marketing de conteúdo na advocacia
Marketing Jurídico Digital

11 ideias para atrair novos clientes ao seu escritório

Como advogado e representante de escritório de advocacia, você com certeza deve saber que buscar ideias para atrair novos clientes é crucial para o crescimento sustentável do seu negócio jurídico. 

Afinal, no mundo competitivo no qual vivemos, é simplesmente proibido ficar parado esperando as coisas acontecerem. Isto é, até na advocacia é necessário buscar clientes!

Dessa forma, neste artigo decidimos explorar diversas ideias que você pode usar para impulsionar seu escritório. Se nós fossemos você, leríamos esse texto até o final!

O que fazer para atrair novos clientes?

Antes de buscar maneiras de atrair novos clientes, você precisa ter claro em sua mente que construir uma base sólida no mercado é crucial.

Isso implica em solidificar sua reputação, entender profundamente as necessidades de seu público-alvo e garantir que sua imagem online e offline esteja alinhada com seus valores e competências.

A partir disso, você pode começar a empenhar esforços na busca por clientes. Mas claro, jamais esqueça os preceitos éticos que a prática jurídica demanda.

O que os clientes esperam de um advogado?

Os clientes de escritórios de advocacia são atraídos por profissionalismo, confiança, expertise e eficiência, que devem, portanto, ser emanados pelo(s) advogado(s) responsáveis pelo estabelecimento. 

Além disso, a transparência nas interações, a habilidade de solucionar questões complexas e a comunicação clara desempenham papéis cruciais para conquistar a confiança e fidelidade do cliente.

Fique ligado!

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como atrair clientes para escritório de advocacia?

Agora que você já sabe os conceitos preliminares que embasam a propagação da imagem de advogados e escritórios, vamos à cereja do bolo: as 11 ideias para atrair novos clientes pelas quais você veio até esse artigo. Confira nos próximos tópicos!

  1. Invista em marketing jurídico;
  2. Entre de cabeça no mundo virtual;
  3. Ofereça consultoria gratuita;
  4. Conheça o Google Place;
  5. Torne-se palestrante de webinars, workshops e outros eventos;
  6. Invista em um canal do YouTube para tratar de assuntos jurídicos;
  7. Ofereça descontos e vantagens;
  8. Ofereça patrocínios;
  9. Aposte no poder do feedback;
  10. Faça parcerias com influencers jurídicos;
  11. Participe de programas que tratem de assuntos jurídicos.

1. Invista em marketing jurídico

Para atrair clientes, é necessário investir em marketing jurídico, tanto online quanto offline, aumentando sua visibilidade e conectando-se com potenciais clientes.

Nesse sentido, você pode até mesmo recorrer a cursos e opiniões de especialistas no assunto. Mas, lembre-se: o marketing jurídico tem um formato diferente, se comparado com as práticas publicitárias convencionais.

2. Entre de cabeça no mundo virtual!

Para atrair novos clientes ao seu escritório, você deve estabelecer uma presença online forte com um blog, site e redes sociais ativas. Isso ajudará a consolidar sua autoridade e atrair um público mais amplo.

Adicionalmente, use táticas de atração de visitantes, como o uso de técnicas de SEO, investimento em tráfego pago, etc.

3. Ofereça consultoria gratuita

Você toparia tirar algumas dúvidas básicas de possíveis clientes de forma gratuita? Pense nisso com carinho. Esta é uma das melhores ideias para atrair novos clientes!

Oferecer consultas iniciais gratuitas demonstra compromisso em ajudar, construindo confiança e incentivando potenciais clientes.

4. Já conhece o Google Place?

O Google Place é uma ferramenta que, em resumo, serve como suporte para instituições que não podem, ou não querem, investir em uma página própria na internet.

Essa pode ser uma boa forma de aumentar a visibilidade local de seu escritório, facilitando a conexão com clientes em potencial.

5. Torne-se palestrante de webinars, workshops e outros eventos

Você gosta de falar? Tem facilidade em se comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo? Então deveria usar isso a seu favor, participando de mais eventos.

Compartilhar conhecimento em eventos online ou presenciais é uma forma de reforçar sua reputação como especialista, atraindo mais clientes.

6. Invista em um canal do YouTube para tratar de assuntos jurídicos

Essa é mais uma dica para advogados que gostam de se comunicar!

Ter um canal no YouTube não apenas educa seu público, mas também demonstra sua expertise, solidificando sua imagem como líder jurídico. Que tal experimentar essa ferramenta?

7. Ofereça descontos e vantagens

Nem todas as ideias para atrair novos clientes se resumem à busca por pessoas que estão “distantes” do seu escritório. Nalgumas ocasiões, os seus futuros clientes são pessoas conhecidas dos seus clientes antigos!

Por isso, incentive a fidelidade oferecendo descontos a clientes recorrentes e àqueles indicados por outros. Isso vai gerar o chamado “boca a boca”, que é importantíssimo para escritórios de advocacia!

8. Ofereça patrocínios

Existem times de futebol, vôlei, basquete ou outro esporte na sua cidade? E atletas individuais que participam de competições com visibilidade?

O motivo dessa pergunta é bem simples: em caso afirmativo, uma boa ideia para atrair novos clientes para o seu escritório é patrocinar essas agremiações e atletas individuais. A mesma lógica vale para eventos, como festivais, festas de emancipação política, feiras, etc.

Patrocinar eventos, times esportivos e outras iniciativas aumenta sua visibilidade e atrai uma base diversificada de clientes.

9. Aposte no poder do feedback

No seu escritório, você cultiva o hábito de pedir aos seus clientes opiniões sobre o que acharam dos serviços prestados? Se não tem, busque implementar essa prática.

Depoimentos de clientes satisfeitos geram confiança e atraem outros que buscam serviços jurídicos. Por outro lado, se algum cliente apontar alguma falha nos serviços, o depoimento servirá como base para melhorias. De toda forma, você e seu escritório saem ganhando!

10. Faça parcerias com influencers jurídicos

Colaborar com influenciadores do setor pode expandir seu alcance e conquistar a confiança de suas audiências.

Ademais, influencers possuem uma linguagem mais acessível e um público cativo, fatores que podem otimizar ainda mais a comunicação do seu escritório com possíveis novos clientes.

11. Participe de programas que tratem de assuntos jurídicos

Para finalizar a nossa lista de sugestões de ideias para atrair novos clientes, queremos aconselhá-lo a participar de programas de rádio, TV e podcasts.

Fazendo isso, você estará solidificando, assim, a sua posição como especialista e se colocando como uma opção preferencial para clientes em busca de consultoria jurídica.

Mas claro, é sempre importante lembrar que antes de aderir a algum veículo de comunicação você precisa observar qual é o seu nicho. Como sempre frisamos em nossos artigos, a prática jurídica exige a observância de determinados protocolos!

Quer melhorar a sua performance no mercado jurídico? Conte com a ADVBOX!

E aí, gostou das ideias para atrair novos clientes que apresentamos neste artigo? Então, para otimizar a sua carreira jurídica, conte com a ADVBOX. 

Afinal, por meio do nosso blog especializado oferecemos conteúdo exclusivo, como esse, e ferramentas essenciais para impulsionar seu escritório e atrair novos clientes de maneira eficaz.

Assim, ao implementar essas estratégias, você estará pronto para atrair novos clientes para seu escritório de advocacia de maneira mais eficiente e estratégica. 

Por fim, lembre-se de que a adaptabilidade, criatividade e dedicação são fundamentais para o sucesso no empreendimento jurídico!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
cta crm tamanho ajustado
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas