nome para escritório de advocacia

Nome para escritório de advocacia: importância e como escolher

Definir um nome para escritório de advocacia nem sempre é simples. Isso porque é preciso pensar muito bem em algo que seja simples, que faça sentido para o profissional e seus sócios e que possa ser gravado pelo público.

Ademais, os escritórios de advocacia precisam se atentar às regras sobre a escolha de um nome empresarial, visto que há limitações e regramentos que se aplicam especificamente às advocacias.

Está iniciando e não sabe como escolher um nome de escritório de advocacia ou deseja reformular o seu? Veio ao artigo certo! Continue sua leitura e aprenda como fazer uma escolha segura e que lhe agrade!

Pode colocar qualquer nome em escritório de advocacia?

De modo geral, é possível escolher qualquer nome para escritório de advocacia, desde que não haja restrições específicas em sua jurisdição. No entanto, alguns pontos devem ser considerados, como as regras e regulamentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou da entidade reguladora em sua região.

Em alguns lugares, pode haver restrições quanto ao uso de nomes, como a proibição de nomes que possam enganar o público ou sugerir especializações não existentes.

Além disso, é importante verificar a disponibilidade do nome escolhido e fazer o registro apropriado. Isso pode envolver a verificação de registros comerciais e a proteção do nome como uma marca registrada, se necessário.

O que diz o código de ética sobre nome de escritório de advocacia?

O Estatuto da Advocacia, em seu artigo 16, traz alguns regramentos que devem ser observados no momento de nomear uma advocacia. Veja:

Art. 16.  Não são admitidas a registro nem podem funcionar todas as espécies de sociedades de advogados que apresentem forma ou características de sociedade empresária, que adotem denominação de fantasia, que realizem atividades estranhas à advocacia, que incluam como sócio ou titular de sociedade unipessoal de advocacia pessoa não inscrita como advogado ou totalmente proibida de advogar.    

§ 1º A razão social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsável pela sociedade, podendo permanecer o de sócio falecido, desde que prevista tal possibilidade no ato constitutivo.

§ 2º O licenciamento do sócio para exercer atividade incompatível com a advocacia em caráter temporário deve ser averbado no registro da sociedade, não alterando sua constituição.

§ 3º É proibido o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia.

§ 4°  A denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser obrigatoriamente formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com a expressão ‘Sociedade Individual de Advocacia’.

Ou seja, não se pode escolher qualquer nome. O § 1º deixa claro que a razão social deve conter, pelo menos, o nome de um dos advogados responsáveis pela sociedade. 

O § 4º, por sua vez, determina que a sociedade unipessoal deve ser formada pelo nome do seu titular, acompanhada da expressão “Sociedade Individual de Advocacia”. O artigo é autoexplicativo e contribui para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema. 

Por que escritório de advocacia não pode ter nome fantasia?

O Estatuto da Advocacia veda expressamente a utilização de nome fantasia. Ademais, ela não pode ter características mercantis. Portanto, definir um nome de escritório de advocacia é um trabalho que precisa ser levado à sério pelos profissionais, pois uma má escolha pode prejudicar todo o negócio. 

Por isso, escolha com cautela, após muitas pesquisas e considerações e tenha um nome que seja forte e fácil de ser lembrado!

Como deve ser a razão social de um escritório de advocacia?

Em resumo, a razão social de um escritório de advocacia deve seguir algumas regras específicas, que podem variar conforme a legislação local e as normas da Ordem dos Advogados (OAB) no Brasil. 

Desse modo, deve incluir o nome de pelo menos um dos sócios ou advogados responsáveis pelo escritório.

No Brasil, é comum que o nome seja formado pelo sobrenome ou nome completo do(s) advogado(s), seguido de expressões como “Advocacia” ou “Sociedade de Advogados”. Exemplo: “Silva e Souza Advocacia” ou “Martins e Associados Sociedade de Advogados”.

Além disso, a razão social não pode incluir expressões de caráter comercial, termos publicitários ou quaisquer outros que não sejam permitidos pela OAB.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Tem que registrar escritório de advocacia?

Sim, um escritório de advocacia precisa ser registrado, mas o processo é diferente do registro de empresas comuns. Primeiramente, para que um escritório de advocacia seja formalmente reconhecido, ele deve ser registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

No Brasil, as sociedades de advogados devem ser constituídas como “Sociedade de Advogados” ou “Sociedade Unipessoal de Advocacia” e registradas na seccional da OAB do estado onde o escritório operará.

Para isso, o processo necessita da apresentação do contrato social ou do ato constitutivo, devidamente assinado pelos advogados sócios, e a indicação do nome empresarial, que deve ser aprovado pela OAB.

É necessário alvará de funcionamento para escritório de advocacia?

Escritórios de advocacia estão isentos da exigência de alvará de funcionamento.

Essa isenção é assegurada pelo Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/1994), que define que a atividade advocatícia é exercida de forma autônoma e não comercial, o que dispensa a necessidade de um alvará emitido pela prefeitura.

Como nomear meu escritório de advocacia?

No momento de pensar em um nome de escritório de advocacia, seguir algumas dicas pode tornar esse processo mais simples e lhe ajudar a escolher um que você goste e lhe passe confiança. Veja abaixo 6 dicas para defini-lo com segurança!

1. Escolha um nome simples de lembrar

Lembre-se do ditado: menos é mais. Ou seja, um nome simples pode ser muito mais fácil de ser lembrado do que um que seja espalhafatoso e difícil de pronunciar. 

Muitos querem ter uma advocacia com um nome bonito, luxuoso e chamativo. Contudo, nomes muito complicados torna a compreensão mais difícil e, consequentemente, as pessoas dificilmente lembrarão dele. Por isso, pense em um nome simples.

2. Evite nomes difíceis de entender

Nomes difíceis de entender e soletrar também não são fáceis de serem gravados. Na prática, existem muitas pessoas com sobrenomes de origem germânica e eslava, por exemplo. 

Esses sobrenomes, se for possível, devem ser evitados, a menos que você atue somente em uma região em que eles sejam comuns.

Pense no seguinte: no momento de digitar o nome do seu escritório de advocacia na internet, qual é a chance da pessoa errá-lo? Se a possibilidade for grande, saiba que esse nome deve ser evitado.

3. Invista em nomes curtos

Além de nomes simples que sejam fáceis de serem lembrados, investir em nomes curtos é outra dica que ajuda no momento de pensar em algo que seja facilmente assimilado pelo público. 

Não é incomum ver nomes de escritórios de advocacia que sejam compridos, com 4 ou mais sobrenomes. Na prática, fica muito difícil lembrar. 

As pessoas podem não saber como procurar o seu escritório na internet também. Se o nome é muito comprido, já imaginou como ficaria a url do seu site? 

4. Associe o seu nome de escritório de advocacia com a sua área de especialidade

Uma boa maneira de chamar a atenção e ser lembrado é pensar em um nome que o associe com a sua área de especialidade.

Por exemplo, se você for um advogado trabalhista e atua sozinho, poderia utilizar um nome como: [Sobrenome] Advogado Trabalhista Sociedade Individual de Advocacia. 

É possível encontrar diversos nomes que utilizam a sua área de especialidade, tendo nomes parecidos com: “Batista e Santana Advocacia Trabalhista”, por exemplo.

Além de ser simples do público lembrar, esse tipo de nomenclatura fortalece a sua autoridade, indicando a sua área de especialidade. Ademais, essa alternativa pode ajudar a trazer os clientes que estejam somente interessados em demandas da sua área de atuação.

5. Não escolha o primeiro nome que vier a sua cabeça

Evite agir por impulso. Não escolha o primeiro nome que vier à sua cabeça. Tenha cautela e pense em outros nomes para ter mais de uma opção. 

Depois de pensar, analise as alternativas, escolha umas 3 ou 4 e faça testes com conhecidos e familiares. Pergunte-lhes qual deles é mais simples e fácil de lembrar e veja o que eles dizem. Isso pode lhe auxiliar a escolher o melhor nome.

6. Faça pesquisas de mercado

Verifique os nomes utilizados no mercado por grandes escritórios e bancas de renome. Ao analisar diversas nomenclaturas, você conseguirá entender o que eles fizeram em comum para que sejam lembrados. 

Você pode também fazer essas pesquisas para ter inspiração no momento de elaborar o nome da sua advocacia. 

O que não deve conter em um nome de escritório de advocacia?

Além de saber como escolher um nome de escritório de advocacia, é preciso se atentar ao que não deve ser feito no momento de elaborá-lo. Por isso, veja abaixo algumas sugestões sobre o que evitar. Confira:

  • Não escolha um nome parecido com o dos seus concorrentes;
  • Evite sobrenomes complexos, estrangeiros ou muito diferentes (se for possível);
  • Não utilize termos que podem remeter a algo com duplo sentido ou diferente do que você faz.

Isso significa que você precisa pensar também nas consequências que podem gerar ao escolher um nome complexo, que possa virar um trocadilho ou ser alvo de piadas.

Por isso, fazer testes com conhecidos pode ser uma boa alternativa para validar a ideia e ter certeza de que o nome escolhido não prejudicará a sua imagem.

Qual é a importância de um bom nome de escritório de advocacia?

Um bom nome para um escritório de advocacia é fundamental, pois ele é o primeiro ponto de contato com potenciais clientes e reflete a identidade e os valores da firma. Um nome bem escolhido transmite profissionalismo, confiabilidade e pode diferenciar o escritório no mercado, facilitando a memorização e atraindo clientes.

Embora alguns imaginem que se trata apenas de um nome, engana-se quem pensa que essa parte não tem importância. Veja abaixo alguns benefícios de ter um nome para a sua advocacia!

Ajuda no reconhecimento de marca

O nome de escritório de advocacia faz parte da marca da banca ou do profissional. Ele deve ser utilizado em ações de branding, brand-awareness e marketing, por exemplo. 

Tenha em mente que um escritório e seu nome são uma marca e precisam ser tratados como tal. 

Outra vantagem é que o nome torna o escritório mais profissional e atrai mais a atenção das pessoas. Quer um exemplo?

Em muitas cidades, existem diversos escritórios com placas apenas dizendo “Escritório de advocacia”. Além deles, existem as bancas que possuem um nome, uma marca bem estabelecida.

Qual deles chamaria mais a sua atenção e passaria mais confiança: o escritório com apenas uma placa indicando que se trata de uma advocacia ou aquele que tem um nome como “Santana & Gutierrez Advogados Associados”, por exemplo? Pense nisso. Sendo assim, é preciso definir um nome que passe credibilidade para o público.

Ajuda nas ações de marketing

O escritório de advocacia que utiliza estratégias de marketing jurídico precisa ter um nome forte e bem definido para que ele seja lembrado pelo público.

O marketing jurídico é fundamental para os escritórios de advocacia sobreviverem a um mercado altamente competitivo. Contudo, de nada adianta utilizá-lo se a banca não definiu um nome que seja lembrado pelo público.

Em se tratando de internet, lembre-se que os internautas se deparam diariamente com diversos escritórios de advocacia. Por isso, o nome de escritório de advocacia deve ser bem pensado para ficar gravado na memória dessas pessoas.

Auxilia as pessoas a lembrarem do seu negócio

As pessoas lembram do nome das marcas e das empresas das quais já consumiram. Ter um nome de escritório de advocacia fará o público lembrar que já viu a sua advocacia, seja na rua, no site ou nas redes sociais. Isso auxilia elas a tomarem uma decisão caso precisem dos serviços que o seu negócio oferece.

Se o nome do seu escritório de advocacia for marcante e simples de lembrar, mais fácil pode ser para a pessoa procurar pelo seu negócio, principalmente na internet.

Nomes de escritórios de advocacia famosos

  • Pinheiro Neto Advogados – um dos maiores e mais renomados escritórios de advocacia do Brasil, fundado em 1942;
  • Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados – um dos principais escritórios do Brasil, com uma vasta gama de serviços jurídicos;
  • Machado Meyer Advogados – fundado em 1972, é conhecido por seu atendimento em direito empresarial;
  • Lobo de Rizzo Advogados – escritório com atuação destacada no direito empresarial;
  • TozziniFreire Advogados – fundado em 1976, é um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, com atuação internacional.

Nomes criativos para escritório de advocacia

  • Costa & Braga Advogados – uma combinação de dois sobrenomes fortes, sugerindo uma parceria sólida e confiável;
  • Ferreira, Mendes & Associados – este nome transmite tradição e colaboração, ideal para um escritório que valoriza a experiência coletiva;
  • Santos & Oliveira Advogados – um nome simples e direto, que soa profissional e fácil de lembrar;
  • Almeida, Cruz & Rocha Advocacia – combinando três sobrenomes distintos, este nome sugere uma equipe diversificada e experiente.

Como fica o nome da sociedade unipessoal de advocacia?

Na Sociedade Individual de Advocacia, o profissional pode utilizar o seu nome, completo ou parcial, seguido da expressão mencionada, conforme § 4° do artigo 16 do Estatuto da Advocacia. Por exemplo: 

Nome do advogado: João José da Silva

  • Opção 1: João Sociedade Individual de Advocacia
  • Opção 2: João José Sociedade Individual de Advocacia
  • Opção 3: João José da Silva Sociedade Individual de advocacia

Como escolher o nome da sociedade de advogados?

Por outro lado, nas sociedades simples, a razão social deve ter, pelo menos, o nome de um dos sócios da sociedade, seguido do termo “Sociedade de Advogados”. Por exemplo: 

  • Sócio 1: Maria da Silva
  • Sócio 2: João de Souza 

O nome pode variar muito. O mais comum é utilizar o sobrenome dos sócios. No exemplo dado, seria Silva e Souza Sociedade de Advogados.

Conclusão

Ao escolher o nome e a razão social de um escritório de advocacia, é essencial equilibrar criatividade e conformidade com as normas legais e éticas estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Isso porque enquanto nomes criativos podem diferenciar o escritório no mercado, o registro na OAB e o cumprimento das exigências legais garantem a legitimidade e o reconhecimento profissional.

Além disso, ao contrário de outras empresas, os escritórios de advocacia são isentos de alvará de funcionamento, mas devem sempre estar atentos às regulamentações municipais aplicáveis. 

Por fim, a escolha do nome e a formalização adequada do escritório são passos fundamentais para estabelecer uma identidade sólida, confiável e ética no mercado jurídico.

Além de saber como criar um bom nome para escritório de advocacia é importante estar por dentro do que há de atual no mercado. Ou seja, entender como desenvolver e a importância de um plano de marketing para escritório de advocacia.

TRIAL
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.