advocacia artesanal para a digital
Software Jurídico

Migrar da Advocacia Artesanal para a Digital: descubra como!

Você sabe como migrar da Advocacia Artesanal para a Digital? Fazer a mudança pode trazer excelentes resultados para o seu escritório, além de modernizar a sua forma de atuação. Contudo, para mudar esse cenário, é preciso conhecer as ferramentas que ajudam no processo.

Por isso, preparamos um artigo falando um pouco mais sobre a migração da Advocacia Artesanal para a Digital. Aqui, você vai aprender a realizar o processo e conhecer as ferramentas certas para tornar essa mudança possível. Boa leitura!

Qual a diferença entre Advocacia Artesanal para a Digital?

Antes de falar sobre migração da Advocacia Artesanal para a Digital, vamos entender um pouco a diferença entre ambos. Nenhuma delas é uma má alternativa para o seu escritório, porém, ter foco em cada uma delas pode mudar a sua forma de atuar.

A Advocacia Artesanal é mais voltada para criar estratégias únicas para cada caso, sem utilizar modelos prontos para diferentes clientes. Contudo, em alguns casos, os escritórios presos a esse modelo acabam utilizando métodos menos modernos de trabalho, tendo o “artesanal” como diferencial.

Já no caso da Advocacia Digital, estamos falando sobre exercer as atividades advocatícias, porém, utilizando ferramentas digitais. Mesmo dentro da internet os escritórios prestam serviços de qualidade, e podem, por exemplo, criar métodos para utilizar a Advocacia Artesanal dentro do meio digital.

Em todo caso, são modelos diferentes, mesmo que a Advocacia Digital esteja ganhando mais espaço atualmente. Hoje, com a popularização da internet, é difícil imaginar que clientes não querem ter a praticidade do digital ao seu lado, e por isso, a tendência é de crescimento para o nicho.

Quais são os benefícios da Advocacia Digital?

Existem alguns benefícios em adotar a Advocacia Digital no escritório, graças ao uso de ferramentas que automatizam tarefas. Além disso, a possibilidade de se modernizar é algo bem-visto pelos clientes atuais, que querem soluções para os dias de hoje.

Em todo caso, o seu escritório de advocacia pode usufruir de uma série de benefícios, sendo alguns dos principais:

  • Facilita a prospecção de clientes, afinal, boa parte dos clientes usam internet e você pode usar esse espaço para fazer marketing;
  • Aumenta a produtividade do escritório, desde que se utilize ferramentas digitais para ajuda nisso, algo que abordaremos mais à frente;
  • Garante maior praticidade para realizar tarefas repetitivas do dia a dia do advogado;
  • Um escritório digital, onde todos trabalham de casa, não precisa gastar dinheiro com o valor do aluguel, por exemplo, o que ajuda a economizar recursos;
  • Permite adotar o regime home office, bem-visto por boa parte dos advogados de ponta do mercado atual.

Como fazer a migração da Advocacia Artesanal para a digital?

Abaixo, vamos listar alguns pontos importantes quando falamos sobre migrar o escritório para a Advocacia Digital. Desde o software jurídico, até ao controle de produtividade, tudo será abordado nos tópicos a seguir. Confira!

1. Software jurídico

A primeira etapa para migrar da Advocacia Artesanal para a Digital é contar com um software jurídico. Esse sistema permite visualizar informações importantes para o funcionamento do escritório, como os processos que estão ativos, por exemplo.

Além disso, é por meio do software jurídico que você consegue atribuir e realizar tarefas em conjunto com a sua equipe. Um software jurídico é o básico para garantir o melhor funcionamento do seu escritório, e por isso, não pode ficar de fora do seu planejamento.

Porém, para que isso dê certo, é necessário contar com um software jurídico que permite uma migração veloz. O sistema ADVBOX, por exemplo, realiza a migração de dados do escritório com uma média de 72 horas, para garantir logo suas melhores condições de trabalho.

Em todo caso, o software jurídico, se contar com as funcionalidades certas, também ajuda a garantir uma maior produtividade da equipe. A partir dos próximos passos, vamos falar um pouco mais sobre como essa ferramenta pode ser importante nesse ponto.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

2. Equipe engajada

Para garantir que o seu escritório também funcione digitalmente, é necessário ter uma equipe engajada ao seu lado. Um colaborador engajado consegue realizar mais tarefas e com mais qualidade, influenciando positivamente no resultado final.

