Marketing Jurídico Digital

5 táticas de marketing jurídico digital compatíveis com o Código de Ética da OAB

Utilizar Marketing Jurídico Digital, ou quaisquer outras estratégias de propaganda de forma mais geral, em escritórios de advocacia sempre foi um assunto delicado. Na verdade são poucos os advogados e gestores jurídicos que aceitam discutir esse assunto.

Desse modo, levou muito tempo para que esse assunto ganhasse o protagonismo que tem hoje e do qual é, diga-se de passagem, merecedor. Existem, inclusive, muitos profissionais jurídicos mais antigos que afirmam que marketing digital e advocacia são temas inconciliaveis.

Tal desconfiança se dá principalmente pelos fundamentos da profissão advocatícia que a colocam em um patamar de exclusividade em relação às demais atuações profissionais. Portanto, muitos acreditam que não cabe ao advogado promover a si mesmo, apenas atender ao chamado daqueles que necessitam.

Além disso, soma-se a essa discussão a função cumprida pelo advogado em nossa sociedade, como um guardião dos direitos individuais e coletivos.

Ninguém nega esse papel. Contudo, há muito que se questiona a figura do advogado como um agente passivo e há que proponha que ele se torne uma personagem ativa em nosso tecido social. Dessa forma, é possível compreender o marketing jurídico como o ativador desse papel.

Por todos esse motivos, essa discussão sempre gerou desconfianças e opiniões diversas e, por mais que ela tenha evoluído nos últimos anos, até hoje há quem prefira ignorá-la.

Como fazer marketing digital jurídico?

Conforme observado, ainda existem muitas objeções e maus entendidos a respeito do assunto entre advogados e demais profissionais do Direito.

Portanto, o advogado disposto a nadar contra a corrente precisa prestar muita atenção ao modo como irá trabalhar com o marketing jurídico a fim de evitar problemas no futuro.

Em outras palavras, por se tratar de um assunto muito evitado, principalmente por medo ou desconfiança, sempre haverá quem não entenda o que está sendo feito. É provável que, mesmo que realize tudo conforme as normas estabelecidas, o advogado ainda enfrentará confrontações.

No entanto, devido às diversas mudanças políticas, sociais e profissionais pelas quais nossa sociedade tem passado, o mercado jurídico se encontra em um novo momento e os profissionais não podem mais fechar os olhos a essa realidade que se impõe de maneira tão evidente.

O Marketing Jurídico Digital já faz parte do cotidiano jurídico e aqueles que o utilizam já conseguem sentir a diferença em seus resultados. Os demais profissionais que estão inseridos nessa realidade podem até se negarem a utilizá-lo, mas já não podem fechar os olhos para sua importância e protagonismo.

Portanto, não compreender melhor o seu funcionamento e os impactos causados por ele no mercado jurídico mercado trará muitos problemas em um futuro ainda próximo.

Ainda assim, é importante frisar que a maior parte desse profissionais possuem, na verdade, uma visão equivocada sobre o que de fato é o Marketing Jurídico Digital. Para ser mais direto, muitos ainda não compreendem as consequências que ele trouxe para a sociedade civil, não só para o meio jurídico.

O que é o marketing jurídico?

A princípio, é importante compreender que o Marketing jurídico nada mais é que a propagação de conhecimentos sobre o universos jurídico a um público mais amplo. E nisso ele se diferencia de outras categorias de marketing.

É inegável que uma parte considerável da população não é familiarizada com a realidade sobre a qual nos debruçamos todos os dias. Em outras palavras, nem todos têm o tempo e a disposição necessários para adquirir um conhecimento tão especializado.

Com efeito, toda vez que algum membro da sociedade civil precisa de algum auxílio sobre temas jurídicos recorre a um profissional capacitado e que na maioria das vezes é um advogado.

Entretanto, da mesma forma que não precisamos ir a um restaurante toda vez que queremos comer, é possível que a população tenha acesso a informações mais básicas de maneira facilitada. Ou seja, o marketing jurídico funciona como um facilitador para quem não está imerso na cultura jurídica.

Desse modo podemos compreender que o Marketing Jurídico cumpre uma função social ao permitir que uma parcela significativa da população seja capaz de conhecer seus direitos por conta própria. Também podemos entender que com ele o advogado assume o papel de figura ativa mencionada anteriormente.

Como trabalhar com marketing jurídico?

