Algumas pessoas ainda confundem e não sabem a diferença entre home office e trabalho remoto. Quem gerencia um escritório de advocacia e trabalha com equipes à distância precisa entender que ambos não são sinônimos.
Embora tenham similaridades, existem aspectos que existem em uma modalidade, mas não em outra.
Com o avanço da tecnologia e com o surgimento de novas formas de trabalho, saber distinguir e trabalhar com pessoas que optam por essas alternativas é crucial para o sucesso do negócio.
Nesse artigo, você entenderá de uma vez por todas a diferença entre home office e trabalho remoto. Boa leitura!
Por que é importante entender sobre home office e trabalho remoto?
O futuro do trabalho é remoto. Isso é facilmente constatado devido às mudanças ocorridas nos últimos anos, principalmente devido à pandemia do Coronavírus.
Antes mesmo do avanço do contágio pelo vírus, empresas dos mais diversos segmentos do mercado já possibilitavam os seus colaboradores de atuarem remotamente. Essa realidade já era possível graças à evolução da tecnologia. Com o advento da pandemia iniciada em 2019, isso se tornou ainda mais comum.
E por que se diz que o futuro do trabalho é remoto? Simplesmente porque a tecnologia permite que diversos profissionais consigam realizar as suas atividades totalmente à distância.
Nos escritórios de advocacia, essa realidade também é perceptível. Os advogados, por exemplo, conseguem fazer a maior parte do seu trabalho de um computador com acesso à internet. Da mesma forma, é possível atender clientes, gerenciar equipes, cuidar do marketing e fazer a gestão do financeiro apenas com o uso da tecnologia.
Essas mudanças demonstram o quanto o modo de trabalhar evoluiu. Ademais, home office e trabalho remoto se tornaram sinônimos de qualidade de vida, liberdade, autonomia e bem-estar.
Isso significa que muitas pessoas não abririam mão de trabalhar em casa ou de onde desejam para atuarem presencialmente.
Diversas pesquisas demonstram essa mudança de mentalidade das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com o seu bem-estar.
Uma delas é da consultoria PwC, que demonstra que 67% dos profissionais preferem trabalhar em casa ou então comparecer, no máximo, duas vezes por semana ao escritório. Ou seja, o trabalho presencial é preferência de uma minoria.
Diante disso, é urgente que os escritórios de advocacia saibam as regras para o home office e trabalho remoto. Além disso, tornou-se uma necessidade oferecer essas alternativas para os trabalhadores, bem como buscar maneiras de gerenciar equipes à distância.
Qual é a diferença entre home office e trabalho remoto?
Embora muitos enxerguem home office e trabalho como sinônimos, a verdade é que existem diferenças importantes entre os termos.
De antemão, é preciso esclarecer que nem todo trabalho remoto é em home office, mas todo home office é uma modalidade de trabalho remoto. Se ficou confuso, entenda no que consiste cada uma delas abaixo!
Home office
Conforme o próprio termo demonstra, o home office é a modalidade no qual o trabalhador exerce as suas atividades dentro de sua moradia. Esse regime se tornou bastante comum principalmente por causa da pandemia do Covid-19.
Ao trabalhar em casa, o profissional geralmente monta uma estrutura para poder executar as suas tarefas, geralmente em um cômodo de sua residência. Ou seja, criam um escritório em casa, com mesa, equipamentos, dentre outros utensílios que podem lhe ser útil.
Embora muitos possam atuar 100% à distância, existem profissionais que trabalham em home office, porém no formato híbrido. Isto é, realizam as suas atividades em casa na maior parte do tempo, mas atuam de forma presencial na companhia alguns dias por semana ou mês.
Essa modalidade pode agradar muito aqueles que não gostam de perder tempo com trânsito e preferem economizar com gastos comuns no trabalho presencial, como alimentação e transporte. Ademais, costuma agradar quem deseja ter mais tempo para passar com a família.
Trabalho remoto
Por outro lado, o trabalho remoto é aquele no qual o trabalhador pode realizar o seu trabalho de qualquer lugar. Em outras palavras, é o profissional que, embora possa atuar em home office, escolhe trabalhar em um coworking, cafés, hotéis ou até de outro país do mundo, como os nômades digitais.
