No universo jurídico moderno, o blog de advogados é um dos pilares fundamentais para fortalecer a presença digital.
Afinal, é através do blog, uma ferramenta de informação versátil e aproximada do público, que o escritório aborda temas corriqueiros e chama a atenção de possíveis clientes.
Neste guia detalhado exploramos minuciosamente o valor estratégico dos blogs jurídicos como uma ferramenta crucial de marketing de conteúdo e networking profissional atualmente.
De antemão, podemos afirmar: se você ainda não tem um, precisa urgentemente de um blog de advogados!
Qual é a importância de ter um blog de advogados?
Como você já deve ter percebido, os blogs tornaram-se um elemento imprescindível para advogados que querem construir e/ou ampliar sua credibilidade, além de atrair clientes.
Os blogs de advogados são, dentro do contexto do marketing digital, uma verdadeira usina de geração de leads qualificados, que são as pessoas interessadas no conteúdo digital jurídico e questões legais.
Geralmente, quem acompanha determinado blog se interessa pelo conteúdo ali expresso, o que, por sua vez, é a porta de entrada perfeita para o oferecimento de serviços, que é o objetivo dos escritórios de advocacia.
Além disso, por meio dessas vitrines digitais os advogados podem ofertar seu conhecimento, se tornando assim referências em suas áreas de atuação.
Como criar um blog jurídico?
Criar um blog de advogados altamente eficaz requer estratégias multifacetadas. Em primeiro lugar, é crucial direcionar conteúdo específico para diversos segmentos de leitores: potenciais clientes, colegas advogados, estudantes de direito, entre outros.
Ademais, incorporar técnicas de SEO para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca também é fundamental.
Igualmente, fazer estudos de caso detalhados, análises jurídicas especializadas e desenvolver a habilidade de traduzir complexidades legais em linguagem acessível são estratégias vitais para engajar e fidelizar o público.
6 passos importantes para manter o seu blog sempre saudável
Nos últimos dois tópicos você ficou por dentro dos conceitos de importância de melhores estratégias para a condução de um blog de advogados.
Agora, vamos tratar de seis passos fundamentais para quem já tem ou está criando um blog de advogados e deseja manter a sua página próspera. Continue lendo!
1. Tenha em mente os conceitos de compliance e ética
O primeiro passo para ter um blog de advogados sempre funcional e relevante é observar o compliance e a ética, colocando esses conceitos em primeiro lugar.
Em outras palavras, isso significa filtrar os conteúdos postados, assegurando-se que nada fuja do que prevê o Código de Ética da OAB e que informações confidenciais não sejam expostas, por exemplo.
Caso não respeite essas regras, o blog pode simplesmente ser “derrubado” por autoridades competentes, o que inclui o próprio Google.
2. Promova engajamento com a sua audiência
De nada adianta ter um blog se ele não tiver uma audiência cativa e um fluxo de acessos recorrente.
Nesse sentido, o advogado dono da página precisa apostar em estratégias abrangentes para interagir com os leitores, como resposta ativa a comentários, participação em redes sociais e a promoção de debates.
Ademais, também vale destacar a importância de coletar feedbacks valiosos para aprimorar constantemente o blog.
3. Aborde sempre as principais tendências do momento e atualizações legais
Todo blog de advogados que se preza precisa manter os leitores informados sobre alterações legislativas, novidades e tendências no mundo jurídico.
E claro, a partir de novidades interessantes é possível apresentar conteúdos atuais e relevantes que engajam ainda mais o público.
4. Faça parcerias e crie um bom networking
Como sempre aconselhamos por meio dos nossos conteúdos, fazer parcerias e estabelecer um bom networking é fundamental para o crescimento de qualquer escritório de advocacia. Isso não é diferente no que diz respeito aos blogs jurídicos!
Procure manter contato com colegas que possam contribuir com entrevistas, períodos de consultoria e a cessão de materiais que você possa postar no blog do seu escritório. Seus leitores vão gostar disso!
5. Torne o seu blog diferente e personalizado
Enfatizar a singularidade do blog, realçando especialidades, abordando questões únicas ou fornecendo um toque pessoal para se destacar no mercado competitivo é outro ponto fundamental.
Afinal, pode até parecer que não, mas os leitores observam as características de um blog e percebem quando ele é “mais do mesmo”.
6. Use sempre as métricas e ferramentas de avaliação de desempenho
Por fim, mas não menos importante, para ter um blog de advogados de sucesso é imprescindível estar por dentro das chamadas métricas de desempenho.
Isso inclui a observação do tráfego de leitores, da taxa de conversão e engajamento, etc. Essa análise, que deve ser contínua, é a chave para a tomada de decisões estratégicas.
Como fazer um blog de Direito?
Dentre os principais desafios para a manutenção de blog de advogados estão o estabelecimento de um fluxo de postagens e também a inspiração para a criação de novos conteúdos.
Uma solução muito utilizada por diversos escritórios é a contratação de profissionais que façam uma curadoria na página, criando o conteúdo e organizando sua postagem no blog.
Essa saída é realmente uma das mais eficazes, por dois motivos:
- A prática jurídica demanda muito tempo, o que impossibilita os advogados de redigirem seus próprios conteúdos;
- A criação de conteúdo para a web é um serviço altamente especializado. Ou seja, é mais cômodo para o advogado deixá-lo a serviço de profissionais da área, como Redatores e Copywriters, por exemplo.
De qualquer forma, os advogados podem (e devem) estar sempre por dentro do andamento do seu blog. Inclusive, é importante fazer revisões nos conteúdos, a fim de saber se eles estão adequados às exigências técnicas e éticas da prática jurídica.
Além disso, os donos dos blogs jurídicos podem acompanhar o desempenho do blog e conferir por si próprios os assuntos legais mais procurados nos mecanismos de busca. Assim, insights valiosos podem ser repassados para a equipe de produção de conteúdo.
Como divulgar o trabalho de um advogado?
A pergunta crucial que permeia a mente de muitos advogados é: “Como divulgar eficazmente meu trabalho na vastidão digital?”. Vamos desvendar estratégias práticas e inovadoras para promover a advocacia de maneira eficiente no mundo digital.
1. Construção de uma presença online consistente: o ponto de partida fundamental é a criação de uma presença online coesa e profissional. Isso inclui o desenvolvimento de um site atrativo, a criação de perfis nas principais redes sociais e a manutenção de uma biografia digital que destaque a experiência, especialidades e valores do advogado;
2. Conteúdo relevante e educativo: a produção de conteúdo relevante é uma ferramenta poderosa para cativar a audiência digital. Artigos, blogs e vídeos que abordam temas jurídicos atuais e esclarecem dúvidas comuns não apenas estabelecem a autoridade do advogado, mas também fornecem valor tangível aos potenciais clientes;
3. Utilização estratégica das redes sociais: as redes sociais são plataformas dinâmicas para interação e compartilhamento. Estratégias bem planejadas, como a promoção de eventos virtuais, a participação em debates online e a interação regular com seguidores, contribuem para a construção de uma comunidade digital engajada em torno do profissional do Direito;
4. Otimização para motores de busca (SEO): a visibilidade online é aprimorada por meio de práticas eficazes de SEO. Ao otimizar o conteúdo para palavras-chave relevantes, o advogado pode garantir que seu site seja facilmente encontrado por aqueles que buscam serviços jurídicos específicos;
5. Parcerias estratégicas e networking virtual: a colaboração com outros profissionais e participação ativa em grupos e fóruns jurídicos online ampliam as oportunidades de networking virtual. Essas conexões podem resultar em referências, colaborações e, consequentemente, na expansão da clientela.
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