Qualquer profissional que entende a importância de divulgar informações acerca de um meio tão complexo pode cumprir essa função. Como dito antes, ele cumpre a função de conectar a população civil ao meio jurídico.

Por consequência, visto que o mercado jurídico faz parte desse meio, o Marketing Jurídico também é responsável por divulgar os serviços disponíveis a essa população. E é nesse aspecto que ele assume ainda mais importância para advogados e escritórios.

Como resultado dessa divulgação os profissionais têm a oportunidade de se tornarem reconhecidos e auxiliarem a sociedade em seus problemas pertencentes à esfera jurídica.

Quando se amplia o alcance da advocacia em uma sociedade, não são só os advogados e os gestores de escritório que são beneficiados. A sociedade como um todo é capaz de aproveitar os benefícios trazidos por essa ampliação de saber.

Afinal, uma sociedade bem informada é capaz de se desenvolver de forma muito mais efetiva.

É verdade, ainda assim, que não podemos negar as possibilidades trazidas também para os profissionais jurídicos.

No entanto, seus clientes, que são membros ativos da sociedade civil, também são beneficiados, uma vez que conhecer seus direitos e as diversas formas existentes para recobrá-los é o que garante o exercício pleno de sua cidadania.

Em resumo, O Marketing Jurídico permite que a advocacia cumpra com sua função social efetivamente em um mundo de mudanças cada vez mais constantes.

O que é marketing jurídico digital?

O Marketing Jurídico Digital se diferencia do Marketing Jurídico apenas em sua distribuição e nas estratégias utilizadas.

De fato podemos entender o primeiro como uma vertente do segundo. Isso porque as estratégias do Marketing Jurídico Digital se enquadram no Marketing Jurídico. Por outro lado, é comum que os profissionais se refiram a esse último como a forma analógica de realizá-lo.

Seja como for, o mais importante é compreender todas as possibilidades que a tecnologia trouxe para esse meio. Com o protagonismo da internet no nosso dia a dia é muito simples sanar dúvidas referentes a diversos assuntos.

Dessa forma, cabe a alguém produzir as respostas às questões buscadas pela população civil. E no meio jurídico, nada melhor que profissionais qualificados para cumprirem com essa missão. Portanto, utilizar o Marketing Jurídico Digital é preencher um espaço já existente com informação de qualidade.

Pelo contrário, as informações apresentadas correm o risco de pecar em precisão. Infelizmente essa é uma realidade já existente nas mais diversas esferas de conhecimento.

Portanto, o objetivo do Marketing Jurídico Digital ainda é o mesmo do Marketing jurídico clássico: levar aos cidadãos o conhecimento acerca de seus direitos e dos serviços que podem ser utilizados por ela. Além disso, também é possível aproveitar os benefícios trazidos pela exposição digital.

As pessoas tendem a ter confiança em profissionais que demonstram autoridade e domínio em sua área de atuação. E a exposição em redes sociais, ou até mesmo no Google, é a maneira de demonstrar esse conhecimento nos dias de hoje.

Por certo você já conhece profissionais jurídicos que utilizam essa estratégia no seu dia a dia profissional. Afinal, essa é uma realidade cada vez mais comum e tende a se tornar o padrão no mercado jurídico em pouquíssimo tempo.

É permitido Marketing Jurídico?

Desde que o Marketing Jurídico seja realizado da maneira adequada e de acordo com as normas estabelecidas no Código de Ética da OAB, ele não só é permitido como já é muito utilizado dado seus diversos benefícios já citado anteriormente.

Com efeito, muitos profissionais da área jurídica já compreendem a função positiva do marketing jurídico e conhecem os fundamentos de sua legalidade definidos pelo Código de Ética da OAB.

Uma das restrições a que se deve estar sempre atento são as campanhas tendenciosas de propaganda no âmbito advocatício. Esse é um tema que tem sido o centro de muitos debates e discussões nos últimos anos.

Por isso, para evitar problemas futuro, é preciso ter muita atenção a essas questões. A violação do Código de Ética da OAB pode trazer diversas complicações. Pode, inclusive, impedir a atuação profissional do advogado.

Tendo em vista todos esses fatores, elaboramos esse post com 5 táticas eficazes de Marketing Jurídico Digital. Todas essas táticas estão totalmente alinhadas com os termos do Código de Ética da OAB e podem ser aplicadas facilmente, tanto em pequenos quanto em grandes escritórios.

