Sobre a competência inventário, separamos um modelo de petição de sucessão. Leia o nosso conteúdo especial sobre controladoria Jurídica e como funciona para escritórios de advocacia.
A inovação tecnológica e a advocacia digital facilitou o trabalho de advogados e processos digitais, entenda como você pode aproveitar os benefícios de utilizar o melhor software jurídico para o seu escritório.
Preparamos um material exclusivo para melhorar os resultados do seu escritório utilizando os principais recursos digitais do software jurídico ADVBOX.
Modelo de petição de sucessão
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ ª VARA CÍVEL (OU DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES) DA COMARCA _____________.
Autos nº _________.
Natureza da causa.
(mínimo 12 espaços)
_____________________, inventariante do espólio deixado por ________________________, já qualificado nos autos do Processo de Inventário e Partilha n° ________, em trâmite por este r. Juízo, por seu advogado infra-assinado, também qualificado nos autos, com supedâneo nos artigos 1.040 e 1.041 do Código de Processo Civil e 1.0000002 a 1.0000006 do Código Civil, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência. Ingressar com a presente AÇÃO DE SOBREPARTILHA dos bens do “de cujus”, sonegados pelos herdeiros, e pelas razões de fato e de direito a seguir alinhavados:
1. Os imóveis estão situados na estrada _______________, Km_______ neste Município, e foram adquiridos pelo “de cujus”, que os entregou, ficando estes na posse e com a “propriedade”, sendo estes apenas deferidos verbalmente aos herdeiros supracitados, a fim de que eles usufruíssem dos mesmos (descrevê-los detalhadamente).
2. Tomou referida atitude e nada disse a ninguém, mas como pouco tempo depois faleceu, só agora o boleto de cobrança de Imposto Territorial Rural (IPTR) veio parar nas mãos da Requerente.
3. Ante o fato aduzido e os documentos acostado, está cristalina a referida sonegação (docs. _____).
4. Procurados com o escopo de prestarem explicações, os herdeiros simples limitaram-se a dizer que o “de cujus” lhes dissera que comprara os imóveis para eles.
5. Em que pese, a sonegação dos imóveis rurais, como são pessoas que, de alguma forma, pertencem à família e por serem extremamente pobres na acepção jurídica do termo, os herdeiros, não a Requerente, renunciam o direito que têm sobre eles, em favor dos sonegados, não prevalecendo, pois, a pena prevista pelo final do art. 1.0000002 (declaração de renúncia anexa).
6. Posto isso, requer:
a) sejam processados os imóveis supramencionados nos autos do Processo de Inventário e Partilha em trâmite perante esse Juízo sob o nº __________ .
b) a preservação da Requerente como Inventariante, e dos herdeiros sonegadores, na posse dos bens sonegados, até a partilha;
c) a citação do Representante do Ministério Público e da Fazenda Pública Estadual e demais herdeiros, para que se manifestem a respeito da presente;
d) a autuação e apensamento desta aos autos do Processo de Inventário e Partilha, supra mencionado.
Termos em que,
Pede deferimento.
_______________ de ______________ de 20___.
Nome e assinatura do advogado com o n° na OAB.
________________________________________.
Gostou desse modelo de petição atualizado? Que tal conhecer a ferramenta que pode ajudar a manter esse e outros modelos atualizados.