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Como melhorar o atendimento ao cliente no seu escritório de advocacia?

A busca pela atração de novos clientes passa pelo serviço de qualidade oferecido durante todo o desenvolvimento de um processo. Com isso, cada vez mais os escritórios têm investido na área de atendimento ao cliente, procurando uma relação mais próxima. 

A partir do uso de tecnologias e uma vasta base de dados sobre os perfis de clientes torna-se mais fácil a atração, conversão e satisfação ao final de um caso. Portanto, conhecer o seu público é tão importante quanto oferecer bons serviços jurídicos. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente. Para isso, confira o que é e a importância desse tema, além de 5 dicas de como se relacionar melhor com o público-alvo do escritório.

O que é o atendimento ao cliente?

De modo geral, o atendimento ao cliente pode ser entendido como todo o auxílio e relacionamento oferecido aos clientes durante um processo. Ou seja, tem relação desde a atração, conversão, avanços e finalização de um caso. 

Portanto, o atendimento tem papel preponderante para o alcance dos melhores resultados para o escritório, através de um entendimento direto e claro entre todas as partes. Por isso, a comunicação transparente e eficaz é fundamental para o sucesso do tema. 

Vale destacar que independentemente da área de atuação do escritório, além dos êxitos jurídicos, um dos objetivos é criar uma base de clientes. Para isso, o relacionamento empático e humanizado tende a proporcionar melhores resultados. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

O que é um atendimento ao cliente de qualidade?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito do atendimento ao cliente, entender sua importância ficou mais fácil. Com isso, é preciso compreender que o atendimento ao cliente é fundamental para o desenvolvimento da imagem e reputação do escritório.

Afinal, é a partir de todo o suporte antes, durante e após cada processo que o cliente pode entender a capacidade de relacionamento e desenvoltura de um escritório.

Logo, auxilia na satisfação final, proporcionando até o marketing espontâneo, no qual os próprios usuários passam a divulgar os serviços e qualidade do advogado ou escritório.

Para isso, é essencial que os profissionais se mostrem sempre presentes e abertos a auxiliar em diferentes problemas ou dúvidas. Desse modo, é muito importante que o escritório ofereça uma variedade de canais de comunicação. 

Além disso, o investimento em um atendimento de qualidade pode influenciar na diminuição de erros e possíveis gastos durante os processos. Afinal, os profissionais passam a ter informações mais detalhadas e atualizadas, assim como os clientes. 

Por fim, a grande competitividade entre os escritórios de advocacia torna o processo de atendimento ao cliente fundamental. Isso porque, se destacar no mercado é essencial para desenvolver o escritório, atraindo mais clientes e novos talentos.

Quais os benefícios de um bom atendimento ao cliente?

Entre os principais benefícios do investimento no atendimento ao cliente podemos destacar a melhora na imagem e reputação do escritório. 

Afinal, através de um bom serviço oferecido novos clientes tendem a conhecer e buscar o trabalho apresentado. Assim como, novos talentos passam a desejar trabalhar no escritório, atraindo os melhores profissionais da área.

Outro importante benefício é o aumento da fidelização de clientes, que tendem a buscar novamente os serviços jurídicos por conta da boa experiência. Com isso, o escritório pode alcançar novos honorários, receitas e obter cada vez mais resultados satisfatórios.

Como ter um atendimento ao cliente com excelência?

Para auxiliar no desenvolvimento do escritório de advocacia, confira agora 5 dicas essenciais para obter os melhores resultados e atrair novos casos.

  • Atendimento empático;
  • Diversificação de canais;
  • Gestão tecnológica;
  • Análise da satisfação do cliente;
  • Capacitação de profissionais.

1. Atendimento empático

Certamente para atingir um bom nível de atendimento ao cliente, conhecer o público-alvo é essencial. Portanto, estudar os perfis dos clientes ideais para os serviços jurídicos oferecidos ajuda na melhora da comunicação antes e durante os casos.

Entretanto, principalmente no universo da advocacia, a empatia dos profissionais com os clientes é fundamental. Afinal, muitas das vezes entender as emoções e dúvidas do outro lado é essencial para desenvolver um serviço de qualidade e amenizar os prejuízos já sofridos.

Por isso, é muito importante que o escritório ou os profissionais envolvidos tenham conhecimento técnico e emocional para lidar com os desenrolares de cada caso. A partir disso, poder prestar o melhor suporte possível durante todas as etapas, garantindo a satisfação do cliente. 

2. Diversificação de canais

Outro dica muito importante para a melhora no atendimento ao cliente é fazer com que o escritório esteja presente em diferentes canais de comunicação. Com isso, o cliente passa a ter uma boa variedade de alternativas para se relacionar e sanar dúvidas.

Entretanto, é muito importante que os diferentes canais ofereçam a mesma qualidade e preferencialmente com a máxima disponibilidade possível. Por isso, investir em marketing jurídico é essencial, auxiliando na comunicação direta e atrativa com o público-alvo.

3. Gestão tecnológica

Já a terceira dica tem relação com o funcionamento diário do escritório, criando uma gestão de qualidade, que garanta a produtividade de excelência. Para isso, é muito importante que o escritório procure se manter atualizado com as tecnologias disponíveis no mercado. 

A partir disso, será possível proporcionar aos profissionais e clientes um fluxo de informações muito mais eficiente e transparente. Além de possibilitar uma maior segurança de dados, gestão de desempenho e acompanhamento das etapas e processos. 

Para isso, a implementação do sistema Taskscore funciona como uma excelente alternativa, oferecendo ao gestor uma visão geral sobre todo o funcionamento do escritório. Ou seja, uma ferramenta que ajuda a diminuir erros, gastos e aumentar a eficiência geral. 

4. Análise da satisfação do cliente

Para o excelente atendimento ao cliente é fundamental que o escritório tenha o costume de analisar a satisfação do mesmo. Para isso, é necessário investir em políticas de feedbacks, as quais os clientes tenham espaço aberto para apresentar sugestões e queixas. 

A partir disso, o escritório pode utilizar as informações obtidas para o desenvolvimento dos serviços oferecidos nas mais diferentes áreas. Esse processo de análise pode ser feito através de pesquisas, notas e até reuniões após a conclusão dos casos.

5. Capacitação dos profissionais

Por fim, a quinta dica para melhorar o atendimento ao cliente é o investimento contínuo em treinamentos e capacitação de todos os profissionais envolvidos. Com isso, os colaboradores podem desenvolver os conhecimentos técnicos para suas funções, assim como, desenvolvimento profissional para lidar com diferentes perfis de clientes. 

Portanto, é importante que os treinamentos oferecidos, sejam eles cursos, palestras ou outros, auxiliem no desenvolvimento profissional. Desse modo, tornar os colaboradores cada vez mais preparados, proporcionando a produtividade máxima do escritório.

Além disso, o investimento em capacitação deve ser destinado também ao desenvolvimento da capacidade de relacionamento interpessoal dos profissionais. Assim, auxiliar no crescimento do escritório quando o assunto é atendimento ao cliente.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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