Os recursos tecnológicos impactam todas as profissões e com o meio jurídico não é diferente. Não há mais como romper os laços entre advocacia e tecnologia.
Sendo assim, escritórios que não investem em softwares jurídicos e não utilizam ferramentas que auxiliam na organização e otimização do atendimento aos clientes saem perdendo.
Afinal, cada vez mais as pessoas que contratam serviços de advogados estão exigindo que o trabalho esteja vinculado à tecnologia.
Tudo porque o suporte de inteligências artificiais se transformou num recurso importante para o acompanhamento dos processos.
Essa realidade já está tão presente que, em sua maioria, os tribunais do Brasil conduziram verdadeiras transformações digitais para melhorar a governança.
Ou seja, é imprescindível para o bom andamento de um escritório que a advocacia e a tecnologia caminhem juntas.
Tanto é que advogados e gestores de empresas advocatícias que já contam com dados precisos conseguem tomar decisões muito mais rápidas e precisas.
Advogados que ainda não conhecem os conceitos de Business Intelligence (ou inteligência de negócios) deixam de ter recursos valiosíssimos para levar seus escritórios a patamares ainda mais altos com relação a:
- Competitividade;
- Captação de novos clientes;
- Análise da realidade do mercado;
- Entendimento sobre quais processos são mais vantajosos;
- Entrega de valor para as bases de clientes.
É por isso que vamos te mostrar neste artigo o quanto advocacia e tecnologia precisam se conectar para que o seu escritório ganhe ainda mais notoriedade.
Continue lendo o conteúdo para descobrir:
- O que é um escritório digital;
- Como a tecnologia pode reduzir custos na sua operação e aumentar honorários;
- De que forma os dados podem auxiliar na tomada de decisão do escritório;
- Como um software jurídico pode se tornar imprescindível para unir a advocacia e tecnologia.
Advocacia e tecnologia: porque esse assunto é tão relevante?
Você já deve ter ouvido falar sobre o conceito de escritório digital. O termo ganhou força no pós-pandemia, mas há algumas questões que precisam ficar claras a respeito dele.
Assim sendo, quando discutimos a respeito da advocacia e tecnologia, precisamos entender que estamos falando sobre uma transformação integral de todos os setores que envolvem o meio jurídico.
Isso inclui uma mudança que vai desde pessoas, passando pelos processos, até chegar aos recursos tecnológicos que contemplam e reúnem toda essa mudança.
E todos esses pontos convergem em um único foco: o cliente no centro do seu negócio. Afinal, a advocacia e tecnologia se conectam com o objetivo de levar resultados para os clientes que contratam o escritório.
E cada vez mais há uma mudança de comportamento dos clientes que, ao contrário de anos e décadas atrás, estão interessados em contratar serviços que pensem na sua experiência completa.
Ao colocar as pessoas que contratam os serviços do seu escritório no centro da sua estratégia você ganha com a fidelização e conquista o melhor marketing que a sua empresa jurídica poderia ter: a indicação “boca a boca” de novos clientes.
Essa visão traz como consequência uma maior cartela de clientes, aumento nos honorários e a possibilidade de tornar o seu escritório referência na área em que atua.
O que é Direito e tecnologia?
Tendo conhecimento sobre a importância de colocar o cliente no centro da sua estratégia de crescimento da empresa, chegou o momento de falar sobre como dar o passo para um escritório digital conectando advocacia e tecnologia.
E, além disso, vamos compreender como essa transformação vai representar mais inteligência e recursos que vão fazer a sua empresa ganhar mais, ter mais organização e reduzir custos mantendo qualidade e produtividade.
De forma geral, um escritório de advocacia conta com 7 áreas fundamentais, separadas entre Front Office (gestão externa) e Back Office (gestão interna). São elas:
1. Front Office
- Marketing Jurídico
- Área de negociação
- Atendimento pós-venda
2. Back Office
- Produção jurídica
- Controladoria
- Financeiro
- Recursos Humanos
Quando se pensa em um escritório digital, essas 7 áreas estão diretamente conectadas. Ou seja, todas as informações estão na nuvem. É aqui que a advocacia e tecnologia começam a caminhar juntas.
Aliás, um escritório que quer iniciar a sua transformação digital precisa que todas as informações que circulam em cada uma das áreas estejam disponíveis a partir de qualquer lugar.
E é nesse momento que vale trazer uma diferenciação entre um escritório digital e um escritório on-line.
Sendo assim, no escritório digital, como já mencionamos, todas as áreas estão acessíveis a partir da nuvem. Gestores conseguem acompanhar tudo o que acontece na empresa sem precisar estar na sede, por exemplo.
Ao contrário de um escritório on-line. Nele o caminho da advocacia e tecnologia já foi iniciado, mas ainda não está completo.
Por isso, para exemplificar, imagine a seguinte situação: o escritório de advocacia tem um excelente marketing digital jurídico.
Suas redes sociais são ativas, o blog está sempre muito bem atualizado e há uma importante prospecção de clientes que chegam por meio dos conteúdos digitais.
No entanto, quando chegamos ao momento de fechar com o cliente, ele precisa obrigatoriamente ir até o escritório para assinar o contrato.
Todo o processo de captação deste cliente aconteceu online, mas a etapa de fechamento ainda precisa acontecer pessoalmente.
Esse escritório está on-line. Entretanto, ainda não é um escritório digital.
Ademais, provavelmente, está perdendo importantes possibilidades de geração de demanda por não atender completamente às expectativas dos clientes que esperam um atendimento totalmente digital.
Como a tecnologia impacta a atividade advocatícia?
Talvez agora você esteja pensando em como fazer essa transformação digital e fazer com que a advocacia e tecnologia sejam uma realidade para a sua empresa.
Sendo assim, a resposta está na contratação de um software jurídico. Ao contar com uma ferramenta desenvolvida pensando na realidade dos escritórios, o trabalho dos advogados é otimizado e ganha-se muito em produtividade.
No entanto, a transformação em um escritório digital precisa respeitar etapas que envolvem 4 momentos específicos:
- Adoção: quando há o convencimento de equipes e gestores que unir advocacia e tecnologia é uma prioridade e, para isso, é necessário contar com um único software que reunirá os dados de todas as áreas. Nesta etapa, que dura de 1 a 3 meses, também acontece a migração das informações e o treinamento da equipe;
- Engajamento: momento em que é necessário que todas as pessoas da equipe passem a usar a ferramenta e engajem com o recurso. É uma etapa importante para que a equipe jurídica torne-se expert no software. O uso de recursos como central de ajuda e tutoriais do recurso são fundamentais;
- Otimização: a terceira etapa marca o momento em que a equipe incorpora o uso da ferramenta e acontece uma verdadeira mudança de cultura unindo a advocacia e tecnologia;
- Expansão: por fim, o último momento de transformação de um escritório digital acontece quando há uma normalização do uso do software e toda a empresa torna-se mais produtiva. Nessa etapa os gestores percebem que é possível ter um volume maior de casos atendidos mantendo a mesma eficiência e produtividade. Ou seja, o escritório ganha mais a partir do uso da tecnologia.
Para entender melhor o conceito e as etapas, assista ao vídeo do CEO da ADVOBOX, Eduardo Koetz.
Qual a importância da tecnologia no Direito?
Agora que você entende a importância de realizar a transformação digital e unir advocacia e tecnologia, vamos compreender juntos como os dados podem revolucionar a maneira como você enxerga os resultados do escritório.
Coletar as informações que são relevantes para a realidade da sua empresa. Ao contar com um software jurídico, como é o caso da ADVBOX, os dados de todas as áreas do escritório são coletados, organizados e analisados de maneira automática.
Ademais, a inteligência artificial otimiza todo esse processo oferecendo uma análise precisa sobre como você pode melhorar o seu negócio.
Por isso, é importante salientar que todo esse cruzamento de dados é complexo e, realizá-lo de forma manual pode ser demorado, cansativo e incorrer em erros que tornam a análise ineficiente.
De forma prática, gestores do escritório podem encontrar na inteligência de negócios oportunidades como:
- Novos mercados que estão emergindo na sua área de atuação;
- Quais as principais características das personas que o escritório atende;
- De que maneira o seu público enxerga os seus serviços;
- Como seus concorrentes estão se apresentando no mercado.
Essas e outras informações podem ser obtidas a partir da análise de dados que vão auxiliar na tomada de decisão rápida e no replanejamento estratégico da empresa.
O foco, mais uma vez, é permitir que a advocacia e tecnologia estejam unidas para que você tenha mais clientes e apresente-se para o mercado de maneira ainda mais eficiente.
Mais conhecimento para você
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros artigos que também podem te interessar:
Descubra quais são os melhores filmes de advogados
O poder dos Blogs Jurídicos para um escritório
O que é um escritório digital?
O que um site de escritório de advocacia não pode deixar de ter?