Direito e tecnologia: como alcançar resultados incríveis?
Tecnologia e Advocacia digital

Como alcançar resultados incríveis no Direito com a tecnologia?

A relação de Direito e tecnologia se torna mais estreita e mais profunda a cada dia. Novas soluções e novos desafios marcam a interseção entre as áreas. 

O objetivo dessa conexão é trazer melhores resultados para os escritórios, com maior eficiência nos processos e maior rentabilidade.

Nesse sentido, é preciso estudar o impacto das tecnologias, como a noção de inovação é concebida no direito e os benefícios das soluções para o setor. É importante tocar no assunto Direito 4.0, um tema tão urgente e importante nos nossos dias.

Neste conteúdo, falaremos um pouco sobre tudo isso.

Acompanhe.

Como a tecnologia impacta a atividade da advocacia?

A tecnologia no Direito impacta positivamente em vários aspectos, tornando mais fácil a vida das equipes internas, dos advogados e também dos clientes. 

A automação que as aplicações proporcionam atua diretamente para resolver problemas burocráticos e trazer maior agilidade ao dia a dia.

Pense, por exemplo, em cadastro de clientes e de processos. Essas são duas operações tão recorrentes em um escritório. Quando tudo isso é feito manualmente, até podemos ter bons resultados, sem erros, mas é mais difícil. 

A tecnologia, por sua vez, permite agilizar bastante esses cadastramentos, de modo que a equipe pode focar em outras questões.

Além disso, ainda facilita buscar esses clientes ou processos e emitir novos documentos posteriormente.

Ou seja, a tecnologia proporciona um Direito mais simples, em que há mais organização na grande miríade de documentos gerenciados, sempre em busca de precisão e excelência. 

Nessa nova era, não se admite erros, perda de dados ou ineficiência; e o escritório ainda consegue coletar dados gerados pelo próprio software para melhorar suas operações.

Isso sem contar o poder da tecnologia em aumentar a capacidade preditiva dos times internos. Logo, o escritório consegue se antecipar a situações e preparar ações para obter os melhores resultados diante de cada desafio. 

Ademais, o escritório pode se preparar melhor para ganhar mais ações e até mesmo diminuir o tempo necessário na tramitação de cada processo.

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Como a tecnologia pode ajudar o Direito?

Mesmo que o Direito seja considerado uma área tradicional, existe espaço para inovação, um terceiro braço na relação Direito e tecnologia. 

O conceito representa a adoção de novas ferramentas e tecnologias que permitem fazer mais rápido o que já se faz. Um exemplo de inovação é o que citamos: cadastro de processos com automação, a partir de digitação de menos dados.

A inovação toca várias subáreas do direito, revolucionando a forma como tudo é feito para agregar valor. 

As novas tecnologias não são estáticas, elas ganham novos corpos e novas faces a depender do momento; diante disso, é comum que o escritório esteja sempre em evolução, reavaliando seus processos para melhorias contínuas.

Assim, se observa que o escritório cresce e se desenvolve, com maior precisão para adquirir melhoria nos indicadores.

Quais são os principais benefícios da tecnologia no setor judiciário?

Vamos agora falar sobre os principais benefícios da interseção Direito e tecnologia.

1. Maior eficiência

Um dos pontos mais relevantes nesse assunto é o aumento de eficiência. Ou seja, há menos perda de tempo com a revolução tecnológica em escritórios de advocacia. 

Isso porque as aplicações impactam a gestão como um todo, controladoria, gestão dos processos, marketing e muito mais, sempre garantindo menos esforço para resolver os problemas.

Se antes se precisava de mais mão de obra e mais trabalho, hoje a automação e os impactos da relação Direito e tecnologia possibilitam conquistar bons indicadores em menos tempo, com menos gasto de recursos.

2. Menos custos

Isso também significa menos custos, em geral, para o escritório. Primeiro, não é preciso contratar mais pessoal para trabalhos repetitivos. Segundo, o próprio escritório se torna mais eficiente, como falamos, o que reduz o consumo de máquinas, de energia e de tempo. 

Outro ponto muito importante é, por exemplo, a diminuição no custo para aquisição, prospecção e captação de um novo cliente. 

Com a automação da gestão do marketing e o controle do relacionamento com o cliente, é possível mapear a jornada com os potenciais clientes e garantir o melhor relacionamento com eles para convertê-los em menos tempo.

3. Produtividade

Assim como há um aumento de eficiência, também podemos notar índices de produtividade elevados. 

As equipes trabalham mais, resolvem mais problemas e são capazes de gerenciar mais processos, por exemplo, com um bom padrão de qualidade. 

Simplesmente porque a automação funciona como uma solução para escalar o trabalho, ao mesmo tempo em que estabelece padronização.

4. Mais clientes

Se o marketing é mais organizado e as ações de comunicação são otimizadas, é possível alcançar mais clientes em geral. É viável mapear a interação com os clientes e entender bem as respostas deles para afunilar a comunicação e garantir a conversão. 

Os sistemas atuais ainda oferecem a possibilidade de estudar dados, com gráficos e relatórios sobre a comunicação e o marketing, para embasar melhores decisões.

5. Maior segurança

Outro aspecto relevante é a necessidade de pensar a segurança na reação de Direito e tecnologia. Se há mais tecnologias, também há mais brechas. Por isso, é importante que as próprias soluções tragam estratégias para lidar com essas vulnerabilidades. 

Pensando em leis de proteção de dados e foco em privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), torna-se fundamental gerenciar bem o ciclo de vida dos dados, evitando falhas de compliance. 

As novas tecnologias trazem um foco maior nisso para que o escritório garanta o devido cuidado.

Direito e tecnologia: como alcançar resultados incríveis?

O que é o Direito 4.0?

A evolução do Direito permite falar em uma nova fase, a era 4.0. Contudo, para chegarmos nesse novo estágio, passamos por várias outras etapas.

O Direito 1.0 foi marcado por ações manuais, repetitivas e fortemente cansativas. Os processos eram gerenciados todos à mão, porque não se tinha nada melhor.

O Direito 2.0 viu o surgimento de ferramentas úteis, como editores de texto. Assim, nem tudo precisava ser estritamente manual e envolver papel físico.

O Direito 3.0, por sua vez, foi estruturado por tecnologias de automação e de gestão, como a noção de software jurídico.

Na nova fase, a atual, advogados usufruem das tecnologias para tomar melhores decisões, em busca de mais casos ganhos e de ações mais efetivas. É a tecnologia sendo crucial para gerar dados importantes para tomada de decisão. 

Da mesma forma, as inovações continuam centrais, de modo a estruturar todos os pontos de atenção em um escritório.

O que tem de novas tecnologias no Direito?

Agora, vamos brevemente comentar duas tecnologias voltadas ao direito e os impactos. Assim, entenderemos melhor a relação Direito e tecnologia, bem como os benefícios já citados.

1. Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial é um campo da computação que estuda estratégias e formas de desenvolver algoritmos para resolver problemas humanos, ao simular nossa capacidade.

Assim, os algoritmos devem ser capazes de evoluir por conta própria, a partir do próprio aprendizado, algo que simula o aprendizado humano.

Por isso, a IA é facilmente aplicável em vários contextos e setores, como no Direito. Funciona como uma forma de automação que possibilita solucionar questões burocráticas com agilidade e ainda prover insights inteligentes.

Uma das vantagens do uso de IA é a facilidade para gerenciar grandes massas de dados. O sistema não se cansa e ainda consegue encontrar padrões, correlações e tendências com base em inúmeros cálculos. Tudo isso sem perder tempo. 

Assim, é possível descrever e entender bases de dados para prever condições futuras. Ao examinar um histórico, o escritório consegue saber a probabilidade de certos eventos ocorrerem novamente.

2. Business Intelligence (BI)

O Business Intelligence é uma tecnologia de coleta, análise e processamento de dados. É uma suíte com várias funções, que englobam o cuidado com os dados em todas as etapas do ciclo. 

É comum que o BI também utilize funções de IA para melhorar ainda mais as análises, a geração de gráficos e relatórios que possibilitam entender os cenários.

Como vimos, a relação de Direito e tecnologia envolve uma nova postura, uma nova visão e a adoção de ferramentas inovadoras que possibilitam novas formas de trabalho. Assim, se evolui em tarefas e processos simples de um escritório para obter melhores resultados.

Em suma, é possível ganhar mais ações, captar mais clientes e aumentar a escala e a rentabilidade do escritório.

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Autor
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Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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