Como fazer o gerenciamento do relacionamento com o cliente
Setor Comercial

Gerenciamento do relacionamento com o cliente: o que é, quais os seus benefícios e como implementá-lo

O gerenciamento do relacionamento com o cliente, também conhecido pela sigla CRM (Customer Relationship Management), é uma estratégia crucial para o êxito das organizações. 

Esse conceito consiste no uso de práticas e ferramentas que visam entender e atender às necessidades dos clientes de forma personalizada, fortalecendo o vínculo entre a organização e seu público-alvo. 

Essa abordagem traz benefícios como melhor compreensão dos clientes, satisfação e fidelização. E , claro, na área jurídica o CRM também desempenha um papel essencial. 

Afinal, os escritórios de advocacia podem construir relacionamentos sólidos, conhecer as necessidades específicas de cada cliente e oferecer serviços personalizados, tudo baseado na boa gerência da relação com esses clientes.

Além disso, esse conceito auxilia na gestão eficiente do escritório, com registro de informações relevantes, comunicação interna e colaboração entre a equipe.

Você possui um escritório de advocacia e quer aprender a como se comunicar de forma mais assertiva com os seus clientes, melhorando a relação com eles? Então fique até o final deste artigo.

Nos próximos tópicos falaremos sobre os benefícios do gerenciamento do relacionamento com o cliente, a sua importância e algumas dicas de como você pode implementá-lo no seu escritório. Vamos juntos!

Quais os pilares da gestão de relacionamento com o cliente?

Assim como qualquer conceito promissor, o gerenciamento do relacionamento com o cliente possui marcos que o definem. Dessa forma, são eles:

  • Compreender o cliente, bem como suas necessidades, preferências e características individuais;
  • Gerar uma personalização ao oferecer produtos, serviços e experiências, que devem ser adaptadas às demandas específicas de cada cliente;
  • Praticar uma comunicação eficaz, estabelecendo canais de comunicação abertos e eficientes, proporcionando uma interação constante e transparente;
  • Praticar um atendimento de qualidade, com respostas rápidas e soluções efetivas para as demandas dos clientes;
  • Objetivar a fidelização, ao construir relacionamentos de longo prazo, mantendo a lealdade e o envolvimento dos clientes com o negócio;
  • Aceitar feedbacks para melhoria contínua, buscando constantemente aprimorar produtos, serviços e processos com base nas necessidades e expectativas dos clientes.

Esteja atento a esses pontos em questão para fazer uma boa gestão da sua carteira de clientes!

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Qual a importância da gestão do relacionamento com o cliente?

O gerenciamento do relacionamento com o cliente é fundamental, pois permite compreender e atender às necessidades dos clientes de forma personalizada, garantindo sua satisfação e fidelização. 

Além disso, essa prática fortalece a reputação das organizações que a utilizam, impulsionando o crescimento dos negócios e criando uma vantagem competitiva. Portanto, uma eficiente gestão do relacionamento com o cliente é essencial para o êxito e a sustentabilidade de qualquer organização, inclusive de escritórios de advocacia.

Quais as principais ferramentas de relacionamento com o cliente?

Para que seja possível de ser feito, o gerenciamento do relacionamento com o cliente exige o uso de algumas ferramentas importantes. 

Nos próximos quatro tópicos apresentamos quatro das mais usadas!

1. Ferramentas de automação de marketing digital

Essas ferramentas permitem automatizar e otimizar as atividades de marketing, como o envio de e-mails segmentados, campanhas de SMS, gerenciamento de mídias sociais e criação de landing pages. 

Assim, usando a automação de marketing, as organizações podem se comunicar de maneira mais eficaz com os clientes, nutrindo relacionamentos e aumentando as taxas de conversão.

2. Helpdesk e sistemas de suporte ao cliente

As ferramentas de suporte ao cliente, como o Zendesk e o Salesforce, por exemplo, permitem o registro e acompanhamento de solicitações, fornecem um canal de comunicação direta para os clientes e ajudam a organizar e priorizar as interações. 

Além disso, essas ferramentas costumam incluir recursos de automação, como respostas automáticas e encaminhamento de tickets, para melhorar a eficiência do suporte.

3. Chatbots

Os chatbots modernos, como o badalado ChatGPT, são programas de computador que utilizam inteligência artificial para interagir com os clientes por meio de conversas automatizadas. 

Dessa forma, no âmbito do gerenciamento de relacionamento com clientes, eles podem dar uma boa ajuda quando são programados para responder perguntas frequentes, fornecer informações básicas e direcionar os clientes para as áreas corretas de atendimento. 

Ademais, os chatbots são aptos a oferecer um suporte rápido e disponível 24 horas por dia, melhorando a experiência do cliente e liberando a equipe humana para resolver questões mais complexas.

4. Redes sociais e monitoramento de mídia

As redes sociais se tornaram um canal importante de comunicação entre as empresas e os clientes. 

