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Advocacia digital e ChatGPT: como usar no seu escritório?

Você sabe como a advocacia digital pode ser ajudada pelo ChatGPT? A Inteligência Artificial (IA) que vem conquistando o mundo também pode ser utilizada por escritórios que queiram aumentar a sua produtividade.

Porém, entender quais são os pontos em que essa ferramenta pode ser útil, e ter os cuidados certos ao utilizar, é essencial. E por esse motivo, você vai aprender isso e um pouco mais sobre o assunto no texto abaixo. Confira!

Como o Direito Digital está impactando na vida dos advogados?

Advocacia digital é a atuação jurídica realizada no ambiente digital, como o próprio nome sugere. Aqui, são realizadas todas as atividades que acontecem no ambiente físico, porém, com o auxílio de tecnologias mais atuais.

Dessa maneira, são utilizados softwares jurídicos e outras tecnologias para facilitar o trabalho do advogado. Além disso, estratégias para fortalecer a sua presença na internet também são utilizadas para que seja possível captar clientes.

Em todo caso, com a advocacia digital, não se torna obrigatório a realização do serviço presencial. Dessa forma, o seu time ganha mais flexibilidade e pode atender a clientes que estão em diferentes regiões do país.

De toda maneira, a adaptação ao cenário digital é praticamente obrigatória para qualquer escritório no momento atual. Por esse motivo, a advocacia digital é tão importante e considerada vital para a sobrevivência de diversos escritórios.

Como o ChatGPT pode ajudar no trabalho?

Abaixo, vamos listar algumas das aplicações que o ChatGPT pode ter dentro da advocacia digital. Contudo, é interessante destacar que ele não substitui um advogado, mesmo que possa realizar uma série de tarefas.

De toda forma, confira algumas das tarefas que o ChatGPT pode ajudar o seu escritório a realizar!

  • Respostas de perguntas jurídicas;
  • Escrita acessível;
  • Criação de conteúdo digital
  • Envio de e-mails;
  • Aumento de produtividade.

1. Respostas de perguntas jurídicas

O ChatGPT pode ajudar a formular a defesa dos seus casos, ou ao menos te dar uma direção a ser seguida. Ao perguntar sobre possíveis defesas para um caso de furto, ele apresenta uma lista de sugestões a serem melhor trabalhadas.

Com isso, um advogado que esteja encontrando dificuldades em iniciar o seu trabalho pode conseguir economizar uma boa quantia de tempo. Além disso, a ferramenta também pode se aprofundar em argumentos e artigos que possam ser do seu interesse.

Contudo, é interessante destacar que isso não deve substituir o seu aprendizado e a sua autonomia de pensamento. O ChatGPT atua como um auxílio para os advogados, mas não conta com capacidade de substituir um trabalhador da área.

2. Escrita acessível

O ChatGPT também pode ajudar a tornar os seus textos mais acessíveis para o público de maneira geral. Sabemos que nem todo mundo consegue entender os jargões utilizados por advogados, e por isso, a acessibilidade é tão importante.

Para isso, basta você acessar o site do ChatGPT, criar uma conta ou logar na sua, e solicitar a reescrita de um trecho, por exemplo. Além disso, a ferramenta também pode fazer resumos e traduzir artigos que estejam em outras línguas.

De toda forma, se o objetivo é tornar a sua forma de se comunicar mais acessível, o ChatGPT pode ser um poderoso aliado. Por meio dele, o seu escritório pode se comunicar de forma mais clara e atingir um público cada vez maior.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

3. Criação de conteúdo digital

Na advocacia digital, é essencial produzir material para fortalecer a sua imagem dentro da internet. Em troca das informações que o seu escritório dá ao potencial cliente, você ganha autoridade no mercado e, consequentemente, novos clientes.

E o ChatGPT pode ser um excelente aliado na produção de conteúdo, já que ele é capaz de escrever artigos. Os artigos precisam de alguns ajustes, porém, ainda assim, a economia de tempo é considerável e pode servir para auxiliar a sua produção.

Em todo caso, a construção de um blog jurídico é indispensável para a advocacia digital, e por isso, o ChatGPT pode ser importante. Mesmo que não o utilize como o produtor de artigos de fato, ainda assim, como auxiliar do seu redator, ele pode ser de grande ajuda.