Isso significa que o trabalhador remoto geralmente precisa de poucos equipamentos para realizar as suas funções, como um computador, bastando também ter acesso à internet.
Ao contrário do home office, geralmente no trabalho remoto o profissional fica 100% do tempo atuando remotamente. Contudo, pode ser combinado de ele comparecer na empresa de forma eventual.
Cumpre salientar que essa alternativa é a mais comum para profissionais autônomos e freelancers. Porém, já existe previsão para o teletrabalho de profissionais celetistas. A modalidade, nesse caso, foi regulamentada pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017).
Muitos escritórios de advocacia focam muito mais no home office. Contudo, é importante ter noção de que os trabalhadores também podem atuar de forma remota, não importando de onde realizam as suas atividades.
É fundamental ter isso em mente, visto que muitos dos colaboradores podem querer optar por um estilo de vida mais livre, sem necessariamente viver e trabalhar em um único local.
Por fim, tenha em mente que a dinâmica com equipes em que há profissionais que atuam nas duas modalidades é perfeitamente possível. Porém, é essencial alinhar expectativas e questões relacionadas ao trabalho para que todos fiquem satisfeitos e atendam os objetivos e metas planejadas.
Será que vale a pena implementar o home office e trabalho remoto na advocacia? Confira o artigo abaixo e tire as suas conclusões!
O que é importante para atuar no home office e trabalho remoto?
Para os indivíduos que sempre trabalharam de forma presencial, pode ser desafiador atuar remotamente. Sendo assim, essas pessoas podem precisar de um período de adaptação.
Veja abaixo as habilidades necessárias para poder trabalhar de forma remota com eficiência!
Organização
O profissional que opta pelo home office e trabalho remoto precisa ser organizado. Independente se trabalha sozinho ou em equipe, é fundamental ter uma rotina de trabalho e descanso, bem como manter as tarefas em ordem em uma agenda. Dessa forma, evita-se esquecimentos e mantém-se os compromissos em dia.
Autogestão
A autogestão é a capacidade de se autogerenciar. Em escritórios de advocacia que praticam uma gestão mais arrojada, eliminando a hierarquia e permitindo que todos atuem com mais liberdade, essa habilidade é fundamental.
O negócio só consegue prosperar se os colaboradores conseguirem entregar as suas tarefas e realizar as suas funções conforme o esperado e no prazo desejado. Se uma pessoa não consegue se autogerenciar, ela pode acabar afetando o trabalho de toda a equipe.
Foco
Ter foco é essencial para conseguir realizar as atividades com maestria e entregá-las no prazo acordado. Ademais, pessoas focadas são mais produtivas, visto que utilizam o tempo e a energia nas tarefas que realmente importam.
Contudo, ter foco não se restringe somente a isso. Ele também é importante para manter o trabalhador alinhado com o objetivo do escritório, impedindo que se desvie do caminho. Outrossim, é fundamental para auxiliar as pessoas a definirem as suas prioridades.
Autonomia
O colaborador que atua em home office ou no trabalho remoto precisa ter autonomia para desempenhar as suas funções e entregar o que precisa no prazo.
Nessas modalidades, o gestor dificilmente ficará supervisando rigorosamente as atividades da pessoa. Logo, ela deve ter a iniciativa de realizar o que precisa sem ser sempre acionada para isso.
Comunicação
Por fim, se comunicar com o gestor e colegas de equipe é fundamental para ter sucesso no home office e trabalho remoto.
Desde o início, é preciso alinhar expectativas e conversar com o gestor para entender o que é preciso para melhorar o seu trabalho, o que já está trazendo resultados e principalmente, contribuir para aprimorar ainda mais o trabalho em equipe.
O que a lei diz sobre essas modalidades?
De antemão, é essencial saber que não existe regulamentação para o home office. Como existem semelhanças com o trabalho remoto, algumas companhias aplicam o disposto na lei sobre o teletrabalho.
O teletrabalho está previsto no artigo 75-B da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Confira:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
Em outras palavras, o trabalho remoto é aquele em que o trabalhador realiza as suas atividades fora da empresa, seja de maneira preponderante ou não. Ademais, o regime de teletrabalho não se descaracteriza se o empregado comparecer ao estabelecimento do empregador para realizar determinadas atividades.
