Assim que um escritório de advocacia começa a atuar no mercado, é imprescindível que o advogado responsável e seus sócios (quando houver), tenham clareza sobre os objetivos que deverão ser alcançados pelo negócio. Ou seja, devem definir as metas na advocacia.
Afinal, são elas que determinam pontos de partida e chegada dos trajetos pessoais e profissionais. Por isso, é importante que esse planejamento de metas seja feito de maneira consistente, eficaz e realista.
Caso contrário, você e seus sócios provavelmente não conseguirão alcançar os objetivos propostos.
Sem isso, surgem momentos de confusão e frustração, nos quais você deposita esforços e expectativas em ideias sem base.
Além disso, a rotina – e principalmente a falta dela – de um escritório pode se tornar um impeditivo para que metas na advocacia sejam criadas.
Porém, é indispensável que gestores e sócios das empresas tenham um olhar apurado para o estabelecimento das metas na advocacia e tracem os objetivos que serão alcançados em curto, médio e longo prazos.
Para ajudar a melhorar a definição dos objetivos para o seu escritório, produzimos esse post. Apontaremos medidas que se aplicadas de maneira correta irão lhe conduzir até onde você quer chegar.
De onde vem as metas na advocacia?
Um dos principais elementos que compõem um bom plano de metas é a pesquisa de mercado. Sem ela é como se você estivesse trabalhando no escuro.
Coletar dados sobre as circunstâncias atuais da sua área é essencial para definição de metas na advocacia mais coerentes.
Por isso essa é a nossa primeira recomendação deste conteúdo: comece entendendo a realidade e as necessidades da região em que você pretende atuar.
Essa coleta pode ser feita por meio de pesquisas nos sites de instituições como o IBGE e a ONU.
Outra opção, são artigos acadêmicos, virtuais, notícias e fontes com credibilidade.
Entenda a realidade que o seu escritório vai enfrentar e utilize os dados a seu favor para definir os objetivos.
Conheça seu público
Outro elemento crucial na consolidação de uma pesquisa de mercado é compreender qual o seu público-alvo. Essa parte da pesquisa fornece dados valiosos para formulação de Personas, como já explicamos aqui no blog.
As personas, além de utilizadas como base do planejamento de marketing, fornecem um panorama mais claro para sua equipe trabalhar no cumprimento das metas na advocacia.
A equipe que atua no fechamento dos contratos, por exemplo, pode gerar um script flexível e de alto resultado pois conhecerá exatamente cada segmento de público almejado.
No caso da estratégia de marketing, o conhecimento sobre as personas vai ajudar você a produzir conteúdos específicos e direcionados para o público que pode se tornar cliente do seu escritório em algum momento.
Aposte, por exemplo, em estratégias de divulgação das suas atividades com e-mail marketing, conteúdos em redes sociais e posts para blog.
Como propor metas?
Até aqui você entende que precisa descobrir o mercado em que vai atuar e quais as pessoas que pretende atingir para conquistar o público e formar sua base de clientes. Todavia, agora vamos falar de uma forma um pouco mais específica das metas na advocacia.
Existem muitas metodologias que podem te ajudar a colocar em prática os objetivos previstos para a empresa.
Uma delas, por exemplo, é a metodologia SMART (que também se aplica em objetivos pessoais) e a OKR (Objectives and Key Results), que é usada inclusive por grandes empresas como Google, Twitter, Wallmart, entre outras.
De forma geral, é importante que você compreenda que uma meta na advocacia precisa ser:
- Específica;
- Mensurável;
- Atingível;
- Relevante;
- Temporal.
Note que as letras destacadas em cada uma dessas palavras formam a palavra SMART. Esse é o conceito dessa metodologia que vamos te explicar detalhadamente a partir de agora.
A sua meta precisa ser específica
Um equívoco comum é pensar que a meta se resume a: “aumentar a cartela de clientes”.
Essa não é uma meta específica para a advocacia. Ao pensar em um objetivo específico para conquistar você precisa trazer elementos detalhados.
Por exemplo: “aumentar em 30% a cartela de clientes que procuram o escritório para processos trabalhistas”.
E para chegar a essa meta lembre-se das pesquisas que indicamos no início do texto. Elas serão imprescindíveis para que você tenha mais segurança na hora de propor o objetivo.
Metas na advocacia precisam ser mensuráveis
A segunda etapa da nossa organização das metas na advocacia diz respeito à maneira como você vai acompanhar o cumprimento desses objetivos.
As metas devem ser mensuráveis e, por isso, o progresso deve ser observado de forma contínua.
Para isso, você pode contar com a ajuda de um software pensado especificamente para a advocacia.
Como tornar a sua meta atingível?
No terceiro ponto da metodologia SMART você deve compreender se a meta proposta é atingível. Ou seja, deve ter argumentos e um planejamento para que ela seja cumprida.
Esse ponto é muito importante para que a meta na advocacia não se torne uma razão para levar a equipe à desmotivação.
Torne a sua meta relevante
Ao categorizar sua meta tenha consciência que ela deve ser relevante: ou seja, trazer impactos importantes para o escritório. Este objetivo precisa estar diretamente conectado aos resultados que a empresa quer alcançar.
As metas na advocacia precisam de tempo
Por fim, responda: qual o tempo que você e a sua equipe vão precisar para tornar essa meta possível?
Estabeleça prazos e acompanhe de perto para entender se esse objetivo será cumprido. Mais uma vez, não esqueça de documentar tudo e visualizar essa realidade em planilhas ou softwares específicos.
Com essas informações, você já tem um ótimo ponto de partida para começar a elaborar planejamentos mais coerentes no seu escritório.
Qual é o objetivo de um advogado?
As metas na advocacia podem até vir da gerência ou dos sócios. Porém, o cumprimento de todos esses objetivos propostos só vai acontecer se toda a equipe estiver conectada e olhando para a realização das metas.
Pensando nisso, você também pode coletar informações dentro do seu escritório. A cultura de dados permite observar o alcance de resultados e os gargalos de produtividade da equipe.
Clientes ADVBOX contam com uma metodologia exclusiva chamada Taskscore.
Com esse método gestores e equipes conseguem acompanhar o atingimento das metas a partir de um sistema de pontuação por tarefas.
A partir das informações que são colocadas no sistema é possível formular previsões realistas que condizem com a capacidade produtiva da sua equipe. Dessa maneira você afasta projeções impossíveis de alcançar e evita situações caóticas com a equipe.
Outra vantagem é a possibilidade de identificar pontos fracos da equipe. Dessa maneira você pode estabelecer um processo de reparo nas etapas de produção que apresentam falhas e baixa produtividade.
A metodologia Taskscore também apresenta vantagens com relação à autonomia de cada colaborador. Afinal, a pessoa recebe suas tarefas e a pontuação conferida a cada uma delas. A partir dessas informações, o advogado organiza sua rotina para atender às necessidades daquele projeto específico.
Com isso, enumeram-se vantagens como:
- Aumento da motivação;
- Flexibilidade de horários;
- Gerenciamento adequado ao trabalho remoto em conformidade com as leis trabalhistas;
- Aumento da receita do escritório;
- Possibilidade de recompensar melhor quem entrega mais trabalho;
- Ter controle e supervisão total sem o gestor ser invasivo.
Acompanhamento de metas mesmo com home office
Contar com a metodologia de Taskscore para o acompanhamento das metas na advocacia é decisivo inclusive para escritórios que estão com suas equipes trabalhando em home office.
Isso porque a plataforma da ADVBOX permite uma comunicação eficiente com toda a equipe e garante o acompanhamento efetivo de toda a equipe envolvida no trabalho.
Lembre-se que, para que as metas saiam do papel, elas precisam ser divulgadas de maneira efetiva com todas as pessoas. Por isso, ao definir os objetivos você deve comunicar exatamente os planos e quais as iniciativas do escritório.
A partir do cadastro das atividades os gestores podem visualizar o andamento das metas sem necessariamente precisar ser invasivo com o time, independente de onde as pessoas estão trabalhando.
Metas na advocacia precisam ser organizadas
De forma resumida, há uma facilitação no alcance de metas na advocacia por parte de todo trabalho no escritório, sem falar dos vários outros benefícios da Advocacia digital que podem impulsionar a produtividade, redução de custos e receita ainda mais.
Se o seu escritório ainda não começou a organizar as metas na advocacia levando em consideração uma metodologia exclusiva e direcionada para o setor jurídico, recomendamos que você teste agora mesmo a ADVBOX. Durante 7 dias o software fica disponível gratuitamente para você conhecer os recursos.