4. Envio de e-mails

É comum que, na advocacia digital, enviemos um número grande de e-mails para clientes e pessoas interessadas no seu serviço. Contudo, o que poucos sabem é que o ChatGPT pode ajudar a realizar essa tarefa de forma mais simples.

Isso porque, é possível criar mensagens para serem enviadas por e-mail para todos os seus contatos. Além disso, se solicitar uma resposta, fingindo ser você, o ChatGPT também conta com capacidade de se comunicar normalmente.

Dessa maneira, o seu escritório consegue melhorar o atendimento online, por exemplo, garantindo um contato de maior qualidade. Tudo isso sem a necessidade de ter um atendente apenas disponível para isso, apesar de ser positivo alguma supervisão.

5. Aumento de produtividade

Como vimos, o ChatGPT pode realizar uma série de tarefas que auxiliam no melhor funcionamento do seu escritório. Isso, consequentemente, reflete no aumento de produtividade por parte da sua equipe como um todo.

Solicitar um resumo de um documento grande, e conseguir saber do que se trata em poucos minutos, é uma das suas vantagens. Além disso, a economia de tempo que esse e outros procedimentos apresentam é sempre considerável.

De toda forma, com o uso correto, o ChatGPT pode ser um excelente aliado da produtividade do seu time. Apesar disso, é sempre interessante mensurar o quanto essa ferramenta ajuda o seu escritório a se tornar mais produtivo.

Quais os riscos de usar o ChatGPT?

Apesar de realizar uma série de tarefas, o ChatGPT precisa de atenção quando utilizado na advocacia digital. Abaixo vamos listar alguns dos pontos que precisam de maior cuidado ao utilizar essa Inteligência Artificial. Confira!

  • Checagem de informações;
  • Dados desatualizados;
  • Privacidade comprometida.

1. Checagem de informações

O ChatGPT, até certo ponto, pode ser confiável, porém, ele também é capaz de responder com informações falsas. Isso porque, ele baseia suas informações em outras fontes, e, consequentemente, algumas pessoas postam notícias falsas.

Dessa forma, é sempre interessante verificar se a resposta dada pela Inteligência Artificial realmente corresponde à realidade. Para quem está investindo em advocacia digital, postar algo falso, acaba prejudicando a sua reputação de forma significativa.

2. Dados desatualizados

Um dos pontos para ficar atento com o ChatGPT é em relação à atualização dos seus dados. A ferramenta conta com um banco de dados robusto, capaz de responder sobre qualquer questão, porém, ainda assim, existem alguns pontos que merecem atenção.

Isso porque, o banco de dados do ChatGPT disponível gratuitamente deixou de receber atualizações em setembro de 2021. Por esse motivo, não espere respostas que utilizem informações atuais para te ajudar a realizar seu trabalho.

3. Privacidade comprometida

Não é recomendado inserir informações pessoais dentro da plataforma, já que a sua privacidade pode ser invadida. Isso porque, as empresas que disponibilizam esse tipo de ferramenta online também podem monitorar as conversas.

A Microsoft, por exemplo, monitora as interações entre o Bard e seus usuários, para aprimorar o seu funcionamento. Por esse motivo, é essencial não compartilhar dados sensíveis com essa e outras inteligências artificiais.

Como o Chat GPT pode ajudar o advogado?

Como vimos, o ChatGPT pode ajudar de maneira considerável na advocacia digital. Porém, conseguir mensurar qual é o seu verdadeiro impacto, e o quanto ele ajuda o seu escritório de fato, também é muito importante para o seu negócio.

E para isso, você pode contar com o Taskscore ADVBOX, uma das várias funcionalidades do nosso software jurídico. Por meio dele, é possível ter ao seu lado um sistema de pontuação por tarefas que ajuda a acompanhar a produtividade da equipe.

Os pontos são dados de acordo com o grau de dificuldade e o tempo necessário para realizar determinada tarefa. Tudo isso acontece dentro do sistema e os gestores podem acompanhar o progresso da equipe, sem a necessidade de intromissões.

Com essas informações em mãos, você pode utilizar a pontuação como base para a remuneração do time, por exemplo. Em todo caso, essa ferramenta é extremamente útil para ajudar a verificar o impacto do ChatGPT no seu escritório.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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