O que é CRM e como ele aumenta os ganhos em escritórios?
Fechamento de Contratos

Como usar o CRM em escritórios de advocacia?

Customer Relationship Management (CRM) consiste em um sistema de vendas capaz de registrar todos os pontos de contato que um cliente tem com os colaboradores de uma empresa.

Dessa forma, saber o que é CRM é fundamental, uma vez que é importante ferramenta para realizar abordagens eficientes dentro do escritório, tendo em vista que armazena todo o histórico do cliente. 

Nesse contexto, é válido destacar a respeito do CRMBOX da ADVBOX, ou seja, um sistema de gerenciamento do atendimento aos clientes antes e depois do fechamento de contrato de honorários.

Afinal, com ele o profissional tem um sistema totalmente web para hospedar as informações que precisa para atender seus clientes. 

 Continue a leitura e saiba mais o que é um CRM! 

O que é CRM? 

O CRM não está relacionado apenas ao relacionamento com o cliente, é muito mais que isso. Ou seja, a ferramenta envolve uma eficiente gestão de vendas, marketing, atendimento e diversos outros pontos. 

Atualmente, estamos na era da transformação digital, isto é, do surgimento de novas tecnologias. Desse modo, o relacionamento também mudou e evoluiu e é preciso oferecer uma boa experiência ao cliente. 

Isto é, as plataformas de CRM estão na lista dos sistemas corporativos mais importantes e inovadores disponíveis para um escritório de advocacia que deseja se destacar no mercado. Isso porque é possível utilizar as informações dos clientes para gerar boas oportunidades de negócio. 

Assim, é um CRM que ajuda o escritório a dispensar os processos obsoletos e o trabalho manual para que sua companhia consiga progredir no mercado. A plataforma organiza as contas e contatos de maneiras acessíveis, em tempo real. 

Dessa forma, em vez dos funcionários precisarem ficar presos em notas adesivas e em planilhas, você passa leads para sua equipe de maneira otimizada e rápida.

Dessa forma, cada membro da equipe, independentemente de onde esteja, consegue trabalhar com dados atualizados a respeito dos clientes. Com a ferramenta você consegue: 

  • Fechar mais negócios; 
  • Manter a carteira de clientes; 
  • Aumentar a satisfação dos clientes. 

 Quais são os tipos de CRM?

Há no mercado diferentes tipos de CRM, é válido conhecer as características de cada uma, para conseguir optar pelo modelo que melhor se adequa ao seu escritório de advocacia. Saiba que a principal finalidade deles é fornecer dados úteis para deixar o atendimento mais eficiente. Veja, a seguir, os principais tipos! 

  • CRM operacional;
  • CRM analítico;
  • CRM estratégico;
  • CRM de vendas;
  • CRM colaborativo.

1. CRM operacional

O CRM operacional é um dos modelos mais comuns no mercado. A ferramenta é responsável por captar dados e informações com a finalidade de criar canais de contato com o potencial cliente. Assim, ele permite o rápido acesso aos dados sobre o cliente, 

Afinal, com o sistema é possível gerenciar de forma rápida os pedidos, segmentar clientes, realizar integração com o WhatsApp e manter o histórico de atendimento, o que melhora o desempenho da equipe. Um eficiente CRM operacional precisa ser capaz de: 

  • Personalizar o funil de vendas; 
  • Fazer a captação de toda a interação com o cliente; 
  • Registrar o feedbacks; 
  • Acompanhar os processos.

2. CRM analítico 

A finalidade do CRM analítico é avaliar as informações, gráficos e os cenários relacionados aos clientes e captados pelos CRM operacional.

Assim, depois de cruzar e analisar os dados, a ferramenta encontra soluções inteligentes com base nas principais características dos clientes, obtida de maneira profunda. A solução ajuda: 

  • Gerar leads de forma mais assertiva; 
  • Planejar ações; 
  • Elaborar ofertas mais personalizadas e mais direcionadas. 

Dessa forma, um eficiente CRM analítico precisa transformar os dados em relatórios intuitivos e simples. Os resultados alcançados precisam ajudar os gestores de marketing, venda e suporte, pois devem ajudar a converter o público. 

3. CRM estratégico 

O CRM estratégico é capaz de traçar metas relacionadas ao processo de venda. Desse modo, a ferramenta ajuda a antecipar as exigências do cliente, além de aumentar a visão de mercado da empresa. 