Segundo pesquisa da Bain & Company, um membro da equipe engajado consegue ser 44% mais produtivo do que os outros. Porém, para garantir que eles fiquem engajados, é preciso ter as ferramentas e os gatilhos certos ao seu lado.

Para isso, contar com um sistema de pontuação, que atribui um valor para cada tarefa realizada, é essencial. Isso, ligado diretamente à remuneração dos membros da sua equipe, que passam a receber por produtividade, passa a ser um bom incentivo.

De toda forma, o sistema ADVBOX conta com um sistema de incentivo por meio da pontuação dos colaboradores do escritório. Em todo caso, no próximo tópico, vamos começar a falar um pouco mais sobre a importância de manter a produtividade em alta.

3. Controle de produtividade

Para migrar para a Advocacia Digital, é essencial ter um maior controle de produtividade no seu escritório. Isso porque, o modelo digital exige que boa parte do trabalho seja feito de maneira remota, porém, alguns colaboradores podem ter dificuldade nesse sentido.

Por isso, garantir que se tenha uma ferramenta que auxilia em sua produtividade, além de permitir que o gestor acompanhe tudo, é essencial. Ter maior controle da produção é o básico para garantir que o modelo digital esteja funcionando no escritório.

Um software jurídico que permite monitorar a produtividade do seu time, além de facilitar a realização de tarefas, é indispensável. Por isso, nada de ignorar a forma como o seu time irá conseguir realizar o seu trabalho mesmo longe do escritório.

4. Pontuação por tarefa

Para levar o seu escritório para o digital, é essencial contar com uma ferramenta de controle de produtividade ao seu lado. Isso ajuda a garantir que, mesmo em regime home office, a sua equipe tenha a possibilidade de até mesmo aumentar a qualidade e quantidade de serviço.

Para isso, o taskscore ADVBOX é uma alternativa interessante que vai ajudar seu escritório a se manter produtivo. Por meio dessa ferramenta, os advogados recebem pontos pela realização de determinadas tarefas, acompanhando o próprio progresso.

A pontuação é definida de acordo com o grau de dificuldade, tempo gasto, entre outros fatores que influenciam nisso. Dessa forma, o sistema de pontuação atua de maneira mais justa, garantindo que recebem o reconhecimento devido ao realizar as tarefas.

Por meio de um sistema de pontuação por produtividade, a sua equipe ganha a possibilidade de se tornar autogerenciável. Os colaboradores, ao terem sua remuneração ligada ao serviço feito, ganham um incentivo para trabalhar mais e controlar seu pagamento.

Logo, o taskscore ADVBOX pode ser uma excelente alternativa para aumentar a produtividade do escritório. Em um cenário digital, onde em muitos casos atuamos em home office, ter uma ferramenta dessas ao seu lado é extremamente importante.

5. Monitoramento de progresso

Para concluir o processo de migração da Advocacia Artesanal para a digital, basta apenas monitorar o progresso. É preciso fazer ajustes, afinal de contas, acertar toda a sua estratégia na primeira tentativa é algo praticamente impossível.

Por isso, monitore o progresso de todos, analise os pontos que estão dando certo no digital, e o que ainda pode ser melhorado. Tudo isso, é claro, sem constranger o seu colaborador e garantindo que ele está confortável em realizar o trabalho.

O taskscore ADVBOX, por exemplo, permite que gestores acompanhem a realização de tarefas dos colaboradores. Tudo isso sem precisar fazer cobranças indesejadas ou que possam deixar os membros da sua equipe mais desconfortáveis.

Em todo caso, monitore o progresso do escritório para verificar os pontos que precisam ser adequados. Tenha ao seu lado ferramentas que facilitam o seu serviço para garantir que o escritório tem o que é preciso para ter resultados ainda mais expressivos.

Por fim, a migração para o digital pode ser benéfica para o seu negócio, e para realizá-la e obter sucesso, aproveite para testar o taskscore ADVBOX no escritório!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas