscore ADVBOX pode ser um poderoso aliado, graças a tudo o que oferece ao escritório.

Por meio do sistema de pontuação por tarefas, a sua equipe recebe pontos de acordo com a realização de suas tarefas diárias. Cada uma delas conta com pontos justos, que levam em consideração o tempo necessário para a realização, além do grau de complexidade.

Sendo assim, é possível garantir que todos tenham o reconhecimento que merecem de acordo com o serviço prestado para o escritório. Contudo, para quem está mudando o escritório de cidade, ele pode ajudar ainda mais, como você pode ver nos tópicos abaixo!

1. Remuneração justa

Por meio do taskscore ADVBOX, é possível acompanhar a pontuação da sua equipe de maneira atualizada. Porém, o grande ponto aqui é que o escritório pode basear a remuneração do time de acordo com a pontuação obtida.

Dessa maneira, o trabalho do colaborador vai estar diretamente ligado com a quantidade de trabalho feita. Além disso, esse método também permite que o próprio advogado se programe para trabalhar mais em determinados meses e em outros não.

De toda forma, a remuneração na advocacia pode ser bem variável, e esse método pode ser uma boa forma de garantir um pagamento justo para todos. Com uma remuneração que é reflexo direto do serviço prestado, torna-se mais simples agradar aos colaboradores.

2. Acompanhamento do progresso

Por meio do taskscore ADVBOX, o gestor pode acompanhar o progresso de todos os colaboradores. É possível visualizar as tarefas pendentes, aquelas que já foram realizadas, e tudo isso sem a necessidade de fazer intervenções desconfortáveis.

Sendo assim, não é necessário também ficar perguntando para o colaborador se a devida tarefa já foi feita. Ter uma maior transparência nesse sentido é positivo para todos, já que torna possível visualizar o progresso de todos de maneira silenciosa.

Em todo caso, para se ter uma alta produtividade na advocacia, é essencial que os gestores acompanhem o desempenho da equipe. E por meio do sistema de pontuação por tarefas da ADVBOX, esse serviço pode ser feito sem maiores dificuldades por parte dos envolvidos.

3. Metas transparentes

Seja mudando o escritório de cidade, ou ainda em uma fase mais confortável de trabalho, vários escritórios têm problemas com metas. Isso porque, os colaboradores não entendem quais são os objetivos a serem atingidos, e por isso, não se engajam.

Contudo, com o taskscore ADVBOX, você pode criar uma meta a ser batida por todos os colaboradores. Além disso, o próprio advogado pode acompanhar o seu progresso, o que o ajuda a se engajar ainda mais para buscar uma remuneração maior, por exemplo.

Em todo caso, ter metas na advocacia é essencial para se ter uma equipe engajada e que produz em maior volume. Com um sistema de pontuação por tarefas, alcançar esse patamar é possível, e tudo isso sem ser invasivo com os colaboradores.

Aproveite a oportunidade para testar o sistema ADVBOX de graça por 7 dias e facilitar a mudança de cidade do seu escritório!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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