Ou seja, é preciso destacar que o CRM estratégico é estudar o mercado. Pois, ele é responsável por mapear as oportunidades e as possíveis ameaças, além de analisar as forças e as fraquezas do negócio. 

Dessa forma, a equipe consegue estudar melhor o escritório e as suas necessidades, bem como os concorrentes. Isso ajuda na tomada de decisões e a traçar estratégias de melhoria para os clientes. 

4. CRM de vendas 

O intuito do CRM de vendas é oferecer melhorias nas interações do cliente com escritório de advocacia durante o processo de contratação.

Sendo assim, com a utilização da ferramenta, é possível diminuir o tempo de atendimento e evitar maiores contratempos durante a negociação. 

Ou seja, o software é indicado para as equipes que precisam registrar informações de todos os clientes, como nome, pedidos, endereço, forma de pagamento. Com a ferramenta é possível planejar as atividades, desenvolver relatórios e encontrar boas oportunidades. 

5. CRM colaborativo 

O modelo colaborativo é capaz de integrar os canais de atendimento ao cliente com os dados obtidos pelo CRM operacional e analisados pela ferramenta analítica. 

Dessa maneira, nesse panorama é perceptível que ele atua conectando os dados captados previamente, o que permite os colaboradores a gerenciar todo o conhecimento adquirido sobre o cliente e colocá-lo em ação. 

Isto é, com um banco de informações completas, a equipe é capaz de relacionar os históricos de atendimento com as características dos clientes. Assim, esse acesso mais integrado às informações favorece a qualificação dos leads pelo time. 

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Como funciona o CRM da ADVBOX? 

Como foi mencionado, o CRM consiste em um sistema que permite organizar e registrar os pontos de contato entre os clientes, seus respectivos processos e os advogados com o escritório. 

A utilização do CRM ADVBOX é simples e fácil. Para utilizá-lo, basta compreender as fases e as etapas do processo. Confira algumas funcionalidades da ferramenta! 

  • Painel do menu CRM;
  • Cards dos processos;
  • Processo com tarefas atrasadas;
  • Processos com tarefas futuras;
  • Processos sem tarefas pendentes;
  • Processo estagnado;
  • Movimento dos cards.

1. Painel do menu CRM 

No painel de CRM da ADVBOX você encontra várias informações para facilitar a rotina do dia a dia.

Assim, você encontra o local onde se mantém todos os dados necessários para visualizar de maneira clara e rápida todas as fases e etapas do fluxo de atendimento, o quadro é o lugar certo para organizar as tarefas. 

Assim, é possível visualizar de maneira mais clara o trabalho, limitar o que está em andamento e maximizar a eficiência do que é feito no escritório. Logo, permitindo um processo de melhoria constante no fluxo e na qualidade do trabalho. 

2. Cards dos processos 

Sempre que abrir o menu CRM, será possível visualizar os card com as informações de cada processo, sendo que ao clicar no card será possível visualizar diretamente os dados do processo. 

3. Processo com tarefas atrasadas 

Todo processo com pelo menos uma tarefa atrasada pendente, ficarão identificados com uma seta vermelha, ao clicar nela você poderá ver todas as tarefas atrasadas no processo e, assim, poderá resolvê-las de forma rápida. 

4. Processos com tarefas futuras 

Sempre que um processo estiver com tarefas futuras cadastradas ele ficará identificado com uma seta verde, ao clicar nela você poderá ver todas as tarefas futuras pendentes no processo do cliente. 

5. Processos sem tarefas pendentes 

Quando não há nenhuma tarefa pendente no processo, ele ficará sem nenhum alerta no card. 

6. Processo estagnado 

Para facilitar a visualização, os processos parados são marcados com uma linha vermelha na lateral esquerda do card e a contagem de dias que o processo está estagnado na mesma etapa. 

7. Movimento dos cards 

A movimentação dos cards dos processos poderá ser feita entre etapas da mesma fase processual ou alternando entre as fases dos processos. 

Agora você já sabe o que é CRM?

Um advogado que deseja se destacar no mercado precisa saber o que é um CRM, uma vez que a ferramenta ajuda no gerenciamento do escritório e nos processos dos clientes. Com o sistema, é possível deixar as atividades mais otimizadas e práticas. 

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do nosso CRM!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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