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Marketing Jurídico Digital

Melhores estratégias para atrair clientes

Formar-se no ensino superior e passar na OAB são os sonhos de muitos jovens advogados. Alguns destes também sonham e idealizam – e muito! – ter o próprio escritório jurídico.

Dessa forma, é possível focar na área do Direito que mais deseja e com a qual mais se identifica. Além dos jovens formados, muitos advogados, já atuantes no mercado, anseiam pela mesma coisa.

Acontece que, para ter sucesso neste sonho, é necessário ter planejamento e saber investir. Para isso, então, é preciso ter em mente um passo essencial: como conseguir novos clientes?

Uma das formas de conseguir novos clientes é atraindo-os para o escritório, físico ou digital.

Se você não sabe a melhor forma de fazer, então, confira as melhores estratégias para tal!

Qual estratégia usar para atrair clientes?

O site Canal Ciências Criminais, por meio de dados disponíveis em registros da OAB, afirmou que o Brasil tem cerca de um milhão e 300 mil advogados. Tais números não são desse ano e, por isso, pode-se crer que eles são ainda maiores. Assim, podemos dizer que a concorrência é alta.

Em um mercado tão competitivo, o cliente pode ter dúvida de como contratar o melhor profissional para resolver um litigio. Muitos dos clientes, por sua vez, costumam recorrer a pessoas conhecidas e conhecidos de conhecidos. Mas como eles podem chegar ao advogado?

É fato que, com tantos disponíveis no mercado, o profissional do Direito pode – e deve! – se diferenciar para, assim, captar novos clientes. Ao advogado recém saído do ensino superior, o banco de clientes pode estar ainda vazio. Mas não é o fim do mundo: é colocar a mão na massa.

Isso porque, pensando no mundo dos negócios, um escritório, recente ou antiga no mercado, precisa ter o hábito de atrair novos clientes. Por meio disso, o crescimento de vendas e, consequentemente, o lucro delas pode ser ainda maior. No Direito, isso não deve ser diferente.

A captação de clientes é uma forma de manter a saúde financeira do escritório, digital ou físico, estável e com bons rendimentos. Acontece que, como você já deve saber, há limites éticos da profissão em relação ao marketing digital advogado. Por isso, conheça dicas para atrair clientes.

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Como atrair clientes na advocacia?

Nem sempre é fácil captar clientes no mundo jurídico. No entanto, existem algumas estratégias que são permitidas pelo código de ética do profissional do Direito que costumam dar resultados.

1. Identifique e conheça seu público-alvo

Um advogado ou a equipe do escritório de advocacia deve, primeiramente, identificar e conhecer o público-alvo. Nesse caso, uma pergunta pode ajudar no processo: qual seu cliente ideal? Considere a classe social, localização geográfica e área do Direito que você deseja atuar.  

Por exemplo, se você quer atuar na área trabalhista, tenha em mente que atenderá trabalhadores requerendo direitos. Caso queira atuar contra a violência doméstica, pense que atenderá mulheres que, querendo ou não, têm necessidades e estão vulneráveis pela violência.

Tendo em vista, a equipe de marketing deverá se moldar e criar estratégias mais certeiras para o seu público-alvo. Hoje em dia, o marketing digital é uma ótima maneira de captar pessoas.

2. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing online para advogados costuma dar bons frutos para quem faz este investimento. Aumento da visibilidade do profissional e do escritório, maior reconhecimento no mercado são apenas alguns benefícios. Além disso, é uma forma de se aproximar, fidelizar e atrair clientes.

O marketing na área do Direito consiste, de forma geral, no marketing de conteúdo. Dessa forma, o importante é estar nas mídias sociais mostrando autoridade no assunto e sem estar se comercializando. Isso é crucial já que comercializar as funções é algo proibido ao profissional.

Levando isso em consideração, é possível abrir um site, investir em SEO e em redes sociais, como Instagram, TikTok e LinkedIn. Além disso, apostar no envio de e-mails marketing é boa opção.

3. Participe de eventos da área

As redes sociais não são as únicas maneiras do advogado se mostrar uma autoridade em determinado assunto. Isso porque a participação de profissionais do Direito em palestras, eventos, congressos e conferências também serve para garantir a visibilidade aos advogados.

Mas, para essa estratégia, é necessário levar em consideração onde esta o seu público-alvo. Veja, não adianta estar em um evento da área trabalhista se o seu foco os clientes que atendem são mulheres violentadas pelos companheiros ou ex-companheiros. Por isso, saiba o que deseja!

4. Desenvolva parcerias com outros profissionais

A fim de atrair novos clientes e, assim, fechar mais contratos, o advogado pode desenvolver parcerias com outros profissionais. Nesse caso, também é preciso levar em consideração a área que atua. Isso porque, juntamente com outro profissional, pode trocar cadastros de clientes.

Também é possível fazer parceria com profissionais de outros campos. Não é muito incomum, por exemplo, achar parcerias entre advogados e contadores bem como advogados e corretores.

5. Escreva e publique artigos

Além da participação de eventos, a escrita pode ser um aliado na captação de novos clientes. Nesse caso, o advogado pode escrever bem como publicar artigos sobre temas da área que atua.

Se você atua contra a violência contra a mulher, por exemplo, é possível escrever artigos sobre os tipos e os sinais de violência contra a mulher. Também é possível escrever artigos sobre como e onde denunciar os crimes. Assim, mostrará autoridade acerca da área que tem especialidade.

Estes, claro, são apenas algumas das amostras. É possível explorar a questão da escrita em outras áreas da advocacia e publicar em blogs na internet. Além disso, o material produzido também pode ser publicado em revistas cientificas ou apresentado em congressos e simpósios.

6. Peça indicações aos conhecidos

O marketing digital bem como o de conteúdo é importante para a advocacia. No entanto, para além disso, o marketing boca a boca também é essencial. A indicação de profissionais pode acontecer por meio de conhecidos, amigos e familiares. Para isso, é preciso ser bom no que faz.

Até porque ninguém deseja indicar um profissional que, de alguma forma, não fará o possível para solucionar um litigio. Para se tornar uma opção de indicação, tenha uma boa rede de contatos, tanto profissionais quanto pessoais. Com isso, é possível agregar valor a estas pessoas.

7. Ofereça bom atendimento

Hoje em dia, como já falamos anteriormente, existe uma grande quantidade de advogados disponíveis no mercado. Assim, atualmente, muitas pessoas recorrem a escritórios de advocacia que ofereçam um ótimo atendimento. Nesse caso, é preciso ser empático bem como gentil.

Além disso, ao escritório, é importante contar com profissionais do Direito que estejam, de fato, disponíveis para solucionar problemas dos clientes. Para se destacar ainda mais, a equipe e os advogados podem – e devem! – saber as necessidades e desejos de cada cliente (personalizar).

8. Tenha um diferencial

Mais que oferecer atendimento bom e personalizado aos clientes, para atrair clientes, os advogados e escritórios devem ter outros diferenciais. Um deles, por exemplo, é o uso da tecnologia a favor da função: uso de softwares jurídicos para modernizar e agilizar os processos.

A utilização dessas ferramentas da área do Direito pode ser um plus já que, querendo ou não, dá uma nova imagem ao escritório. Além disso, com essa inovação, os clientes podem perceber que o advogado faz de tudo para proporcionar um ótimo serviço a quem tem confiança nele.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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