Por outro lado, as ferramentas de monitoramento, que geralmente estão presentes nelas próprias, permitem o acompanhamento de menções e interações, a identificação de tendências e oportunidades, além do gerenciamento da reputação da marca. 

Com esses importantes opcionais, advogados e escritórios podem responder prontamente aos seus clientes, fornecendo um suporte mais presente e engajado em conversas relevantes.

Como deve ser o gerenciamento do relacionamento com o cliente na advocacia?

Assim como em qualquer área, o gerenciamento do relacionamento com o cliente na advocacia é essencial para fornecer um atendimento de qualidade e estabelecer laços sólidos entre os profissionais da área e as pessoas que eles atendem. 

A aplicação desse conceito envolve uma comunicação clara e eficiente, que envolve escutar o cliente e entender a sua situação de forma límpida. 

É importante também utilizar sistemas de gestão de casos para acompanhar informações e prazos, solicitar feedback regularmente e fazer um acompanhamento após a conclusão dos casos. 

Além disso, é crucial que o profissional de advocacia participe de eventos e associações, além de fortalecer a presença online, para fomentar a construção de uma rede de contatos e fortalecer a reputação do seu escritório

Essas e outras práticas presentes no escopo da boa gerência de relacionamento com os clientes asseguram relações duradouras e o bom andamento dos escritórios de advocacia que atentam para elas.

Dicas para fazer um bom gerenciamento de relacionamento com clientes na área jurídica

Até aqui você já conheceu os pilares do gerenciamento do relacionamento com o cliente, a importância dessa prática e as ferramentas que permeiam esse conceito.

Ao longo do texto também expusemos os muitos benefícios que gerir o relacionamento com os clientes pode trazer e, para completar, no tópico anterior explicamos como essa gestão pode e deve ser feita no âmbito jurídico.

Porém, não poderíamos finalizar esse artigo sem explicar o que você tem que fazer para dar o pontapé inicial e começar a gerir melhor o relacionamento com os clientes do seu escritório hoje mesmo. 

Confira o que é explicado nos tópicos abaixo!

1. Pratique uma comunicação clara e transparente com os seus clientes

Estabeleça canais de comunicação eficientes e esteja disponível para responder às perguntas e preocupações dos clientes da forma mais direta possível. 

Mais especificamente falando, mantenha-os sempre informados sobre o andamento dos casos e as etapas dos seus processos.

2. Escute ativamente os seus clientes e nunca canse de fazer isso

Demonstre interesse genuíno nas necessidades e expectativas dos clientes. Escute atentamente suas preocupações e faça perguntas para obter mais informações. 

Isso ajudará a construir confiança e a adaptar seus serviços de acordo com as necessidades individuais de cada cliente.

3. Ofereça um atendimento realmente personalizado

Reconheça que cada cliente é único e trate-os de forma personalizada. Adapte sua abordagem, linguagem e estratégias às características e preferências de cada cliente. 

Isso mostrará que você valoriza a individualidade e está empenhado em fornecer um serviço jurídico sob medida.

4. Cumpra prazos e expectativas

Uma das coisas que mais irritam os clientes de escritórios de advocacia é o não cumprimento de prazos e a quebra de expectativas. Portanto, cumpra rigorosamente os prazos estabelecidos e as expectativas acordadas com os seus clientes. 

Cumprir com o que foi prometido demonstra profissionalismo e confiabilidade, fato que ajuda na construção de uma reputação positiva.

5. Preze pela confidencialidade

Respeite a confidencialidade das informações compartilhadas pelos clientes, garantindo que todos os dados e documentos sejam tratados com o máximo de cuidado e sigilo possível.

6. Acompanhe os seus clientes com um pós-atendimento eficaz

Faça diferente da maioria dos escritórios de advocacia e realize um acompanhamento com os seus clientes após a conclusão do caso. 

Verifique a satisfação dessas pessoas e resolva eventuais problemas remanescentes. Ademais, esteja disponível para futuras consultas ou necessidades jurídicas.

7. Solicite e valorize o feedback dos seus clientes

Não tenha medo de saber o que os clientes acharam da sua prestação de serviços, em vez disso, solicite feedbacks regularmente aos clientes para avaliar sua experiência. 

Além disso, utilize as sugestões recebidas para aprimorar continuamente seus serviços e oferecer uma experiência ainda melhor a aqueles e aos próximos clientes.

8. Invista em tecnologia

Para fechar as nossas dicas de como fazer um gerenciamento do relacionamento com o cliente eficiente em escritórios de advocacia, queremos recomendar o uso da tecnologia.

Nesse sentido, é importante utilizar ferramentas que auxiliem na gestão de casos e outros instrumentos de CRM, como os que apresentamos no nosso tópico sobre as ferramentas. 

Essas soluções tecnológicas podem auxiliar na organização, comunicação e acompanhamento de casos, otimizando o trabalho no dia a dia do seu escritório e melhorando a experiência dos seus clientes.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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