Acompanhe a seguir para saber como utilizar as estratégias de Marketing Jurídico Digital no seu escritório sem maiores preocupações.

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado na produção e divulgação de material informativo na internet. Essa divulgação pode ser tanto em forma de posts, vídeos, entrevistas ou por outros meios.

O marketing de conteúdo se aproxima muito do ideal de propagação do conhecimento mencionado acima. Além disso, o Marketing de Conteúdo é, com certeza, uma das táticas mais interessantes empreendidas atualmente.

Ele possui um valor significativo pelo fato de se tratar da produção e da distribuição de conteúdo útil e relevante de graça. Ou seja, o escritório realiza um trabalho útil à sociedade sem nenhum tipo de cobrança por isso.

Livro intitulado Manual de Setor Comercial em Escritório de Advocacia
Marketing Jurídico Digital.

2. Inbound Marketing

O também chamado marketing de atração é uma das maiores tendências do marketing digital na última década.

Aliás, ele vem revolucionando a realidade de escritórios dos mais variados segmentos através da ampliação do alcance do escritório no meio digital. E o mais impressionante é que isso serve tanto para grandes bancas quanto para pequenos negócios.

Esse é um dos motivos que levou a advocacia a aderir a essa tendência. Isso porque por que se trata de uma captação e uma prospecção de clientes gradativa e muito mais inteligente, sem ser invasiva e inconveniente.

E para isso ela é baseada em 5 etapas sucessivas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Vender;
  • Analisar.

Essas etapas, quando realizadas de maneira efetiva, direcionam as pessoas até o momento de contratação. Isso ocorre desde o primeiro contato com o seu escritório, mesmo sem seja necessário o interesse direto por parte do contratante.

Aliás, isso é o que mais se constata nos momentos de fechamento.

Com uma estatística de apenas 3% do mercado potencial se mostrando disposto a comprar o seu produto em um primeiro momento, surge a necessidade urgente de atrair o possível cliente até o estágio de compra.

No entanto, quem realiza o Inbound Marketing da forma correta pode contar com mais de 1 milhão de visitantes por mês no seu escritório virtual, como é o caso do Escritório Ingrácio Advocacia.

O Inbound Marketing ainda é uma ótima alternativa para os advogados que desejam aumentar a carta de clientes. Isso porque as opções do gestor se expandem por não ser necessário se prender a limites geográficos.

Por exemplo, se o advogado tiver um escritório em São Paulo, ainda assim, ele pode ter clientes do Rio Grande do Sul ou da Bahia se assim desejar.

3. Marketing de Relacionamento

O grande objetivo no Marketing de relacionamento é a projeção da marca, a geração de autoridade no mercado e a fidelização de clientes.

Sua implementação pode ser feita de diferentes maneiras, tanto pela concessão de benefícios para clientes quanto pela produção de conteúdo e pelo inbound marketing como um todo.

Automações de marketing e e-mail marketing também cumprem um papel importante no marketing de relacionamento.

4. Marketing de Eventos

Divulgar e participar de eventos relacionados ao Direito e à advocacia pode trazer ótimos resultados em termos de propaganda e promoção do seu escritório e não apresenta nenhuma infração em relação ao Código de Ética da OAB.

Dois advogados olhando para uma lista de modelos de Marketing Jurídico Digital
5 táticas de marketing jurídico digital compatíveis com o Código de Ética da OAB

Com essa estratégia é possível aumentar a autoridade do seu escritório no mercado e estabelecer relações com outros profissionais da área.

A divulgação dos eventos em plataformas online, como em redes sociais e sites, apresenta resultados impressionantes.

5. Marketing de Influenciadores

Consolidar relações com bons influenciadores é de grande ajuda para a projeção e ampliação do seu escritório no mercado.

Sendo assim, parcerias com outros escritórios no contexto do Marketing Jurídico Digital podem ser feitas através da divulgação mútua de um escritório pelo outro em suas plataformas na internet, tanto nas redes sociais (Facebook, Instagram ou outras) quanto no site ou no blog dos escritórios.

O ideal é conseguir influenciadores fortes na internet e que sejam escritórios bem inseridos nas redes sociais para que se obtenha um resultado relevante.

Como conseguir clientes jurídicos?

Com essas 5 dicas você já possui uma boa base para começar a aumentar o alcance do seu escritório e conseguir clientes jurídicos de diferentes formas. Ademais, fique ligado no blog ADVBOX e aproveite mais do nosso conteúdo para advogados inovadores.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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