É essencial ter clareza de que essa lei se aplica aos empregados. Caso a sua equipe tenha freelancers e trabalhadores autônomos, não é possível exigir o mesmo que se exige dos celetistas.
Nesse caso, é preciso alinhar o trabalho e respeitar os ditames da lei sobre prestação de serviços entre empresas ou entre profissionais liberais e companhias.
Gestão por tarefas
A leitura do artigo é altamente recomendada. No entanto, é interessante comentar sobre o § 2º do mesmo artigo, que aborda sobre a possibilidade de avaliar o trabalho dos profissionais por produção ou tarefa. Veja:
§ 2º O empregado submetido ao regime de teletrabalho ou trabalho remoto poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou tarefa.
Controlar o trabalho dos colaboradores por jornada, isto é, por horas trabalhadas, não é a forma ideal para avaliar a produtividade deles. A maneira mais inteligente é justamente avaliar esse aspecto pela quantidade de tarefas feitas.
Aprenda sobre a gestão por tarefas nos seguintes artigos:
- Como a gestão por tarefas aumenta a produtividade no escritório de advocacia
- 7 motivos que mostram porque a gestão a partir de tarefas é o próximo passo dos escritórios de advocacia
Quais são as vantagens do home office e do trabalho remoto?
Home office e trabalho remoto apresentam diversas vantagens, tanto para o escritório quanto para os colaboradores. Veja abaixo algumas delas!
Ajuda no bem-estar
Trabalhar de forma remota contribui para o bem-estar dos trabalhadores. De modo geral, atuar em home office ou de algum outro local que deseja possibilita que o colaborador tenha mais tempo para si e sua família e equilibre melhor a vida pessoal e profissional.
Proporciona economia
Ao implementar o home office e trabalho remoto, o escritório poderá reduzir custos com a estrutura física do escritório, seja com equipamentos ou despesas com aluguel e luz, por exemplo.
Caso o desejo seja ser um escritório 100% digital, essa economia pode ser ainda maior.
Da mesma forma que proporciona economia para o escritório, os trabalhadores também podem economizar recursos financeiros que antes eram utilizados em alimentação e transporte, por exemplo. Outrossim, esses profissionais economizarão tempo.
Oferece liberdade e flexibilidade
Um dos motivos para muitos profissionais não abrirem mão do home office e trabalho remoto é justamente por causa da liberdade que essas modalidades podem proporcionar.
Ter a liberdade de poder trabalhar da maneira que desejar e em alguns casos, no horário em que se sentir mais produtivo é um benefício que poucos desejam abrir mão.
Essa flexibilidade para trabalhar contribui para aumentar a satisfação pessoal e profissional, bem como pode contribuir para aumentar a produtividade.
Por fim, a liberdade de trabalhar de onde desejar pode possibilitar que o profissional tenha novas experiências, seja trabalhando em casa, coworkings ou experienciando a vida nômade, por exemplo.
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Quais são as desvantagens do home office e do trabalho remoto?
Por outro lado, home office e trabalho remoto também podem apresentar os seus pontos negativos. Veja abaixo os mais comuns.
Falta de integração com a equipe
A socialização que acontece em times presenciais dificilmente ocorre em equipes remotas. Embora seja possível se comunicar de forma eficiente e fazer encontros online, por exemplo, essa aproximação que acontece com colegas que costumam conviver diariamente não existe. Enquanto que isso pode ser ruim para alguns, para outros não faz diferença.
Falta de foco
Outro problema que pode acontecer é a falta de foco. Ao trabalhar à distância, muitos podem perder a concentração com as diversas distrações que costumam ocorrer no dia a dia.
Por exemplo, quem trabalha 100% online, pode acabar, de início, perdendo tempo com ferramentas e sites desnecessários. Da mesma forma, a falta de foco pode fazer a pessoa ficar sem saber o que priorizar. Felizmente, essa não é uma desvantagem grave e é facilmente contornada.
Em conclusão, home office e trabalho remoto, embora sejam vistos como sinônimos, apresentam diferenças. Os escritórios de advocacia podem oferecer as duas possibilidades para os seus colaboradores, bastando se organizar e alinhar o que é necessário com os cada um deles.
E se você gostou desse artigo, aproveite e descubra quais são as causas da improdutividade e veja como evitá-las!